Brejo da Madre de Deus sedia 1º Encontro Pernambucano do ICLEI Brasil

Começou ontem, no Teatro de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, o 1º Encontro Pernambucano do ICLEI Brasil – Governos Locais pela Sustentabilidade. O município do Agreste pernambucano recebe, até amanhã (14), lideranças locais, estaduais e nacionais para debater biodiversidade, economia circular e estratégias de preparação dos territórios para a COP30, que será realizada em 2025, em Belém (PA).

A primeira atividade da programação foi a oficina “Conectando Soluções: Financiamento e Ação Local pelo Clima”, promovida em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Governo de Pernambuco. A proposta foi aproximar gestores municipais e parceiros estratégicos de oportunidades de financiamento e cooperação técnica para projetos de adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

A abertura oficial contou com o prefeito Roberto Asfora, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e o secretário de Turismo de Pernambuco, Kaio Maniçoba, que representou a governadora Raquel Lyra, além dos prefeitos Ruben Lima (Panelas), Sérgio Colin (Toritama) e Gilvandro Estrela (Belo Jardim). O evento segue com palestras, painéis, oficinas e visitas técnicas, integrando a iniciativa global Town Hall COP30 e fortalecendo a cooperação entre municípios na construção de soluções sustentáveis.

Veja outras postagens

Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino

O entardecer na belíssima e histórica Juazeiro, na Bahia, cidade-irmã de Petrolina, neste sábado de fim de semana entre terras pernambucanas e baianas. A vida de quem viaja muito é cansativa, mas proporciona momentos inesquecíveis.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Da Folha de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, na manhã deste sábado (4), que aumentou para 12 o número de suspeitas de intoxicação por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas por metanol no estado.

Três casos estão sendo investigados em Lajedo, no Agreste, sendo dois óbitos e um paciente com sequelas oculares. Em João Alfredo, também no Agreste, um paciente do sexo masculino, de 30 anos, faleceu no dia 30 de setembro.

Outras suspeitas foram registradas nas cidades de Cedro, Recife, Ipojuca, Lagoa do Ouro, Caruaru e Garanhuns. Em Olinda, a SES-PE confirma apenas um caso em investigação. No entanto, a Secretaria de Saúde do município informou, na manhã deste sábado, mais uma possível paciente intoxicada.

O órgão estadual já descartou um caso. O paciente é um homem, de 30 anos e nome não divulgado, morador de Gravatá. Os laudos dos exames realizados não forneceram alterações compatíveis com “intoxicação exógena”, nome técnico para a ingestão de substâncias por meio de alimentos, bebidas, absorção pela pele ou inalação.

Palmares - No ritmo do desenvolvimento

O prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PP), anunciou, neste sábado (4), seu apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), em um gesto que reforça a articulação política de Campos para consolidar uma frente ampla no interior do estado. O movimento é visto como mais um passo para fortalecer o projeto político do gestor recifense em direção a disputas estaduais futuras.

Ligado ao Progressistas (PP), Marinaldo tem influência na Mata Norte e no entorno de Timbaúba, onde construiu base eleitoral sólida após mandatos como deputado federal e prefeito. Sua adesão é estratégica para ampliar a presença de João Campos fora da capital, agregando aliados em uma região que tem papel importante no cenário político de Pernambuco.

“João Campos tem mostrado capacidade de diálogo e gestão eficiente, além de olhar para o desenvolvimento de todo o estado, não apenas da capital. Tenho um grande respeito pela família Campos e uma relação pessoal que construí com Eduardo, que sempre foi uma inspiração de liderança para mim. Acredito no projeto que João representa e entendo que ele é um nome preparado para liderar Pernambuco com responsabilidade e visão de futuro”, declarou Marinaldo Rosendo.

Presidente municipal do PSD em Trindade, no Sertão do Araripe, Zé Capacete se reuniu no Recife com o prefeito e presidente nacional do PSB, João Campos, para reafirmar o seu apoio à construção de uma aliança em prol de um estado mais justo e desenvolvido. Na ocasião, também estiveram presentes Romerinho Jatobá e Samuel Salazar, vereadores recifenses.

Em pauta, houve espaço para falar sobre projetos e ações da capital pernambucana que podem servir como referência para o povo de Trindade e de todo o Sertão, considerando o papel de articulação que Zé Capacete cumpre na região.

A relação entre João Campos e Zé Capacete vem se consolidando, o que inclui gestos de ambos os lados. Nas eleições de 2024, João anunciou o seu apoio à candidatura a prefeito de Zé Capacete e os dois voltaram a se encontrar recentemente na Missa do Vaqueiro, em Serrita.