O lindo e irresistível bolo do meu aniversário, preparado em azul celestial com muito carinho pela minha enteada Maria Beatriz, parti, ontem, ao final do jantar comemorativo no restaurante da pousada Baixa Verde, da minha amiga Terezinha, viúva do saudoso Pedro Júnior, que movia o mundo turístico de Triunfo.
Terezinha abriu as portas do seu aconchegante e romântico restaurante para nos oferecer fondue de queijo e carne. Estava uma delícia, como sempre! A pousada, que antes era uma espécie de galpão do Engenho São Pedro, estava apinhada de turistas. Triunfo é assim: vive lotada o ano inteiro. Difícil encontrar vagas em sua rede hoteleira.
Leia maisPedro, o grande amor da vida de Terezinha, foi vanguardista em equipamentos turísticos em Triunfo. Abriu o Engenho São Pedro, bem próximo à pousada, um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade, onde o visitante acompanha a produção de cachaça, licores, rapadura e alfinim.

Na verdade, o Engenho São Pedro é uma herança familiar. Data do início do século passado e foi restaurado por Pedro Junior, neto de Senhor de Engenho. A rapadura de qualidade e a cachaça de alambique seguem os preceitos de produtos orgânicos, ecologicamente corretos.
A restauração começou em 2002. Pedrinho era apaixonado por tudo que fazia, especialmente por Triunfo, cidade que fazia seu coração bater mais forte. Empreendedor nato, dedicou a sua vida ao Turismo de Triunfo e a realizar seus sonhos. Estudioso e pesquisador sobre Cachaças de alambique, desenvolveu uma cachaça com qualidade e muita dedicação, deixando esse legado de uma cachaça única e singular em terras altas e frias.
Com o tempo, o engenho ficou conhecido como o Palácio da Cachaça. Cachaça é o nome dado a aguardente no Brasil. A bebida tem um importante valor histórico, cultural e econômico para o país. É com ela que se faz a famosa caipirinha, conhecida e apreciada no mundo inteiro.
A história dos brasileiros com essa “pinga” vem desde o período da colonização com as primeiras plantações da cana de açúcar. O ciclo definiu os caminhos da economia no Brasil, especialmente para a região Nordeste durante os séculos XVI e XVIII. O Engenho São Pedro é o único da cidade sertaneja a permanecer em atividade durante o ano inteiro. O lugar é uma das paradas obrigatórias do município e está localizado na Avenida Manoel Paiva, nº 114.
Leia menos