Boa relação de Lira com Haddad mira sucessão no Planalto

A relação amistosa que Arthur Lira (PP-AL) vem mantendo com o ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, é baseada em uma avaliação pragmática do presidente da Câmara. Segundo aliados, Lira aposta que Haddad é hoje o principal nome do PT para suceder Lula. Seja em 2026, caso o atual presidente da República não dispute a reeleição, seja em 2030.

Com base nessa aposta, o presidente da Câmara tenta manter uma boa relação com o ministro da Fazenda, mirando em um futuro relacionamento caso Haddad vire presidente da República. As informações são da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Veja outras postagens

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho anunciou a antecipação de 3,5% do reajuste salarial dos servidores municipais, percentual que será aplicado já na folha de pagamento de janeiro. O índice corresponde à segunda parcela do aumento total de 7% concedido em 2025 e que, pelo cronograma original, estava prevista para junho de 2026. A medida alcança mais de 6 mil servidores.

Ao comentar a decisão, o prefeito Lula Cabral afirmou: “É uma forma de reconhecimento e respeito com quem trabalha todos os dias para a cidade avançar. Nosso compromisso sempre foi de valorizar o servidor”.

Para viabilizar a antecipação, o Executivo municipal encaminhará à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que altera a Lei nº 3.983, de 3 de junho de 2025, estabelecendo a nova data de pagamento da parcela de 3,5%. A proposta deverá ser analisada e votada durante o período de sessões extraordinárias do Legislativo municipal.

Por André Lucena*

O Governo do Estado de Pernambuco e o Ministério Público precisam adotar providências imediatas e eficazes para conter os elevados e reiterados abusos praticados contra consumidores no Aeroporto Internacional do Recife.

É notória a absoluta deficiência estrutural e institucional no local, evidenciada, entre outros fatores, pela inexistência de balcão funcional da ANAC, pela insuficiência de efetivo da Polícia Civil, pela precariedade da atuação do PROCON — reduzida, na prática, a um único servidor, sem qualquer amparo operacional ou integração com os órgãos policiais —, bem como pela ausência de Juizado especializado da Infância e Juventude em todos os turnos de funcionamento do aeroporto.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O governo dos Estados Unidos congelou a emissão de vistos para 75 países, segundo anunciou nesta quarta-feira (14) o Departamento de Estado.

O Brasil entrou na lista, que também inclui países como Irã e Rússia, segundo a rede de TV norte-americana Fox News, que teve acesso ao memorando do Departamento de Estado com o plano. As informações são do g1.

O departamento disse na rede ‘X’ que congelará os vistos de imigrantes. A suspensão não se aplica às categoria de não imigrantes, como os vistos de turismo e de negócios, segundo a agência Associated Press.

Caruaru - IPTU 2026

A Polícia Federal (PF) passou a desligar, durante o período noturno, os geradores que alimentam o sistema de ar-condicionado central do edifício onde o ex-presidente Jair Bolsonaro está detido em Brasília. A medida atende a pedidos que vinham sendo feitos pela defesa do antigo mandatário.

Segundo o GLOBO apurou, a medida foi adotada pela corporação como uma forma de minimizar o desconforto com o barulho feito pelo aparelho que vinha sendo relatado por Bolsonaro, sem prejudicar o trabalho da PF.

Os equipamentos ficam localizados em uma área externa, porém muito próxima à sala onde o ex-presidente cumpre a pena. Segundo a equipe do ex-presidente, o ruído contínuo dos geradores estava impedindo o descanso adequado e causando um mal-estar constante. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O embaixador do Brasil no Irã, André Veras Guimarães, disse, em entrevista à CNN, que o presidente Lula acompanha de perto a situação no Oriente Médio e que o governo brasileiro já possui um plano de contingência caso a situação no país se deteriore.

“Nós já temos tudo isso desenhado, descrito, como faremos, e nós só estamos na apreensão de saber o que vai acontecer nos próximos dias”, relatou o diplomata. As informações são da CNN.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Financiada com emendas de Arthur Lira (PP-AL), a pavimentação de uma estrada em Alagoas tem asfalto de má qualidade, com buracos e rachaduras em trechos já concluídos, mostram imagens obtidas pelo UOL. A obra é investigada pela Operação Overclean, da Polícia Federal.

Orçada em R$ 23 milhões e executada pela Allpha Pavimentações, a obra recebeu R$ 13 milhões indicados por Lira no antigo orçamento secreto e acabou paralisada no fim de 2024, após a ação da PF. As imagens foram feitas um ano depois, em dezembro passado. As informações são do UOL.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O deputado estadual Romero Albuquerque (União) fez duras críticas ao que ele chamou de “manipulação” dos dados sobre segurança pública no estado. Isso porque o governo comemorou a menor taxa de mortes violentas intencionais, mas, segundo Romero, não mencionou o aumento dos feminicídios no estado.
“Querem confundir o povo, mentindo que a segurança pública está avançando no estado. Mas a realidade é outra”, afirmou.

“Querem enganar quem com essa propaganda desonesta? Comemoram uma queda de 9,6% nas mortes intencionais em 2025, mas “esquecem” de falar dos 15,7% de aumento nos feminicídios. Esse é o maior índice em 8 anos”, dispara Romero.

O cantor Delmiro Barros realiza nesta quarta-feira (14) a gravação do DVD “Velho e Na Moda”, em Santa Terezinha, projeto que registra seus 30 anos de carreira. A produção reúne repertório voltado à música de raiz e será realizada com estrutura técnica voltada ao registro audiovisual do trabalho do artista.

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), realizou nesta semana mudanças no secretariado municipal. As alterações atingem as pastas de Desenvolvimento Social, Gestão Urbana e Fazenda. Segundo a gestão, os secretários foram exonerados por decisão administrativa, e novos nomes já foram definidos para parte das áreas.

Rafael Arruda assume a Secretaria de Gestão Urbana, enquanto Cláudia Tabosa passa a acumular as pastas da Fazenda e da Olinprev. Já Eveline Aragão ficará interinamente à frente da Secretaria de Saúde, substituindo Ana Callou, que solicitou exoneração. O nome do novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Social ainda será anunciado pela Prefeitura.

METRÓPOLES

A empresa de ônibus do pai da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), opera de forma irregular no estado desde o início da gestão da filha. O governo estadual é o responsável pela fiscalização do setor.

Um documento da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) obtido pelo Metrópoles revela que os veículos da Logo Caruaruense rodam sem vistorias há pelo menos três anos e com atraso no pagamento da Taxa de Certificado de Registro Cadastral (CRC), exigências que devem ser cumpridas para não colocar em risco a segurança dos passageiros.

O Sertão pernambucano já tem data marcada para pulsar no ritmo da música, da tradição e do encontro popular. A Prefeitura de Manari anunciou oficialmente a programação da Tradicional Festa de Janeiro 2026, que acontece entre os dias 16 e 19 de janeiro e promete ser a maior edição já realizada no município. Com um line-up que reúne fenômenos nacionais como João Gomes, Amado Batista, Iguinho & Lulinha, Zé Vaqueiro e Desejo de Menina, Manari se firma, mais uma vez, como epicentro cultural do Sertão no começo do ano.

Ao longo de quatro dias, a cidade se transforma em um grande palco a céu aberto, reunindo o piseiro, o forró romântico, o forró tradicional e a música popular brasileira em uma programação pensada para diferentes gerações. A diversidade artística dialoga com a identidade cultural do povo manariense e reforça o caráter democrático da festa, que une tradição, entretenimento e desenvolvimento econômico.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O acordo de cavalheiros entre o presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho, e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, é o último capítulo de uma impressionante batalha de lobbies que se assistiu nas últimas semanas na Esplanada dos Ministérios. Começando pelo Banco Master.

O tamanho da rede de proteção que o banco de Daniel Vorcaro montara em Brasília talvez ainda não seja totalmente conhecida. E poderá ainda gerar constrangimentos caso avance mesmo no Congresso um pedido feito pela Rede e pelo Psol de CPI. A rede tem políticos, talvez ministros de altas Cortes e – investiga-se – influenciadores digitais contratados. A rede foi a primeira a se mexer.