O ex-presidente Jair Bolsonaro acaba de chegar na Avenida Paulista para participar do ato chamado por ele. Antes de subir no trio onde irá discursar, o líder bolsonarista foi abraçar os seus apoiadores que aguardam ansiosos pelo início do evento.
O ex-presidente Jair Bolsonaro acaba de chegar na Avenida Paulista para participar do ato chamado por ele. Antes de subir no trio onde irá discursar, o líder bolsonarista foi abraçar os seus apoiadores que aguardam ansiosos pelo início do evento.
Por Edson Felix Costa*
O projeto da ferrovia sempre foi defendido com o pressuposto de que uma linha férrea cortando o estado de leste a oeste traria uma dinâmica diferente para os arranjos produtivos, do Litoral, Agreste e Sertão pernambucanos. Contudo, em momento algum respondeu-se a uma simples pergunta: qual ou quais cargas seriam transportadas entre os extremos do Estado.
Quem é da área de engenharia de transportes sabe que o transporte ferroviário é viável e muito econômico para uma determinada classe de cargas, as chamadas grandes cargas, o que não é o caso da demanda de transportes em Pernambuco, o que ficou claro com a estagnação e decadência da ferrovia da Rede Ferroviária Federal, que foi privatizada em 1997 e posteriormente paralisada com seus importantes ativos virando sucata.
Leia maisA privatização da malha ferroviária do Nordeste se deu com a aquisição dos seus ativos pela Companhia Siderúrgica Nacional, CSN, que posteriormente apresentou um projeto de financiamento junto ao BNDES e BNB para implantar a ferrovia Transnordestina, um projeto que inicialmente previa integrar a malha ferroviária do Nordeste com a Ferrovia Norte/Sul, na altura do município de Estreito, no estado do Maranhão.
As obras foram iniciadas em 2006, tendo o canteiro central no município de Salgueiro/PE, seguindo o trajeto até Eliseu Martins no Piauí. Também no município de Salgueiro se deu o entroncamento de dois ramais, um com destino ao Porto de Pecém, no Ceará e outro no sentido do Porto de SUAPE, em Pernambuco, sendo que o ramal com destino ao Ceará está com a quase totalidade das obras implantadas, enquanto que o ramal destinado a SUAPE foi construído apenas entre Salgueiro e Custódia, tendo em 2021 a concessionária CSN devolvido a concessão do ramal SUAPE ao governo Federal alegando a sua inviabilidade econômica.
Em 2022, o Governo de Pernambuco publicou um acordo pactuado com a empresa de mineração mineira, BEMISA, onde ficava consignada a intenção daquela mineradora de implantar e operar o ramal de SUAPE. Ressalte-se que em 2021 o Governo Federal disponibilizou uma linha de crédito específica, para o ramal de SUAPE, no valor de R$ 5 bilhões, o que levou a todos acreditarem na finalização da tão sonhada obra.
Passadas as eleições de 2022, o acordo com a mineradora BEMISA sumiu do noticiário não se tendo notícia do destino que tenha tomado tal documento. Em 2024 o Governo Federal anunciou uma licitação para elaboração de um projeto de engenharia para as obras do ramal de SUAPE, havendo notícias recentes de que serão licitadas obras no valor de cerca de R$ 216 milhões para o trecho entre Arcoverde e Custódia.
O porto de SUAPE é estatal e sofre de males comuns a muitas das empresas estatais no país, como aparelhamento político, mau uso dos recursos, lentidão na tomada de decisões, etc.. Já o porto de Pecém é uma entidade privada mais ágil na tomada de decisões e eficiente no uso dos recursos materiais e financeiros, etc., e conferiu aos cearenses uma enorme vantagem competitiva nas negociações para atração dos investimentos relacionados com a ferrovia, senão vejamos:
O porto de Pecém buscou investimentos internacionais que viabilizaram a implantação de uma Siderúrgica que utilizará minério de ferro oriundo da região de Paulistana, no Piauí, que está no traçado da ferrovia e, também buscou a implantação de uma indústria de cimento, que aproveitará na sua produção a escória da fundição do minério de ferro, além de gipsita oriunda do município de Trindade/PE, já contemplado com ligação à ferrovia. A demanda por esses dois insumos já representa uma importante fonte de receita para o empreendimento.
Pernambuco, até o momento, não tem a menor ideia do que irá transportar num ramal ferroviário que venha a ser implantado. Fala-se que o gesso da região do Araripe viria a ser exportado pelo porto de SUAPE, no entanto, nos dias atuais, o gesso proveniente da Espanha já chega ao mercado de Recife a um custo bem menor que o gesso proveniente do Araripe inviabilizando, no momento, qualquer perspectiva de conquista de mercados internacionais. Fala-se, igualmente, que as frutas do vale do São Francisco, poderiam vir a ser exportadas por SUAPE. No entanto, toda a exportação atual se dá pelos portos de Pecém, Natal e Salvador, porque nenhum armador oferece o serviço a partir de SUAPE dada a sua estrutura de custos significativamente elevada em relação aos demais portos.
Falou-se durante muito tempo que a Transnordestina seria viável para o transporte do minério de ferro oriundo de jazidas do estado do Piauí com destino ao mercado internacional. Porém, nenhum dos dois portos, Pecém ou SUAPE, apresentam profundidade (calado) e berços de atracação compatíveis com a exportação de minério de ferro. Apenas para efeito de comparação, o maior navio já atracado no porto de SUAPE operou com carga de 21 mil toneladas, enquanto o porto de Ponta da Madeira, no Maranhão recebe navios com capacidade de carga de 400 mil toneladas, mesma capacidade do porto de Tubarão, no Espírito Santo, o outro tradicional exportador de minério de ferro do país. Lembrando que o minério de ferro é um insumo de baixo valor por tonelada e que somente é viável se transportado em embarcações muito grandes.
Devido às características do relevo da região de transição do agreste para o Sertão de Pernambuco, num trecho de 88km do projeto do ramal de SUAPE, haverá necessidade de uso de um helper, que vem a ser uma terceira locomotiva com potência de 4.000 kW, diferentemente do ramal de Pecém que operará em 100% do trecho com apenas duas máquinas em cada composição de 50 vagões. Tal fato já impõe custos de investimento e custos operacionais, ao ramal de SUAPE, bem superiores aos custos do ramal de Pecém.
O Ramal de Salgueiro a Pecém conta com bitola mista, de três trilhos, que permite a operação de vagões de bitola larga exclusivos de minério de ferro e de vagões de bitola mais estreita, que operam as demais cargas. Com relação ao ramal de Salgueiro para SUAPE, o trecho já construído, que vai de Salgueiro a Custódia, foi implantado apenas com bitola larga, de dois trilhos e servirá apenas para a operação de vagões de minério de ferro ou de vagões do tipo double steck, que são incompatíveis com as possíveis cargas destinadas ou oriundas do porto de SUAPE. Ressalte-se, ainda, que os dormentes de apenas dois assentos, utilizados no trecho de Salgueiro a Custódia, não permitem a instalação de um terceiro trilho pra transformá-lo em bitola mista, que seria a bitola adequada ao transporte de cargas gerais como grãos, combustíveis, gesso, etc.
Finalizando
Pernambuco optou por tomar decisões meramente políticas, populistas e eleitoreiras, sem dar importância ao caráter técnico e econômico, deixando de ouvir, para a tomada das suas decisões, os técnicos, os investidores, a iniciativa privada, enfim, e o resultado disso tudo é que seguiremos perdendo posições e protagonismo para os estados do Ceará e da Bahia, que souberam aproveitar as oportunidades.
*Engenheiro Civil CREA/PE 13986-D
Leia menos
Por Aldemar Santos, o Dema*
No Brasil, ser uma pessoa negra é carregar, ao mesmo tempo, a memória de um povo, a resistência de muitas gerações e a esperança de um futuro mais justo. Neste Dia da Consciência Negra, falo não apenas de mim, mas da caminhada coletiva que me formou e me acompanha. Sou negro!
E, embora isso seja motivo de orgulho, também é um lembrete constante de que ocupo um espaço que, infelizmente, ainda não é comum aos que têm a mesma cor que eu. Cada passo que dei, vindo de onde vim, chegando onde cheguei, carrega marcas, escolhas, renúncias e sobretudo coragem. Coragem de não aceitar os limites que tentaram impor. Coragem de abrir portas que não estavam preparadas para me receber. Coragem de permanecer de cabeça erguida quando esperavam que eu baixasse os olhos.
Leia maisSei que minha presença incomoda alguns, inspira outros e representa muitos. E é justamente essa consciência que me impede de silenciar. Porque quando um de nós chega, nada é só sobre ele; é sobre todos que vieram antes e sobre todos que ainda virão. É sobre as crianças negras que precisam ver possibilidades reais. É sobre os profissionais negros que, apesar do talento, ainda encontram portas fechadas. É sobre as mulheres negras que carregam duplas e triplas jornadas. É sobre cada pessoa que luta para existir em um país que insiste em nos negar.
Por isso, não posso e não devo calar.
Falo para lembrar que o racismo continua vivo, mesmo quando muitos insistem em fingir o contrário. Falo para reforçar que representatividade tem impacto real, porque muda mentalidades e transforma futuros. Falo porque silêncio nunca foi proteção para nós, e sim permissão para que a desigualdade continue.
Hoje, reafirmo meu compromisso: ocupar, resistir, celebrar, avançar — e sempre falar. Não apenas por mim, mas pelos muitos que me veem, me acompanham e, de alguma forma, se reconhecem na minha trajetória.
O Dia da Consciência Negra não é um convite à acomodação, mas à continuidade da luta. E eu sigo nela. De peito aberto. De cabeça erguida. Com voz firme.
*Superintendente Geral da Alepe
Leia menos
Do jornal O Globo
Participantes da COP 30 tiveram que evacuar a Blue Zone (Zona Azul), onde ocorrem as negociações por causa de um incêndio. O foco do fogo é no pavilhão dos países, próximo do Pavilhão do Brasil.
A energia elétrica foi cortada em uma parte da estrutura da COP. Ainda não se sabe a razão do incêndio. É possível que tenha sido um curto-circuito num estande ou em algum gerador, segundo a Globonews.
Leia mais🇧🇷 URGENTE: Novas imagens mostram muito fogo e correria na COP30, a Cúpula do Clima da ONU, que acontece em Belém. pic.twitter.com/zAo2RHF4CW
— Eixo Político (@eixopolitico) November 20, 2025
É possível ver fotos de chamas indo até o teto. Como a estrutura do pavilhão é inflamável, com lonas e carpetes, o fogo corre rapidamente.
Os seguranças da ONU fizeram um cordão de isolamento para evitar que as pessoas não voltem ao interior do pavilhão.
🚨 Um incêndio atingiu o pavilhão da COP30 em Belém, nesta quinta-feira (20/11). O fogo assustou quem estava no local, e a orientação foi de evacuação.
— Metrópoles (@Metropoles) November 20, 2025
➡️ Aguarde mais informações.
🎥 Reprodução pic.twitter.com/iGVC5ebuy5
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, não há feridos. Ele estava na Blue Zone na hora do incêndio. “Esse princípio de incêndio poderia ter sido em qualquer lugar do planeta Terra”, disse o ministro.
Segundo ele, a estrutura da COP foi montada com material antichamas.

Por Luís Costa Pinto
Do ICL Notícias
“Quem escolheu Nelson Souza para presidir o BRB, hoje de manhã, foi o Ciro Nogueira. A Celina Leão pediu a ele um nome com quem ela tivesse diálogo, e ele trouxe o Nelson Souza. O governador nomeou sem pestanejar”. A afirmação foi feita ao ICL Notícias no início da tarde de ontem (19) por um secretário do governo do Distrito Federal. A equipe política mais próxima de Ibaneis Rocha (MDB), governador de Brasília, diz que o chefe está “atordoado” com a repercussão e o furacão de fatos do caso BRB/Master e sente que a vice-governadora, Celina Leão, filiada ao PP presidido pelo senador Ciro Nogueira, ocupa o vácuo de poder que se abriu nos corredores apertados e maltratados do Palácio do Buriti, a sede do GDF.
Nelson Souza, funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, presidiu o segundo maior banco federal entre 2018 e 2019, no período em que Michel Temer ocupou a presidência da República, indicado pelo mesmo Ciro Nogueira (PP-PI). Naquela época Nogueira também exercia o mandato de senador, tinha indicado Souza para a presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) como um dos prêmios políticos aos quais fez jus por ter tirado seu partido (o PP) da base de Dilma Rousseff colocando-o na linha de frente do impeachment sem crime de responsabilidade.
Leia maisPara preservar seu quinhão de poder na equipe montada por Temer, o senador piauiense escalou o novo indicado para presidir o Banco Regional de Brasília para a vaga de Gilberto Occhi. Em 2018, Occhi deixou a Caixa para assumir o Ministério da Saúde, também latifúndio de poder e de negócios designado por Michel Temer aos partidários de Ciro Nogueira. Até ser chamado para se enroscar no novelo de fatos investigados pela PF e pelo MP na relação do BRB com o Master, Nelson Souza ocupava uma das vice-presidências do Cartão Elo.
Ciro Nogueira também indicou presidente afastado do BRB
Celso Elói, indicado na manhã da última terça-feira (18), para substituir Paulo Henrique Costa na presidência do BRB no calor das buscas e apreensões do Ministério Público e da Polícia Federal na sede da instituição financeira estatal do DF, não passou pelo crivo da vice-governadora. Celina Leão vai assumir o GDF em abril de 2026 a fim de disputar a reeleição sentada na cadeira de governadora. Ibaneis se desincompatibilizará do cargo para disputar o Senado.
Paulo Henrique Costa, que também tinha assumido o BRB por indicação de Ciro Nogueira, tinha péssimo relacionamento com Celina. Ele criou uma estrutura operacional própria no BRB, lubrificada por interesses personalíssimos, até fazia concessões a pedidos de Ibaneis Rocha, mas sempre impôs dificuldades para atender a pedidos políticos da vice. Como Elói havia sido escolha pessoal de Rocha e Celina Leão não tinha relação alguma com ele, a vice-governadora bateu o pé e exigiu: ela indicaria o futuro presidente do BRB, uma vez que herdará o imenso mico que hoje é o Banco Regional de Brasília, depois que foram expostas as relações figadais da instituição com o quebrado Banco Master, ora em processo de liquidação extrajudicial pelo Banco Central.
CADE liberou compra do Master pelo BRB
Celina Leão tem lealdade imensurável a Ciro Nogueira, presidente de seu partido, e a Arthur Lira (PP-AL), a quem prestou muitos serviços enquanto foi deputada na Câmara e a quem deve a designação para muitas relatorias recebidas em seus dois mandatos federais. Ela foi buscar o auxílio de Nogueira para a definição do nome que estará à frente do BRB no curso do processo de federalização do Banco Regional de Brasília – porque é esse o futuro que os técnicos do Banco Central querem para a instituição que se prestou a ser usada pelo Master de Vorcaro e do sócio dele, Augusto Lima – em razão da pesada influência que o senador piauiense ainda conserva em algumas agências centrais do poder em Brasília.
Foi Nogueira, por exemplo, quem indicou o atual presidente do CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico), Alexandre Barreto de Souza. De acordo com informações levantadas pelo jornalista Fábio Pannunzio, Ciro Nogueira também relatou (favoravelmente e com elogios) a indicação de Barreto de Souza no Senado, no período de Temer. Em 17 de junho de 2025, Alexandre Barreto de Souza assinou decisão do CADE que liberou a compra do Master pelo BRB quando os dois bancos já eram investigados pela área técnica do BC.
Leia menos
Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões da COP30. Pessoas que estavam no local estão sendo retiradas por ordem da segurança.
O incêndio ocorre na zona azul, na área chamada de Pavilhão dos Países. Não há informações de feridos. As informações são do g1.
Mais informações em instantes.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, ontem (19), a chegada de um grupo mexicano para operar aeroportos brasileiros. Trata-se do grupo Aeropuerto de Cancún, subsidiária do Grupo Aeroportuario del Sureste (ASUR), que comprou a operação da Motiva (ex-CCR) no Brasil.
Atualmente, a Motiva administra 17 aeroportos no país, em 9 estados, incluindo o aeroporto de Confins (MG) e o aeroporto de São Luís (MA). A operação tem valor total de R$ 5 bilhões e envolve ativos em outros países da América Latina. A empresa mexicana possui ampla experiência em gestão aeroportuária. O grupo, atualmente, opera nove aeroportos no México e outros sete na América Latina.
Leia mais“A vinda de um player mexicano vai ampliar as relações comerciais entre Brasil e México e vai fortalecer o turismo de negócios e o turismo de lazer entre os dois países. Nós estamos falando da maior transação aeroportuária em curso no mundo”, afirmou o ministro.
“Esses novos investimentos dialogam com a agenda do Ministério de Portos e Aeroportos de buscar modernizar e ampliar novas concessões no Brasil. Nós estamos vivenciando o maior volume de investimentos da história em infraestrutura do setor aeroportuário. Nesses últimos dois anos e meio do governo Lula, já incluímos quase 30 milhões de passageiros a mais na aviação brasileira, o que é fruto do crescimento econômico e do turismo no Brasil”, acrescentou o ministro.
O ministro evidenciou a possibilidade de ampliação dos voos entre os dois países e de incremento do turismo de lazer e de negócios. Pela posição geográfica estratégica dos dois países da América Latina, ao sul e ao norte, Brasil e México podem ser hubs aeroportuários, com conexão entre Estados Unidos e os países sul-americanos.
A operação representa ainda maior dinamismo e diversidade para o setor aeroportuário brasileiro, que passará a ter outro operador estrangeiro. A aquisição reflete também, na opinião do ministro, a atratividade do setor de transporte aéreo nacional, valorizando os ativos brasileiros e criando novas oportunidades de negócio para outros aeroportos no País.
Neste ano, de janeiro a setembro, foram registrados 1.375 voos entre os dois países, uma alta de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, e 253 mil passageiros transportados, com crescimento de 15,4% frente a 2024.
Leia menos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta quinta-feira (20) o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para tomar posse, o escolhido de Lula ainda terá de ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário principal da Casa. São necessários, pelo menos, 41 votos para a aprovação. Se receber o aval do Senado, Messias ocupará, no STF, a vaga aberta após o ministro Luís Roberto Barroso anunciar que vai adiantar a aposentadoria. As informações são do portal g1.
Leia maisQuem é o indicado?
Atual advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias tem 45 anos e é natural de Pernambuco. Está no governo desde o início da terceira gestão Lula, em 2023.
Saiba os principais pontos da trajetória de Jorge Messias:
• Tomou posse na AGU em 2023, no início do governo Lula. Antes mesmo da nova gestão começar, já integrava a equipe de transição;
• Servidor público desde 2007, com atuação em diversos órgãos do Executivo, como o Banco Central e o BNDES;
• É considerado um nome de confiança de Lula, com apoio de ministros do PT e da ala palaciana;
• Mantém relação próxima e leal com o presidente, desde os tempos do governo Dilma Rousseff.
Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), é mestre pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou na Advocacia-Geral da União como procurador da Fazenda Nacional, função voltada à cobrança de dívidas fiscais de contribuintes inadimplentes com a União.
Ao longo da carreira, ocupou diversos cargos estratégicos no Executivo: foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior no Ministério da Educação e consultor jurídico nos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Também atuou como procurador do Banco Central e do BNDES.
Em 2022, integrou a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Foi anunciado para o comando da AGU em dezembro daquele ano e tomou posse em janeiro de 2023.
A instituição tem papel central na assessoria jurídica da Presidência e na representação da União junto ao Supremo Tribunal Federal.
Durante o governo Dilma Rousseff, Messias ocupou o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ).
Leia menos
A governadora Raquel Lyra (PSD) entregou, ontem (19), a primeira Policlínica da Polícia Civil, no Recife, mas omitiu o aspecto mais importante da obra: quem a bancou. Os R$ 4,6 milhões investidos no prédio foram integralmente oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Governo Federal, sem nenhuma contrapartida do Governo de Pernambuco. O episódio é mais um em que Raquel esconde a participação do governo do presidente Lula (PT) em entregas de sua gestão.
Tem sido assim nas obras de barragens, que só foram retomadas por iniciativa e com recursos do Governo Federal, com pequena contrapartida estadual em relação à área ambiental. Está sendo assim também nos preparativos para a duplicação da BR-232, a ser executada pelo Governo Federal, mas rotineiramente utilizada pela governadora para chantagear a Assembleia Legislativa (Alepe) e justificar o envio de novos pedidos de autorização para contrair empréstimos.
E mesmo quando tenta tirar do papel a promessa de construir cinco maternidades, Raquel dá pouca ênfase a feitos de outros governos. Esconde que a primeira das cinco unidades — o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru — já estava com 80% de conclusão quando ela assumiu o Executivo estadual, em 2023. E também omite que outras duas maternidades que ela elenca como futuros feitos seus — a de Garanhuns e a de Ouricuri — serão construídas com recursos federais. Ou seja, 60% de tudo o que Raquel prometeu sobre maternidades foi ou será entregue sem qualquer participação significativa dela e de seu governo.
Ao se apropriar de obras do Governo Federal e omitir a origem dos recursos, Raquel repete seu mantra de campanha. Em 2022, ela ficou em cima do muro para não melindrar lulistas e bolsonaristas. Em 2026, contudo, os quatro anos com a caneta na mão cobrarão seu preço. Se assumir que o Governo Federal foi importante para ajudar sua gestão, estará fazendo campanha involuntária para Lula e desagradará o eleitorado conservador. Se continuar escondendo o atual presidente, deve constranger petistas que indicaram cargos no governo estadual e que ainda andam desavisados sobre suas reais intenções.
A Polícia Federal (PF) apreendeu mais de R$ 230 milhões em joias, veículos e dinheiro em espécie durante a operação que mirou executivos do Banco Master e do Banco de Brasília (BRB).
O próprio dono e controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, preso pela Polícia Federal na última segunda-feira (17) ao tentar deixar o país, levava uma vida de luxo e possuía uma coleção milionária de aeronaves particulares. As informações são do blog da Camila Bonfim, do portal g1.
Leia maisVorcaro e mais seis executivos ligados ao banco foram detidos durante a chamada Operação Compliance Zero, da PF. Eles são acusados de fraude em papéis vendidos ao banco BRB.
O balanço atualizado da operação aponta a apreensão de R$ 9,2 milhões em veículos, além de R$ 2 milhões em dinheiro em espécie. Também foram confiscados relógios avaliados em R$ 6,15 milhões, joias estimadas em R$ 380 mil e obras de arte que somam R$ 12,4 milhões. O item de maior valor é uma aeronave, avaliada em R$ 200 milhões.
A instituição também é acusada de vender títulos de crédito falsos. O banco emitia CDBs (Certificado de Depósito Bancário) com a promessa de pagar ao cliente até 40% acima da taxa básica do mercado. No entanto, esse retorno era irreal. Segundo a PF, o esquema pode ter movimentado R$ 12 bilhões.
Pedido de soltura negado
A Justiça Federal decidiu nesta quinta-feira (20) manter a prisão de Daniel Vorcaro. A decisão é da desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que rejeitou um pedido de liminar (decisão provisória), para colocar o banqueiro em liberdade.
A prisão de Vorcaro aconteceu horas após o consórcio liderado pelo grupo de investimento Fictor Holding Financeira anunciar a compra do Banco Master — e pouco mais de um mês após o Banco Central ter rejeitado a aquisição pelo BRB.
Na terça, o BC emitiu um comunicado decretando a liquidação extrajudicial do Master e a indisponibilidade dos bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição. Com isso, a negociação de compra foi automaticamente interrompida.
Leia menos
A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), dedicou o feriado do último sábado (15) para acompanhar de perto o andamento de uma das obras mais emblemáticas e aguardadas da sua gestão: o asfaltamento da estrada principal que liga o Junco — maior e mais desenvolvida comunidade do município — à rodovia PE-102, na localidade de Lagoa de Pedra.
Ao lado da equipe da Secretaria de Infraestrutura e Obras, Juliana percorreu todo o trecho em execução e destacou o padrão técnico adotado. “Depois da terraplenagem e do BGS muito bem feitos, agora chegou a vez do asfalto com um palmo de espessura, 7 cm de puro asfalto. Um asfalto grosso, resistente, preparado para durar de verdade”, afirmou. “Vamos deixar isso aqui uma praça”, acrescentou.
A prefeita voltou a agradecer a parceria com o Governo do Estado. “Eu quero aproveitar para agradecer mais uma vez à nossa governadora Raquel Lyra, que junto comigo está colocando esse asfalto em prática. Obrigada, governadora, obrigada Chaparral pelo apoio e incentivo. Estamos unidos, trabalhando com responsabilidade e seguindo fazendo vida na vida dos casinhenses”, concluiu.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tornou réus o governo do Distrito Federal e a chefe de gabinete do governador Ibaneis Rocha, Juliana Monici, em processo envolvendo o Banco de Brasília (BRB). Ambos já receberam citação.
Juliana responde ao processo na qualidade de integrante do Conselho Fiscal do Conselho Fiscal do banco, e do Governo do Distrito Federal, na qualidade de acionista da Companhia. Os detalhes sobre o caso não são públicos. As informações são do Correio Braziliense.
Leia maisO presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, foi afastado do cargo, nesta terça-feira (18), em meio à investigação da Polícia Federal e do Ministério Público sobre a gestão do Banco Master.
De acordo com a investigação, o BRB teria transferido R$ 12,2 bilhões ao Master entre janeiro e maio, motivando uma ordem judicial que permitiu o bloqueio de bens nesse valor. Em outro momento, o BRB transferiu R$ 16,7 bi ao Master. Nesta terça, o Banco Master foi liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central.
Ao Correio Braziliense, o governador Ibaneis Rocha disse que encaminhou à Procuradoria do Distrito Federal um pedido de parecer sobre a decisão da CVM. “Diante da informação que a decisão contraria a jurisprudência dos tribunais, devo me reunir com a procuradoria na segunda feira”, afirmou o governador.
Leia menos
Cerca de 150 moradores de baixa renda do bairro Cidade Alta participarão de uma Ceia de Natal Solidária organizada por residentes, com apoio de amigos e comerciantes da comunidade. A ação pretende garantir às famílias um momento especial de confraternização, com cardápio natalino e ambientação temática.
