O ex-presidente Jair Bolsonaro acaba de chegar na Avenida Paulista para participar do ato chamado por ele. Antes de subir no trio onde irá discursar, o líder bolsonarista foi abraçar os seus apoiadores que aguardam ansiosos pelo início do evento.
O ex-presidente Jair Bolsonaro acaba de chegar na Avenida Paulista para participar do ato chamado por ele. Antes de subir no trio onde irá discursar, o líder bolsonarista foi abraçar os seus apoiadores que aguardam ansiosos pelo início do evento.
O deputado federal Felipe Carreras visitou, nesta sexta-feira (5), obras em andamento em Santa Cruz do Capibaribe, município que já recebeu mais de R$ 64 milhões em investimentos provenientes de emendas do parlamentar. A agenda contou com a presença do prefeito Helinho Aragão, do vice-prefeito Flávio Pontes, de ex-prefeitos e vereadores, que acompanharam o percurso pelas intervenções atualmente em execução na cidade.
Entre os pontos vistoriados, esteve a obra de pavimentação da via de acesso da Manhosa, que soma mais de 1,3 km de extensão e é financiada por emenda parlamentar de R$ 3,5 milhões. A comitiva também passou pela área destinada à construção do campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), iniciativa considerada estratégica para ampliar o acesso à educação técnica e superior no Agreste. A visita incluiu ainda a Escola Municipal Raimundo Francelino Aragão Filho, que está em fase final de construção e será a maior unidade educacional do município.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro se manifestou a favor da escolha do senador Flávio Bolsonaro como o pré-candidato do PL à Presidência da República em 2026. O filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que “não é hora de disputas menores” e pediu que “deixem as diferenças para trás” para que a direita chegue a um consenso em torno do nome do irmão.
“Meu irmão erguerá a bandeira dos ideais do nosso pai. Ele será o rosto da esperança em meio ao medo; da liberdade em meio à opressão. Representará todos aqueles que se recusam a se ajoelhar diante da tirania”, escreveu Eduardo em comunicado. As informações são do jornal O GLOBO.
Leia maisSegundo o deputado, Flávio “aceitou esse desafio gigantesco mesmo sabendo o tamanho das dores que isso traria”.
“Todos sabemos que o povo desejava nosso pai como candidato. Essa era a vontade popular. Mas a tirania que avança sobre nossa nação arrancou essa escolha das mãos da população. Julgaram que assim nos calariam. Julgaram que nos quebrariam. Que desistiríamos. Mas não entenderam com quem estavam lidando”, disse.
Anúncio de Flávio
Nesta sexta-feira, Flávio assumiu publicamente a condição de pré-candidato à Presidência em 2026, ao divulgar uma mensagem em que afirma ter sido escolhido por Jair Bolsonaro para liderar o projeto político do grupo.
A declaração ocorre após Flávio relatar a aliados, nesta semana, que o pai o convocou para disputar o Planalto. A definição teria ocorrido durante visita ao ex-presidente, que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
No comunicado, o senador afirma que Bolsonaro lhe conferiu oficialmente a missão:
“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.”
A pré-candidatura anunciada também reorganiza o tabuleiro da direita. Até aqui, Tarcísio de Freitas era tratado nos bastidores como o nome mais forte para encabeçar uma chapa apoiada pelo bolsonarismo, mas pessoas próximas ao governador de São Paulo afirmam que ele não desejava concorrer nem aceitar a vice. A preferência por Flávio, segundo dirigentes do PL, reflete a avaliação de Bolsonaro de que apenas um membro da família seria capaz de unificar o partido em meio às disputas internas e à pressão de caciques regionais.
O anúncio, porém, não encerra a disputa. Parte do PL avalia que a escolha pode não ser definitiva, interpretando o gesto como uma estratégia de Bolsonaro para manter controle político mesmo preso. Integrantes de partidos do Centrão também dizem não ver viabilidade eleitoral em Flávio a longo prazo.
O movimento ocorre após um desentendimento público entre Flávio e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que venceu uma disputa política sobre alianças no Ceará. Após se posicionar de forma contrária à aproximação de bolsonaristas no estado com o ex-presidenciável Ciro Gomes, ela sofreu críticas públicas não só de Flávio, bem como de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carlos Bolsonaro (PL-RJ).
Leia menos
BLOG DO OCTAVIO GUEGES – G1
O anúncio de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teria sido o escolhido pelo pai, Jair Bolsonaro (PL) para disputar a Presidência em 2026 deve provocar uma “festa na Granja do Torto” neste fim de semana. Para Lula, ter um adversário com o sobrenome Bolsonaro é o cenário ideal.
A lógica é simples: o clã carrega uma alta rejeição. Se Lula derrotou o “01” (Jair Bolsonaro) em 2022, a confiança na vitória aumenta contra o “02” (Flávio). É, sem dúvida, a melhor notícia da semana para o governo, melhor até do que o telefonema do presidente americano Donald Trump.
A candidatura de Flávio Bolsonaro tem cara de balão de ensaio. Flávio hoje é senador e não ficaria sem foro privilegiado. Contra ele não há investigação, mas contra pessoas próximas, sim.
Leia maisDe qualquer maneira, ele seria o candidato ideal para Lula por carregar a rejeição e o sobrenome Bolsonaro.
Além de favorecer Lula, o movimento atrapalha a construção de alternativas na direita. Nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (Novo) ou Ratinho Jr. (PSD) são conhecidos em seus estados, mas ainda precisam de tempo para se tornarem conhecidos no restante do Brasil.
A entrada de Flávio em cena adia essa escolha e esfria qualquer tentativa de Tarcísio — o candidato preferido do mercado financeiro — de começar a se colocar. Também escanteia Michelle Bolsonaro (PL), que vinha tentando se viabilizar como porta-voz da família.
Existe, porém, a possibilidade de ser uma estratégia de defesa: a “candidatura vacina”.
Funciona assim: quando alguém teme investigações ou pode ficar enrolado, lança-se candidato. Se a Justiça avança, o discurso vira “perseguição política porque sou candidato”.
Foi o que aconteceu com Alexandre Ramagem (PL-RJ) no Rio, lançado à prefeitura em meio ao escândalo da “Abin paralela”.
Flávio diz ter sido escolhido
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta sexta-feira (5) ter sido escolhido pelo pai, Jair Bolsonaro, para ser o candidato do PL à Presidência da República em 2026.
“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, declarou Flávio em uma rede social.
Preso por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro está impedido de disputar as eleições após as condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como presidente do PL, Valdemar também divulgou uma nota:
“Informo que o senador Flávio Bolsonaro é o nome indicado por Jair Bolsonaro para representar o partido na disputa presidencial”, diz o documento. “Seguiremos juntos, trabalhando com responsabilidade e compromisso com o Brasil”, completa o comunicado.
Leia menos
Uma árvore caiu durante a chuva que atingiu Floresta na tarde desta sexta-feira (5), no trecho em frente ao Cemitério Público Municipal São Miguel, no centro da cidade. O tronco atingiu um carro, uma moto e a rede de energia, deixando os fios tensionados e criando risco de choque elétrico. Ninguém ficou ferido. A Neoenergia foi acionada, e moradores da área foram orientados a evitar aproximação. Outras ocorrências relacionadas ao temporal também foram registradas, como um fio partido na rua da maternidade e a queda de outra árvore na Coab, já removida por moradores após a chuva diminuir. Com informações do Blog do Elvis.
O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe, hoje, a cantora e compositora cearense Amelinha. Com carreira iniciada na década de 1970 ao lado de nomes como Fagner, Belchior e Ednardo, ela integrou o grupo informalmente conhecido como “Pessoal do Ceará”.
Amelinha ganhou projeção nacional com sucessos que marcaram a Música Popular Brasileira. O LP Frevo Mulher (1979) rendeu à artista um Disco de Ouro e levou a faixa-título ao status de clássico. No ano seguinte, no festival MPB-80, ela interpretou “Foi Deus Quem Fez Você”, que alcançou o 2º lugar, vendeu mais de um milhão de compactos e liderou as paradas de rádio em todo o país.
O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
Por Gilson Machado*
A maior liderança do Brasil hoje, capaz de colocar mais gente nas ruas, chama-se Jair Messias Bolsonaro, o maior líder da direita da América Latina, que acaba de confirmar o senador Flávio Bolsonaro como seu candidato à Presidência da República, pela sua competência e articulação política já demonstradas tanto em seu mandato de deputado estadual quanto como senador, além de sua capacidade de lutar pelo nosso país.
Disso eu fui testemunha, pois, na época em que fui presidente da Embratur e ministro de Estado do Turismo e Cultura do Brasil, Flávio Bolsonaro representou o Senado em diversas ações no exterior, sempre buscando o melhor para o nosso país, a exemplo da conquista na Expo Mundo, onde conseguimos o melhor estande em Dubai. Conseguimos também muitos recursos e investimentos para o Brasil, a exemplo do Hard Rock Café, que trouxemos, e da roda-gigante de Balneário Camboriú.
Leia maisO nosso país hoje vive momentos muito difíceis: pessoas perseguidas e presas — dentre as quais eu me incluo, pois continuei seis meses com minha liberdade cerceada. Muitos se sentem abandonados, roubados pelo próprio sistema, reféns do narcoterrorismo e do crime. Estatais que antes davam lucro agora são saqueadas, gerando bilhões em prejuízo.
O empresariado não aguenta mais tanta incompetência e a maior carga tributária do mundo, e o atual governo querendo trocar para 4×3 — isso é fruto de um Estado inchado e paquidérmico, cuja função parece ser alimentar o “propinoduto”, que dia após dia é exposto nas redes sociais, já que a grande mídia misteriosamente se cala.
Deus não abandona a nossa nação. Teremos novos tempos de esperança, e eu tenho certeza de que Ele levanta pessoas quando o Seu povo clama por justiça. Nada é impossível para o nosso Pai. Ele abrirá os caminhos e abençoará o nosso povo.
Deus, Pátria, Família e Liberdade.
Brasil acima de tudo, e Deus acima de todos.
*Ex-ministro do Turismo e Cultura do governo Bolsonaro
Leia menos
O Diretório Estadual do PT de Pernambuco se reúne neste domingo (7), às 9h, na sede da FETAPE, no Recife, para analisar a conjuntura nacional e estadual e dar início ao planejamento da sigla para as eleições de 2026. Convocado pelo presidente estadual, deputado federal Carlos Veras, o encontro integra a estratégia de fortalecimento do partido no estado.
Entre os temas centrais da pauta está a criação do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), responsável por organizar as chapas proporcionais e colaborar na definição da tática eleitoral. “Vamos construir um calendário de diálogo com os diretórios municipais, debatendo política, programa e alinhando nossa militância em torno dos nossos objetivos centrais: a construção de uma ampla aliança em defesa do presidente Lula, a reeleição do senador Humberto Costa e a ampliação das bancadas federal e estadual”, afirmou Veras.
A reunião também marcará a posse das Secretarias e Coordenações Setoriais do PT em Pernambuco. Ao final, dirigentes e militantes participarão de uma confraternização de fim de ano, encerrando as atividades do diretório em 2025.
A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em evento realizado em Washington. O Brasil foi sorteado para o grupo C e terá como adversários Marrocos, Haiti e Escócia. A estreia da Seleção será diante dos marroquinos, no dia 13 de junho (sábado). O duelo contra o Haiti será no dia 19 (sexta-feira), e o confronto contra a Escócia, no dia 24 (quarta-feira).
Os jogos serão realizados em cidades do Leste dos Estados Unidos: as possibilidades são Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia. A tabela completa será divulgada neste sábado. As informações são do Globo Esporte.
Leia maisA abertura da Copa terá o duelo entre México e África do Sul, no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México – as mesmas seleções protagonizaram o primeiro jogo da Copa de 2010. A final será no dia 19 de julho, no Estádio MetLife, em New Jersey, cidade vizinha a Nova York.
Veja os grupos:
Se o Brasil avançar na primeira colocação de seu grupo, enfrentará o segundo colocado do grupo F, que tem a Holanda, Japão, Tunísia e mais uma equipe a ser definida, vinda da repescagem europeia (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia).

O Mundial, que será realizado em três países – Estados Unidos, Canadá e México -, terá 48 participantes pela primeira vez na história. Com isso, a primeira fase contará com 12 grupos de quatro seleções. Os dois primeiros colocados de cada chave garantem vaga no mata-mata, além dos oito melhores terceiros colocados.
O sorteio desta sexta-feira foi realizado ainda sem a definição de todos os participantes. Ao todo, 42 seleções já têm vagas garantidas. As outras seis serão definidas em março, em duas repescagens: são 16 times disputando quatro vagas na Europa; e outras seis equipes de diferentes continentes duelando por duas vagas.
Apenas no sábado a Fifa divulgará a tabela completa da Copa do Mundo – ainda estão em aberto horários e locais das partidas. Para revelar a tabela completa, a Fifa fará uma transmissão ao vivo, que contará com a participação de ex-jogadores e especialistas, que analisarão os confrontos. O evento será realizado às 14h (de Brasília) de sábado.

A definição dos horários e locais de cada jogo deve levar em conta os fusos horários dos países envolvidos nas partidas. A intenção, de acordo com a Fifa, é oferecer aos torcedores de cada seleção “as melhores condições possíveis para todas as equipes e fãs e, sempre que possível, permitir que torcedores de todo o mundo assistam a suas equipes ao vivo em diferentes fusos horários”.
Leia menos
O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) realizará, na próxima segunda-feira (8), a tradicional subida ao Morro da Conceição com uma faixa em que pede que a governadora Raquel Lyra cumpra o compromisso assumido em 2022 de fortalecer a segurança pública e valorizar a categoria. Segundo o sindicato, o ato ocorre em meio ao acúmulo de inquéritos, à falta de estrutura nas delegacias e ao cenário em que os policiais civis seguem, segundo a entidade, com o pior salário do Brasil.
Confira a nota na íntegra:
Leia maisNa próxima segunda-feira, 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) fará a tradicional subida ao Morro da Conceição levando uma grande faixa com o apelo: “Senhora da Conceição, interceda por nós: que a Governadora cumpra o prometido — segurança para o povo e valorização para os Policiais Civis que ganham o Pior Salário do Brasil.
O ato simboliza o pedido da categoria para que a governadora Raquel Lyra cumpra o compromisso assumido em 2022, durante a campanha eleitoral, de fortalecer a segurança pública e valorizar os Policiais Civis — promessa que, até hoje, não foi efetivada.
Enquanto a violência avança, as delegacias seguem sem estrutura, milhares de inquéritos se acumulam e os Policiais Civis continuam trabalhando no limite, enfrentando o pior salário do Brasil. Ainda assim, são esses profissionais que sustentam a investigação, esclarecem crimes e combatem diariamente o crime organizado em Pernambuco.
Neste dia de fé e tradição, o SINPOL-PE recorre à espiritualidade e à mobilização social para chamar atenção do Governo do Estado e da sociedade. “Pernambuco precisa, urgentemente, de uma política de segurança pública séria, eficiente e planejada — e isso passa, necessariamente, pela valorização de quem investiga”, afirmou Áureo Cisneiros, presidente do Sindicato.
O SINPOL-PE reforça sua disposição ao diálogo, mas seguirá cobrando com firmeza que as promessas feitas à categoria sejam finalmente cumpridas.
SINPOL-PE – Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco
Leia menos
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), em conjunto com a subseção de Arcoverde, obteve decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspende os efeitos da Resolução nº 497/2025, editada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O ato extinguia a 58ª Zona Eleitoral de Pedra, remanejava a unidade para o município de Aliança e promovia outras alterações estruturais sem homologação do TSE. A medida foi tomada após petição da OAB-PE, que apontou falta de transparência, ausência de estudos técnicos públicos e risco de prejuízo à população do município.
“A implementação imediata da resolução poderia causar impactos relevantes antes da avaliação técnica do Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou o ministro Floriano de Azevedo Marques ao suspender os atos administrativos até a análise final do caso. Com a decisão, a estrutura eleitoral de Pedra permanece inalterada até que o tribunal examine o mérito da controvérsia.
“A manutenção da Zona Eleitoral é essencial para garantir cidadania, fortalecer a presença do Estado no interior e evitar prejuízos à população diante de mudanças sem diálogo e transparência”, afirmou a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella. “A advocacia e a comunidade de Pedra precisavam ser ouvidas, e a suspensão reforça que qualquer alteração na estrutura eleitoral deve respeitar critérios técnicos e a legalidade”, disse a presidente da OAB Arcoverde, Marcela Macêdo. A OAB Pernambuco seguirá acompanhando o caso até a decisão definitiva.
Parte dos integrantes da cúpula dos partidos de Centrão que articulam uma candidatura de oposição para 2026 critica a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro de indicar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho mais velho, como candidato a presidente nas eleições do ano que vem.
Há um entendimento que o parlamentar não terá o apoio de partidos de centro, como União Brasil, PP, Republicanos e PSD, já que a avaliação predominante nessas legendas é de uma rejeição a qualquer candidatura que tenha o sobrenome Bolsonaro. As informações são do jornal O GLOBO.
Leia maisUm presidente de um desses partidos diz, em condição de anonimato, que a candidatura de Flávio não deixa muitas alternativas para os partidos de centro, e que agora o caminho mais provável é que alguns desses partidos fiquem neutros na eleição presidencial e foquem em fazer um grande número de deputados federais e senadores.
As legendas desejavam construir um acordo para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fosse o candidato ao Palácio do Planalto, mas agora tendem a abandonar essa ideia porque consideram quase impossível que Tarcísio se candidate sem o apoio do ex-presidente, de quem ele foi ministro e deve boa parte de seu capital político.
A ideia de apoiar Flávio tem sido descartada por uma avaliação de que o parlamentar, assim como qualquer integrante de sua família, carregue a rejeição do bolsonarismo. Também dizem que Flávio não pontua tão bem nas pesquisas eleitorais quanto Tarcísio.
O filho mais velho do ex-presidente tem interlocução com vários presidentes de partidos do Centrão, como os do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antonio Rueda, mas o grupo ainda prefere um nome que não seja da família Bolsonaro.
Mais cedo, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse nesta sexta-feira ao GLOBO que a palavra de Jair Bolsonaro sobre a sucessão presidencial e a indicação de seu filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Palácio do Planalto será respeitada.
Flávio disse a aliados nesta semana que o seu pai o escolheu como candidato do grupo para a Presidência em 2026.
A afirmação foi feita após uma visita de Flávio ao pai na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde Bolsonaro está preso.
Leia menos
O senado Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou que foi escolhido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para se lançar candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.
Leia a íntegra do comunicado:
É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.
Eu não posso, e não vou, me conformar ao ver o nosso país caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo.
Eu não vou ficar de braços cruzados enquanto vejo a esperança das famílias sendo apagada e nossa democracia sucumbindo.
O nosso país vive dias difíceis, em que muitos se sentem abandonados, aposentados são roubados pelo próprio governo, narco-terroristas dominam cidades e exploram trabalhadores, estatais voltaram a ser saqueadas, novos impostos não param de ser criados ou aumentados, nossas crianças não têm expectativas de futuro. Ninguém aguenta mais!
Mas eu creio em um Deus que não abandona nossa nação.
Eu creio que Ele levanta pessoas e inicia novos tempos quando o povo clama por justiça.
Eu creio que nenhum cativeiro é maior do que o poder de Deus para libertar.
Eu me coloco diante de Deus e diante do Brasil para cumprir essa missão.
E sei que Ele irá à frente, abrindo portas, derrubando muralhas e guiando cada passo dessa jornada.
Que Deus abençoe o nosso povo!
Que Deus abençoe o nosso Brasil!
