Barroso sobre Bolsonaro: a regra geral é o julgamento pela turma

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, recorre ao seu histórico técnico e recheado de registros fáticos para explicar o motivo pelo qual ações penais que tramitam na Corte são julgadas nas turmas, e não pelo plenário do STF.

Em conversa com o blog da Daniela Lima, Barroso detalhou como a mudança de regimento foi traçada por ele, inclusive, no fim de 2023. E o motivo era urgente: evitar que eventuais criminosos deixassem de ser julgados pelo risco de prescrição dos processos, dado o volume de ações que chegaram ao STF.

O tema suscita debate porque a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta retirar da Primeira Turma o julgamento da ação penal na qual ele e outras 33 pessoas são acusadas de se unirem com o propósito de atentar contra o Estado de Direito e impor um golpe, por meio violento, no país antes e depois de constatada a derrota nas eleições de 2022.

O caso do líder de direita tramita na 1ª Turma do STF, composta pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Flávio Dino e Alexandre de Moraes, relator da ação.

“Havia um congestionamento de ações no plenário e, em razão disso, um risco real de prescrição de casos”, diz Barroso. A prescrição é a regra legal que prevê que, pela demora, o Estado perde o direito de impor pena a um eventual criminoso. O ministro explica, então, que, num primeiro momento, o Supremo tentou driblar o volume imenso de processos levando-os para julgamento em plenário virtual. Nesse caso, cada ministro apresenta seu voto por escrito, e as defesas fazem suas sustentações orais por meio de gravações.

“A advocacia argumentou que uma gravação não tem o peso de uma sustentação oral diante dos ministros. Por isso, para evitar a prescrição e atender o pleito das defesas, mudou-se o padrão: ações penais, no Supremo, tramitam nas turmas […] Essa passou a ser a regra geral. Levar um caso para o plenário é que seria o excepcional, a exceção”, encerra o ministro.

A única possibilidade de uma ação que está nas turmas ser levada ao plenário é se a maioria dos ministros que integram esse grupo assim o decidir, diz Barroso.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), recebeu nesta quinta-feira (16) o técnico do Náutico, Hélio dos Anjos, em visita ao Palácio dos Governadores, sede do Executivo municipal. O encontro foi articulado pelo vice-prefeito Chiquinho (Solidariedade), que foi treinado por Hélio no início da carreira como jogador. Torcedora alvirrubra, Mirella destacou a emoção do encontro e a troca de experiências com o treinador. “É uma honra e alegria receber essa visita. Falamos sobre o fortalecimento e possíveis parcerias da base do Náutico com as escolinhas de Olinda”, afirmou a gestora.

Como forma de homenagem, Hélio autografou uma camisa do Náutico para a prefeita, que retribuiu o gesto presenteando o técnico com uma tela do artista Heverton Crisóstomo. O treinador também elogiou a cidade e o trabalho da administração municipal. “Olinda tem muita coisa positiva, e ter um amigo aqui ‘comandando’ a cidade nos dá ainda mais orgulho”, declarou.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Uma motociclista de 20 anos caiu no canal pluvial da Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, na manhã do último domingo (12), após o pneu da moto prender em uma fenda longitudinal no asfalto. O acidente ocorreu por volta das 11h30, no trecho entre o Derby e o Tacaruna, quando a jovem, que preferiu não se identificar, tentava fazer o retorno após descer o viaduto da Avenida João de Barros.

Segundo testemunhas, a condutora perdeu o controle do veículo ao atingir a irregularidade na pista, colidiu com o meio-fio e acabou arremessada dentro do canal. Motoristas e pedestres que passavam pelo local ajudaram a retirar a vítima, que apresentava escoriações.

A motociclista foi socorrida para a UPA da Caxangá, onde permanece em observação. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência e prestaram os primeiros socorros.