Bolsonaro questiona prisão de Braga Netto em postagem nas redes sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou pela primeira vez após a prisão do general Braga Netto, que concorreu como vice em sua chapa à reeleição em 2022. Em postagem no X, antigo Twitter, na noite do sábado (14), ele questionou a ação da Polícia Federal: “Há mais de 10 dias o “inquérito” foi concluído pela PF, indiciando 37 pessoas e encaminhado ao MP. Como alguém, hoje, pode ser preso por obstruir investigações já concluídas?”.

Bolsonaro, assim como Braga Netto, está entre os indiciados no inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições presidenciais de 2022, que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em posicionamento divulgado à imprensa algumas horas após a prisão, a defesa de Braga Netto afirmou que o general da reserva não tentou obstruir as investigações.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

A Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup) não poderá exercer o papel de fiscalizar a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), ao menos por enquanto. A decisão partiu da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nessa semana, derrubando a sentença proferida pela Vara da Fazenda Pública da Comarca de Petrolina favorável à Armup.

O desembargador substituto, juiz José André Machado Barbosa Pinto, acatou o argumento da Compesa, que no recurso apresentado justifica que a competência cabe, preferencial ou transitoriamente à Agência Reguladora do Estado de Pernambuco (Arpe). O mérito do recurso, no entanto, ainda será julgado em definitivo. As informações são do blog do Carlos Britto.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

O presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, será homenageado, hoje, às 19h, na comemoração solene dos 200 anos do Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação da América Latina. A festa deve congregar autoridades e é esperada a presença da governadora Raquel Lyra (PSD). As informações são da colunista Roberta Jungmann.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Com o propósito de debater junto à sociedade os projetos de lei que propõem a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) bem como avaliar a situação econômica do Estado, o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, deputado Antonio Coelho, vai conduzir, na próxima quarta (dia 5), uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A reunião vai acontecer às 10h, no Auditório Sérgio Guerra.

Entre os principais projetos que tramitam no Legislativo estadual a respeito da alteração do regime tributação do IPVA estão o Projeto de Lei Ordinária nº 313/2023, de autoria do deputado Abimael Santos, que concede isenção do IPVA para motocicletas e veículos similares com até 170 cilindradas. A medida deve beneficiar motoboys, entregadores e trabalhadores autônomos, que utilizam motocicletas como meio de sustento e para deslocamento diário.

“É urgente que se faça uma reflexão sobre a tributação em Pernambuco sob uma perspectiva mais ampla. A alta carga tributária está estrangulando a economia e a população do estado. Reduzir impostos permite que as famílias possam consumir mais. Um cenário que estimula o círculo virtuoso da economia, incentiva o investimento e contribui para a geração de empregos”, destacou Antonio Coelho.

Ipojuca - Acerte as contas

Pré-candidato ao Senado, o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) vem cada vez mais consolidando a sua relação de confiança com o presidente Lula (PT). O presidente reconheceu, mais uma vez, publicamente, em evento recente, o trabalho que o ministro vem realizando. Durante agenda pública, o presidente fez um dos mais enfáticos elogios ao ministro, reforçando a confiança e a relação de lealdade construída entre ambos. Na ocasião, Lula destacou a competência de Silvio na condução do ministério.

“Quero parabenizar o companheiro Silvio Costa Filho, que é um menino, um pernambucano que eu escolhi para ministro de Portos e Aeroportos e ele tem, sinceramente, dado um show no trabalho dele. É um menino que não tem preconceito. Não persegue ninguém. É um menino que não tem discórdia com ninguém e que só trabalha para fazer as coisas acontecerem. Isso me deixa muito orgulhoso de saber que às vezes a gente erra, mas também acertamos e escolhemos ministros de qualidade”, disse Lula em discurso.

Vale ressaltar que, em Brasília, o presidente tem dito a aliados que um dos seus senadores em Pernambuco será o ministro Silvio Costa Filho, porque gosta, confia e tem ajudado muito o seu governo. O ministro Silvio vem se dedicando entre as agendas em Pernambuco e Brasília, andando o país e fazendo entregas de infraestrutura fortalecendo o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

O presidente do Sindmetro-PE e da Fenametro (Federação Nacional dos Metroferroviários), Luiz Soares, foi preso pela Polícia Militar, na manhã de hoje, no Centro de Manutenção de Cavaleiro, enquanto dialogava com os trabalhadores, defendia o metrô público e a greve por tempo indeterminado.

A greve foi decidida de forma coletiva pelos metroviários no último dia 30 de outubro, diante do abandono do Governo Federal e da falta de condições mínimas de segurança no sistema metroviário. No último dia 25, um trem pegou fogo, colocando em risco a vida dos usuários e do funcionário que conduzia a composição. Esse fato gravíssimo não pode ser tratado como uma fatalidade. É o resultado direto da falta de investimentos e do descaso com o transporte público. Os metroviários e metroviárias decidiram paralisar suas atividades exigindo:

  • Liberação imediata de recursos para garantir a segurança de todos;
  • Suspensão e rediscussão do modelo de gestão que o Governo Federal tenta impor como solução;
  • Respeito à vida e aos direitos trabalhistas.