Cidade que respira política mais do que o próprio forró do qual é capital, Caruaru tem seis debates agendados a partir desta semana. Serão dois televisivos, três de rádio com transmissão pela internet e um promovido pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe). E uma pergunta ecoa pelos quatro cantos da cidade: o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) participará de algum?
Ex-vice da governadora Raquel Lyra (PSDB), Rodrigo assumiu o cargo em abril de 2022. Antes nunca havia disputado mandatos eletivos e pouco traquejo tinha na fala. Seus adversários acham que, apesar dos esforços com midia training e de estar há dois anos no cargo, ele continua blindado e dá poucas entrevistas.
Leia maisE quando confrontado, situação mais que previsível para um debate em que ele é a situação, seu pavio curto pode causar estragos irreversíveis, segundo ainda seus adversários.
A habilidade política de Pinheiro foi por diversas vezes questionada em momentos emblemáticos. Desde o episódio no camarote do São João de 2022, quando teve uma discussão com Raquel, então candidata ao governo. Também deu uma entrevista dizendo que Tonynho Rodrigues (MDB), aliado da governadora, pediu para ser seu vice, mas não seria atendido. Tempos depois, Tonynho aderiu à chapa de Zé Queiroz (PDT).
Para a oposição, a falta de traquejo diante das câmeras costuma produzir efeitos danosos às campanhas, o que estaria gerando receio no staff dele. Afinal, nos púlpitos ao lado estarão figuras com pleno domínio de oratória, como Zé Queiroz, ex-prefeito de quatro mandato e radialista; Fernando Rodolfo (PL), deputado federal, jornalista e ex-apresentador de televisão; e Armandinho (Solidariedade), músico e professor.
A questão é que Rodrigo não tem folga nas pesquisas para que uma eventual omissão dos debates cause prejuízos como os que Marília Arraes teve em 2022. Queiroz empatou tecnicamente nas duas pesquisas divulgadas recentemente, e Fernando Rodolfo se aproximou dos dois dígitos, avançando no eleitorado bolsonarista que ainda está se dividindo com o prefeito.
O primeiro debate será na Rádio Liberdade, na próxima quarta-feira. Dois dias depois, será a vez da Rádio Cidade.
Leia menos