O número de municípios que relataram danos causados pelas chuvas intensas no Rio Grande do Sul (RS) dobrou ontem. Pela manhã, 17 cidades gaúchas haviam reportado à Defesa Civil do Estado ocorrências causadas pelo temporal que atinge o RS desde a última quinta-feira (21). Já no boletim mais recente do órgão, a lista subiu para 34.
Até o momento, 529 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. O caso mais crítico é o de São Lourenço do Sul, que fica a 207 quilômetros de Porto Alegre. Em 24 horas, o município registrou um acúmulo de 143,8 milímetros de chuva, fazendo o Arroio São Lourenço transbordar e invadir as residências que ficam próximas às margens.
A elevação do nível do riacho obrigou o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) a realizar sete remoções na região. Ao menos, 523 pessoas estão fora de casa.
O Departamento de Logística da Defesa Civil foi acionado para o envio de ajuda humanitária e itens de primeira necessidade, como água potável, cesta básica, colchões e kits de higiene.
Para hoje, a previsão é que a frente fria ainda favoreça chuvas fracas a moderadas nas regiões Norte, Nordeste e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, o dia deve permanecer com o tempo estável e com sol ao longo do dia. As temperaturas devem atingir mínimas de -1°C e máximas de 15°C.
A Ucrânia lançou neste domingo (24) uma série de ataques com drones contra a Rússia, que provocaram incêndio em uma usina nuclear em Kursk. A ofensiva aconteceu no Dia da Independência ucraniana, em meio à frustração com a falta de avanços nas negociações de paz com Moscou. Segundo a administração da usina, as chamas foram controladas, sem vítimas ou aumento de radiação. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) já havia alertado para os riscos de combates próximos a instalações nucleares.
Moscou relatou a derrubada de drones em diferentes regiões, inclusive em São Petersburgo e no porto de Ust-Luga, no Golfo da Finlândia. Nesse último, um terminal de combustíveis da Novatek foi atingido, provocando incêndio. A Ucrânia tem recorrido com frequência ao uso de drones, mirando principalmente a infraestrutura energética russa. O governo de Kiev vê essa estratégia como uma forma de reduzir as receitas de guerra de Moscou. Com informações da Associated Press.
Na madrugada de domingo, a Rússia respondeu com um ataque aéreo contra a Ucrânia, usando um míssil balístico e 72 drones kamikaze Shahed, de fabricação iraniana. Segundo a força aérea ucraniana, 48 foram abatidos. Ainda assim, um dos ataques deixou uma mulher de 47 anos morta na região de Dnipropetrovsk. O conflito, iniciado com a invasão russa em larga escala em 2022, já dura três anos e meio, deixou dezenas de milhares de mortos e segue sem perspectiva de acordo.
Durante as celebrações em Kiev, Volodymyr Zelensky afirmou que os ataques demonstram a determinação de seu país diante do impasse diplomático. “É assim que a Ucrânia reage quando seus apelos por paz são ignorados”, disse. Para o presidente, “a Ucrânia ainda não venceu, mas certamente não perderá. Nossa independência está garantida. A Ucrânia não é vítima; é um lutador”. Apesar de apelos do Ocidente por cessar-fogo, o governo russo segue rejeitando negociações sem condições.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou um tênis da grife italiana Zegna durante evento na última quinta-feira (21) em Sorocaba, interior de São Paulo. O calçado usado pelo petista é o modelo Triple Stitch de camurça na cor cinza. Pode ser comprado no site de e-commerce Farfetch por R$ 8.050.
Durante o evento, Lula ironizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao mostrar sua meia. “Tem gente que tem tornozeleira, eu tenho meia bonita”, afirmou o petista. O momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. As informações são do Poder360.
O Poder360 procurou a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) para perguntar se o presidente gostaria de se manifestar. Não houve resposta até a publicação deste post.
O tênis usado por Lula é muito similar ao que ele utilizou em março de 2025, durante a viagem ao Japão. O presidente foi criticado nas redes sociais por estar com um calçado que custava, à época, cerca de R$ 10.000.
Gravatas de luxo
Não é incomum Lula usar peças de grifes de luxo. Em fevereiro de 2025, o presidente usou uma gravata da Louis Vuitton para uma entrevista a rádios de Salvador. O acessório custava R$ 1.680. Em abril de 2023, ele ganhou da primeira-dama Janja uma gravata da Zegna durante uma viagem a Lisboa, em Portugal. O item era vendido no site virtual da marca por 195 euros (à época, era o equivalente a cerca de R$ 1.100).
Depois da aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo governo dos Estados Unidos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) articula mais sanções na Europa contra o magistrado, a partir de uma rede de políticos conservadores. O grupo reúne integrantes de países como Polônia, Finlândia, Portugal, França, Grécia e Espanha ligados a movimentos de extrema-direita. Com representação no Parlamento Europeu, eles reproduzem pautas caras ao bolsonarismo, como críticas à regulamentação das redes sociais e a oposição às políticas pró-LGBT, mas ganham contornos adaptados a novos temas, como a imigração.
Nos planos do parlamentar brasileiro está uma viagem para o continente europeu no próximo mês. Em entrevista ao Metrópoles há duas semanas, Paulo Figueiredo, aliado mais próximo de Eduardo nos EUA, afirmou que ambos pretendem desembarcar na Europa em 12 de setembro, a mesma data prevista pelo STF para a sessão final do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em outras ocasiões, Figueiredo disse que ambos pretendem ir ao Parlamento Europeu para “intensificar a pressão internacional”. A ofensiva dos dois junto aos europeus já avançou nas últimas semanas com o envio de um pedido de sanções contra Moraes assinado por 16 deputados.
Na semana passada, Eduardo e Jair foram indiciados pela Polícia Federal por coação devido à atuação do parlamentar nos EUA. Os crimes apontados são obstrução de Justiça, coação no curso do processo e tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito.
O requerimento assinado pelos deputados europeus foi anunciado em um post no X feito pelo deputado polonês Dominik Tarczynski. “A União Europeia não deve ficar de braços cruzados enquanto Moraes continua a usar o sistema judiciário brasileiro como arma contra seus oponentes políticos e viola descaradamente os direitos humanos do povo brasileiro”, escreveu o parlamentar. A publicação foi compartilhada por Eduardo, que agradeceu ao aliado pela ajuda para “prevenir que se espalhe esse vírus, um novo modelo de censura introduzido pela Suprema Corte no Brasil”.
A relação entre os dois, segundo Eduardo, data de abril de 2024, quando posaram juntos para uma foto após uma visita do brasileiro ao parlamento. O registro foi publicado por Eduardo no X somente um ano depois, no mesmo dia em que Tarczynski postou um vídeo em que pedia, pela primeira vez, o sancionamento de Moraes. Na gravação, o parlamentar mencionou a intimação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enquanto ele estava internado no hospital, que repercutia na época, e se referiu às ações do magistrado como “inaceitáveis” e “puro comunismo”.
Assim como Tarczynski, interagem com Eduardo pelas redes sociais figuras como o deputado Jorge Martín Frias, também signatário do pedido de sanção de Moraes. Ligado ao Vox, partido de extrema-direita da Espanha, ele já fez comentários sobre os “abusos” cometidos pelo magistrado contra a família Bolsonaro, descrita como “a alternativa ao regime corrupto de Lula”.
Além deles, integra o grupo de conservadores o deputado finlandês Sebastian Tynkkynen. No parlamento, ele tem como uma de suas pautas centrais o questionamento de restrições estabelecidas pela legislação europeia para redes sociais como o X e a Meta, relacionadas à moderação de conteúdo, publicidade e proteção de usuários. Em entrevista ao jornal finlandês “Helsingin Sanomat”, o parlamentar também chegou a questionar a problematização sobre o funcionamento dos algoritimos:
— Não há razão para suspeitar de manipulação de algoritmos. Se alguém tem muitos seguidores e ganha visibilidade por meio disso, deveria haver um limite além do qual essa pessoa não possa publicar uma opinião ou apoiar um determinado partido?
Na lista, também aparece o deputado Antônio Tanger Correa, que foi cabeça de chapa do Chega nas eleições para o Parlamento Europeu do ano passado. Conhecido por declarações anti-imigração, o partido português terminou o pleito em terceiro lugar com o voto de cerca de 35% dos brasileiros aptos a votar no exterior. Um aceno a essa parcela de eleitores foi dado por ele, por exemplo, ainda durante a campanha, em um debate transmitido na Rádio e Televisão de Portugal (RTP).
Na ocasião, Antônio Correa disse que a ida de brasileiros para o país é “excelente” por atrair investimentos e mão de obra para o país, mas afirmou que “quando se abrem as portas de forma escancarada, entram os maus elementos”.
Integrante da rede de conservadores, a francesa Virginie Joron também se manifestou contrária a Moraes ao assinar o pedido de sanções contra ele a serem aplicadas na Europa. Filiada ao partido de Marine Le Pen, o Reagrupamento Nacional, ela defende a aprovação de uma resolução no parlamento para pagamento de indenizações a vítimas de “reações adversas e mortes provocadas pelas vacinas e pelo tratamento da Covid-19”.
Entre as mulheres, uma segunda signatária foi a deputada grega Afroditi Latinopoulou, conhecida por ter protocolado um requerimento pelo “respeito pela neutralidade nas escolas europeias”, criticando instituições que hasteiam a bandeira LGBT ou adotam escrita a partir de pronomes neutros. Em suas redes sociais, Latinopoulou já classificou o casamento entre pessoas do mesmo sexo como “antinatural” e contrário à religião.
Contatos do deputado no parlamento europeu
Dominik Tarczynski – O polonês anunciou o envio de um pedido de sanção contra Moraes ao Parlamento Europeu, assinado por 16 deputados. Ele escreveu no X que o ministro usa o Judiciário contra oponentes políticos.
Antonio Tânger Corrêa – Foi cabeça de chapa do Chega nas eleições para o Parlamento Europeu. Conhecido por declarações anti-imigração, o partido português teve o voto de cerca de 35% dos brasileiros aptos a votar no exterior.
Jorge Martín Frías – Ligado ao Vox, partido de extrema direita da Espanha, já fez comentários sobre os “abusos” cometidos por Moraes contra a família Bolsonaro, descrita como “a alternativa ao regime corrupto de Lula”.
Virginie Joron – Integrante da rede de conservadores, a francesa também assinou o pedido de sanções contra Alexandre de Moraes na Europa. Ela é filiada ao partido de Marine Le Pen, o Reagrupamento Nacional.
Sebastian Tynkkynen – O finlandês tem como uma de suas pautas centrais o questionamento de restrições da legislação europeia para redes sociais, relacionadas a pontos como moderação de conteúdo e proteção de usuários.
Afroditi Latinopoulou – A deputada grega é conhecida por ter protocolado requerimento pelo “respeito pela neutralidade nas escolas”, criticando instituições que hasteiam a bandeira LGBT ou adotam linguagem neutra.
O deputado federal Carlos Veras (PT) toma posse hoje como presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, em cerimônia marcada para as 13h no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE, no Recife.
A solenidade integra a programação do 17º Encontro Estadual do PT Pernambuco, que reunirá cerca de 400 delegados eleitos no processo eleitoral deste ano. O presidente nacional do PT, Edinho Silva, participará da posse, ao lado de parlamentares federais e estaduais, prefeitos, vereadores e outras lideranças.
Carlos Veras comandará o diretório estadual no mandato 2025-2029, sucedendo o deputado estadual Doriel Barros, que esteve à frente da legenda nos últimos cinco anos.
“Assumo a presidência com o compromisso de ampliar a participação popular, fortalecer nossa organização e manter o PT como referência de esperança e transformação. Pernambuco terá um partido ainda mais presente nas lutas do povo, ao lado do presidente Lula, para garantir direitos e reconstruir o Brasil”, disse o novo presidente.
Veras, que recebeu 93% dos votos válidos no PED, assume o partido em meio às discussões sobre a posição do partido na eleição para o governo de Pernambuco em 2026.
Enquanto uma ala do partido ligada à senadora Teresa Leitão está alinhada ao prefeito João Campos (PSB), inclusive com cargos na gestão municipal, outro grupo, liderado pelo deputado estadual João Paulo (PT) apoia a reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD).
Em entrevista ao JC em junho, o deputado afirmou que a prioridade do PT é a reeleição do presidente Lula e a reeleição do senador Humberto Costa, além de ampliar a bancada estadual e federal. Sobre a disputa pelo governo, ele afirmou que o partido terá posicionamento definido até a eleição, mas descartou palanque duplo.
“O PT vai ter que escolher um para coligar. Cabe ao presidente Lula, dentro da estratégia nacional, de vir a Pernambuco e subir só no palanque onde o PT está coligado ou fazer as duas atividades”, afirmou.
A nova direção estadual será composta por 80 membros, distribuídos proporcionalmente entre as cinco chapas que participaram do processo. Além da posse, o encontro debaterá estratégias de fortalecimento do partido no estado, com foco na mobilização para a eleição do ano que vem.
Na transição, Doriel destacou o fortalecimento da legenda durante sua gestão. “Foi um período de muita luta e resistência, mas também de grandes conquistas. O PT sai mais fortalecido e unido para os desafios que virão em Pernambuco e no Brasil”, afirmou.
Humberto Costa assume secretaria nacional do PT
Paralelamente às mudanças no diretório estadual, o senador Humberto Costa (PT-PE) foi eleito ontem secretário de Relações Internacionais do partido, em decisão consensual da Executiva Nacional. Ele deixa a presidência nacional da legenda e passa a atuar na articulação externa do PT.
Humberto também assumirá, no próximo mês, a presidência da Mesa do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Para ele, a prioridade será reforçar o alinhamento com o presidente Lula e ampliar a presença internacional do partido.
“Assumir esta função é contribuir diretamente para a estratégia liderada pelo presidente Lula de projetar o Brasil como protagonista na defesa da democracia, da paz e do desenvolvimento sustentável. Vamos intensificar o diálogo do PT com partidos, governos e organismos internacionais para consolidar parcerias estratégicas”, afirmou o senador.
Segundo Humberto, a missão inclui fortalecer o multilateralismo e expandir a participação do Brasil em fóruns globais. “Nesse cenário extremamente complexo em que vivemos hoje, é fundamental juntar forças para defender a democracia, as instituições e a construção de um mundo mais justo, onde todos os povos possam ser respeitados em sua soberania”, completou.
Aos que não puderam ir ao lançamento, sexta-feira passada, na nova biblioteca municipal, em Triunfo o meu livro “Os Leões do Norte”, editora Eu Escrevo, está disponível para venda na Pousada Baixa Verde, da minha amiga Terezinha, no centro da cidade.
O ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, 93 anos, apareceu nas redes sociais nesta na última sexta-feira (22) após um período mantendo-se mais reservado. No registro, publicado pelo cabeleireiro Jassa Santos, Maluf aparece sorridente e com novo visual.
A publicação soma 379 curtidas e recebeu dezenas de comentários. “São Paulo é Paulo porque Paulo é trabalhador. São Paulo é Paulo é Maluf, sim, senhor”, comentou um usuário, em referência ao jingle do político. A música foi usada na campanha ao governo do Estado em 1990.
Natural da Paraíba, Jassa é reconhecido nacionalmente por ter sido o cabeleireiro do apresentador Silvio Santos durante mais de quatro décadas, e hoje mantém uma clientela de nomes conhecidos da política e do entretenimento.
A menos de três meses da COP30, a crise causada pelos preços de hospedagem no Brasil aumenta. A ONU pediu, na última sexta-feira (22), ao país a redução do valor das acomodações, segundo o governo.
O Brasil vai sediar a conferência climática das Nações Unidas em novembro, na cidade de Belém, no Pará, onde o aumento exorbitante dos preços preocupa tanto os países convidados quanto a organização.
Um grupo de 25 negociadores de países da COP pediu semanas atrás ao Brasil que mudasse, ao menos parcialmente, a sede do evento para cidades com maior capacidade hoteleira. A conferência pode ser a mais excludente da história devido aos preços elevados, alertou a rede ambiental Observatório do Clima.
O escritório da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), órgão que administra a COP, pediu na última sexta ao Brasil que garanta diárias de US$ 100 (R$ 544) para os países de baixa renda e de US$ 400 (R$ 2,2 mil) a US$ 500 (R$ 2,7 mil) para os demais.
No momento, quase não se conseguem diárias de menos de US$ 300 (R$ 1,6 mil) na plataforma oficial de hospedagem, lançada neste mês. Dos 198 países convidados para a COP30, 47 já pagaram suas reservas em Belém, segundo o governo brasileiro.
O escritório da UNFCCC enviou quinta-feira (21) uma carta ao Brasil que incluía “uma solicitação de subsídio” brasileiro para reduzir os preços de hospedagem, informou a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. A carta pedia preços subsidiados para “delegações de países inclusive mais ricos do que o Brasil”, o que “não seria justificável para a sociedade brasileira”, argumentou o governo.
O Brasil apoiou hoje uma moção de países de baixa renda para que a ONU amplie seu apoio financeiro às delegações. “Hoje ficou muito claro que a COP30 será em Belém”, afirmou o presidente do evento, André Corrêa do Lago, após reunião com o escritório da UNFCCC.
O representante do Panamá na UNFCCC, Juan Carlos Monterrey, compartilhou em redes sociais suas declarações durante o encontro: “Nossas palavras parecem entrar por um ouvido e sair pelo outro. Isso não é um problema logístico menor, e sim uma loucura e um insulto.”
O Brasil considerou a declaração do panamenho inaceitável.
Na noite de ontem, vivi um momento inesquecível no Teatro Guararapes, em Olinda, ao acompanhar o espetáculo que celebrou os 80 anos de vida e 55 de carreira de Ivan Lins, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.
Emocionou-me profundamente quando o artista, diante de um público caloroso, dedicou o show à memória de Dom Hélder Câmara, nosso arcebispo de Olinda e Recife e símbolo mundial da luta pelos direitos humanos.
Antes da apresentação, tive a alegria de estar com Ivan Lins ao lado de Virgínia Pimentel, diretora-executiva do Instituto Dom Hélder Câmara. Na ocasião, Virgínia presenteou o artista com livros sobre Dom Hélder e uma camisa com sua imagem. Também conversamos com Ivan sobre o andamento do processo de beatificação, um tema que sensibilizou o músico e reforçou o sentido da homenagem feita durante o espetáculo.
Sobre o show:
O show, intitulado “Ivan Lins 80 Anos”, foi uma verdadeira viagem pela obra do cantor e compositor, alternando clássicos como “Madalena”, “Vitoriosa” e “Lembra de Mim” com canções inéditas, a exemplo de “Meninos de Gaza”, feita em parceria com Simone Guimarães.
Com direção artística de Cláudio Lins, filho do artista, a apresentação ganhou momentos especiais como o dueto em “Aos Nossos Filhos”, eternizada por Elis Regina, além de composições que destacaram seus parceiros mais frequentes, como Ronaldo Monteiro de Souza, Vítor Martins e Chico Buarque.
O público pernambucano cantou junto sucessos que atravessam gerações: “Vieste”, “Começar de Novo”, “Depois dos Temporais” e “Lua Soberana”. A energia do Guararapes deixou claro: Ivan Lins chega aos 80 anos com vigor criativo, relevância e profunda conexão com a história do Brasil.
Além da turnê no país, Ivan segue para apresentações no Japão e nos Estados Unidos, logo após ser reconhecido com o Prêmio à Excelência Musical no Grammy Latino 2025.
O lindo e irresistível bolo do meu aniversário, preparado em azul celestial com muito carinho pela minha enteada Maria Beatriz, parti, ontem, ao final do jantar comemorativo no restaurante da pousada Baixa Verde, da minha amiga Terezinha, viúva do saudoso Pedro Júnior, que movia o mundo turístico de Triunfo.
Terezinha abriu as portas do seu aconchegante e romântico restaurante para nos oferecer fondue de queijo e carne. Estava uma delícia, como sempre! A pousada, que antes era uma espécie de galpão do Engenho São Pedro, estava apinhada de turistas. Triunfo é assim: vive lotada o ano inteiro. Difícil encontrar vagas em sua rede hoteleira.
Pedro, o grande amor da vida de Terezinha, foi vanguardista em equipamentos turísticos em Triunfo. Abriu o Engenho São Pedro, bem próximo à pousada, um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade, onde o visitante acompanha a produção de cachaça, licores, rapadura e alfinim.
Na verdade, o Engenho São Pedro é uma herança familiar. Data do início do século passado e foi restaurado por Pedro Junior, neto de Senhor de Engenho. A rapadura de qualidade e a cachaça de alambique seguem os preceitos de produtos orgânicos, ecologicamente corretos.
A restauração começou em 2002. Pedrinho era apaixonado por tudo que fazia, especialmente por Triunfo, cidade que fazia seu coração bater mais forte. Empreendedor nato, dedicou a sua vida ao Turismo de Triunfo e a realizar seus sonhos. Estudioso e pesquisador sobre Cachaças de alambique, desenvolveu uma cachaça com qualidade e muita dedicação, deixando esse legado de uma cachaça única e singular em terras altas e frias.
Com o tempo, o engenho ficou conhecido como o Palácio da Cachaça. Cachaça é o nome dado a aguardente no Brasil. A bebida tem um importante valor histórico, cultural e econômico para o país. É com ela que se faz a famosa caipirinha, conhecida e apreciada no mundo inteiro.
A história dos brasileiros com essa “pinga” vem desde o período da colonização com as primeiras plantações da cana de açúcar. O ciclo definiu os caminhos da economia no Brasil, especialmente para a região Nordeste durante os séculos XVI e XVIII. O Engenho São Pedro é o único da cidade sertaneja a permanecer em atividade durante o ano inteiro. O lugar é uma das paradas obrigatórias do município e está localizado na Avenida Manoel Paiva, nº 114.
Triunfo, onde curti ontem meu aniversário com minha Nayla Valença, não tenho a menor dúvida, teria vida plena economicamente se estivesse em solo europeu. Impressiona e encanta a sua vocação turística. Está encravada em cima de uma serra, uma das mais altas do Nordeste. Do Pico do Papagaio, seu ponto turístico mais alto, a 1,1 mil metros de altitude, é possível avistar quatro cidades em Pernambuco e na Paraíba.
Triunfo é um charme. Não dá para acreditar que, encravada no semiárido nordestino, onde a água é escassa, a seca mata o gado e até seres humanos, mesmo com forte estiagem, as noites são frias e extremamente agradáveis.
Na chegada do inverno, entre junho e agosto, a temperatura média é de 16 graus, podendo chegar a impressionantes 6 graus, um frio europeu, mas com a vantagem de não ser úmido. Bom para tomar vinhos, acender a lareira e degustar fondue de queijo e carne.
Nesta volta a Triunfo, ao pisar no chão de pedras do Pico do Papagaio, descobri em funcionamento, há sete meses, o Café do Brejo, extensão do hotel e restaurante no centro da cidade. Foi aberto pelo meu amigo Gabriel Althoff, que trocou Recife por uma aconchegante moradia no alto do Pico.
“Busquei qualidade de vida, estou no paraíso”, diz Gabriel. No seu novo local de trabalho, ao som do canto de pássaros, é possível matar o frio com saborosos cafés aromatizados, iguarias salgadas e doces, feitas por ele próprio, um tempero especial, fruto do aprendizado com a sua mãe Teca, a primeira a introduzir o café colonial na região.
Na vida que pediu a Deus, em meio a um verde deslumbrante, uma vista de arrepiar, Gabriel diz que não sente a menor saudade do Recife nem de qualquer ambiente urbano. Feliz, fez a cabeça do seu amigo Henrique, também do Recife, para se abraçar com Triunfo.
Henrique se dobrou aos apelos, se convenceu em abandonar a cidade grande e abriu, recentemente, a fazenda Santana do Vale, para produção de queijos finos de búfalo, que degustei no café de Gabriel. Em breve, Henrique vai construir sua choupana dentro da área da sua fazenda, seguindo o estilo de vida do amigo.
Encontrei uma Triunfo invadida por turistas, gente com perfil e cultura diversos. A cidade tem atrativos para todos os gostos, como o teleférico do Sesc, que proporciona vistas panorâmicas da cidade e região, incluindo o Lago João Barbosa Citônio, ideal para passeios e atividades ao ar livre.
Tem vários museus, como o do Cangaço e da Cidade, que preserva a história local, além do museu dos Caretas. A cidade conta ainda com o Teatro Guarany, a Igreja de Nossa Senhora das Dores, e o Pico do Papagaio, que oferece um mirante sensacional, onde fui, ontem, com minha Nayla, acompanhar o belíssimo e romântico por do sol.
Estar em Triunfo é querer parar no tempo. Triunfo é um respiro em meio ao caos, um reencontro com a natureza e consigo mesmo. É uma enorme obra de arte feita pela natureza com seu coração pulsando ao receber seus visitantes. Triunfo, como diz meu amigo poeta Flávio Chaves, não é apenas um lugar lindo, é uma estação em que a alma fala alto.
Triunfo, no coração da serra, é um desses espaços em que a geografia se curva à poesia e o tempo parece andar de mansinho, com passos de neblina. “Quando a névoa escorre dos céus e repousa sobre seus telhados antigos, é como se o próprio céu suspirasse. E nesse suspiro, o mundo todo se cala para ouvir Pernambuco respirando”, escreveu Chaves.
O prefeito Luciano Bonfim (PSD), que não se cansa em trazer mais novidades para aquecer o turismo da cidade, inovou, com emoção: agora tem “melodia” no lago João Barbosa Sitônio, o espetáculo das Águas Dançantes, uma fonte com jatos de água sincronizados com luzes e música.
O show, que combina “luzes, movimento das águas e trilhas sonoras”, acontece às sextas e sábados, às 18h30 e 20h, com música nacional e internacional, e está encantando moradores e turistas. São jatos de água em movimento que acompanham a música, com um jogo de luzes coloridas.
Uma em cada 3 oficinas mecânicas sofre para achar mão de obra
A falta de mão de obra qualificada é hoje o maior desafio das oficinas mecânicas brasileiras, segundo 33% dos profissionais ouvidos em pesquisa nacional conduzida pelo núcleo de inteligência de mercado da Oficina Brasil. Referência em informação estratégica, a empresa monitora o mercado de reposição automotiva. O estudo, que mapeia hábitos, características e tendências do setor, também revela um aftermarket em plena transformação, marcado pela digitalização crescente e pelo surgimento de um novo perfil profissional.
O setor movimenta R$ 60,21 bilhões ao ano apenas em peças técnicas e lubrificantes, com mais de 74,6 mil oficinas ativas e cerca de 300 mil profissionais. Apesar do tamanho do ecossistema, a pesquisa demonstra que a baixa retenção e capacitação técnica impactam diretamente a operação das empresas, especialmente, diante do avanço da eletrificação e de novas tecnologias.
“A profissão do reparador está passando por um momento decisivo. Ao mesmo tempo em que vemos um profissional mais digital, mais qualificado e atento à gestão do negócio, ainda enfrentamos a dificuldade de formar e reter talentos. A qualificação contínua é fundamental para que esse novo perfil acompanhe a velocidade das transformações tecnológicas do setor”, afirma André Simões, diretor-executivo da Oficina Brasil.
Segundo o levantamento, esses desafios se refletem nas principais dores do dia a dia das oficinas, que incluem:
Escassez de mão de obra qualificada – 33%
Atendimento à expectativa do cliente – 8,3%
Tempo de entrega de peças – 7,4%
Atrair novos clientes – 7,1%
Falta de peças – 6%
Preço das peças – 5,4%
Dificuldade em atender à demanda – 5,1%
Qualidade das peças – 4%
Desafios de relacionamento com o cliente – 3,7%
Empreendedor – O perfil atual do reparador brasileiro revela um profissional que, em grande parte, é também um empreendedor: 68% ocupam cargos de proprietário ou chefe de oficina. A idade média é de 42 anos, 74,8% são casados e 58,8% têm um a dois filhos. O nível de escolaridade ainda é limitado, com 72% tendo apenas o ensino médio — e 18% com ensino superior completo. A rotina de trabalho também é intensa.
Em média, cada oficina atende 123 veículos por mês, um crescimento de 52,5% desde 2020, realiza compras de peças na ordem de R$67,6 mil mensais e mantém um tíquete médio de R$550 por serviço. A gestão de compras é feita de forma pragmática: 72,3% dos pedidos são realizados por canais rápidos como WhatsApp e telefone, enquanto apenas 7% ainda utilizam o balcão físico.
Critério de compras – O reparador atual é mais criterioso nas decisões de compra. Qualidade das peças (54%) e confiança na marca (27%) somam 81,5% das preferências, superando preço (4%), garantia (2%) e outros fatores. Há também mudanças na relação com o cliente: 56,8% afirmam não delegar a compra das peças ao dono do carro, preferindo manter o controle para garantir qualidade e prazo. A participação feminina no setor cresceu 230% desde 2019, passando de 5% para 16,5%. Entre os reparadores com até 24 anos, 43% são mulheres.
Na faixa até 29 anos, o índice é de 37%. Além disso, 68% das profissionais já ocupam posições de liderança ou gestão. “Esses números evidenciam que o reparador brasileiro está assumindo um papel cada vez mais estratégico dentro da cadeia. Ele não é apenas quem executa o serviço, mas quem define padrões de qualidade, influencia o consumo e conduz a relação com o cliente. Entender esse protagonismo é fundamental para projetar o futuro do aftermarket”, completa André.
Começa a pré-reserva do Haval H9 e da Poer P30 – A GWM Brasil acaba de iniciar as reservas antecipadas do SUV Haval H9 e da picape Poer P30, novos modelos da marca que chegam ao mercado em setembro. As reservas podem ser realizadas diretamente no site da GWM (gwmmotors.com.br), Mercado Livre, aplicativo My GWM ou nas concessionárias da marca, mediante depósito de R$ 9 mil. O preço oficial da picape será divulgado no dia 10 de setembro; o do SUV, no dia 12. Para os clientes que fizerem a reserva antecipada, a GWM preparou condições especiais de lançamento, incluindo um kit de acessórios exclusivo e a instalação.
No Haval H9, o kit é composto por engate de reboque, rack de teto e caixa organizadora. Na Poer P30, o cliente receberá capota marítima de lona, santo antônio tubular e trava antifurto do estepe. O Haval H9 é um SUV de grande porte com capacidade para sete passageiros e tração 4×4, pensado para famílias que valorizam conforto, segurança e desempenho em qualquer tipo de terreno. A Poer P30 — pronuncia-se “Páuer”, remetendo à palavra “Power”, potência, em inglês — é a primeira picape média da GWM no Brasil. Ambos os modelos são equipados com motor 2.4 turbodiesel e transmissão automática de 9 marchas. Essa configuração foi escolhida com base em pesquisas de opinião com consumidores e avaliação das concessionárias da marca, que atuam em regiões tradicionais de venda de veículos diesel.
Os veículos contam com sistema de tração inteligente com três modos: 4×2, 4×4 High e 4×4 Low, garantindo máxima performance em diferentes tipos de piso e condições de condução. As dimensões reforçam a presença e o conforto dos modelos: o Haval H9 mede 4.95m de comprimento; a Poer P30, 5.4m de comprimento. Os dois modelos se destacam por recursos como faróis Full-LED inteligentes, assentos em couro climatizados, tela central de 14,6 polegadas, câmera 360°, controle remoto via aplicativo, carregador de celular por indução de 50W e sistema de condução semiautônoma de Nível 2+.
Nova BMW R 1300 RT chega já – A marca alemã acaba de confirmar que a nova R 1300 GS Adventure chega ao nosso mercado ainda em 2025. Modelo é equipado com motor de 1.300 cilindradas, que entrega 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15,2kgfm de torque, embora sem configuração definida. Mas alguns equipamentos, sim: controle adaptativo e dinâmico do chassi (suspensão eletrônica) e sistema de som e painel com tela TFT de 12,25″, por exemplo. A BMW Motorrad, aliás, faz uma grande ofensiva este ano. São, ao todo, sete lançamentos – como a R 1300 GS Adventure, a S 1000 RR, a C 400 X, a F 900 R e a R 18.
Indústria motos bate recorde – O Polo Industrial de Manaus consolidou-se, mais uma vez, como potência global na fabricação de veículos de duas rodas. No primeiro semestre de 2025, o setor atingiu faturamento recorde de R$ 23,3 bilhões – um crescimento de 30,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Painel da Economia Amazonense. Com capacidade produtiva anual de 1,8 milhão de motocicletas e 500 mil bicicletas, o polo mantém sua posição como o maior polo de produção de duas rodas fora do eixo asiático, abastecendo uma rede nacional com mais de 7,8 mil pontos de venda e concessionárias.
Esse desempenho também se traduz na geração de empregos: até julho, o setor empregava 20,3 mil trabalhadores diretos em Manaus, aumento de 8,56% sobre 2024 (18,7 mil). Em todo o Brasil, a cadeia produtiva sustenta cerca de 150 mil empregos diretos. A produção de bicicletas elétricas desponta como um dos destaques de 2025. Segundo a Abraciclo, a fabricação registrou alta de 122% no ano, com 18,2 milhões de unidades até julho, frente a 9,2 milhões no mesmo período de 2024. Atualmente, Manaus fabrica 45 modelos diferentes de e-bikes, em sintonia com as tendências globais de mobilidade sustentável.
Vêm aí os 208 e 2008 híbridos – A Stellantis confirmou o que todo mundo imaginava: a chegada dos híbridos-flex da Peugeot no Brasil, sucedendo a Fiat (com Pulse e Fastback) e seus T200 Hybrid com sistema de eletrificação híbrido leve. O lançamento será no mês que vem. Ambos deverão contar com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros entregando até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sendo atrelado a um câmbio automático CVT. Mas os dois trarão poucas mudanças: além do sistema híbrido leve, devem vir com novas rodas de 17 polegadas e a dianteira permanece com a grade diamantada com o logotipo da Peugeot renovado e as luzes DRL com formato de presas de leão.
No interior, pequenas alterações no quadro de instrumentos digital, seguindo o i-Cockpit digital em tela 3D de 10 polegadas. Com o chamado Bio-Hybrid, o motor de partida e o alternador são substituídos por motor elétrico acionado por correia que faz as duas funções e ainda auxilia o motor a combustão em acelerações para reduzir a emissão de poluentes e consumo. Os carros dotados dessa tecnologia ainda contam com uma bateria de 12V adicional à convencional, mas de íons de lítio, para alimentar o motor elétrico.
Renault Kardian 2026: preços e versões – O SUV compacto Renault Kardian ganhou algumas (pequenas) novidades. Principalmente no conteúdo de equipamentos. Por exemplo: uma nova opção de cor (a azul) para substituir a laranja de lançamento e uma nova versão topo de linha. Agora, são cinco configurações: a de entrada, a Evolution 1.0 Turbo manual de seis marchas, por R$ 113.690.
As demais, que adotam transmissão automatizada de dupla embreagem também de seis marchas, chegam a (como a nova Iconic) R$ 150 mil. Esta vem com câmera Multiview, alerta de ponto cego, alerta de distância segura, acendimento automático dos faróis altos, sensores de estacionamento frontal, faróis de neblina em LED, sensor crepuscular, modos de condução Normal, Eco e Sport, iluminação dinâmica e personalizável no interior, teto biton, grade frontal em preto brilhante etc. E pode ter opcionais como o Pack Conectividade, por R$ 3.590 a mais — com serviços conectados, revestimento interno na cor marrom e antena tipo tubarão.
Novo A5 chega por R$ 380 mil – A Audi do Brasil anunciou essa semana a chegada do novo Audi A5 à rede de 40 concessionárias da marca. Maior, mais potente e moderna, a terceira geração do modelo oferece muita tecnologia e inaugura no país a inédita plataforma premium a combustão (PPC), que oferece uma dinâmica de condução mais aprimorada. O sedã médio de luxo, que substituiu o A4, pode ser adquirido na versão única 2.0 TFSI Performance S edition quattro por R$ 380 mil. O A5 é equipado com um 2.0 turbo de 272 cavalos e torque máximo de 40,79kgfm.
O motor atua em sincronia com a transmissão S tronic de sete velocidades e a tração quattro. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 5,9 segundos, enquanto a velocidade máxima atinge os 210 km/h (limitada eletronicamente). O novo A5 abraça a nova estética minimalista da marca, introduzida com o Audi Q6 e-tron e caracterizada por linhas mais fluídas e orgânicas, vincos suaves e superfícies mais amplas e limpas.
As picapes mais anunciadas do Brasil – A Mobiauto, portal de vendas de veículos usados do Brasil, constatou em sua base de dados que a Volkswagen Saveiro Robust 1.6 flex é a picape mais anunciada do Brasil em 2025, tanto por vendedores particulares quanto por lojistas. O modelo também lidera os anúncios nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
A Fiat Toro Freedom 1.8 flex aparece como a segunda picape mais anunciada do país, liderando nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia e Goiás. Terceira picape com mais anúncios, a Chevrolet Montana LS 1.4 flex de segunda geração lidera as ofertas no Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul. A Fiat Strada Hard Working Cabine Simples 1.4 flex é a versão da picape da marca com o maior número de ofertas na plataforma da Mobiauto.
As configurações Endurance Cabine Simples, Endurance Cabine Dupla e Working Cabine Simples, todas com motorização 1.4 flex, também aparecem em números relevantes de anúncios. O levantamento aponta ainda que a picape média mais anunciada do Brasil é a Volkswagen Amarok Highline 2.0 turbodiesel (confira a lista abaixo).
Onix, Dolphin e HB20: os mais cotados – Dados do Índice de Preço do Seguro de Automóvel e Moto, produzidos pela TEx – parte da Serasa Experian, revelam que os veículos compactos continuam dominando a preferência nacional. Entre os dez carros mais cotados no país, segundo o Índice de Preço do Seguro Auto, se destacam o Chevrolet Onix, o BYD Dolphin e o Hyundai HB20. O destaque entre os elétricos é o BYD Dolphin, que lidera com ampla vantagem. Já entre os híbridos, o BYD Song segue na liderança, com forte presença de outras montadoras asiáticas no top 5.
Esse movimento de diversificação indica uma transição gradual de matriz energética, com os veículos elétricos e híbridos ganhando espaço nas cotações, mesmo que os modelos tradicionais ainda dominem o volume total. Entre os diferentes tipos de motorização, os veículos híbridos seguem como os mais econômicos para o consumidor quando se trata do custo do seguro. Em julho, os modelos híbridos registraram o menor índice do IPSA, com 2,8%. Os veículos movidos a gasolina ficaram em segundo lugar, com 4,0%, enquanto os elétricos apresentaram 4,4%. Os veículos elétricos ainda apresentam índice de seguro superior ao dos híbridos, o que reforça a importância da análise de perfil e da tecnologia embarcada na definição de preços do setor.
Procura por seguros sobe 3,69% em julho – A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis cresceu 3,69% em julho deste ano na comparação com junho. Já em relação a julho de 2024, houve queda de 7,26%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, avalia que o recuo registrado na comparação anual se trata de um cenário atípico perante o bom momento que as seguradoras estão passando em 2025.
“Em fevereiro, por exemplo, tivemos alta considerável de 27%, um patamar que não era alcançado desde 2023. Desde então, observamos boa procura nos meses seguintes. As únicas exceções foram em março, com um recuo pouco significativo, e agora em julho”, afirma. Por outro lado, o incremento registrado ante junho foi impactado diretamente pelo mercado de veículos novos, um cenário que também reforça as boas perspectivas para as vendas de apólices.
A Fenabrave mostra que, na comparação com o mês anterior, julho registrou alta de quase 14% no número de emplacamentos de veículos novos, considerando automóveis e comerciais leves. Em relação a julho do ano passado, o crescimento foi de 1,14%. Por região do Brasil, as Sul (+4,8%) e Sudeste (+4,5%) lideraram o índice de crescimento em julho, na comparação com junho, após baixas registradas nos meses anteriores. O Nordeste, que historicamente apresenta boa procura, também manteve um considerável patamar de crescimento, de 4%.
Carregador de veículo em casa: como evitar riscos – A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) mostra que, no primeiro semestre de 2025, foram comercializadas 87 mil unidades de veículos leves eletrificados (híbridos e elétricos puros), num crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, a demanda por carregadores residenciais, como os wall boxes, também aumenta. No entanto, a instalação e o uso incorretos desses equipamentos podem trazer riscos como curtos-circuitos, superaquecimento e choques elétricos. É fato que a infraestrutura de recarga para veículos elétricos no país avança rapidamente.
Dados da ABVE mostram que em fevereiro de 2025, o Brasil contava com 14.827 eletrocentros públicos e semipúblicos, distribuídos em 1.363 municípios — cerca de 24,5% do total de cidades brasileiras. Desses carregadores, 84% são do tipo lento (AC) e 16% são rápidos (DC). O crescimento foi significativo: em apenas três meses (de novembro/2024 a fevereiro/2025), o número total de eletropostos aumentou 22%, com os carregadores rápidos apresentando um salto de 60%. Regionalmente, o Norte lidera o crescimento com 23,7%, seguido pelo Centro-Oeste (13,1%) e Nordeste (10,9%). Apesar dessa expansão, muitos proprietários ainda dependem da recarga doméstica, o que exige cuidados especiais.
Carregador residencial – Carlos Gabriel Bianchin, pesquisador do Lactec e coordenador da Unidade Embrapii Inteligência Embarcada, explica que o primeiro passo é seguir as normas técnicas das concessionárias de energia. “Diversos profissionais e empresas que comercializam os eletropostos também oferecem consultoria e soluções prontas para entregar o equipamento já instalado”, afirma. A instalação deve considerar a capacidade da rede elétrica da residência e incluir disjuntores específicos para evitar sobrecargas. O próprio veículo monitora a recarga, ajudando a prevenir falhas graves.
Como evitar sobrecargas – Bianchin destaca que a infraestrutura elétrica deve ser adequada à potência exigida pelo carregador. “A instalação elétrica deve prever a capacidade de prover a potência correta e também a instalação de itens de proteção, como disjuntores especificados corretamente”, explica. É fundamental seguir as recomendações da montadora do veículo, que geralmente fornece orientações específicas sobre a recarga segura.
Normas técnicas e certificações – No Brasil, as normas para carregadores de veículos elétricos seguem padrões internacionais, como a série da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR IEC 61851, que regulamenta os sistemas de carregamento condutivo. “Aqui no Paraná, a Copel elaborou a norma técnica NTC 902210”, exemplifica Bianchin. Vale ressaltar que, atualmente, não há regulamentação obrigatória do Inmetro para esses equipamentos, o que reforça a necessidade de optar por produtos de fabricantes confiáveis e que atendam às normas da ABNT.
Carregadores – Adaptadores improvisados podem representar perigos, como arcos elétricos e falhas na conexão. “Alguns [adaptadores caseiros] não possuem travas mecânicas, que impedem a retirada sem interrupção do fornecimento de energia. Isto submete o usuário a um possível arco elétrico”, alerta o pesquisador do Lactec. Já os carregadores dedicados, como os wallboxes, são projetados para maior segurança, com sistemas de travamento e compatibilidade com as normas técnicas.
Veículos e baterias – De acordo com Bianchin, as normas da ABNT e internacionais já cobrem as principais recomendações. No entanto, algumas montadoras homologam modelos específicos de eletropostos. “Cada veículo e sua bateria têm uma especificação correta de carga/descarga, e o processo de recarga assegura isso em conjunto com o sistema interno de gerenciamento da bateria (BMS)”, explica.
Recomendações finais – Para uma recarga segura em casa, é essencial: contratar um eletricista qualificado, verificar se a rede elétrica suporta a potência necessária, preferir equipamentos certificados, evitar adaptadores caseiros e seguir as orientações da montadora. Com esses cuidados, os proprietários de veículos elétricos podem aproveitar os benefícios da mobilidade sustentável sem riscos.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
Um incêndio ocorre no início da noite deste sábado (23) em um edifício residencial no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. Um homem ficou ferido e foi encaminhado a hospital.
Localizado na Rua 48, uma das mais movimentadas do bairro, o prédio é o Montreal. O apartamento onde há as chamas fica no oitavo andar.
Segundo o Corpo dos Bombeiros, as chamas fizeram uma vítima, um homem de 61 anos, que foi atendido pelos bombeiros e conduzido ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby. Ele apresentava queimaduras de 1º e 2º graus, além de haver inalado fumaça.
O Corpo dos Bombeiros enviou para o combate às chamas seis viaturas e informou que, por volta das 20h, o fogo foi debelado e não houve registro de mais vítima. A corporação segue fazendo o rescaldo do sinistro no local.