Caminhada no Recife protesta contra construção de escola de sargentos em área de proteção ambiental

Do Brasil de Fato

Na tarde de hoje, ambientalistas, lideranças religiosas e demais simpatizantes da luta em defesa da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe saíram às ruas do Recife em defesa do território. A mobilização foi convocada pelo Coletivo Inter-religioso em Defesa da APA Aldeia-Beberibe, grupo que afirma a natureza como criação sagrada e o dever espiritual da humanidade em protegê-la. O ato se concentrou a partir das 13h e saiu em caminhada até às 15h, em direção ao Marco Zero.

Há um projeto do Ministério da Defesa, discutido desde a gestão Bolsonaro (PL), mas aprovado pela gestão Lula da Silva (PT) e pelo governo Raquel Lyra (PSD), para que o Exército Brasileiro construa uma escola de sargentos que desmataria cerca de 188 hectares (ou 174 campos de futebol) na região. Os ativistas ligados ao Fórum Socioambiental de Aldeia convocam a sociedade para defender a APA Aldeia-Beberibe e o planeta Terra, a “casa comum”, a vida e a Justiça ambiental.

Os ambientalistas alegam que a destruição afetaria o microclima da região, reduzindo o regime de chuvas e afetando os mananciais da região, inclusive o que abastece a barragem de Botafogo, responsável pelo abastecimento de água de mais de 1 milhão de pernambucanos. “A APA Aldeia-Beberibe é um santuário de vida, lar de inúmeras espécies, guardiã das águas. Essa terra sagrada enfrenta ameaças, contra as quais nos levantamos com a força da nossa ancestralidade e guiados por nossos cultos e divindades”, diz a convocatória do coletivo inter-religioso.

Sob gestão da Agência de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), a APA em questão é um território de 31,6 mil hectares que abrange regiões de sete municípios da Região Metropolitana do Recife e um da Zona da Mata Norte do estado. A Aldeia-Beberibe se expande por Abreu e Lima (que 24,4% da APA APA), Igarassu (22,6%), Recife (16%), Araçoiaba (11,4%), Paudalho (9,4%), Camaragibe (8%), Paulista (6,2%) e São Lourenço da Mata (2%). O Arco Metropolitano é outro projeto, este estadual, que promete desmatar parte da região para construir uma rodovia que ajude a desafogar a BR-101.

Veja outras postagens

Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

O entardecer na belíssima e histórica Juazeiro, na Bahia, cidade-irmã de Petrolina, neste sábado de fim de semana entre terras pernambucanas e baianas. A vida de quem viaja muito é cansativa, mas proporciona momentos inesquecíveis.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Da Folha de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, na manhã deste sábado (4), que aumentou para 12 o número de suspeitas de intoxicação por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas por metanol no estado.

Três casos estão sendo investigados em Lajedo, no Agreste, sendo dois óbitos e um paciente com sequelas oculares. Em João Alfredo, também no Agreste, um paciente do sexo masculino, de 30 anos, faleceu no dia 30 de setembro.

Outras suspeitas foram registradas nas cidades de Cedro, Recife, Ipojuca, Lagoa do Ouro, Caruaru e Garanhuns. Em Olinda, a SES-PE confirma apenas um caso em investigação. No entanto, a Secretaria de Saúde do município informou, na manhã deste sábado, mais uma possível paciente intoxicada.

O órgão estadual já descartou um caso. O paciente é um homem, de 30 anos e nome não divulgado, morador de Gravatá. Os laudos dos exames realizados não forneceram alterações compatíveis com “intoxicação exógena”, nome técnico para a ingestão de substâncias por meio de alimentos, bebidas, absorção pela pele ou inalação.

O prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PP), anunciou, neste sábado (4), seu apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), em um gesto que reforça a articulação política de Campos para consolidar uma frente ampla no interior do estado. O movimento é visto como mais um passo para fortalecer o projeto político do gestor recifense em direção a disputas estaduais futuras.

Ligado ao Progressistas (PP), Marinaldo tem influência na Mata Norte e no entorno de Timbaúba, onde construiu base eleitoral sólida após mandatos como deputado federal e prefeito. Sua adesão é estratégica para ampliar a presença de João Campos fora da capital, agregando aliados em uma região que tem papel importante no cenário político de Pernambuco.

“João Campos tem mostrado capacidade de diálogo e gestão eficiente, além de olhar para o desenvolvimento de todo o estado, não apenas da capital. Tenho um grande respeito pela família Campos e uma relação pessoal que construí com Eduardo, que sempre foi uma inspiração de liderança para mim. Acredito no projeto que João representa e entendo que ele é um nome preparado para liderar Pernambuco com responsabilidade e visão de futuro”, declarou Marinaldo Rosendo.