Atendendo a apelo do setor aviário, Alepe antecipa sabatina da Adagro para esta quarta

Diante da crise provocada pela gripe aviária e do apelo feito pela Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiu antecipar a sabatina do médico veterinário Moshe Dayan, indicado para a presidência da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro). A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça realiza a sabatina e a votação nesta quarta-feira (21), às 9h30, em reunião extraordinária. À tarde, a indicação será apreciada no plenário.

A decisão foi tomada após reunião com o presidente da Avipe, Giuliano Malta; o vice, Carlos Henrique Albuquerque; e o próprio Moshe Dayan. O grupo foi recebido pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto, e pelos deputados Francismar Pontes, Coronel Alberto Feitosa, Rodrigo Farias e Mário Ricardo. Álvaro Porto afirmou que o cenário exige urgência. “A crise vivida pelo setor avícola culminou, nesta terça, com o cancelamento de importações de aves brasileiras por parte de mais de 30 países, gerando, inclusive, prejuízo, na balança comercial”, afirma. “Diante da gravidade deste contexto, nos reunimos com o presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa, e avaliamos que é fundamental agilizar o processo”, completa.

Feitosa destacou que, por se tratar de uma questão de saúde pública, a Casa decidiu acelerar os trâmites. “Tomamos a decisão eu, o colegiado da Comissão de Constituição de Legislação e Justiça e o presidente Álvaro Porto de fazermos isso de forma imediata”, frisou.

Moshe Dayan Fernandes de Carvalho tem 57 anos e experiência nas áreas de produção, gestão e políticas públicas agropecuárias. Produtor de leite e especialista em laticínios, atuou por 18 anos no Sebrae, incluindo seis como gerente da unidade de Garanhuns. Também foi secretário de Agricultura de Pedra e atualmente é assessor parlamentar da deputada Débora Almeida, com foco no setor agro.

Veja outras postagens

A Justiça afastou do cargo o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, por seis meses. Ele é alvo de operação da Polícia Federal, hoje.

A decisão do ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e será levada para análise especial da Corte.

Além do afastamento, a PF realiza a 2ª fase da Operação Fames-19, que apura desvios de recursos durante a pandemia de Covid-19 no estado. São realizados 51 mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares, com 200 policiais em atuação na capital Palmas.

A PF apura fraudes em contratos de fornecimento de cestas básicas e frangos congelados financiados por emendas parlamentares. O prejuízo estimado seria superior a R$ 73 milhões.

Os recursos desviados, segundo a PF, teriam sido ocultados em empreendimentos de luxo, na compra de cabeças de gado e em despesas pessoais dos envolvidos no esquema criminoso.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), esteve nesta terça-feira (2) no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, onde se reuniu com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, André Teixeira. A agenda tratou de pautas estratégicas para o desenvolvimento da cidade, entre elas o abastecimento de água, a duplicação da BR-104, o andamento das obras da rodovia e a finalização do projeto da variante e da travessia urbana.

Segundo o gestor, os temas são prioritários para garantir mais infraestrutura, mobilidade e segurança hídrica e viária em Toritama e em municípios vizinhos. “Estamos atentos em cada detalhe que impacta o dia a dia da nossa gente. Trabalhamos em sintonia com a nossa governadora Raquel Lyra, para que Toritama continue crescendo com planejamento, obras estruturadoras e soluções que melhorem a vida da população”, afirmou Sérgio Colin.