O Sistema Pirapama, localizado no Cabo de Santo Agostinho, a maior unidade produtora de água de Pernambuco, passará por sua primeira manutenção preventiva desde que entrou em operação, há 15 anos, para revisão de todos os seus componentes operacionais com vistas a melhoria da performance operacional do empreendimento.
A paralisação do sistema, que vai durar 72 horas, foi detalhada nesta segunda (14), pelo secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo; o presidente da Compesa, Alex Campos e pelo diretor de Produção e Planejamento Operacional, Flávio Coutinho, em entrevista coletiva na sede da companhia, bairro de Santo Amaro, Recife.
Leia mais
A paralisação será iniciada às 20h da terça-feira (22) e irá permitir que a Compesa execute as diversas ações preventivas e corretivas planejadas em todas as unidades operacionais que compõem o sistema. As intervenções vão ampliar a eficiência do Sistema Pirapama, com a recuperação de mais 200 litros de água por segundo que serão acrescidos ao sistema, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas. Além dos ajustes operacionais para aumento da produção e melhoria da performance do sistema, as intervenções terão caráter preventivo, a fim de evitar paralisações emergenciais futuras, sem possibilidade de aviso prévio à população quando elas ocorrem.
Como as ações não podem ser realizadas com o sistema em operação, será necessário suspender temporariamente o abastecimento de água em localidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Os serviços serão iniciados às 8h da próxima quarta-feira (23), que vão durar 48 horas. No entanto, a paralisação do sistema começa 12 horas antes, já na noite da terça-feira (22), para o esvaziamento das tubulações. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até as 22h da quinta-feira (24), com mais 12 horas necessárias para o retorno do sistema, enchimento de reservatórios e adutoras. O início do processo de regularização da distribuição está previsto para a sexta-feira (25), que ocorrerá gradualmente, e de acordo com o calendário de abastecimento nas áreas onde há rodízio.
“O planejamento desta paralisação vem sendo traçado há meses e vai envolver uma força tarefa estruturada com profissionais de diversas áreas, que irão atuar de forma contínua, sem interrupção, para que tudo ocorra dentro do cronograma previsto. Escolhemos o mês de julho para a execução desses serviços por ser um período de férias escolares, minimizando os impactos na sociedade”, explicou o presidente da Compesa, Alex Campos. Ele também anunciou uma estratégia para atendimento aos hospitais do Recife por meio do Sistema Tapacurá, além do fornecimento de carros-pipa para prestadores de serviços públicos essenciais, em caso de necessidade.
Com a paralisação total de Pirapama, a Compesa realizará diversos serviços simultâneos, com o objetivo de garantir mais segurança e eficiência ao sistema, melhoria da qualidade da água e redução dos custos com produtos químicos, a partir da instalação de novas tecnologias para o melhor aproveitamento destes insumos no tratamento da água. Também será possível ampliar o abastecimento de água para as localidades de Marcos Freire e UR-11, Ibura, no município de Jaboatão. Será executada uma obra para interligação de uma nova subadutora à adutora de 1200mm de Pirapama, iniciativa que vai permitir a melhoria o abastecimento de água para cerca de 25 mil moradores dessas comunidades, numa primeira etapa. A ação resultará em um incremento de 60 litros de água por segundo após serviços complementares que ainda serão necessários para que a população receba o benefício, que será a eliminação do rodízio em Marcos Freire e redução do calendário na UR-11.
Serão mobilizados 100 profissionais de diversas áreas de atuação para executar as atividades, que serão realizadas dia e noite para dar celeridade aos trabalhos. Também serão utilizados equipamentos de grande porte, a exemplo de caminhão muck, retroescavadeira etc.
As equipes atuarão em diferentes pontos do sistema, realizando manutenções eletromecânicas nas estações elevatórias (bombeamento) e estação de tratamento de água, retirada de vazamentos, substituição e instalação de novas válvulas e registros, dentre outras atividades, além da obra de interligação que será iniciada a partir das 8h, junto com os demais serviços, na BR-101 Sul, em frente ao Cemitério Memorial Guararapes, Jaboatão dos Guararapes. Outras frentes de serviços estão previstas em alguns bairros do Recife, cujas redes de abastecimento se conectam com o Sistema Pirapama.
O Sistema Pirapama é responsável por 34% da produção de água distribuída na Região Metropolitana do Recife e a Compesa reconhece o impacto da interrupção no dia a dia da população. Por isso, está comunicando com antecedência para que todos possam se programar. Manutenções preventivas são fundamentais para o bom funcionamento do sistema, assim como revisões periódicas são essenciais para a saúde.
Confira as áreas afetadas:
Recife
- Afogados
- Aflitos
- Areias
- Bairro do Recife
- Barro
- Boa Viagem
- Bongi
- Brasília Teimosa
- Cabanga
- Caçote
- Coelhos
- Curado
- Derby
- Espinheiro
- Estância
- Graças
- Ibura
- Imbiribeira
- Ilha do Leite
- Ipsep
- Jardim São Paulo
- Jiquiá
- Joana Bezerra
- Jordão
- Madalena
- Mangueira
- Mustardinha
- Paissandu
- Parte da Encruzilhada
- Parte do Cordeiro
- Pina
- Prado
- San Martin
- Sancho
- Santo Amaro
- Santo Antônio
- São José
- Setúbal
- Soledade
- Tijipió
- Torre
- Zumbi
Jaboatão dos Guararapes
- Barra de jangada
- Cajueiro Seco
- Candeias
- Comportas
- Curcurana
- Jardim Prazeres
- Jardim Jordão
- Jardim Guararapes
- Lagoa das Garças
- Massangana
- Massaranduba
- Muribeca
- Piedade
- Prazeres
- Sotave
- Tieta
Cabo de Santo Agostinho
- Todo o município, exceto as localidades de Charneca, Novo Horizonte, Rosário e Gaibu (abastecidas por outro sistema).
Leia menos