As lições da vida

Gabriel Garcia*

O ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill passou noites em claro, iluminado pelos torpedeiros da Luftwaffe, a força aérea nazista, em busca de discursos que pudessem unificar o Reino Unido no combate ao ditador Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Com Londres em chamas, escolhia minuciosamente cada palavra, por vezes recorrendo ao dicionário, para convencer os aliados – e os adversários – da importância de derrotar o sádico que exterminou mais de 6 milhões de judeus.

Dono de uma oratória inigualável, o Velho Buldogue tinha convicção, entre uma baforada no charuto e uma dose de uísque, vícios que os acompanhavam religiosamente, que precisaria das letrinhas para fazer frente à estrondosa campanha publicitária de Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda da Alemanha – que balançou até parte do Parlamento britânico.

Veja outras postagens

A coordenadora do núcleo econômico da campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Daniella Marques, afirmou, hoje, que o programa Bolsa Família terá um período de transição de dois anos se ele for eleito.

Durante esse tempo, o beneficiário continuaria recebendo os valores, mesmo se conseguir um emprego. Perderia o benefício somente após 24 meses empregado. As informações são do portal G1.

A Quaest divulga, na próxima quarta-feira, a pesquisa de intenção de voto para o 2º turno das eleições presidenciais de 2026. O levantamento foi encomendado pela Globo e pelo jornal O Globo.

Na pesquisa anterior, divulgada na semana passada, Flávio Bolsonaro (PL) e o presidente Lula (PT) estavam em empate técnico. Flávio tinha 46%, e Lula, 44%. A diferença de dois pontos estava dentro da margem de erro, por isso o empate técnico.

Uma conquista histórica para quem trabalha por conta própria no Brasil. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 186/2026, que atualiza o limite de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI), perdoa dívidas fiscais acumuladas com o governo federal e amplia licitações exclusivas para MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte.

A proposta agora segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para virar lei definitiva. A votação destrava um pacote amplo de valorização do empreendedorismo, o programa Prospera MEI, construído pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) junto aos ministérios da Fazenda, Casa Civil e Planejamento.

Caruaru - Minha rua nova

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Na semana passada, o diretor do Instituto Indexa, Arílton Freres, que faz pesquisas para o Estadão/Broadcast, dizia sobre a corrida eleitoral que a possibilidade de uma virada de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que tenta a reeleição, sobre Flávio Bolsonaro (PL), seu adversário que terminou o primeiro turno em primeiro, era “possível”, mas “improvável”.

Avaliando, porém, a evolução esta semana a partir da pesquisa que fez e das demais divulgadas, Arílton muda seu prognóstico. “Não dá mais para dizer que é improvável. Há agora, de fato, um sinal de crescimento de Lula”, diz o diretor do Indexa. É um sinal, porém, ele alerta, modesto. “Sempre disse que essa seria uma eleição muito disputada e definida no detalhe”, pondera. “Mas os movimentos agora de fato apontam para uma tendência favorável a Lula na corrida eleitoral”. Tudo agora, diz ele, irá depender dos erros e acertos das campanhas.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A mobilização política também ganha espaço nas redes por meio de iniciativas voluntárias de comunicação digital. Em Pernambuco, a jornalista e estrategista digital Elisa Andrade Lima, integrante de uma nova geração de comunicadores digitais, encabeça o grupo Comunicadores com Lula, que reúne participantes de diferentes partes do Brasil, com forte presença de integrantes do Recife.

Elisa conta com a colaboração das jornalistas Julia Magnoni e Larissa Brainer, que participaram com ela da criação do grupo. Juntas, elas ajudam a estruturar uma rede de compartilhamento que conecta pessoas de diferentes regiões do país em torno de uma atuação voluntária.

Olinda - Refis 2026

A direção do restaurante Leite, o mais antigo do Brasil, com sede no Recife, acaba de desmentir uma grosseira fake que está se propalando nos grupos de redes sociais, com imagens grotescas de uma suposta briga que teria ocorrido ontem durante o concorrido almoço domingueiro.

Eu mesmo recebi, enviado por vários leitores, a série de imagens. São chocantes, mas tudo mentira, produtos de IA, conforme a direção do restaurante esclarece. O que houve, na verdade, foi um pequeno desentendimento entre duas pessoas por questões políticas.

Apenas ataques verbais. Nada além disso, segundo apurei.

Palmares - Creche Quilombo II

O presidente Lula (PT) estará, amanhã, no Vale do São Francisco, em uma grande caminhada entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), acompanhado de seu time político em Pernambuco. O ato reunirá senadores, deputados, parlamentares eleitos e lideranças dos partidos que integram a campanha presidencial no estado, além de representantes políticos da Bahia.

À frente da mobilização em Pernambuco, o deputado federal Carlos Veras, presidente estadual do PT e coordenador da campanha de Lula no estado, participará da caminhada ao lado dos senadores Humberto Costa, reeleito pelo PT, e Teresa Leitão (PT), líder do governo no Senado; de João Campos, presidente nacional do PSB; e da senadora eleita Marília Arraes (PDT).

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins, entregou, no último sábado (17), em frente à Igreja Matriz de Santo Amaro, dois ônibus escolares e um veículo SPIN destinados à Educação, além de uma van que será utilizada no Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da Secretaria Municipal de Saúde. Os veículos são resultado da articulação do prefeito em parceria com o governo de Raquel Lyra.

Segundo o prefeito, a entrega faz parte do processo de reorganização da frota municipal, encontrada em condições precárias no início da gestão. “Pessoal, todos os dias com notícias novas, avançando em todos os segmentos e em todos os setores. Estamos organizando, sobretudo, a nossa frota de transportes, que encontramos de uma forma totalmente deteriorada. Mas, a cada dia que passa, vamos trazendo novos transportes para equipar a rede”, afirmou.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Por Rinaldo Remígio*

Vejo como uma verdadeira falácia essa proposta de abrir indiscriminadamente os sigilos bancário e telefônico dos candidatos, como se isso fosse garantia de honestidade, competência e compromisso com a população!

A transparência na vida pública é indispensável, mas não pode ser confundida com espetáculo eleitoral ou violação de direitos fundamentais.

Criado em Brasília, o Festival de Jornalismo chega ao Recife, no próximo dia 28 de outubro, no auditório da OAB-PE, em sua primeira edição no Nordeste. O evento já desperta grande interesse entre estudantes e profissionais da comunicação, com uma procura expressiva por inscrições, mas ainda há vagas disponíveis. A iniciativa da minha amiga, a jornalista Kátia Cubel, vai reunir profissionais da imprensa, professores, pesquisadores e representantes do setor para debater a formação jornalística, a ética, o combate à desinformação e os desafios da profissão.

Terei o prazer de participar do encontro ao lado de nomes como Francisco José, Patrícia Blanco, Carol Monteiro, Fernando Rêgo Barros, Laurindo Ferreira, Leusa Santos e Eduardo Scolese. Reforço o convite aos estudantes de todas as faculdades de Pernambuco e aos profissionais da área para aproveitarem essa oportunidade de trocar experiências e conhecer mais de perto os caminhos do mercado. A participação é gratuita, e os interessados podem garantir sua vaga pelo site www.festivaldejornalismorecife.com.br.

O deputado federal André Janones foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após apresentar um episódio de arritmia cardíaca depois do debate realizado pela Rede Bandeirantes.

O parlamentar está clinicamente estável, sob monitorização cardíaca contínua e acompanhamento da equipe médica. A cardiologista Ludhmila Hajjar é a responsável por ele. Novas informações serão divulgadas conforme a evolução clínica e mediante autorização. As informações são do portal Metrópoles.

Por Cláudio Soares*

O debate desta eleição deixou uma impressão difícil de ser ignorada. Lula esteve muito aquém do desempenho que se esperava de um candidato com sua experiência política.

Acostumado aos palanques, aos debates e à exposição pública, Lula entrou no confronto com a obrigação de demonstrar serenidade, domínio dos temas e capacidade de liderança. O que se viu, porém, foi diferente.

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lorenço da Mata

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias