Assembleia começa a destravar pautas de projetos de lei a partir desta semana

Após dois meses do início do ano e um mês de posse dos deputados estaduais, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) irá, finalmente, conseguir destravar os trabalhos e projetos que tramitam na Casa. O motivo do atraso foi a demora na composição das comissões, estruturas por onde passam todas as matérias que serão apreciadas pelos parlamentares no plenário, em votação final. As informações são do Blog da Folha.

Sem a definição, centenas de proposições ficaram travadas e somente a partir de hoje vão começar a ser apreciadas. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal do Legislativo e por onde tramitam todos os projetos de lei, terá sua primeira reunião ordinária hoje. Amanhã, será a vez das comissões de Finanças e Administração se reunirem também pela primeira vez. Com os três principais colegiados funcionando, será possível avançar na apreciação de boa parte das matérias. O fato de o Governo do Estado e outros poderes não terem enviado ainda iniciativas de lei de sua autoria também acaba facilitando as discussões das pautas.

Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, o presidente da CCJ, o deputado estadual Antônio Moraes (PP), afirmou que projetos que dependem de prazos terão maior urgência na tramitação, mas que tudo será apreciado pelo colegiado. Ainda hoje também é aguardada mais uma reunião de líderes para definir a composição dos demais 14 colegiados temáticos. A expectativa, contudo, é de consenso entre as lideranças da Casa, ao contrário do que ocorreu com as costuras das principais comissões, na semana passada, quando houve embate entre governo e oposição.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e a concessionária Aena, anunciam, amanhã (27), às 15h, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre, um novo pacote de investimentos voltado à modernização e expansão da infraestrutura aeroportuária de Pernambuco.

Durante o evento, o ministro apresentará as ações previstas no Plano de Desenvolvimento Imobiliário e no projeto do Terminal Intermodal, que devem gerar 15 mil empregos diretos e indiretos para a região. O objetivo é transformar o entorno do aeroporto em um polo de negócios e integração urbana, com melhorias de mobilidade, sustentabilidade e oferta de serviços à população.

Os projetos incluem melhorias de mobilidade, sustentabilidade e integração urbana na região metropolitana do Recife. O evento contará com a presença de representantes da concessionária, autoridades locais, parceiros institucionais e do setor produtivo. As informações são do blog Cenário.

Caruaru - Super Refis

O deputado estadual Edson Vieira (União Brasil) anunciou, em evento realizado em sua residência, em Santa Cruz do Capibaribe, o apoio à prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, como sua pré-candidata a deputada federal. O encontro, que também celebrou o aniversário do parlamentar, reuniu lideranças políticas de diversas cidades do Agreste.

Edson ressaltou que a decisão foi fruto de diálogo e construção coletiva com o deputado federal Fernando Filho e demais integrantes do União Brasil, além de lideranças do grupo em Santa Cruz. “Após muito diálogo, chegamos ao consenso de que Juliana será nossa pré-candidata a deputada federal. E não havia momento melhor do que este, ao lado de amigos, aqui em casa para fazer esse anúncio ”, afirmou.

Juliana agradeceu o apoio e destacou a importância da união. “Edson é um amigo e um político experiente, que vem realizando um excelente trabalho na Alepe. Essa parceria nasce sólida e trará bons frutos para o Agreste e para todo Pernambuco”, declarou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Alunos da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia, divulgaram uma nota de repúdio contra a atual direção da unidade, denunciando maus-tratos a animais, negação de alimentação a um estudante e o encerramento de projetos estudantis. No documento, eles afirmam que a gestão tem agido com “falta de empatia, respeito e compromisso com a comunidade escolar” e anunciam a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado que pede investigação imediata, providências da Secretaria de Educação e possível afastamento do diretor.