Thiago Paes, vereador cassado pela Justiça Eleitoral, é com certeza o bolsonarista número 1 de Garanhuns. Ele foi nomeado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), atendendo uma indicação do deputado Izaías Régis, para dirigir a Funase, um órgão complicado, que cuida de menores infratores.
O próprio líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) confirmou a indicação. “Eu gosto dele. Ele não vai ficar desempregado”, justificou Izaías, numa entrevista à Rádio Marano FM.
Como vereador, Thiago foi notícia no âmbito nacional em abril de 2021, por ter dado voz de prisão a Mauro Sérgio Silva, motorista de um carro de som.
O motivo: o trabalhador circulava pelas ruas da cidade com o carro pago pelo youtuber Thiago Reis divulgando uma gravação com críticas ao então presidente Jair Bolsonaro.
O caso foi parar na delegacia de polícia. Paes, então vereador, justificou que Mauro estava “caluniando o presidente”. Na verdade, ele apenas dirigia o veículo para ganhar seu dinheirinho, o responsável pela crítica ao governante era o youtuber.
O fato na época chamou a atenção do país, foi notícia na imprensa local, regional e nacional. Thiago Reis, no seu canal do YouTube, fez pesadas críticas ao comportamento do vereador bolsonarista. Mas quem sabe agora a Funase está em boas mãos, “nas mãos certas”.
Raquel e João enfrentam dificuldades de imagem já no início de 2026
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
O primeiro mês de 2026 chegou apenas à metade, mas os nomes que devem se enfrentar na busca pelo Governo de Pernambuco, em outubro deste ano, já lidam com dificuldades de imagem que, se não cuidadas com agilidade e eficácia neste momento, podem complicar as campanhas mais à frente. A governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), ganharam repercussões negativas na mídia nos últimos dias e acabaram oferecendo pratos cheios para suas oposições.
Uma reportagem do portal de notícias Metrópoles, publicada esta semana, expôs que a empresa de ônibus do pai da governadora, o ex-governador João Lyra Neto, opera de forma irregular no Estado desde o início da gestão da filha. O governo estadual é o responsável pela fiscalização do setor.
Um documento da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) obtido pelo Metrópoles revelou que os veículos rodam sem vistorias há, pelo menos, três anos e com atraso no pagamento da Taxa de Certificado de Registro Cadastral (CRC), exigência relacionada à segurança dos passageiros. Ontem (15), o mesmo portal divulgou que Raquel Lyra integrou o quadro societário da Logo Caruaruense.
Além disso, este blog descobriu que a empresa deve quase R$ 1 milhão em impostos à União. De acordo com dados do aplicativo da dívida ativa, a Logo Caruaruense deve R$ 904.217,63 em impostos. Os dados são públicos e qualquer pessoa que baixar o aplicativo poderá ter acesso. As informações sobre a Logo Caruaruense depõem contra a imagem de seriedade da governadora, que figurou no episódio como aquela que protege a empresa do pai de fiscalizações obrigatórias, mesmo estando em risco a segurança dos clientes.
A oposição foi rápida. O presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Rodrigo Farias (PSB), cobrou explicações públicas de Raquel Lyra após as denúncias, destacando a contradição entre o discurso do Estado e a prática de sua estrutura administrativa. “Enquanto a EPTI multa e apreende veículos de trabalhadores e motoristas de Toyotas no Agreste, fecha os olhos para as irregularidades cometidas pela empresa do pai da governadora”, afirmou.
Já o deputado estadual Romero Albuquerque (UB) formalizou denúncia no Tribunal de Contas de Pernambuco e no Ministério Público (MPPE). Para Romero, o grave não é apenas a irregularidade, mas a omissão do governo, “que deveria fiscalizar e punir, mas resolveu fechar os olhos quando o assunto envolve gente próxima ao poder”. “Já que é da família, não fiscaliza. Isso fere a moralidade, a legalidade e o respeito com o povo pernambucano”, disparou.
O prefeito do Recife, João Campos, presidente nacional do PSB, segue sendo criticado nas redes sociais desde que um candidato à vaga de procurador no concurso da prefeitura, que ficou em 63º lugar na disputa, quase levou a vaga do primeiro colocado na categoria de pessoas com deficiência (PcD). Não fossem as pressões sociais, o primeiro colocado perderia a vaga. A prefeitura cedeu e reverteu a decisão. Mas João continua sendo chamado de “fura fila”, mesmo depois de ter se pronunciado sobre o caso.
O episódio deixou em João Campos a imagem de alguém que tentou beneficiar o filho de uma procuradora do Ministério Público de Contas e de um juiz que anulou, em novembro de 2025, a Operação Barriga de Aluguel, que investigava desvios de recursos na prefeitura. A oposição também procurou o MPPE. O vereador Eduardo Moura (Novo) protocolou, ontem (15), representação por crime de responsabilidade contra João na Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital.
Alinhar discursos às práticas – Tanto a governadora Raquel Lyra quanto o prefeito João Campos precisam alinhar seus discursos às práticas de suas administrações, o que já seria o mínimo em qualquer período, mas em ano eleitoral, com adversários sedentos e em época de redes sociais, essa atitude é ainda mais necessária. Não dá para Raquel querer passar a imagem de seriedade e responsabilidade, mas deixar de fiscalizar a empresa da própria família, assim como não dá para João trabalhar a imagem de gestor moderno, conectado e eficiente e sua prefeitura se utilizar de velhas práticas, como o poder de influência, para beneficiar um candidato em um concurso.
Por falar em João – O prefeito do Recife garantiu que não há empecilhos nos diálogos da Frente Popular para a formação de chapa nas eleições deste ano, pois a colaboração e a harmonia estão no centro das conversas. A declaração foi dada, ontem (15), em visita ao local onde será construído o Terminal Intermodal do Aeroporto Internacional da capital. Na ocasião, João recebeu o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (RP). Em meio à disputa de aliados por espaços na chapa da Frente Popular, João assegurou que não há instabilidade nas articulações. As informações são do Blog da Folha.
O que disse o prefeito – De acordo com o gestor, o presidente Lula (PT) está acompanhando com otimismo todos os passos da composição estadual para as eleições. “Eu não vejo nenhum empecilho, pelo contrário, eu vejo uma relação muito madura construída com o PT. […] Inclusive, estou conversando com todo mundo, com o PT, conversei bastante com o Silvio (RP) ontem, tive pessoalmente com Miguel Coelho (UB) na sexta-feira uma conversa extraordinária, com concordância indo e voltando”, explicou.
Contra corrupção nas emendas – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu, ontem (15), a destinação e execução de recursos de emendas para organizações não governamentais e outras entidades do terceiro setor, administradas ou vinculadas a parentes de parlamentares e de seus assessores. “Não se revela compatível com o regime republicano que parlamentar possa destinar emendas a entidades vinculadas a familiares, direta ou indiretamente, transformando recursos públicos em moeda de afeto, conveniência ou lealdade pessoal, para não mencionar hipóteses de escancarado peculato”, afirmou Dino.
Mais espaço – Na decisão sobre a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para a Papudinha, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, incluiu um quadro que compara o local onde Bolsonaro estava e como será a nova cela. Ele terá mais espaço, mais refeições e mais profissionais de saúde. O ex-presidente foi transferido ontem (15). As informações são do g1. A Papudinha fica a poucos metros das unidades da Papuda para presos comuns, no Jardim Botânico, com capacidade para 60 presos. O batalhão tem oito celas, todas no formato de alojamentos coletivos, compostos por banheiro com box, chuveiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala.
CURTAS
Políticas públicas com IA 1 – A Prefeitura de Ipojuca, no Grande Recife, realizou uma capacitação em Inteligência Artificial (IA) voltada para secretários municipais e gestores da administração, como parte das ações comandadas pelo prefeito Carlos Santana (RP) para modernizar a gestão pública e qualificar a tomada de decisões.
Políticas públicas com IA 2 – A iniciativa tem como objetivo ampliar o uso da tecnologia no planejamento e na execução das políticas públicas, contribuindo para a melhoria de processos internos, maior eficiência administrativa e aprimoramento dos serviços oferecidos à população. A inteligência artificial permite análises mais precisas de dados, otimização de rotinas e apoio estratégico às decisões da gestão municipal.
Rumo à Alepe – O vereador Rodrigo Coutinho (RP) anunciou, ontem (15), pré-candidatura a deputado estadual nas eleições deste ano. Exercendo seu terceiro mandato na Câmara Municipal do Recife, o parlamentar bateu o martelo sobre a disputa para uma vaga na Alepe após reunião com o prefeito João Campos (PSB).
Perguntar não ofende: Bolsonaro e entorno continuarão reclamando das instalações na Papudinha?
O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após o magistrado determinar a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma sala no batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) conhecido como “Papudinha”. O filho do ex-mandatário afirmou que o pai foi levado para um “ambiente prisional severo”.
“Alexandre de Moraes, suas qualidades como ser humano não merecem ser enumeradas diante de tamanha maldade praticada contra o último presidente do Brasil que jamais descumpriu uma linha da Constituição e também contra os presos do 8 de janeiro”, escreveu Carlos em postagem nas redes sociais. As informações são do jornal O GLOBO.
Para o ex-vereador, a prisão do ex-presidente “revela fragilização de garantias jurídicas fundamentais, aplicação seletiva do rigor penal e desprezo às condições humanas e de saúde do condenado”.
“A transferência para um ambiente prisional severo, somada às aberrações jurídicas apontadas e ao estado clínico delicado, passa a representar mais do que o cumprimento de uma decisão judicial: transforma-se em um marco simbólico de confronto institucional, cujo impacto ultrapassa a figura de Jair Bolsonaro e alcança o próprio conceito de justiça, proporcionalidade e Estado de Direito no Brasil”, concluiu Carlos.
Bolsonaro foi levado para o 19º Batalhão da PM-DF, onde já estão o ex-ministro Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. O local ganhou o apelido de “Papudinha” por ficar ao lado do Complexo Penitenciário da Papuda.
Na mesma decisão, Moraes autorizou que o ex-presidente receba assistência religiosa na prisão e participe de um programa de redução da pena por meio da leitura. Por outro lado, negou a solicitação de acesso a uma televisão com acesso à internet (Smart TV).
Desde novembro, Bolsonaro vinha cumprindo pena na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, pelo STF, por uma tentativa de golpe de Estado.
As condições do local, contudo, eram alvo de reclamações de familiares e aliados de Bolsonaro. Uma das críticas era sobre o barulho do ar-condicionado da superintendência.
Críticas de filhos rebatidas O ministro considerou que há uma “sistemática tentativa de deslegitimar” a forma de cumprimento da pena e citou críticas de dois filhos de Bolsonaro, o senador Flávio e o ex-vereador Carlos.
Moraes afirmou que Carlos demonstrou “total desconhecimento da legislação de execução penal”, por ter reclamado da restrição de horário para visitas, e que Flávio fez “críticas infundadas às condições extremamente favoráveis”.
O deputado federal Felipe Carreras articulou, nesta quinta-feira (15), uma reunião entre João Campos, prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, e Zito Barros, para tratar de temas relacionados ao cenário político e a pautas de interesse do município de Vertentes, no Agreste pernambucano. O encontro ocorreu na capital e contou ainda com a presença dos vereadores do PSB de Vertentes Nem Cavalcanti, Marcone Moral, Natália Miranda e Saara Siqueira.
Durante a reunião, Zito Barros mencionou o apoio recebido nas últimas eleições e reafirmou alinhamento político com João Campos, Felipe Carreras e o deputado estadual Diogo Moraes. João Campos informou que pretende atuar em conjunto com os parlamentares na busca por ações e investimentos para o município. Como continuidade da agenda, Felipe Carreras estará em Vertentes neste domingo (17), ao lado de Diogo Moraes e do grupo político local, em encontro com lideranças e apoiadores.
O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) aprovou nesta quinta-feira (15) um reajuste de 4,46% nas tarifas de ônibus do Grande Recife, em uma votação marcada por controvérsias sobre o cumprimento do rito formal e questionamentos sobre a representatividade dos conselheiros. 
Com a decisão, a passagem do serviço mais utilizado pelos passageiros — o Bilhete Único Metropolitano, que unificou as antigas tarifas dos anéis A e B — deve passar de R$ 4,30 para R$ 4,50 (valor arredondado após homologação da agência reguladora).
Além do Bilhete Único, outras tarifas também foram atualizadas na proposta aprovada pelo conselho, com valores ainda sujeitos a arredondamento pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). Entre eles estão: • Tarifas do Anel G, aplicadas em linhas mais curtas, também reajustadas conforme a inflação; • Linhas opcionais e especiais, como as que ligam Recife a destinos turísticos — por exemplo, Recife/Porto de Galinhas (sem ar-condicionado) e Recife/Porto de Galinhas (Opcional) — que possuem preços significativamente maiores que o Bilhete Único. 
A reunião, que foi realizada de maneira online, chegou a ficar indefinida depois que o conselheiro Pedro Josephi solicitou pedido de vista alegando que as informações não teriam sido disponibilizadas com antecedência mínima exigida pelo regimento. Ele questionou que documentos essenciais só foram entregues três dias antes da sessão, quando o regimento interno prevê até 10 dias de antecedência para análise. 
A votação também expôs embates sobre a representatividade dos membros do conselho. Três representantes designados como “usuários do sistema” — Jean Pierre de Lima Moraes, Elizeu Dias de Santana e Vera Lúcia Maria da Silva — se abstiveram de votar. Consultas a informações públicas indicam que Jean Pierre ocupa cargo no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e Elizeu Dias possui cargo na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, ambos órgãos públicos ligados ao governo. 
Críticos apontam que a abstenção e o perfil dos representantes de usuários fragilizam a voz da sociedade civil no colegiado em uma decisão sensível que afeta mais de 1,3 milhão de pessoas usuárias do transporte coletivo na Região Metropolitana do Recife. 
O reajuste agora segue para homologação pela Arpe e publicação no Diário Oficial do Estado, com data de vigência a ser definida.
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, assinou nesta quinta-feira (data) ordens de serviço para a pavimentação de 120 ruas no bairro de Garapu. As intervenções serão executadas em etapas e têm como objetivo garantir a pavimentação de todas as vias da localidade. O primeiro lote, autorizado nesta quinta, contempla 25 ruas, enquanto um segundo lote, com mais 20 logradouros, deve ser lançado nesta sexta-feira.
O ato foi realizado na Rua Júlio Araújo, onde o prefeito também anunciou novos investimentos previstos para o bairro, incluindo a construção de uma creche e de uma praça. “Chegou a vez de Garapu. Vamos pavimentar todas as ruas do bairro”, afirmou o prefeito Lula Cabral durante o evento. Morador da via há mais de 25 anos, Aridelmo José da Silva comentou o início das obras: “Espero por essa pavimentação há 25 anos. Presenciar a assinatura dessa ordem de serviço é uma alegria enorme”, afirmou.
A irmã do prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi presa na tarde desta quinta-feira (15) após o sistema Smart Sampa detectar mandados de prisão abertos em seu nome. Considerada foragida da Justiça, Janaina Reis Miron estava nas proximidades de uma UBS na Zona Sul de São Paulo quando foi identificada por câmeras e detida por policiais militares.
Nos mandados de prisão constavam os crimes de desacato, embriaguez ao volante e lesão corporal.
O Smart Sampa é um programa da prefeitura que usa reconhecimento facial por meio de câmeras para identificar foragidos da Justiça e ajudar a localizar pessoas desaparecidas. As informações são do g1.
Nunes afirmou à GloboNews que não tem contato com a irmã há mais de 15 anos. Segundo ele, a mãe de ambos cria um dos três filhos dela, e os os outros dois vivem com o pai. Segundo prefeito, ela tem um transplante marcado na próxima terça-feira e estava, de fato, na unidade para retirar medicamentos. De acordo com ele, a família sempre fez de tudo para ela sair do vício, mas não adiantou.
Janaina foi condenada por embriaguez ao volante e desacato a PMs após uma abordagem numa rodovia em Botucatu, no interior do estado. Esse caso aconteceu em outubro de 2022 e ela foi condenada em julho de 2025.
Segundo os autos, a irmã do prefeito da capital dirigia um carro “com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool e, ao ser abordada, desacatou policiais militares que atuavam na ocorrência”.
Uma policial que atuou na ocorrência afirmou que a equipe fazia patrulhamento quando percebeu que o veículo dirigido por Janaina “estava ziguezagueando”. Ela apresentava sinais de embriaguez, não portava documentos pessoais, tinha o licenciamento do veículo vencido e a habilitação fora do prazo de validade .
Ao ser informada de que seria levada ao distrito policial, Janaína “xingou a equipe”, ameaçou soltar os cães que estavam dentro do carro contra os agentes, ficou “bem descontrolada” e chegou a ameaçar correr pela rodovia, segundo o depoimento da militar. Ainda de acordo com o relato, a ré disse que o marido era capitão da polícia e que iria prejudicar os policiais, além de afirmar que eles deveriam “estar pegando ladrão” e não abordando “uma mãe de família”.
Ela se recusou a fazer o teste do bafômetro.
Na sentença, o juiz destacou que, para a configuração do crime de embriaguez ao volante, não é necessária exclusivamente a prova técnica, como bafômetro ou exame de sangue. Segundo o magistrado, basta a comprovação de que o motorista conduzia o veículo com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, o que foi demonstrado pela prova testemunhal dos PMs.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que a prisão está amparada em mandados judiciais, obedeceu ao rigor da lei e foi executada seguindo os critérios de identificação do Smart Sampa.
O caso de lesão corporal aconteceu em novembro de 2014 contra seu filho. Ela foi condenada em abril de 2024.
Segundo a denúncia, Janaina agrediu a criança com mordidas no braço, puxões de cabelo, batidas da cabeça contra a parede e arremesso de objetos, causando lesões corporais de natureza leve, comprovadas por exame de corpo de delito.
Smart Sampa Lançado em 2024, a tecnologia é uma das principais bandeiras do prefeito Ricardo Nunes. O Smart Sampa conta com mais de 30 mil câmeras espalhadas pela cidade.
O sistema de videomonitoramento da prefeitura utiliza reconhecimento facial para identificar foragidos da Justiça e ajudar a localizar pessoas desaparecidas.
O sistema opera por meio de uma Central de Monitoramento que integra diversos órgãos públicos, como Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SPTrans, Guarda Civil Metropolitana e as polícias Civil e Militar.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou, em decisão desta quinta-feira, que aliados de Jair Bolsonaro (PL) “parecem exigir” que o ex-presidente cumpra pena em “estadia hoteleira” ou “colônia de férias”. A transferência do ex-mandatário para uma sala no batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) conhecido como “Papudinha” foi determinada pelo magistrado.
“Ressalte-se, entretanto, que essas condições absolutamente excepcionais e privilegiadas não transformam o cumprimento definitivo da pena de Jair Messias Bolsonaro, condenado pela liderança da organização criminosa na execução dos gravíssimos crimes praticados contra o Estado Democrático de Direito e suas Instituições, em uma estadia hoteleira ou em uma colônia de férias, como erroneamente várias das manifestações anteriormente descritas parecem exigir, ao comparar a Sala de Estado Maior a um “cativeiro”, ao apresentar reclamações do “tamanho das dependências”, do “banho de sol”, do “ar-condicionado”, do “horário de visitas”, ao se desconfiar da “origem da comida” fornecida pela Polícia Federal, e, ao exigir a troca da “televisão por uma SmartTV”, para, inclusive, “ter acesso ao Youtube”, diz Moraes na decisão. As informações são do jornal O GLOBO.
Como mostrou o GLOBO, o entorno bolsonarista reconhece que a mudança representa melhora em relação à permanência na Superintendência da Polícia Federal, onde Bolsonaro estava desde novembro, mas ainda é tratada como insuficiente diante do quadro de saúde do ex-presidente — motivo pelo qual aliados reforçaram a pressão por prisão domiciliar.
Bolsonaro foi levado para o 19º Batalhão da PM-DF, onde já estão o ex-ministro Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. O local ganhou o apelido de “Papudinha” por ficar ao lado do Complexo Penitenciário da Papuda.
Na mesma decisão, Moraes autorizou que o ex-presidente receba assistência religiosa na prisão e participe de um programa de redução da pena por meio da leitura. Por outro lado, negou a solicitação de acesso a uma televisão com acesso à internet (Smart TV).
Desde novembro, Bolsonaro vinha cumprindo pena na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, pelo STF, por uma tentativa de golpe de Estado.
As condições do local, contudo, eram alvo de reclamações de familiares e aliados de Bolsonaro. Uma das críticas era sobre o barulho do ar-condicionado da superintendência.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o deputado William Brigido iniciaram as tratativas para a formação da chapa de deputados estaduais do Republicanos em Pernambuco. A reunião, realizada na sede do partido, deu início ao processo de organização interna com foco no fortalecimento da legenda e na ampliação de sua representação na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a montagem da chapa estadual, com a expectativa de eleger entre três e quatro deputados no próximo pleito. “Brigido é um excelente quadro que vai nos ajudar na formação da chapa para deputado estadual. Além disso, ao lado de Mário Ricardo e de outros quadros do partido, vamos fazer uma chapa competitiva para eleger de três a quatro deputados estaduais”, destacou Silvio Costa Filho. William Brigido também comentou o cenário partidário: “O Republicanos chega a 2026 com energia, preparo e responsabilidade para ocupar um espaço ainda maior na vida pública de Pernambuco”, afirmou.
O prefeito do Recife, João Campos, concedeu na tarde desta quinta-feira (15) o Diploma e a Medalha da Ordem do Mérito Capibaribe ao reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens. A entrega da comenda ocorreu durante encontro na sede da Prefeitura do Recife e marca a despedida do jesuíta da função, após 20 anos à frente da instituição, antes de iniciar um pós-doutorado em Teologia na França.
A Ordem do Mérito Capibaribe é a mais alta honraria concedida pelo município e reconhece pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Recife, com impacto social, institucional e educacional. A homenagem destaca a atuação de Padre Pedro Rubens na educação superior, no fortalecimento do ambiente democrático e na contribuição acadêmica e social desenvolvida ao longo de sua gestão na Unicap.
Também participaram do ato o vice-prefeito Victor Marques; o vice-reitor da Unicap, Padre Delmar Cardoso; o pró-reitor administrativo e futuro reitor da universidade, Padre Carlos Fritzen; a secretária municipal de Educação, Cecília Cortez da Cunha Cruz; e o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Marcelo Canuto.
O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, esteve em Sertânia, nesta quinta-feira (15), cumprindo mais uma etapa de sua agenda política pelo interior do Estado. O encontro ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e reuniu representantes de diversos segmentos sociais, reforçando as articulações que vêm consolidando seu nome como pré-candidato ao Governo de Pernambuco em 2026.
Reconhecido na região pela criação do Centro Acadêmico do Sertão e pelo título de cidadão sertaniense, Alfredo Gomes tem intensificado diálogos fora da Região Metropolitana do Recife, ampliando sua presença no debate político estadual. A movimentação tem sido interpretada como estratégica diante da disputa que já começa a se desenhar entre nomes consolidados, como João Campos e a governadora Raquel Lyra.
Na decisão sobre a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu um quadro que compara o local onde Bolsonaro estava e como será a nova cela. Ele terá mais espaço, mais refeições e mais profissionais de saúde.
O ex-presidente foi transferido nesta quinta-feira (15) da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, conhecido como Papudinha. As informações são do g1.
A Papudinha fica a poucos metros das unidades da Papuda para presos comuns, no Jardim Botânico, com capacidade para 60 presos. O batalhão tem oito celas, todas no formato de alojamentos coletivos, compostos por banheiro com box, chuveiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala.
Segundo o STF, a cela que será ocupada por Bolsonaro é igual a que Anderson Torres cumpre pena. A sala de Estado-Maior tem área total de 54,7 metros quadrados, além de 10 metros quadrados de área externa. Além disso, o local comporta a instalação de esteira e bicicleta ergométrica e viabiliza a realização de fisioterapia noturna para estabilização do sono, além de barras de apoio na cama para evitar quedas — rotina que era inviável na sede da PF por questões de segurança.
Veja as diferenças abaixo:
Tamanho da cela
Antes: Na carceragem da Polícia Federal, o espaço disponível é de 12 metros quadrados.
Depois: No Núcleo de Custódia da PM, a cela tem 64,83 metros quadrados no total — sendo 54,76 metros quadrados de área coberta e cerca de 10 metros quadrados de área externa.
Estrutura e mobiliário
Antes: O local conta apenas com quarto e banheiro. Não há cozinha.
Depois: A cela tem quarto, sala, banheiro, cozinha, lavanderia e área externa.
Refeições
Antes: São três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).
Depois: Passam a ser cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.
Banho de sol
Antes: O banho de sol ocorria em um pátio externo improvisado.
Depois: O banho de sol pode ser feito na área externa da própria cela, com privacidade e horário livre.
Local para exercícios físicos
Antes: era usado um pátio externo improvisado.
Depois: Há possibilidade de prática de exercícios na área externa da cela.
Visitas e atendimento
Antes: As visitas ocorriam às terças e quintas-feiras, entre 9h e 11h, com duração máxima de 30 minutos por visitante. Além disso, era usada uma sala destinada à administração.
Depois: As visitas podem acontecer de quarta e quinta-feira, por até seis horas, com permanência de até duas horas por visitante.
Atendimento médico
Antes: O atendimento era feito por um médico da Polícia Federal, em regime de plantão 24 horas.
Depois: No Núcleo de Custódia da Polícia Militar, há 1 médico de plantão 24 horas, além de uma equipe formada por 2 médicos clínicos, 3 enfermeiros, 2 dentistas, 1 assistente social, 2 psicólogos, 1 fisioterapeuta, 3 técnicos de enfermagem, 1 psiquiatra e 1 farmacêutico.
O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) anunciou, nesta quinta-feira (15), sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições deste ano. Exercendo seu terceiro mandato na Câmara Municipal do Recife, o parlamentar bateu o martelo sobre a disputa para uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco após reunião com o prefeito João Campos (PSB).
“A gente esteve com o prefeito João Campos, futuro governador de Pernambuco, e firmamos nossa pré-candidatura. É um momento importante na minha vida pública. Já percorri esse estado todo, coordenando campanhas do deputado federal Augusto Coutinho, e agora terei oportunidade de mostrar meu trabalho a todas as regiões de Pernambuco, visando o desenvolvimento de nosso estado”, enfatiza Rodrigo.