Bar Seu Luna, o melhor da região!

Por René Junior*

Tudo começou em 1988, quando seu Antonio Luna (seu Luna), e sua esposa, dona Elisete Luna, resolveram, naquele período, utilizando a própria residência, inaugurar um bar com comidas regionais, onde a vizinhança batia o ponto para jogar conversa fora, petiscando uma boa comida acompanhada de umas cervejas bem geladas.

O anfitrião servia os clientes enquanto sua esposa ficava na cozinha, fazendo as comidas. Nesse tempo, seus filhos ainda eram adolescentes, mas já ajudavam nos afazeres do bar, tendo a sua filha Claudinha aprendido a arte da gastronomia da mãe e, hoje, juntamente com o seu irmão, meu amigo Ronaldo, estão à frente do negócio, sempre com muito afinco, perpetuando todo o legado herdados de seus pais.

Hoje, aquele bar que iniciou dentro de uma residência, se tornou uma empresa com vários funcionários. Dona Elisete se foi em 2006, aos 66 anos. Seu Luna, há alguns anos, afastou-se do negócio, mas, de vez em quando, aparece por lá para rever seus velhos clientes. Hoje, encontra-se com 88 anos, vivendo em sua terra natal, no Agreste pernambucano.

Sempre que posso, dou uma passada por lá para degustar de uma boa comida regional, é referência nesse segmento. Entre os frequentadores, estão pessoas do mundo político, jornalístico, empresarial, artístico e jurídico. Incluindo desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, profissionais da imprensa, e advogados.

Entre os vários políticos que por lá passaram, estão os ex-governadores Jarbas Vasconcelos e Paulo Câmara, o atual prefeito do Recife, João Campos, além de inúmeros prefeitos de cidades vizinhas, do interior, deputados e vereadores. No mundo artístico, destacam-se Fafá de Belém, David Brasil, Santana e Almir Rouche, todos esses que eu lembro de tê-los visto por lá.

O bar do seu Luna fica localizado no bairro do Ipsep, na avenida Saldanha Marinho, 645. Na próxima semana, será inaugurado a nova unidade em Aldeia, no km 9.

*Advogado

Veja outras postagens

A presença de dois petistas no secretariado municipal sem indicação do grupo liderado pelo senador Humberto Costa foi questionada ao prefeito do Recife João Campos (PSB), nesta sexta-feira (10). Ao responder, o socialista disse que respeita os mecanismos de cada partido no momento das escolhas. E que não pode responder pelo PT. Na sua equipe, estão o secretário de Meio Ambiente, Oscar Barreto, que já ocupava o cargo; e Felipe Cury, que era secretário executivo de Habitação e passou a ser titular por indicação da senadora Teresa Leitão e seu grupo.

“A gente teve algumas conversas com o senador Humberto Costa. Sempre respeito os partidos. Faço parte de um partido político e a maior virtude que se pode ter é ter respeito aos outros e às outras organizações partidárias. Buscar o diálogo, a representatividade e deixar que haja uma dinâmica própria de cada partido”, assinalou o prefeito.

Para João Campos, o ideal é que pudesse contemplar todos. “Se puder contar com a totalidade das pessoas, ótimo. Mas tem que respeitar o mecanismo e a forma como cada partido decide. Do meu partido, eu falo”, disse.

Apesar de o secretário executivo de Infraestrutura, Vinicius Castello, integrar o grupo ligado a Humberto Costa, o prefeito João Campos afirmou que a escolha foi pessoal. “A gente fez um convite de forma pessoal a Vinicius. É uma pessoa que virou um amigo nosso, um jovem de muita capacidade de trabalho, com sensibilidade”, relatou

De acordo com Campos, o auxiliar petista vai atuar numa área estratégica da gestão, que é a integração da área metropolitana. Vinicius Castello fará parte do trabalho coordenado pelo secretário de Relações Institucionais, Raul Henry. Também farão parte as secretarias de Articulação Política e de Desenvolvimento Urbano. A intenção do prefeito é interagir com municípios vizinhos para dar atenção às áreas de fronteira.

Do Blog Dantas Barreto.

Conheça Petrolina

A desaprovação sobre o desempenho de Lula como presidente da República ultrapassou a aprovação pela primeira vez, segundo os dados do instituto AtlasIntel divulgados hoje. “Desaprovação ao desempenho do presidente Lula chega em 49,8%, supera aprovação e atinge o pior nível desde o início do mandato”, registrou o instituto em suas redes sociais.

A pesquisa, feita em parceria com a Bloomberg, ouviu 2.873 pessoas de 26 a 31 de dezembro de 2024 e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. As informações são do portal O Antagonista.

A avaliação sobre o governo Lula também piorou. Agora são 44,6% que o avaliam como péssimo, um ponto percentual e meio a mais do que em novembro, dentro da margem de erro, mas na mesma tendência registrada desde outubro.

A avaliação positiva, de ótimo ou bom, caiu 2,3 pontos percentuais, acima da margem de erro, e marca 40,5%. “A geração de emprego e o combate à pobreza são os principais destaques positivos da agenda econômica do governo. O combate à inflação, equilíbrio fiscal, a priorização de gastos estratégicos e o nível de impostos são avaliados de forma negativa pela maioria”, registrou o instituto.

Camaragibe Avança 2024

Por Isabel Cesse

O Ministério Público de Pernambuco recomendou ao Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Caruaru que fiscalize e aplique sanções ao restaurante Boi e Brasa, localizado na Avenida dos Estados, no bairro Maurício de Nassau, no município.

O objetivo é garantir medidas que respeitem o direito do consumidor, diante de denúncias de que o estabelecimento comete propaganda enganosa junto aos clientes, por meio de informações ambíguas.

A recomendação faz parte do Procedimento Administrativo nº 01878.000.270/2024 instaurado pela promotoria para investigar práticas de propaganda enganosa por parte do estabelecimento, cuja placa publicitária apresenta informações de difícil leitura sobre preços promocionais, causando prejuízo aos consumidores.

No documento, o MP-PE recomenda que o Procon “exerça plenamente o seu poder de polícia administrativa, promovendo a fiscalização efetiva e aplicando sanções cabíveis contra a prática de publicidade enganosa”. Além de realizar ações educativas e preventivas para orientar fornecedores e consumidores sobre as práticas que configuram publicidade enganosa e os prejuízos causados à coletividade.

O MP destacou que o órgão deve, ainda, “adotar todas as medidas repressivas necessárias, incluindo a aplicação de multa administrativa, garantindo a repressão aos danos já causados e a dissuasão de futuras práticas infracionais, observando-se os princípios da proporcionalidade e razoabilidade”. A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Sophia Wolfovitch Spinola, do MP-PE.

Por Guilherme Anjos
Do Diario de Pernambuco

O desgaste com a equipe ligada à governadora Raquel Lyra (PSDB) na Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE-PE) teria contribuído para o secretário Alexandre Schneider entregar o cargo na última quinta-feira (9). Oficialmente, o motivo citado pelo Executivo é que o ex-titular da pasta optou por cuidar da família, natural de São Paulo, o que, de fato, também pesou na decisão. No entanto, a gota d’água teria sido a matéria divulgada pelo Blog do Magno sobre contratos emergenciais para a compra sem licitação de merendas para 135 escolas da rede estadual, problema que teria sido alertado por Schneider, mas não foi resolvido.

Em carta enviada à governadora, obtida pelo Diario de Pernambuco, Schneider cita “valores inegociáveis, pessoal e profissionalmente” entre as razões por trás da saída, mas reforçou a dificuldade de se distanciar da família enquanto sua esposa trata de um câncer na capital paulista.

“Como disse à senhora quando me convidou, 4 meses antes de efetivamente assumir o cargo, seria muito difícil para mim deixar minha família. Agora, passados 6 meses e sentindo que os projetos da secretaria foram destravados, sinto que é hora de voltar. Como a senhora sabe bem, há valores que são inegociáveis para mim, pessoal e profissionalmente”, escreveu o então secretário.

O pivô do atrito interno teria sido o secretário-executivo de Administração e Finanças, Gilson Filho, que assume interinamente a SEE-PE. Ex-procurador e ex-secretário de Administração de Caruaru, o advogado foi um dos nomes que a governadora trouxe consigo quando assumiu o Governo do Estado.

O Diario de Pernambuco apurou que Schneider estaria insatisfeito, principalmente, com a falta de celeridade da equipe liderada por Gilson Filho para fazer licitações. A compra de merendas escolares, em especial, era um ponto de tensão entre os gestores.

O desgaste levou Schneider a solicitar uma reformulação da Secretaria à governadora Raquel Lyra. A tucana teria dado carta branca ao ex-secretário para conduzir as mudanças de pessoal, mas ele encontrou entraves para mexer em funcionários sob o ‘guarda-chuva’ de Gilson Filho.

O Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05), através do presidente Mário Cavalcanti, solicitou à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a reconsideração do afastamento da Bióloga Marina Falcão do cargo de Gestora do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI).

Em ofício enviado à governadora, o presidente do CRBio-05 ressalta a importância de ter um profissional capacitado no cargo e o profissional Biólogo está habilitado para tal, devido à complexidade da função, que vai além da estrutura de lazer para a sociedade.

O Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) possui uma área de fauna nordestina e de biodiversidade da Mata Atlântica que precisa ser preservada. Portanto, apenas um profissional qualificado tecnicamente tem o conhecimento suficiente para a administração do local.

Desta forma, o CRBio-05 reitera o desejo de reconsideração da exoneração da Bióloga Marina Falcão e se coloca à disposição para colaborar no que for preciso. Confira abaixo a carta:

Excelentíssima Senhora Raquel Lyra – Governadora do Estado de Pernambuco

Senhora Governadora,

Após termos tomado conhecimento, através da imprensa, da exoneração da Gestora do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) e nomeação de uma nova gestora, bem como do teor da manifestação do Conselho Gestor Consultivo do referido PEDI, o Conselho Regional de Biologia – 5ª Região, vem publicamente apoiar o manifesto do Conselho Gestor, pelos motivos que se seguem.

As características complexas do Parque Estadual de Dois Irmãos, cuja função vai além de uma estrutura de lazer, com extrema importância para a conservação ex situ da fauna nordestina e in situ da biodiversidade da Mata Atlântica, tem como pressuposto para a sua gestão um(a) profissional qualificado(a) tecnicamente e conhecedor(a) das peculiaridades locais, bem como habilidade comprovada no diálogo com as comunidades do entorno, pesquisadores e demais usuários.

Tais características compõem o perfil da gestora de até então, uma Bióloga de comprovada capacidade, a qual foi selecionada democraticamente e de forma participativa.

Entendemos que, no espectro da gestão político-administrativa, muitas vezes são necessárias concessões e ajustes. E nessa mesma perspectiva, confiantes na habilidade de V. Sa., vimos solicitar que considere a revogação dos atos de exoneração da gestão do PEDI e de nomeação de nova gestora.

Na expectativa de uma consideração favorável, nos colocamos à disposição para colaborarmos nos temas atinentes a este Conselho Regional de Biologia – 5ª Região.

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) inaugurou, ontem, sua nova sede no bairro do Rosarinho, no Recife. A cerimônia, liderada pelo presidente da entidade Eduardo Vasconcelos, foi marcada por celebração, homenagens e representatividade, com apresentação cultural, benção católica e a presença de lideranças da odontologia nacional, como Cláudio Miyake e Raimundo Nazareno, presidente e vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

A nova sede simboliza um novo ciclo de avanços para a odontologia no estado, reafirmando o compromisso do CRO-PE com a valorização profissional e a saúde bucal da população. Eduardo Vasconcelos destacou a importância do momento. “Hoje, inauguramos um espaço que reflete a valorização da odontologia pernambucana, com ética, conforto e modernidade. É um passo importante, construído de forma coletiva, para fortalecer nossa classe e consolidar uma odontologia mais qualificada e alinhada com as demandas da sociedade. Agradeço a todos do Conselho Federal e aos nossos funcionários do CRO de Pernambuco”, disse o presidente.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente do CRO-PE, João Godoy, e os conselheiros Adelmo Aragão, Catarina Lago, Marco Frazão, André Parente e Ive Monteiro. Também participaram o secretário-geral e o tesoureiro do CFO, Roberto Pires e Élio Lucas, além da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Representantes dos Conselhos Regionais de diversos estados, como Espírito Santo, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Alagoas, Ceará, Paraíba, Tocantins, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, prestigiaram a cerimônia. Entidades como Soepe e ABO/PE, bem como membros das Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica –, também marcaram presença.

Ministério Público recomenda que Procon fiscalize restaurante em Caruaru por propaganda enganosa

Isabel Cesse

O Ministério Público de Pernambuco recomendou ao Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Caruaru que fiscalize e aplique sanções ao restaurante Boi e Brasa, localizado na Avenida dos Estados, no bairro Maurício de Nassau, no município.

O objetivo é  garantir medidas que respeitem o direito do consumidor, diante de denúncias de que o estabelecimento comete propaganda enganosa junto aos clientes, por meio de informações ambíguas.

A recomendação faz parte do Procedimento Administrativo nº 01878.000.270/2024 instaurado pela promotoria para investigar práticas de propaganda enganosa por parte do estabelecimento, cuja placa publicitária apresenta informações de difícil leitura sobre preços promocionais, causando prejuízo aos consumidores.

No documento, o MP-PE recomenda que o Procon “exerça plenamente o seu poder de polícia administrativa, promovendo a fiscalização efetiva e aplicando sanções cabíveis contra a prática de publicidade enganosa”. Além de realizar ações educativas e preventivas para orientar fornecedores e consumidores sobre as práticas que configuram publicidade enganosa e os prejuízos causados à coletividade.

O MP destacou que o órgão deve, ainda, “adotar todas as medidas repressivas necessárias, incluindo a aplicação de multa administrativa, garantindo a repressão aos danos já causados e a dissuasão de futuras práticas infracionais, observando-se os princípios da proporcionalidade e razoabilidade”. A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Sophia Wolfovitch Spinola, do MP-PE.

Conselho de Biologia pede que Governadora Raquel Lyra reconsidere afastamento de Bióloga da gestão do  Parque Dois Irmãos

O Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05), através do presidente Mário Cavalcanti, solicitou à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a reconsideração do afastamento da Bióloga Marina Falcão do cargo de Gestora do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI).

Em ofício enviado à governadora, o presidente do CRBio-05 ressalta a importância de ter um profissional capacitado no cargo e o profissional Biólogo está habilitado para tal, devido a complexidade da função, que vai além da estrutura de lazer para a sociedade.

O Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) possui uma área de fauna nordestina e de biodiversidade da Mata Atlântica que precisa ser preservada. Portanto, apenas um profissional qualificado tecnicamente tem o conhecimento suficiente para a administração do local.

Desta forma, o CRBio-05 reitera o desejo de reconsideração da exoneração da Bióloga Marina Falcão e se coloca à disposição para colaborar no que for preciso.

Confira abaixo a carta:

Excelentíssima Senhora Raquel Lyra – Governadora do Estado de Pernambuco

Senhora Governadora,

Após termos tomado conhecimento, através da imprensa, da exoneração da Gestora do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) e nomeação de uma nova gestora, bem como do teor da manifestação do Conselho Gestor Consultivo do referido PEDI, o Conselho Regional de Biologia – 5ª Região, vem publicamente apoiar o manifesto do Conselho Gestor, pelos motivos que se seguem.

As características complexas do Parque Estadual de Dois Irmãos, cuja função vai além de uma estrutura de lazer, com extrema importância para a conservação ex situ da fauna nordestina e in situ da biodiversidade da Mata Atlântica, tem como pressuposto para a sua gestão um(a) profissional qualificado(a) tecnicamente e conhecedor(a) das peculiaridades locais, bem como habilidade comprovada no diálogo com as comunidades do entorno, pesquisadores e demais usuários.

Tais características compõem o perfil da gestora de até então, uma Bióloga de comprovada capacidade, a qual foi selecionada democraticamente e de forma participativa.

Entendemos que, no espectro da gestão político-administrativa, muitas vezes são necessárias concessões e ajustes. E nessa mesma perspectiva, confiantes na habilidade de V. Sa., vimos solicitar que considere a revogação dos atos de exoneração da gestão do PEDI e de nomeação de nova gestora.

Na expectativa de uma consideração favorável, nos colocamos à disposição para colaborarmos nos temas atinentes a este Conselho Regional de Biologia – 5ª Região.

Por Isabel Cesse

O Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) formalizou acordo com o município de São Bento do Una para reestruturação do quadro de servidores e realização de concurso público na cidade. Segundo informações do MP, há mais de 15 anos não é feito um concurso na prefeitura e um estudo técnico avaliou que há necessidade de serem preenchidos os cargos da administração municipal com servidores efetivos. A administração reconheceu essa necessidade.

Na prática, o MP-PE celebrou com a Prefeitura de São Bento do Una um compromisso de ajustamento de conduta voltado a assegurar a adesão do município ao projeto institucional “Admissão Legal” – cujo objetivo é fomentar o respeito à regra do concurso público para a composição do quadro funcional dos municípios.

O promotor de Justiça Jorge Dantas Júnior apontou, no texto do compromisso, que instaurou inquérito civil para verificar o cumprimento da regra do concurso público pela gestão municipal, uma vez que havia notícias de que a grande maioria dos servidores do município são comissionados e contratados.

O promotor também ressaltou que, para promover o concurso, o município ainda precisa aprovar uma lei municipal com o objetivo de reestruturar o seu quadro funcional e implementar um plano de cargos e salários para os servidores públicos.

Prazos

O promotor determinou que a prefeitura apresente ao MP-PE, dentro de 45 dias, a proposta de reestruturação do quadro de pessoal do município e também que encaminhe à Câmara de Vereadores um projeto de lei para criação de vagas a serem preenchidas pelo concurso, além da elaboração do plano de cargos e salários dos servidores municipais.

O município recebeu, também, prazo de 75 dias pelo Ministério Público para publicar o edital de licitação com vistas à contratação de uma empresa que ficará responsável pela realização do concurso. O processo para contratação dessa empresa tem prazo de 120 dias para ser finalizado.

Da mesma forma, o MP-PE estabeleceu para a prefeitura prazo de 180 dias para publicar o edital do concurso público municipal e de 330 dias para finalizar o certame, com a homologação do resultado. Saindo o resultado, o prazo para convocação dos aprovados é de 60 dias.

Conforme informações repassadas pelo Ministério Público, como consequência das nomeações dos candidatos aprovados, a Prefeitura de São Bento do Una deverá promover a exoneração dos comissionados, atentando sempre para os prazos de treinamento dos novos servidores e evitando qualquer risco de interrupção dos serviços públicos essenciais.

Se houver descumprimento dos termos do compromisso de ajustamento de conduta, o prefeito ficará sujeito a multa de R$10 mil para cada 30 dias de atraso. Outras autoridades públicas que, injustificadamente, causarem atraso ou descumprimento dos termos, também poderão ser multados em R$ 5 mil. O documento formalizado entre a prefeitura e o MP-PE foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MP-PE da última quarta-feira (08/01).

Em menos de três meses, o Instagram deste blog atraiu mais cinco mil novos seguidores, atingindo a marca de 85 mil leitores. Ao mesmo tempo, nos últimos 30 dias, teve quase 7 milhões de visualizações, exatos 6,8 milhões, conforme atestam os números acima.

Isso só nos motiva e estimula a continuar fazendo o melhor, mais completo e atualizado blog político do Nordeste. O crescimento não se deu apenas nas redes sociais. Agregamos mais de 1 milhão de novos leitores na página original do blog em 2024, conforme postamos na virada do ano novo.

Não é por acaso que somos o líder disparado no Nordeste! Siga o Blog do Magno em nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/blogdomagno

Facebook: https://www.facebook.com/blogdomagnomartins?locale=pt_BR

Twitter: https://x.com/BLOGDOMAGNO

Youtube: https://www.youtube.com/@blogdomagno

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza, na próxima terça-feira, às 9h, em sua sede, a primeira assembleia extraordinária de prefeitos e prefeitas de 2025. Na oportunidade, serão discutidos pontos essenciais para as gestões, como a apresentação da Rede Amupe, um sistema que reúne, em um único lugar, as principais informações municipais para uma gestão eficiente. O processo de eleição da nova diretoria executiva e conselho fiscal também será discutido na Assembleia. O momento vai marcar a escolha e homologação da Comissão Eleitoral.

Os presentes poderão acompanhar uma apresentação sobre a concessão regionalizada de água e esgoto e o panorama do abastecimento de água em Pernambuco, que será exposta pelo secretário estadual de Projetos Estratégicos, Rodrigo Queiroz. Além da discussão da adesão ao projeto de manutenção das estações de TV digital dos municípios e o novo inventário turístico de Pernambuco, este segundo apresentado pelo presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Também serão apresentadas as ações da gestão, como o setor de captação de recursos e o programa “Capacita Amupe”, uma iniciativa dentro do planejamento de ação para os novos gestores. Por outro lado, será proposta a criação do setor de engenharia da Amupe, para auxiliar os municípios de pequeno porte na elaboração de projetos.

O município de Serra Talhada garantiu, nesta semana, o montante de R$ 6.859.657,97 referente ao Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) destinada a cidades que cumprem critérios de desempenho e gestão educacional. O valor será incorporado ao orçamento de 2025, reforçando os investimentos na educação básica do município.

“Esse resultado é uma vitória de toda a nossa cidade e da dedicação da equipe da Secretaria de Educação. Quero parabenizar o secretário Edmar Júnior e a secretária executiva Luana Fernandes pelo trabalho incansável. Agradeço também aos nossos professores e todos os profissionais do magistério que garantem que Serra Talhada cumpra todas as exigências e avance na educação básica. Com esse recurso, vamos seguir transformando vidas e construindo um futuro ainda melhor para os nossos estudantes”, celebrou a prefeita Márcia Conrado. 

A conquista reflete o cumprimento de condicionalidades importantes, como a participação mínima de 80% dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a implementação de um plano de carreira para os profissionais da educação, processo de seleção para gestores escolares e a garantia de uma gestão democrática com participação ativa da comunidade escolar. Além disso, Serra Talhada alcançou os índices exigidos de melhoria no IDEB, um indicador nacional de desempenho escolar. 

“Com a verba assegurada, a gestão municipal reforça seu compromisso de investir na qualidade da educação, garantindo infraestrutura adequada, valorização dos profissionais e políticas educacionais que beneficiem cada vez mais os estudantes e suas famílias”, frisou Edmar Júnior, secretário de Educação.

Diário de Pernambuco

O Santa Cruz está próximo de concretizar um dos maiores negócios de sua história: a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para um grupo de investidores mineiros, por cerca de R$ 1 bilhão. Entre os investidores, destaca-se o empresário Vinicius Diniz, conhecido por sua experiência com o Athletic, de Minas Gerais.  A notícia foi divulgada pela Rádio 98, de Belo Horizonte (MG), e pelo jornalista Jorge Nicola, que já trabalhou por vários veículos nacionais.

O investimento não se limitaria ao futebol. O acordo prevê a quitação das dívidas do clube, estimadas em R$ 300 milhões, e a modernização do Estádio do Arruda e do CT Ninho das Cobras. De acordo com informações anteriores repassadas pelo presidente Bruno Rodrigues, o clube pretende negociar 90% das ações para a SAF e manter 10% para a instituição. Essa transformação pode recolocar o Tricolor do Arruda de volta a posição de destaque no cenário esportivo nacional. 

A oficialização do acordo é aguardada para a próxima semana. A expectativa é que os futuros investidores desembarquem na capital pernambucana para dar andamento às tratativas. Vale lembrar, que os próximos passos preveem assinatura da proposta não-vinculante, depois do debate de uma comissão do conselho, e em seguida passar para uma proposta vinculante.

Embora o estatuto do clube permita que o presidente decida sobre a SAF de forma unilateral, Bruno Rodrigues, atual mandatário, reafirmou o compromisso com a transparência ao sinalizar que o processo será submetido à votação por conselheiros e sócios.

A última atualização sobre a constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube, ocorreu em 31 de dezembro, quando o Tricolor divulgou uma nota oficial. De acordo com o relatório preliminar da consultoria Alvarez & Marsal, a transformação em SAF é apontada como a solução para tornar o Santa Cruz um clube financeiramente sustentável e competitivo.

A primeira reunião do governo Lula para debater as mudanças anunciadas pela Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, deve debater a formação de uma frente internacional contra desinformação como arma política.

O plano seria iniciar a mobilização por contatos com a União Europeia, que também é alvo de ameaças dos CEOs de big techs por ter avançado nos debates sobre a regulamentação de redes sociais.

O estopim para a mobilização foi o anúncio de que a Meta vai acabar com o trabalho de checadores de fatos, que serviam para a empresa sinalizar discursos mentirosos e fake news política e discurso de ódio.

Como resultado, a Meta passa a aceitar menções a pessoas LGBTQIA+ como portadoras de doenças mentais – tese rechaçada há anos pela ciência e especialistas na área – e contra mulheres. Falas preconceituosas contra imigrantes também ganharão mais espaço, sob o entendimento de que o tema é “alvo de debate político”.

Com a mudança, a Meta claramente fez um sinal a Trump e se soma a Elon Musk, bilionário dono do X, que abertamente tem usado sua plataforma para divulgar ideais de extrema direita.

Nesta semana, ele deu palanque à candidata da extrema direita alemã, num gesto que levou o chanceler do país a protestar. Musk fará parte do governo Trump nos EUA. Sob sinais de um Trump expansionista, Brasil vê EUA perder posto de referência democrática