As lições da vida

Gabriel Garcia*

O ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill passou noites em claro, iluminado pelos torpedeiros da Luftwaffe, a força aérea nazista, em busca de discursos que pudessem unificar o Reino Unido no combate ao ditador Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Com Londres em chamas, escolhia minuciosamente cada palavra, por vezes recorrendo ao dicionário, para convencer os aliados – e os adversários – da importância de derrotar o sádico que exterminou mais de 6 milhões de judeus.

Dono de uma oratória inigualável, o Velho Buldogue tinha convicção, entre uma baforada no charuto e uma dose de uísque, vícios que os acompanhavam religiosamente, que precisaria das letrinhas para fazer frente à estrondosa campanha publicitária de Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda da Alemanha – que balançou até parte do Parlamento britânico.

Veja outras postagens

Poucos estados brasileiros têm uma identidade cultural tão forte quanto Pernambuco. E essa característica sempre foi incorporada às campanhas eleitorais. Ao longo das últimas décadas, candidatos dos mais diferentes partidos recorreram ao frevo, maracatu, forró, coco, à ciranda. Nos últimos anos, o brega e o brega-funk também passaram a ocupar espaço nas campanhas, assim como referências ao manguebeat. Cada eleição acaba encontrando seu próprio ritmo, mas sempre com o sotaque de Pernambuco.

O jingle apresentado por Raquel Lyra vai na direção oposta. Divulgada nas redes sociais da governadora, ontem, e preparada para tocar durante a convenção no Parador, a música aposta numa levada que lembra muito mais o axé e o pagode baiano do que qualquer um dos ritmos que fazem parte da identidade cultural do estado.

Quem ouve não associa a música a Pernambuco. A condução da melodia e o próprio clima da música remetem muito mais aos grandes trios elétricos de Salvador do que ao Carnaval do Recife e de Olinda.

Pode parecer apenas um detalhe. Mas, em política, detalhe quase nunca é detalhe. Jingle não serve apenas para ficar na cabeça do eleitor. Ele também ajuda a dizer quem a campanha quer ser, com quem pretende conversar e quais símbolos escolhe carregar.

E foi justamente aí que a campanha de Raquel abriu mão de uma das marcas mais fortes de Pernambuco, que é a identidade musical.

Os Coelho passam a ser o fiel da balança

Por maior que tenha sido a convenção da governadora Raquel Lyra (PSD), ontem, no Recife, o que vai pesar no jogo da sua sucessão será a tomada de posicionamento do grupo Coelho, mais uma vez traído por ela, quando não cumpriu a palavra de escolher o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), candidato ao Senado na sua chapa.

Liderado pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho, pai de Miguel, o clã virou um poço de mágoa com a governadora. Sequer compareceu à convenção que referendou a chapa com o deputado Eduardo da Fonte candidato ao Senado ao lado do também deputado Túlio Gadêlha.

A decisão que deixou o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho fora da chapa majoritária da governadora Raquel Lyra (PSD) continua repercutindo nas redes sociais. Neste domingo (2), uma publicação feita por Lara Coelho, esposa de Miguel, chamou atenção pelo tom.

Lara compartilhou uma reflexão sobre como uma “mentira sutil” pode levar alguém a acreditar em uma verdade. Logo em seguida, publicou um trecho do discurso de Raquel Lyra no qual a governadora fala em um futuro de sucesso e projetos para Miguel. As informações são do Correio de Notícias.

Caruaru - Transparência 2026

O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) confirmou, neste domingo (2), sua candidatura à reeleição durante a convenção estadual do partido. Um dos principais articuladores da base da governadora Raquel Lyra, que também teve sua candidatura à reeleição homologada, Fernando esteve acompanhado de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de diversas regiões do estado.

Entre os presentes, estavam os prefeitos Rodrigo Pinheiro (Caruaru), Corrinha de Geomarco (Dormentes), Camila Souza (Iati), Teto Teixeira (Moreilândia), Branco (Jurema), Dr. Henrique Gois (Paranatama), Catharina Garziera (Lagoa Grande), Simãozinho (Alagoinha) e Carol Jordão (Ribeirão), além do ex-prefeito de Custódia, Manuca, e outras lideranças políticas.

“Recebo essa missão com ainda mais responsabilidade. Ao lado da governadora Raquel Lyra, vamos seguir trabalhando para levar investimentos, obras e oportunidades aos municípios pernambucanos. Essa união de lideranças mostra que estamos construindo um projeto sólido, que coloca as pessoas em primeiro lugar e trabalha para transformar a vida de quem mais precisa”, afirmou Fernando Monteiro.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Imagens registradas na região do Recife Antigo, neste domingo (2 de agosto), mostram uma fila de ônibus identificados com a tarja “Escolar” transportando apoiadores e militantes em direção à convenção partidária do grupo de Raquel Lyra.

De acordo com o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) e as resoluções do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), veículos integrantes do transporte escolar público — bem como bens e serviços de uso público cede ou custeado por entes estatais — não podem ser disponibilizados ou direcionados para o transporte de eleitores ou militantes rumo a atos político-partidários. A conduta pode configurar abuso de poder político e uso indevido de bens públicos, infrações sujeitas a penalidades legais e investigação pelos órgãos de fiscalização eleitoral.

Até o momento do fechamento desta matéria, a organização do evento e a assessoria da coligação não emitiram posicionamento oficial esclarecendo a origem, contratação ou justificativa para a presença dos veículos caracterizados no local. As informações são do portal Repórter Ligeirinho.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O pré-candidato a deputado estadual Romero Leal (PSDB), ex-prefeito de Vertentes e policial civil aposentado, defendeu neste domingo (2) a continuidade da gestão de Raquel Lyra (PSD), durante convenção do PSD em Pernambuco.

Durante discurso, Romero defendeu pautas ligadas ao Polo de Confecções do Agreste e às forças de segurança, bem como projetou a governadora como futura presidente da República. “Eu disse para ela: ‘Prefeita de Caruaru, você ainda vai ser a governadora do Estado’. E agora eu digo a vocês: Raquel será ainda a presidenta do Brasil. Escreva aí”, declarou.

Palmares - 147 anos

A candidata à deputada estadual Andréa Medeiros (PSD) chegou cedo ao Bairro do Recife, neste domingo (2), para a convenção estadual do PSD, que oficializou a sua candidatura e lançou a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause à reeleição. Andréa Medeiros estava acompanhada pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, pelo presidente da Câmara Municipal, Getúlio Belém, por vereadores de Jaboatão, pelo deputado federal Guilherme Uchoa Junior e por lideranças de outras cidades de Pernambuco. Entre seus apoiadores, Andréa Medeiros também reuniu representantes de movimentos sociais, artistas e a juventude.

O encontro de Andréa Medeiros com a governadora Raquel Lyra ocorreu na Avenida Rio Branco, em meio à multidão que se formava antes do Parador. “Agora sou oficialmente candidata a deputada estadual de Pernambuco. Quero dizer que não entrei na vida pública para ser mais uma, entrei porque acredito que a política bem feita se constrói com atitude, dedicação, diálogo e muito trabalho. Quero representar Jaboatão e todos os pernambucanos e seguir ao lado da governadora Raquel Lyra, para que o Estado continue avançando todos os dias”, declarou Andréa.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O PL confirmou neste domingo (2) as candidaturas de Bia Kicis e Michelle Bolsonaro ao Senado pelo Distrito Federal. A decisão foi anunciada durante a convenção do partido em Brasília.

A candidatura da ex-primeira-dama era dúvida no PL após discussões com o enteado e candidato à presidência Flávio Bolsonaro. Na ocasião, Michelle deixou a presidência do PL Mulher e chegou avaliar saída do partido. Ela teria dito a aliadas que aguardava “sinal divino” para decidir candidatura. As informações são do g1.

Camaragibe - A prefeitura mudou

O candidato a deputado estadual Anderson Luiz confirmou, neste domingo (2), sua candidatura durante a convenção estadual do PSD. Apontado como o candidato do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, Anderson reafirmou o compromisso de fortalecer o projeto político liderado pelo gestor municipal e pela governadora Raquel Lyra, que disputa a reeleição. Junto ao deputado federal Fernando Monteiro, Rodrigo destacou, durante convenção, a importância de ampliar a representação de Caruaru na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Ao lado de Rodrigo Pinheiro e acompanhado por centenas de apoiadores que prestigiaram o ato, Anderson destacou que pretende contribuir para ampliar o trabalho que, segundo ele, vem transformando Caruaru e Pernambuco. “Fazemos fazer parte desse time para continuar transformando a vida das pessoas e ajudar esse projeto a crescer cada vez mais”, afirmou.

O deputado estadual Izaías Régis teve sua candidatura a deputado federal oficializada neste domingo (2), durante a convenção estadual do PSD. O evento também oficializou as candidaturas da governadora Raquel Lyra (PSD) à reeleição, tendo Priscila Krause (PSD) como vice-governadora, além das candidaturas de Túlio Gadelha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP) ao Senado Federal.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com Garanhuns e o Agreste, Izaías inicia uma nova etapa de sua vida pública com o propósito de representar Pernambuco na Câmara dos Deputados. “Meu amor por Garanhuns supera tudo. Foi lá que construí minha história, fiz amigos, aprendi a servir e fortaleci meu compromisso com o nosso povo. Representar Garanhuns e todo o Agreste em Brasília é mais do que um sonho: é uma missão de vida”, afirmou.

Após dois mandatos como prefeito de Garanhuns e quatro como deputado estadual, Izaías destaca que a experiência adquirida ao longo da vida pública será colocada a serviço de Pernambuco no Congresso Nacional. “O Agreste tem força. Pernambuco tem futuro. Vamos construir juntos um novo capítulo para nossa região, levando sua voz para o Congresso Nacional e trabalhando para que mais investimentos e oportunidades cheguem ao nosso povo”, concluiu.

Por Monica Moraes – Especial para o Blog

A convenção do PSD em Recife, realizada no Bairro do Recife, ficou marcada pelo contraste entre percalços e grandiosidade. O evento começou com atraso, sofreu quedas de energia que interromperam a transmissão de áudio e registrou casos de mal-estar entre o público exposto ao sol e à aglomeração. Em compensação, a estrutura montada para a ocasião impressionou pela dimensão, digna de um grande show — um investimento que evidenciou a aposta do partido na força simbólica do ato.

A programação também fugiu do rito protocolar, sem o anúncio oficial da chapa majoritária na abertura. Apesar da demora, a entrada de Raquel Lyra teve o efeito de apoteose: carregada nos braços do público, ela chegou ao palco visivelmente emocionada, num momento que pareceu agradar profundamente sua militância.

Marcaram presença lideranças de peso na articulação política pernambucana. André de Paula, da executiva nacional do PSD, representou o governo Lula na condição de ministro. Túlio Gadelha, candidato ao Senado, e Sebastião Oliveira, do Avante, também discursaram. Destaque para a fala de Eduardo da Fonte, que defendeu a união em torno de Pernambuco — ele que protagonizou uma das negociações mais difíceis na costura da aliança que sustenta a candidatura de Raquel.

No discurso, Raquel Lyra optou pelo tom emocional, resgatando sua trajetória pessoal, da origem no interior até a chegada à capital, e destacando feitos de sua gestão à frente do governo. Reforçou ainda a tese de que, por ser mulher, enfrenta cobranças mais duras do que teria um homem em sua posição, mas afirmou seguir firme no propósito de buscar um novo mandato. O discurso, somado ao cenário de espetacularização, sinalizam para uma companha grandiosa ainda que os desafios da aliança e da corrida eleitoral permaneçam no horizonte.