Bolsonaro deixa STF sem falar e vai almoçar com advogados

Poder360

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Supremo Tribunal Federal depois da 1ª sessão para analisar a denúncia de golpe de Estado, hoje, pela garagem e sem falar com a imprensa. Bolsonaro foi almoçar com seus advogados a portas fechadas e volta à Corte às 14h, para a retomada do julgamento. Além dele, deputados e senadores da oposição foram ao Supremo para acompanhar o julgamento que decide se o ex-presidente e outros 7 apontados como líderes do plano se tornarão réus.

Na primeira parte da análise da 1ª Turma, os 5 ministros ouviram o relatório do ministro-relator, Alexandre de Moraes, a sustentação oral do Procurador Geral da República, Paulo Gonet, e dos advogados de defesa dos 8 denunciados. Gonet argumentou que os denunciados visavam a impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. O procurador afirmou que o grupo realizou reuniões e planejamentos para manter Bolsonaro no poder e documentou os passos com minutas e conversas entre os membros. “A organização tinha por líderes o próprio Presidente da República e o seu candidato a vice-presidente, o General Braga Netto”, afirmou o PGR.

O advogado Celso Vilardi, que representa a defesa do ex-presidente, disse que não há provas da participação do ex-chefe do Executivo na trama golpista. Afirmou que a delação de Mauro Cid “não vale nada” e que “nem o delator que o acusou fez qualquer relação dele com o 8 de Janeiro”. O ex-presidente desembarcou na capital federal na manhã de hoje ao lado do deputado federal e líder da Oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS). Outros nomes do PL acompanharam a sessão, enquanto outros deixaram a corte depois de serem barrados.

Veja outras postagens

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará, no próximo dia 17 de junho, às 18h, uma solenidade em homenagem a 100 profissionais que atuam no setor de eventos em diversas áreas e segmentos do estado. A cerimônia acontecerá no Auditório Senador Sérgio Guerra, reunindo representantes de diferentes atividades que contribuem para a realização de eventos em Pernambuco.

A iniciativa é coordenada pelo produtor de eventos Saulo Galdino, idealizador da Lei Estadual nº 16.802, que instituiu o Dia Estadual dos Profissionais de Eventos. A solenidade contará com a participação do deputado estadual Joel da Harpa, autor da legislação.

Em Arcoverde, Sextou no Sabor do Campo, restaurante na zona rural, sob a batuta do meu amigo Kelsen Ferreira, ex-secretário de Agricultura da Prefeitura. Aqui, toda sexta, tem almoço regional, com carne de bode, peixada, carne de sol e tripa, e a sonoridade do sanfoneiro Giovani do Acordeon, que não só toca como canta os maiores sucessos de Luiz Gonzaga. Se você nunca veio a um Sextou aqui no Sabor do Campo, faça sua reserva no (87) 9.9163-2113.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

A Câmara Municipal de Bezerros realiza, amanhã, às 19h, uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Bezerrense a três personalidades que, segundo o Poder Legislativo, contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do município em diferentes áreas de atuação.

A honraria é considerada uma das mais importantes concedidas pela Câmara Municipal e reconhece cidadãos que, mesmo não sendo naturais de Bezerros, construíram uma trajetória de serviços, dedicação e contribuições em favor da cidade e de sua população. As informações são do blog Bezerros Hoje.

Petrolina - São João 2026

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Depois do acordo com a União Europeia, o Senado ainda tem dois acordos comerciais do Mercosul para analisar, com Singapura e com a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), outro bloco europeu que une Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Como no caso da União Europeia, são acordos de livre comércio, que eliminam tarifas e alavancam mercados.

No fundo, o governo brasileiro sabe que esse é que é o problema do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele reage fortemente ao cada vez maior amadurecimento de um processo que, no início, os EUA ajudaram a gestar após a Segunda Guerra Mundial: o multilateralismo. O problema é que esse processo reduziu a dependência dos EUA.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Durante três dias, a UNEB de Juazeiro se transformará em um grande palco para a produção artística e cultural do Vale do São Francisco. Nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2026, o Departamento de Ciências Humanas (DCH III) realiza o X Salão de Artes Universitário Regional, evento gratuito e aberto ao público que celebra a diversidade das artes e promove o encontro entre universidade, artistas e comunidade.

Em sua décima edição, o Salão traz uma programação intensa com apresentações musicais, espetáculos teatrais, performances literárias, exposições de artes visuais, mostras competitivas, oficinas formativas e atrações especiais que prometem movimentar a cena cultural da região.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Que alegria reencontrar meu amigo Batista Lima, há pouco, na lojinha de conveniência do posto Cruzeiro, em Arcoverde. É um dos melhores cantores do Nordeste. Também compositor e produtor musical. Me contou, com entusiasmo, que está apresentando o projeto audiovisual “Forró do Seu Ciço”, obra que nasceu, segundo ele, da alegria do Sertão, carregada de verdade, emoção e muito amor pela cultura nordestina.

“Cada detalhe foi pensado com carinho, da escolha da Bodega de Veio em Serra Negra (Bezerros – PE) aos acordes de xote, forró e baião que deram alma a esse trabalho tão especial”, disse Batista. O audiovisual, segundo ele, também carrega a emoção dos seus 50 anos de vida, celebrando a sua história através da música e das raízes que sempre fizeram parte da sua caminhada. O repertório traz a força de composições de sua própria autoria, como “Porque não vê”, “Loucura de amor”, “E tome amor” e “Toma conta de mim”, que se entrelaçam perfeitamente aos clássicos imortais de verdadeiras lendas da nossa cultura.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Por Mauro Ferreira Lima*

Apesar de tantos obstáculos, o Recife Antigo constitui um espaço urbano por si só diferenciado. Desde o período Jarbas, uma iniciativa exitosa começou ali a acontecer. Muitos empreendimentos comerciais para lá se dirigiram e tiveram sucesso. Com o fim desse período e a ascensão do PT, tudo regrediu.

O desmonte foi geral. O bairro sem público cativo permanentemente, não conseguiu sobreviver apenas com o mundo empresarial diurno vinculado ao Porto Digital. Foram dez anos de estagnação e quebradeira geral do comércio gastronômico e de lazer.

Palmares - Sala lúdica

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, será uma das principais lideranças políticas do interior pernambucano presentes, hoje, em Paudalho, durante o lançamento das pré-candidaturas de Marcelo Gouveia a deputado federal e de Gustavo Gouveia à reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Estará acompanhado de vereadores e lideranças políticas.

O evento, que também deverá contar com a participação da governadora Raquel Lyra, é apontado como uma das primeiras grandes demonstrações de força política do grupo Gouveia com foco nas eleições de 2026, reunindo prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, lideranças partidárias e apoiadores de diversas regiões do Estado.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Numa demonstração de força na Região Metropolitana, o pré-candidato a governador João Campos (PSB) cumpriu agenda, ontem, acompanhado de um grupo de vereadores de Jaboatão dos Guararapes, o segundo maior colégio eleitoral do estado.

Os parlamentares, que eram da base da governadora Raquel Lyra (PSD) e agora migram para o palanque da Frente Popular, acompanharam o ex-prefeito do Recife em uma visita ao Mercado das Mangueiras, em Prazeres, um dos principais pontos de comércio popular da região. Aos gritos de “É João governador”, o pré-candidato percorreu todo o espaço e foi recebido com entusiasmo por frequentadores e comerciantes.

A Câmara Municipal de Bezerros entregará, amanhã, às 19h, o Título de Cidadã Bezerrense à deputada estadual Simone Santana. A homenagem será realizada em sessão solene, por iniciativa dos vereadores Emanuel Messias e Nathan de Demir.

A ação reconhece os serviços prestados pela parlamentar ao município. Ao longo de seu mandato, Simone destinou emendas parlamentares para áreas como infraestrutura, mobilidade e cuidado animal, além de recursos para a aquisição de uma ambulância.

Segundo Simone, receber o Título de Cidadã Bezerrense reafirma sua ligação com a cidade. “Bezerros tem uma identidade muito forte e uma população que sempre me acolheu com carinho. Receber esse título é uma alegria imensa. Reforça meu compromisso e minha vontade de continuar ajudando a construir novas conquistas”, afirmou.

Araripina é, mais uma vez, o município com melhor desempenho social de todo o Sertão do Araripe Pernambucano. O IPS Brasil 2026, o índice mais completo sobre a realidade socioambiental dos 5.570 municípios do país, confirmou que a cidade alcançou 59,41 pontos, ocupando a 38ª posição entre os 185 municípios de Pernambuco e mantendo a liderança regional pelo segundo ano consecutivo sob o comando da gestão Evilásio Mateus e Bringel Filho.

Para o prefeito Evilásio Mateus, o resultado é o reflexo direto de um compromisso assumido desde o primeiro dia de mandato: governar para as pessoas. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Cada política pública que a nossa gestão implementa tem um objetivo claro: melhorar a vida de quem vive em Araripina, chegar até quem mais precisa e construir uma cidade mais justa e igualitária para todos”, declarou o prefeito. Para ele, liderar o Araripe pelo segundo ano seguido não é apenas uma conquista institucional, mas a prova de que Araripina avança com propósito e responsabilidade.

Por José Vítor*

A leitura de ‘Os Leões do Norte’, de Magno Martins, proporciona muito mais do que o conhecimento sobre a trajetória dos ex-governadores de Pernambuco. A obra revela uma característica marcante da história política pernambucana: a constante conexão entre os acontecimentos do Estado e os grandes momentos da vida nacional.

Ao percorrer as páginas do livro, percebe-se que Pernambuco nunca ocupou uma posição secundária na história do Brasil. Seus líderes, em diferentes épocas, participaram ativamente dos debates e decisões que moldaram os rumos do país. Essa influência, muitas vezes pouco percebida pelas novas gerações, é resgatada por Magno Martins ao apresentar episódios que demonstram a bravura, a honra e a altivez de diversas personalidades da política pernambucana.