Auditores fiscais debatem reforma tributária, renúncia fiscal e igualdade de gênero no Recife

Em análise no Congresso Nacional e com previsão de ser votada até o final do ano, a reforma tributária será debatida por representantes do fisco dos estados e do Distrito Federal nesta semana, em Recife, durante a 9ª Plenafisco, plenária realizada pela Fenafisco em parceria com o Sindifisco-PE.  Além de pautar a igualdade de gênero na administração pública,  a Fenafisco apresentará  na quinta (24), um estudo inédito que aponta os números da renúncia fiscal no país entre os anos de 2015 e 2025, entre eles, a renúncia concedida pelo estado de Pernambuco.  

“A Plenafisco é historicamente importante para o debate tributário no Brasil. A reforma tributária de 2024 traz grandes desafios, e a plenária é uma oportunidade para fortalecer a defesa dos estados e do DF e suas peculiaridades. Reuniremos especialistas para discutir a reforma sobre o consumo e a importância de uma tributação justa e progressiva” , diz Francelino Valença, presidente da Fenafisco. 

Veja outras postagens

Mesmo tendo curtido a virada do ano em Sertânia, terra da minha Nayla, fui bater meu ponto na tradicional confraternização do primeiro dia do ano do meu amigo Totonho Valadares, na sua fazenda, em Afogados da Ingazeira, minha terra natal. Totonho foi um dos melhores prefeitos de Afogados e seu filho Daniel, herdeiro político, é vice-prefeito de Sandrinho Palmeira.

Como sempre, um encontro super divertido, em alto astral, com muito bode assado, cerveja gelada e muito papo sobre política. Nacional, estadual e local.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Rubem Alves, meu cronista preferido, que Deus chamou em 2014, aos 80 anos, escreveu muito sobre a temática “ano novo”. Dizia que a vida humana não se mede nem por batidas cardíacas nem por ondas cerebrais. “Somos humanos, permanecemos humanos enquanto estiver acesa em nós a esperança da alegria. O Ano Novo é um momento para reacender essa chama”, pontuou em um dos textos.

Em suas reflexões, ele sugeria que a capacidade de ver a beleza e a alegria nas celebrações depende do estado de espírito: “As pessoas que não têm o paraíso dentro delas não conseguem ver o paraíso fora delas”, advertia. Rubem Alves deixou um legado na cultura, na filosofia e na educação. Foi uma das maiores referências na educação brasileira, autor de mais de 160 livros.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral, informou, por meio das redes sociais, que encerrou o ano com o reforço de duas ações consideradas prioritárias para o município e a região. Segundo o gestor, ao lado da governadora Raquel Lyra, foi reafirmado o apoio do Governo do Estado no enfrentamento da crise hídrica, com a manutenção da operação de carros-pipa até a conclusão da adutora que deve garantir o abastecimento regular de água.

“Reforçamos duas ações fundamentais para a nossa cidade e para toda a região. A primeira é o apoio decisivo no enfrentamento da crise hídrica, garantindo a continuidade dos carros-pipa até que a água da adutora chegue definitivamente”, afirmou Cleber Chaparral. O prefeito também destacou o compromisso do Governo do Estado com a viabilização da PE-86, estrada que liga os municípios de Orobó e Machados.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), informou, por meio das redes sociais, que as obras da Ponte Júlia Santiago atingiram 94% de execução. Segundo o gestor, a estrutura é a maior ponte construída no Recife nos últimos 40 anos e vai ligar os bairros de Areias e Imbiribeira, com previsão de reduzir em até 40% o tempo de deslocamento entre as zonas Sul e Oeste da cidade.

De acordo com a publicação, o investimento na obra é de R$ 106 milhões e inclui intervenções na ponte e nas vias do entorno. O prefeito informou que a estrutura já está com o tabuleiro concretado, vigas instaladas e outros serviços em fase final. A ponte leva o nome de Júlia Santiago, primeira mulher eleita vereadora do Recife, em referência à trajetória política da ex-parlamentar.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Um foco de incêndio foi registrado na noite de terça-feira (30) em uma área de vegetação localizada no terreno da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro do Salgado, em Caruaru, no Agreste pernambucano. O fogo não atingiu as instalações da unidade operada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e ninguém ficou ferido.

A ocorrência mobilizou bombeiros civis e equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, que atuaram de forma conjunta no controle das chamas. A área foi isolada por segurança até a completa extinção do incêndio.

Palmares - Natal Encantado 2025

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo pedido para prisão domiciliar para o ex-chefe do Executivo, nesta quarta-feira (31), ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Bolsonaro está internado no DF Star, em Brasília, após passar por procedimentos cirúrgicos. Segundo os médicos, a previsão de alta do ex-presidente está mantida para esta quinta-feira (1º). As informações são da CNN.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A oposição no Congresso Nacional coletou, nessa quarta-feira (31/12), o número necessário de assinaturas no requerimento que pede a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) contra o Banco Master.

No total, 28 senadores e 177 deputados federais declararam apoio à iniciativa encabeçada pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Para ser instalada, porém, a comissão deve ser oficializada pelo presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). As informações são do Metrópoles.

A defesa do ex-assessor presidencial Filipe Martins relatou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que acessou sua conta na rede social LinkedIn, mas afirmou que não fez nenhuma publicação. Martins está proibido de utilizar plataformas digitais.

Na terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes deu um prazo de 24h para os advogados explicarem a alegação de que ele teria “utilizado a rede social LinkedIn para a busca de perfis de terceiros” e afirmou que poderia decretar a prisão preventiva de Martins. A decisão foi tomada após o ministro ser comunicado do suposto uso da plataforma.

Em manifestação enviada nesta quarta ao STF, os advogados afirmaram que são responsáveis pelas redes sociais do ex-assessor desde que ele foi preso, em fevereiro de 2024. As informações são do jornal O GLOBO.

A Prefeitura de Paulista informou, nesta quarta-feira (31), que não haverá programação oficial de Réveillon nem queima de fogos no município de Paulista. Segundo a gestão, não houve cancelamento de festividades, uma vez que não estava previsto, planejado ou anunciado qualquer evento oficial para a virada do ano.

De acordo com a administração municipal, a decisão está alinhada às prioridades adotadas ao longo de 2025, período marcado por restrições financeiras e pela necessidade de reorganização das contas públicas. Desde o início da gestão, em janeiro, o foco foi direcionado ao equilíbrio fiscal e à regularização de compromissos com o funcionalismo público.

Ainda conforme a Prefeitura, foram quitadas folhas de pagamento em atraso deixadas pela gestão anterior, além do pagamento regular dos salários dentro do mês trabalhado, do 1/3 de férias dos professores, do 14º salário dos Agentes Comunitários de Saúde e do 13º salário dentro do prazo legal. Nesta terça-feira (30), também houve o pagamento antecipado dos salários de dezembro dos servidores ativos, profissionais do apoio da Educação, aposentados e pensionistas.

A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) informou que a previsão de alta hospitalar está mantida para esta quinta-feira (1º). A informação foi confirmada pelos médicos Claudio Birolini e Brasil Caiado durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (31).

Segundo os médicos, Bolsonaro apresentou melhora da crise de soluços na noite de terça-feira e, nesta quarta, estava clinicamente bem, com a pressão arterial controlada. A equipe avalia que os medicamentos estão surtindo efeito, mas destacou a necessidade de mais tempo para observação do quadro. As informações são da CNN.

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) suspendeu a liminar que havia bloqueado os benefícios e direitos vitalícios que Jair Bolsonaro usufrui por ter chegado à Presidência da República. Em decisão provisória, a desembargadora federal Mônica Sifuentes afirmou que a retirada do suporte pessoal concedido ao ex-presidente o colocaria em situação de “acentuada vulnerabilidade”. No início deste mês, a 8ª Vara Federal de Belo Horizonte havia determinado a suspensão do fornecimento de servidores, veículos oficiais, motoristas e assessores a Bolsonaro, medidas previstas em lei para todos os ex-presidentes.

O TRF-6 manteve a suspensão do uso de motoristas e veículos oficiais, mas preservou o restante da estrutura, como os servidores que atuam na segurança pessoal de Bolsonaro. Segundo Sifuentes, o ex-presidente é uma “pessoa idosa e com histórico de problemas de saúde”, e “a supressão abrupta e integral de todo o aparato de apoio pessoal” representa um “risco de dano irreparável à dignidade e ao bem-estar de um ex-dignatário da República”. As informações são do jornal O GLOBO.

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Como antecipado por este blog, ontem (30), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (31) a convocação para reunião na próxima sexta-feira (2), às 9h (veja aqui).

Os deputados estaduais vão avaliar a instalação da sessão extraordinária solicitada pela governadora Raquel Lyra (PSD). A discussão ocorrerá no plenário da Casa, mesmo com o recesso parlamentar iniciado no último dia 22, e será comandada pelo presidente, deputado Álvaro Porto (PSDB).