Após o anúncio da governadora Raquel Lyra sobre a suspensão temporária das inscrições do Concurso Público Unificado, com o objetivo de corrigir o edital e garantir as cotas raciais, o deputado federal Felipe Carreras aproveitou o momento para reforçar que Garanhuns seja incluída entre as cidades de aplicação das provas. “Se é momento de corrigir erros, essa é mais uma correção necessária. Garanhuns é a nona cidade mais populosa de Pernambuco e não pode ficar de fora”, afirmou o parlamentar.
O edital atual prevê que as provas sejam aplicadas em dez cidades: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro. Para Carreras, a exclusão de Garanhuns, um dos principais polos do interior, é uma falha que precisa ser revista.
Leia maisFelipe Carreras destacou ainda que o município reúne todos os requisitos que justificam sua inclusão como cidade-sede do certame. “Garanhuns é o principal centro urbano do Agreste Meridional, polo para 26 municípios, com uma população regional que ultrapassa 700 mil habitantes. Conta com infraestrutura adequada em educação, saúde, comércio e serviços, além de rede hoteleira e centros de ensino que atendem uma ampla demanda. Além disso, incluir Garanhuns no edital é uma questão de logística; reduzirá deslocamentos e facilitará o acesso para quem mora na região, garantindo mais comodidade e oportunidades para todos os candidatos.”
Felipe Carreras já havia encaminhado, no dia 12 de agosto, um ofício à governadora solicitando oficialmente a inclusão do município no edital. Agora, com a reabertura do processo, ele volta a defender que o Governo do Estado seja sensível a essa demanda, garantindo mais acesso e oportunidades para todos os pernambucanos.
“Contamos com a sensibilidade do Governo para que o edital seja alterado e garanta mais acesso e oportunidades para todos. Garanhuns não pode pagar o preço por diferenças políticas, e tampouco os concurseiros”, completou Carreras.
Leia menos


















