Bolsonaro deixa STF sem falar e vai almoçar com advogados

Poder360

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Supremo Tribunal Federal depois da 1ª sessão para analisar a denúncia de golpe de Estado, hoje, pela garagem e sem falar com a imprensa. Bolsonaro foi almoçar com seus advogados a portas fechadas e volta à Corte às 14h, para a retomada do julgamento. Além dele, deputados e senadores da oposição foram ao Supremo para acompanhar o julgamento que decide se o ex-presidente e outros 7 apontados como líderes do plano se tornarão réus.

Na primeira parte da análise da 1ª Turma, os 5 ministros ouviram o relatório do ministro-relator, Alexandre de Moraes, a sustentação oral do Procurador Geral da República, Paulo Gonet, e dos advogados de defesa dos 8 denunciados. Gonet argumentou que os denunciados visavam a impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. O procurador afirmou que o grupo realizou reuniões e planejamentos para manter Bolsonaro no poder e documentou os passos com minutas e conversas entre os membros. “A organização tinha por líderes o próprio Presidente da República e o seu candidato a vice-presidente, o General Braga Netto”, afirmou o PGR.

O advogado Celso Vilardi, que representa a defesa do ex-presidente, disse que não há provas da participação do ex-chefe do Executivo na trama golpista. Afirmou que a delação de Mauro Cid “não vale nada” e que “nem o delator que o acusou fez qualquer relação dele com o 8 de Janeiro”. O ex-presidente desembarcou na capital federal na manhã de hoje ao lado do deputado federal e líder da Oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS). Outros nomes do PL acompanharam a sessão, enquanto outros deixaram a corte depois de serem barrados.

Veja outras postagens

No carnaval, muitos turistas pousaram na capital pernambucana cantando “Voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço”, canção do cantor e compositor Luiz Bandeira. Parodiando o grande mestre de frevos, entre os quais “É de fazer chorar (Quarta-feira ingrata)”, cantei “Voltei, Bonito”. Fugindo do agito da folia, regressei, na verdade, ao hotel Refúgio do Rio Bonito, onde passei o carnaval do ano passado e adorei.

Tem de tudo que se busca para um relax completo em quatro dias: conforto na hospedagem, com chalés e suítes maravilhosos, uma paisagem campestre encantadora, friozinho de montanha, piscina aquecida, trilhas na mata atlântica e um jeito muito especial de acolher o hóspede, além de uma comida gostosa, a começar pelo café da manhã bem regional.

Joel de Hollanda*

No último 31 de janeiro, cercado pelo afeto da família, lúcido como sempre foi e atento às inquietações institucionais que hoje desafiam o Brasil, o senador Pedro Simon completou 96 anos de vida.

Noventa e seis anos não apenas de existência, mas de coerência. De altivez. De compromisso público. Tive o privilégio de com ele conviver durante quatro anos no Senado Federal. Ele, honrando o Rio Grande do Sul. Eu, representando Pernambuco.

Ipojuca - No Zap

O Carnaval apagado de Raquel

A máxima de que políticos precisam ser vistos em eventos populares, como o Carnaval, São João ou procissões religiosas, segue mais atual do que nunca. Não foi à toa que o próprio Lula (PT), em plena pré-campanha à reeleição, dispensou o tradicional descanso dos presidentes em praias restritas para circular pela folia do Recife, de Salvador e do Rio de Janeiro.

E, por bem ou por mal, virou pauta nacional pela controvérsia envolvendo o desfile em sua homenagem na Sapucaí. Já em Pernambuco, o contrário ocorreu com Raquel Lyra (PSD). Mesmo apelando a dezenas de postagens nas redes sociais, ela levou a pior e acabou ironizada até por artistas nacionais.

Caruaru - IPTU 2026

Com a tradicional coluna do dia, este blog volta a ser atualizado à meia-noite depois da paradinha nos quatro dias de folia.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Chegou o Carnaval e, com a festa, a hora da paradinha anual. Em 20 anos deste blog, pioneiro no Nordeste, nunca trabalhamos no reinado do Momo. Minha equipe e eu ficamos de pernas para o ar, porque ninguém é de ferro, como diria o saudoso Ascenso Ferreira, poeta e folclorista pernambucano, saído do canavial de Palmares para ilustrar o movimento literário modernista de 1922.

Entendo que quem está na folia só quer se esbaldar, esquecer o mundo e os problemas do quotidiano. Por isso, julgo inócuo atualizar o nosso noticiário. Até porque, diga-se de passagem, as notícias neste período se restringem ao Carnaval e este blog é focado na política.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a professora, flautista e artista Valéria Moraes neta de Edgard Moraes e integrante do Coral que carrega o nome e o legado do carnavalesco, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Cláudio Soares*

Criado em 2018 no âmbito da Corregedoria Geral da Justiça, o Moradia Legal Pernambuco consolidou-se como uma das mais importantes políticas públicas de inclusão social e garantia do direito à propriedade no Estado. Em 2025, o programa deu um salto institucional com a criação do Núcleo de Regularização e Demandas Judiciais Fundiárias (NUREF -, Moradia Legal Pernambuco), agora órgão permanente vinculado à Presidência do Tribunal.

Com caráter administrativo e não jurisdicional, a estrutura passou a atuar de forma estratégica no planejamento, na execução e no acompanhamento das ações de regularização fundiária plena. A iniciativa opera por meio de uma ampla rede de cooperação que envolve todos os municípios pernambucanos e diversas entidades públicas e privadas.

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe hoje o Coral Edgard Moraes, grupo vocal formado em 1987 pelas filhas, netas e familiares do compositor pernambucano Edgard Moraes, um dos nomes importantes do frevo e da música carnavalesca de Pernambuco.

O coral tem longa atuação no cenário cultural de Recife e do carnaval pernambucano, apresentando repertórios que exaltam o frevo de bloco e as composições de Edgard Moraes, além de participar de eventos como o Dia do Frevo de Bloco e concertos com orquestras e grupos musicais de destaque na região.

Em pleno ano eleitoral, os governadores pelo país afora resolveram abrir os cofres de olho nos dividendos políticos de uma boa folia carnavalesca. Em Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) resolveu aplicar 80 milhões de reais no Carnaval local. Ela vai disputar o governo do Estado contra o prefeito de Recife, João Campos (PSB). No ano passado, o governo pernambucano aplicou cerca de 54 milhões de reais na folia. As informações são do portal O Antagonista.

Na terra de Alceu Valença, a pré-candidata à reeleição injetou recursos em 1,3 mil atrações. Destas, 97% são locais. “Estamos batendo recorde de visitantes, de público, de lotações em nossos hotéis, de nossas pousadas, girando a nossa economia e mais do que tudo, falando da identidade do nosso povo”, defendeu Raquel na abertura do Carnaval de Recife, na noite desta quinta-feira(12).

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participa nesta sexta-feira (13) da programação do Carnaval de Jaboatão dos Guararapes, no polo Jaboatão Centro, ao lado do prefeito Mano Medeiros e da primeira-dama Andréa Medeiros. A festa segue até a próxima terça-feira (17), com programação descentralizada, reforço na segurança e ações voltadas à inclusão.

O prefeito Mano Medeiros destacou a presença da governadora na abertura da programação no município. “O Carnaval da Gente é a celebração da nossa identidade, da nossa cultura e da alegria do povo jaboatonense. Preparamos polos descentralizados para garantir acesso em todos os cantos da cidade, com segurança e organização. Em nome do município, agradeço à governadora Raquel Lyra pelo apoio, pela parceria e por estar presente nesta festa. A união valoriza os nossos artistas e a nossa gente”, afirmou.

A programação desta sexta-feira inclui apresentações no polo Jaboatão Centro, a partir das 19h, com Gel & Seus Manos, seguido por Bia Villa Chan, às 21h, e encerramento com Dilsinho, às 23h. Em Candeias, a programação começa às 19h com Banda Pinguim, seguida por Fabiana Pimentinha, às 21h, e Priscila Senna, às 23h. No Curado I, os shows começam às 18h com Eli Alves, seguido por Fundo de Quintal, às 20h, e Nosso Sentimento, às 22h.

Por Maysa Sena – Blog da Folha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita, na tarde desta sexta-feira (13), a fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

Lula chegou à unidade acompanhado do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD); do prefeito do Recife, João Campos (PSB); do diretor-presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto; e dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação). A comitiva é recepcionada por representantes da empresa e autoridades locais.

O prefeito de Araçoiaba se reuniu ontem (12) com o senador Humberto Costa (PT) e assegurou a destinação de recursos para a área da saúde no município. Segundo a gestão municipal, os investimentos serão aplicados em ações de estruturação e ampliação da atenção à saúde na cidade.

Durante o encontro, o prefeito agradeceu o apoio do parlamentar e destacou a expectativa de reforço nas políticas públicas do setor. “Quero agradecer ao senador do Lula, Humberto Costa! Vamos estar juntos brigando por todos os araçoiabenses; lutando para que a saúde de Araçoiaba, da Região Metropolitana e de todo Pernambuco possa se estruturar ainda mais. Muito obrigado, senador”, afirmou.

Humberto Costa também comentou a reunião e disse que pretende colaborar com a administração municipal. “Comprometi-me também a garantir, junto aos ministérios do governo do presidente Lula, recursos que possam ajudar no crescimento e no desenvolvimento de Araçoiaba”, pontuou o senador.