Autocracias superam democracias pela 1ª vez desde a Guerra Fria

Veja outras postagens

A governadora Raquel Lyra (PSD) entregou, ontem (19), a primeira Policlínica da Polícia Civil, no Recife, mas omitiu o aspecto mais importante da obra: quem a bancou. Os R$ 4,6 milhões investidos no prédio foram integralmente oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Governo Federal, sem nenhuma contrapartida do Governo de Pernambuco. O episódio é mais um em que Raquel esconde a participação do governo do presidente Lula (PT) em entregas de sua gestão.

Tem sido assim nas obras de barragens, que só foram retomadas por iniciativa e com recursos do Governo Federal, com pequena contrapartida estadual em relação à área ambiental. Está sendo assim também nos preparativos para a duplicação da BR-232, a ser executada pelo Governo Federal, mas rotineiramente utilizada pela governadora para chantagear a Assembleia Legislativa (Alepe) e justificar o envio de novos pedidos de autorização para contrair empréstimos.

E mesmo quando tenta tirar do papel a promessa de construir cinco maternidades, Raquel dá pouca ênfase a feitos de outros governos. Esconde que a primeira das cinco unidades — o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru — já estava com 80% de conclusão quando ela assumiu o Executivo estadual, em 2023. E também omite que outras duas maternidades que ela elenca como futuros feitos seus — a de Garanhuns e a de Ouricuri — serão construídas com recursos federais. Ou seja, 60% de tudo o que Raquel prometeu sobre maternidades foi ou será entregue sem qualquer participação significativa dela e de seu governo.

Ao se apropriar de obras do Governo Federal e omitir a origem dos recursos, Raquel repete seu mantra de campanha. Em 2022, ela ficou em cima do muro para não melindrar lulistas e bolsonaristas. Em 2026, contudo, os quatro anos com a caneta na mão cobrarão seu preço. Se assumir que o Governo Federal foi importante para ajudar sua gestão, estará fazendo campanha involuntária para Lula e desagradará o eleitorado conservador. Se continuar escondendo o atual presidente, deve constranger petistas que indicaram cargos no governo estadual e que ainda andam desavisados sobre suas reais intenções.

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde

A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), dedicou o feriado do último sábado (15) para acompanhar de perto o andamento de uma das obras mais emblemáticas e aguardadas da sua gestão: o asfaltamento da estrada principal que liga o Junco — maior e mais desenvolvida comunidade do município — à rodovia PE-102, na localidade de Lagoa de Pedra.

Ao lado da equipe da Secretaria de Infraestrutura e Obras, Juliana percorreu todo o trecho em execução e destacou o padrão técnico adotado. “Depois da terraplenagem e do BGS muito bem feitos, agora chegou a vez do asfalto com um palmo de espessura, 7 cm de puro asfalto. Um asfalto grosso, resistente, preparado para durar de verdade”, afirmou. “Vamos deixar isso aqui uma praça”, acrescentou.

A prefeita voltou a agradecer a parceria com o Governo do Estado. “Eu quero aproveitar para agradecer mais uma vez à nossa governadora Raquel Lyra, que junto comigo está colocando esse asfalto em prática. Obrigada, governadora, obrigada Chaparral pelo apoio e incentivo. Estamos unidos, trabalhando com responsabilidade e seguindo fazendo vida na vida dos casinhenses”, concluiu.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Cerca de 150 moradores de baixa renda do bairro Cidade Alta participarão de uma Ceia de Natal Solidária organizada por residentes, com apoio de amigos e comerciantes da comunidade. A ação pretende garantir às famílias um momento especial de confraternização, com cardápio natalino e ambientação temática.

Palmares - Festival do Livro

Meu amigo Geovane Freitas, ex-chefe da Delegacia de Trabalho em Pernambuco, adquiriu “Os Leões do Norte”, há pouco, no restaurante do posto Cruzeiro, em Arcoverde, onde tomou um café comigo e ganhou um autógrafo especial. Disse que vai aproveitar o feriadão para ler de um fôlego só.

Geovane é um velho amigo, foi prefeito de Sanharó, secretário de Finanças em Arcoverde e sua esposa Maria Clara, de quem minha Nayla e eu somos pacientes, tem uma clínica top de dermatologia em Arcoverde. É, hoje, uma das maiores autoridades médicas em tratamento de câncer de pele no País, com especialidades nos centros mais avançados dos Estados Unidos.

Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O prefeito Janjão (PSD), de Bom Jardim, enviou comunicado sobre a inauguração da Arena Umariense Fábio Lima, marcada para este domingo (23). A governadora Raquel Lyra (PSD) participará da programação oficial e deve aproveitar a ocasião para anunciar investimentos no distrito de Umari e no entorno do Parque Municipal Pedra do Navio.

Segundo o prefeito, a governadora dará a ordem de serviço para obras na PE que passa em frente ao parque, interligando o trecho entre Encruzilhada e a divisa com Umbuzeiro, intervenção classificada como estratégica por ampliar a integração viária da região. Também devem ser detalhadas melhorias no acesso lateral da rodovia ao centro de Bom Jardim, com implantação de ciclovia, ciclofaixa e espaços voltados para caminhadas e uso de bicicletas, além de uma nova fonte recreativa destinada às crianças.

A inauguração da arena faz parte de uma programação mais ampla anunciada pela prefeitura. A agenda da governadora no município começa às 9h, com recepção na sede do Executivo, seguida por visita ao Parque Pedra do Navio (10h20) e à Fábrica de Colchões J. Confort Estofados, no distrito de Encruzilhada (11h). A solenidade de inauguração da Arena Umariense Fábio Lima será às 12h, no distrito de Umari. O encerramento está previsto para as 14h, com almoço na Fazenda Sapucaia.