Bolsonaro diz que foi convidado para posse de Trump

O ex-presidente Jair Bolsonaro informou em uma rede social, hoje, que foi convidado para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo ele, o advogado já acionou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para reaver o passaporte. “Muito honrado em receber do presidente dos EUA, Donald Trump, convite para a sua posse e de seu vice-presidente JD Vance, no próximo dia 20/JAN”, escreveu.

Veja outras postagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, hoje, mudanças anunciadas pela gigante da tecnologia Meta, dona do Facebook e do Instagram, no tratamento de conteúdos postados nas suas plataformas digitais. Questionado por jornalistas sobre as mudanças anunciadas por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, na última terça-feira, o petista disse que os países devem ter suas soberanias “resguardadas”.

“Nós queremos, na verdade, é que cada país tenha a sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, não pode dois cidadãos, não pode três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação”, afirmou Lula. O presidente também disse que vai fazer ainda nesta quinta-feira uma reunião para discutir a mudança de postura da Meta.

“Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha mesma responsabilidade de um cara que comete um crime na imprensa escrita”, completou Lula.

O petista foi abordado pela imprensa quando visitava a galeria de presidentes no Palácio do Planalto e obras que foram recuperadas após os atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023.

Nesta semana, a Meta anunciou que está encerrando o seu programa de verificação de fatos, começando pelos Estados Unidos. A empresa vai adotar as chamadas “notas de comunidade”, em que os próprios usuários fazem correções – um recurso similar ao implementado pelo X, de Elon Musk.

Em vídeo postado no Instagram, Zuckerberg afirmou que os verificadores “têm sido muito tendenciosos politicamente e destruíram mais confiança do que criaram”.

E assumiu que, com o fim da verificação por terceiros, “menos coisas ruins serão percebidas” pela plataforma. “Mas também vai cair a quantidade de posts e contas de pessoas inocentes que, acidentalmente, derrubamos.”

Além disso, o CEO da Meta afirmou, sem apresentar provas, que “tribunais secretos” da América Latina “ordenam remoção silenciosa de conteúdos” em redes sociais.

A fala foi interpretada por integrantes do governo Lula como uma indireta ao Supremo, que recentemente travou embates judiciais com o proprietário do X, Elon Musk.

Zuckerberg também fez elogios ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicando que pode se aliar ao político do partido Republicano, de direita.

As principais mudanças anunciadas pela Meta são:

  • a Meta deixa de ter os parceiros de verificação de fatos (“fact checking”, em inglês) que auxiliam na moderação de postagens, além da equipe interna dedicada a essa função;
  • em vez de pegar qualquer violação à política do Instagram e do Facebook, os filtros de verificação passarão a focar em combater violações legais e de alta gravidade.
  • para casos de menor gravidade, as plataformas dependerão de denúncias feitas por usuários, antes de qualquer ação ser tomada pela empresa;
  • em casos de conteúdos considerados como de “menor gravidade”, os próprios usuários poderão adicionar correções aos posts, como complemento ao conteúdo, de forma semelhante às “notas da comunidade” do X;
  • Instagram e Facebook voltarão a recomendar mais conteúdo de política;
  • a equipe de “confiança, segurança e moderação de conteúdo” deixará a Califórnia, e a de revisão dos conteúdos postados nos EUA será centralizada no Texas (EUA).
Conheça Petrolina

Por Aldo Paes Barreto

Cidade dos rios e das pontes, o Recife também é a metrópole das ruas com denominações poéticas. Becos, vielas, estradas, praças plenas de poesias e de denominações históricas, nascidas no ventre da população. Em algum momento serviram de inspiração, de evocação, de paixões eternas, além de hospedarem mangueiras, sapotizeiros, pontos de encontro e de amores feitos e desfeitos. Não faltaram homenagens aos ricos, famosos e poderosos. Nobres, plebeus, santos, pessoas ou coisas menos célebres, personagens mais queridas pelos moradores de algum tempo.

Nas três esferas da legislação – estadual, municipal e federal – bem que se tentou várias vezes organizar o espaço urbano. Esbarravam sempre em algum esperto querendo puxar o saco dos poderosos. Recentemente fizeram um puxadinho para homenagear o distinto governador Miguel Arraes. E a tradicional Avenida Norte – a exemplo do que havia acontecido om o Aeroporto dos Guararapes, acrescido do nome de Gilberto Freyre – recebeu Arraes de quebra.   Mesmo assim, entre tantas e tão diversas homenagens, as mais expressivas lembranças permanecem graças aos que nasceram ou ali viveram. Contam suas histórias.

Quando o sensato, lúcido e político ocasional Gustavo Krause, foi prefeito do Recife (1979 a 1982) restaurou velhas denominações que deveriam ficar ao lado das novas identidades. Recentemente, o professor Sílvio Amorim pesquisou e foi buscar a História Escrita nas Paredes. Depois disso; muita gente fixou sabendo que no Arruda, havia a Rua dos Sete Pecados Capitais. Quem morava perto já havia tomado os necessários cuidados e batizaram nas proximidades uma rua como da Regeneração. Fazia sentido, até porque perto também ficava e fica a Rua das Moças. Todo cuidado era pouco. Já a Rua dos Prazeres, está prudentemente mais longe e situada perto da perfumada Rua do Jasmim, no bairro dos Coelhos.

São identidades que nasceram do povo e, muitas delas, voltaram no passo do frevo, através dos melhores poetas e compositores – Antônio Maria, Capiba, Nélson Ferreira, Getúlio Cavalcanti, Luiz Bandeira, Carlos Penna. Um balsamo.

“Cidade metade roubada ao mar, metade à imaginação’, como poetizou Carlos Penna, o Recife também pagou alto tributo aos ávidos religiosos. Incontáveis santos, santas, padres e bispos fazem parte da nossa geografia urbana. Em troca, o recifense trata sem maior cerimônia ou respeito, esses santos da devoção católica. Poucos chamam, por exemplo, o Morro Nossa Senhora da Conceição antepondo a denominação religiosa. É apenas o Morro da Conceição. Como é o Largo da Paz, a antiga Rua da Guia, da Penha, do Rosário, da Conceição. Simples, assim. Já os aristocratas integrantes da cúpula da Igreja Católica receberam o tratamento solene de cada estágio funcional:  Praça Dom Vital, Ruas Bispo Cardoso Ayres, Vigário Tenório, Padre Inglês.

Quem ficava mais perto do povo – vielas, becos –, era batizado com intimidade de colega de escola: Beco do Cu-do-Boi, do Passa a Perna, da Facada, do Quiabo, do Veado, do Sirigado e os muito antigos Becos das Crioulas, das Miudinhas, do Escuro, do Sarapatel, da Bomba, da Prata, da Panela, do Peixe Frito, do Marisco. Foi através desses estreitos caminhos de nomes saborosos e exóticos, que o Recife andava e lutava contra os invasores holandesa num passado já remoto.

Mas, é em Olinda, a histórica e eterna cidade, que fica o resistente Becco das Cortezias, assim mesmo com dois “cês” e o z, registra o gesto que cada passante que se inclina ao subir ou joga o corpo para trás, quase traçando uma linha oblíqua.

Com toda certeza, é o único lugar do mundo onde quem sobe se curva diante de quem desce.

Camaragibe Avança 2024

Hoje, a Prefeitura do Paulista promoveu uma reunião entre os secretários Alexandre Araújo (Finanças) e Fabiano Santos (Governo e Gabinete) com representantes dos servidores públicos municipais. O encontro teve como pauta principal o pagamento dos salários atrasados deixados pela gestão anterior, um dos desafios iniciais da administração do prefeito Ramos.

Durante a reunião, Alexandre Araújo destacou as dificuldades enfrentadas pela nova gestão em relação à situação financeira do município. “Nosso objetivo é iniciar o pagamento dos salários atrasados a partir do dia 10 de janeiro, dentro das possibilidades do município. Seguiremos trabalhando intensamente para sanar essa pendência e valorizar o esforço dos servidores que cuidam da nossa cidade”, afirmou o secretário de Finanças.

Fabiano Santos reforçou o compromisso da gestão com o diálogo aberto e a transparência no trato com os servidores. “O prefeito pediu para recebermos a comissão de servidores efetivos para explicar a situação em que o município se encontra. O secretário de Finanças respondeu às dúvidas e nos comprometemos a resolver essa situação o mais rápido possível. Estamos aqui para atender e esclarecer qualquer dúvida dos servidores”, pontuou o secretário de Governo e Gabinete.

A Prefeitura do Paulista reafirma seu compromisso com a valorização dos trabalhadores municipais e garante que seguirá empenhada em superar os desafios financeiros herdados, buscando sempre priorizar o diálogo e a transparência com a população.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja reforçar a equipe de mídias digitais da Presidência da República. Segundo relatos feitos à CNN Brasil, a ideia é aumentar o engajamento em publicações do governo e atingir um público que hoje não tem acesso ao conteúdo. Para isso, assessores do governo reconhecem a possibilidade tanto de contratação de especialistas como de mudanças na equipe de comunicação.

A crítica é de que a comunicação petista ainda é analógica e necessita de um choque digital. Para isso, auxiliares presidenciais devem conversar com a equipe de políticos de esquerda com alta popularidade digital. No Palácio do Planalto, são citados como exemplos positivos o prefeito de Recife, João Campos (PSB), e os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL-SP) e André Janones (Avante-MG).

O diagnóstico na equipe petista é de que os algoritmos de redes sociais têm impedido que conteúdo governamental chegue à parcela do eleitorado. E que, por isso, parcela da população, que se informa pelos meios digitais, não tem recebido informações da gestão petista. Um exemplo citado é a proposta de aumento da faixa de isenção da tabela do imposto de renda para R$ 5 mil. Segundo pesquisa da Quaest, mais da metade da população não sabia que o governo federal havia proposto a iniciativa.

Por Isabel Cesse

A diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou, ontem, por unanimidade, proposta para regulamentar uma política nacional de concessão de descontos e isenções de anuidade para os advogados inscritos na entidade.

A proposta é uma reivindicação antiga de muitos profissionais que encontram dificuldades para pagar suas anuidades e foi formalizada pelo diretor-tesoureiro Leonardo Campos. Na prática, foi aprovada a instauração de um procedimento interno no Conselho da OAB, que vai estudar e regulamentar essa política.

Mas a medida, segundo informações da Ordem, ainda terá de ser debatida pelo Colégio de Presidentes das Seccionais e, posteriormente, deliberada pelo Conselho Pleno.

Conforme explicaram integrantes da diretoria da OAB, atualmente cada seccional concede descontos conforme suas necessidades locais. A uniformização dos descontos e valores das anuidades tem como objetivo padronizar as políticas, respeitando o rol taxativo de isenções previstas no provimento 111/06 da entidade.

Pernambuco – Na mesma reunião, também foi aprovada por unanimidade, a decisão da OAB de suspender cautelarmente qualquer deliberação relacionada a isenções fora do escopo do provimento 111/06.

Essa suspensão foi motivada por um questionamento feito pela seccional de Pernambuco da entidade, que havia anunciado isenção de anuidade para toda a jovem advocacia do estado por meio de redes sociais.

Em seu despacho, Leonardo Campos destacou que a concessão anunciada pela OAB/PE seria inviável devido ao impacto orçamentário sobre o sistema OAB e que benefícios desse tipo só podem ser adotados após estudos rigorosos sobre os impactos nacionais.

A diretoria alertou sobre o risco de um “efeito multiplicador” caso outras seccionais adotem medidas semelhantes, resultando em “impacto negativo, irreparável e iminente às finanças do Sistema OAB, considerando a perspectiva federativa da Ordem dos Advogados do Brasil”. Motivo pelo qual foi aprovada a elaboração desse estudo que vai regulamentar a nova política de descontos e anuidades.

A saúde pública de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, enfrenta uma crise alarmante. Ontem, uma fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) revelou a gravidade da situação: das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, 19 estão de portas fechadas, representando 70% de inatividade. Moradores afirmam que o fechamento das unidades ocorreu no final de dezembro.

“A situação que encontramos é muito preocupante. Na Zona Rural, por exemplo, os moradores estão sofrendo com a suspensão total do serviço. Todas as seis unidades foram fechadas e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles idosos, pacientes com doenças crônicas e gestantes precisam se deslocar, com meios próprios, a procura de uma unidade que esteja funcionando. Além disso, os profissionais de saúde que atuam nas UBS não notificados formalmente sobre o fechamento das unidades. Todos os remanejamentos e demissões foram tratados pessoalmente, sem qualquer oficialização”, explica Almir Alves, conselheiro-tesoureiro do Coren-PE, que integra a equipe de fiscalização.

Após visitar as unidades, a equipe do Coren-PE foi recebida pelo secretário de Saúde de Palmares, Bruno César Camilo da Silva. Durante a reunião, o representante da gestão municipal confirmou a suspensão temporária do serviço. Segundo ele, em anos anteriores, o executivo municipal teria identificado uma queda de 80% na procura por atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde do município, o que segundo ele, justifica a suspensão parcial dos serviços. Ainda de acordo com o secretário, a previsão é que até o dia 03 de fevereiro todas as unidades estejam em pleno funcionamento.

Além de causar prejuízo para a população, a iniciativa da gestão municipal vai de encontro com a legislação. Um levantamento feito pelo Departamento de Fiscalização do Coren-PE identificou que, o Ministério da Saúde não foi informado oficialmente sobre a suspensão parcial do serviço. Todas as 19 unidades que se encontram fechadas seguem ativas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), ferramenta utilizada pelo Governo Federal para gerenciar os dados e informações do Sistema Único de Saúde, entre eles, o montante da verba que é destinada às secretarias municipais de saúde.

Após a reunião, o Coren-PE emitiu uma notificação para que a gestão municipal se adeque ao planejamento de Enfermagem, que prevê atendimento em todas as unidades nesse período. Diante do cenário, a Procuradoria do Conselho tomará medidas cabíveis, dentro da jurisdição.

Um avião de pequeno porte varou a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodiu na Praia do Itaguá, na manhã de hoje. Um vídeo, que circula pelas redes sociais, mostra o avião saindo do aeródromo, ultrapassando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas.

Cinco pessoas estavam na aeronave e foram socorridas pelas forças de segurança. Segundo a Defesa Civil do Estado, até às 11h, foram identificadas quatro vítimas, sendo dois adultos e duas crianças, que foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As informações são do portal G1.

O Corpo de Bombeiros retirou o piloto das ferragens do avião e realiza o atendimento no local. Além do piloto e das pessoas resgatadas, uma pessoa que estava na praça também foi socorrida. A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local.

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a aeronave passou por uma excursão de pista, que é caracterizada quando o avião sai da superfície da pista do aeródromo durante uma operação de pouso ou de decolagem.

A excursão de pista pode acontecer de duas formas: por veer off (saída lateral) ou overrun (final da pista). A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.

Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.

Por João Alberto*

O prefeito João Campos, que deu cara nova a grandes eventos na nossa cidade, estuda a possibilidade de mudar radicalmente o esquema do Baile Municipal, praticamente a única grande festa de carnaval que sobreviveu.

O prefeito está muito certo. A festa, que perdeu muito do seu brilho ao trocar o Clube Português pelo “Classic Hall”, precisa ganhar cara nova. O atual esquema é o mesmíssimo do que foi criado por João Paulo quando era prefeito do Recife. Não mudou nada.

A ideia de prestigiar dezenas de artistas, alguns ganhando apenas alguns minutos no palco, não empolga. Promotores de festas estão sendo consultados e para muitos é ter o mesmo esquema da época de sucesso da festa: com suas orquestras uma ou duas grandes atrações musicais.

Outra ideia seria voltar a trazer nomes nacionalmente conhecidos, como artistas, escritores, jornalistas, que garantiriam, inclusive, mídia nacional para a festa. O que não acontece faz muitos anos.

Além de tentar conseguir que nomes conhecidos na sociedade pernambucana voltem a circular pelos camarotes. E restringir os camarotes do prefeito e governador, superlotados.

*Colunista do Jornal do Commercio

Após sessão tumultuada no dia 1° de janeiro, que resultou na nulidade da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, a Justiça determinou, na tarde de ontem, que o vereador mais idoso da Casa, o parlamentar Geraldo Alves, assuma a presidência do Legislativo. Ele tomou posse na manhã de hoje.

A decisão judicial acolheu parcialmente um pedido de tutela de urgência, estipulando que a Câmara Municipal deve realizar a sessão para a eleição de sua nova Mesa Diretora em até cinco dias corridos. Com base nos artigos 300 e 303 do Código de Processo Civil, a Justiça também declarou a vacância do cargo de Presidente da Câmara, em decorrência da anulação da eleição ocorrida no início do ano. O parlamentar deve comandar a nova eleição para a Mesa Diretora nos próximos dias.

O Povo

Morreu, ontem, o ex-deputado federal Padre Zé Linhares. Ele se recuperava de uma queda e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em 1991, foi eleito deputado federal pelo PSDB, cargo que desempenhou pelo Partido Progressista (PP), onde foi presidente de honra por alguns anos. Ele também foi presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) entre 2015 e 2019. Diversas autoridades da política cearense lamentaram a morte do ex-deputado.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), escreveu que recebeu “com muito pesar a notícia da morte do ex-deputado federal Padre Zé Linhares”. “Natural de Sobral, ele ocupou também o cargo de presidente do Conselho Estadual de Educação, do Governo do Ceará, entre 2015 e 2019. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos”, disse. 

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), também se solidarizou com a morte. “Além do sacerdócio e da intensa atuação política, foi filósofo, professor, provedor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Conselheiro Estadual de Educação (2015-2019) e presidente de honra do Progressistas no Ceará. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores”, lembrou o prefeito. O enterro deve acontecer em Sobral, onde ele nasceu.

O evento “Abraço à Democracia”, realizado para marcar e lembrar os atos golpistas de 8 de janeiro, mostrou que o governo tem um novo ministro da Comunicação, mas os velhos problemas dos discursos improvisados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) persistem.

Na avaliação de assessores presidenciais, esse será apenas um dos desafios do novo ministro Sidônio Palmeira: convencer Lula a evitar erros e escorregões nos seus improvisos. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Lula afirma que é ‘amante da democracia’ e diz que amantes são mais amadas por maridos

O discurso escrito, lido pelo presidente, estava no tom certo, defendendo a democracia, cobrando punição a golpistas e celebrando a união e o diálogo.

Tudo no ponto correto, inclusive com a bela sacada do “ainda estamos aqui” porque a democracia venceu, referência ao premiado filme brasileiro “Ainda estou aqui”.

Só que na fala inicial, de improviso, o presidente cometeu erros e derrapou na mensagem.

No evento para celebrar a democracia, Lula se colocou no centro das atenções ao falar longamente dele, de sua trajetória e riscos de morte recentes, quando a homenageada do dia era a vitória da democracia.

O discurso escrito teve o dedo do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social e foi elogiado. A fala de improviso acabou sendo alvo de críticas porque Lula teria tentado capitalizar em seu benefício o evento do 8 de janeiro de 2023.

Sem falar no comentário sexista, quando disse que era amante da democracia, e soltou a frase que, segundo ele, os maridos costumam amar mais suas amantes do que suas mulheres.

Lula tem sido criticado por falas de improviso, tanto que, em algumas cerimônias, evitou sair do roteiro escrito para não gerar ruídos de comunicação, admitidos por ele próprio posteriormente.

Já o evento no Supremo Tribunal Federal (STF) foi marcado por críticas aos que tentaram um golpe no país e pela defesa da regulação das redes sociais e da criação de uma quarentena para militares que decidam entrar na política.

No primeiro caso, a defesa enfática foi feita pelo ministro Alexandre de Moraes, que afirmou que o “golpismo não estava vencido”.

Moraes, relator do inquérito do golpe, afirmou que a regulação das redes sociais é urgente, ainda mais depois da decisão da Meta de acabar com seu serviço de checagem de fatos nos Estados Unidos.

Ele garantiu, no entanto, que nenhuma plataforma digital irá funcionar no Brasil se desrespeitar a legislação brasileira.

No segundo caso, o ministro Gilmar Mendes afirmou que os eventos golpistas do governo passado, com participação de um grupo minoritário de militares, mostram a necessidade de se criar um sistema de inelegibilidade de militares que deixam a ativa e decidem entrar na política.