Apuração presidencial: Bolsonaro com 51,36% e Lula com 48,64%

Resultado de 23,05% das seções totalizadas até o momento para a presidência da República. Bolsonaro com 51,36% e Lula com 48,64%.

Veja outras postagens

No último dia da Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, nesta quinta-feira (16), os dois principais pré-candidatos ao governo de Pernambuco estiveram próximos no mesmo palco durante a última missa campal da festividade católica, que iniciou às 16h30.

A governadora Raquel Lyra (PSD) participou da cerimônia ao lado da vice-governadora Priscila Krause (PSD) e de pré-candidatos ao Senado, como o presidente do União Brasil e ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e o deputado federal Túlio Gadêlha (PSD). O também pré-candidato e deputado federal Eduardo da Fonte fez parte da comitiva, que incluiu ainda o deputado federal Mendonça Filho e o deputado estadual Edson Vieira (Pode). As informações são da Folha de Pernambuco.

Sebrae - Fazer dar certo

Em vídeo publicado nas redes sociais, Maurício Rands (Avante) e João Paulo (PT) repercutiram a aprovação, pelo Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria especial aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Pré-candidatos a deputado federal e deputado estadual, respectivamente, eles também relembraram a atuação que tiveram em iniciativas voltadas à categoria.

João Paulo afirmou que, quando foi prefeito do Recife, foi o primeiro gestor municipal do país a efetivar os agentes após a mudança na legislação. “Eu lembro que, na condição de prefeito, fui o primeiro a regularizar essa situação de todas as prefeituras do país. Agora, uma vitória central, que foi a aposentadoria especial”, disse. Maurício Rands, por sua vez, destacou sua participação na apresentação da proposta que tratou da efetivação dos profissionais. “Eu tinha apresentado a PEC que efetivou todos os agentes de saúde e de endemia. A maioria dos prefeitos estava relutando, não queria. E foste tu, prefeito do Recife, o primeiro prefeito do Brasil a aprovar a lei e efetivar todas e todos os agentes de saúde e de endemia”, afirmou.

Caruaru - Transparência 2026

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, divulgou nesta quinta-feira uma nota pública em resposta às recentes manifestações do governo dos Estados Unidos sobre decisões da Corte brasileira. No texto, o tribunal afirma que atua exclusivamente com base na Constituição Federal e ressalta que continuará exercendo suas funções “sem qualquer influência, pressão ou condicionamento de natureza externa”.

A manifestação ocorre após documentos oficiais do governo americano relacionarem decisões do Judiciário brasileiro às medidas adotadas pelo presidente Donald Trump, incluindo o anúncio de tarifas sobre produtos brasileiros. Sem mencionar diretamente o governo dos Estados Unidos ou o chamado “tarifaço”, Fachin afirma que a nota busca “assegurar a correta compreensão do conteúdo, do alcance e dos limites” da jurisprudência do STF. As informações são do jornal O GLOBO.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O Congresso Nacional realizará, no dia 11 de agosto, uma sessão solene em homenagem aos 35 anos da TV Asa Branca. A iniciativa foi proposta pelo deputado federal Fernando Monteiro (PSD), por meio de requerimento aprovado pelo Parlamento, e posteriormente unificada a um requerimento de mesmo teor apresentado pelo senador Humberto Costa (PT), resultando em uma única solenidade conjunta entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

No requerimento, Fernando Monteiro destaca a trajetória da emissora, fundada em 1º de agosto de 1991, em Caruaru, pelos empresários Vicente Jorge Espíndola e Luiz de França Leite. Atualmente, a TV Asa Branca atende 108 municípios, alcança mais de três milhões de telespectadores e integra um grupo de comunicação com atuação em plataformas digitais, rádio e no estado de Alagoas.

Para o deputado, a sessão representa um reconhecimento à contribuição da emissora para a comunicação regional. “A TV Asa Branca construiu, ao longo de 35 anos, uma história marcada pelo compromisso com a informação de qualidade, pela valorização do interior de Pernambuco e pela prestação de um serviço essencial à sociedade. Essa sessão solene é um reconhecimento justo à sua contribuição para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou Fernando Monteiro.

Quem não se lembra de Mulheres de Areia, um dos maiores clássicos da televisão brasileira? Na novela, Glória Pires deu vida às irmãs gêmeas Ruth e Raquel, personagens de personalidades completamente opostas. Ruth era a honestidade, a serenidade e a generosidade. Já Raquel ficou marcada pela ambição, pela manipulação e pela capacidade de colocar seus próprios interesses acima de tudo.

Em Pernambuco, muitos observadores da política têm recorrido a essa analogia para descrever o momento vivido pelo governo Raquel Lyra. A condução da definição da chapa majoritária, especialmente da disputa pelas vagas ao Senado, tem sido marcada por indefinições, sinais contraditórios e um ambiente de crescente tensão entre aliados.

A disputa, hoje, concentrada entre dois pré-candidatos do mesmo campo político transformou-se em um conflito que desgasta a própria base do governo. Em vez de uma definição clara, prevalece um cenário de incertezas que alimenta especulações e amplia o desconforto entre prefeitos, parlamentares e lideranças políticas.

Nos bastidores, circulam interpretações de que essa indefinição poderia favorecer um terceiro nome: o senador Fernando Dueire. Até o momento, porém, essa hipótese permanece no campo das especulações políticas, sem confirmação pública.

Independentemente de qual venha a ser o desfecho, o fato é que a demora nas definições e a falta de clareza no processo já produzem desgaste político. Em política, liderança também se mede pela capacidade de decidir, transmitir segurança e preservar a unidade dos aliados. Quando predominam as dúvidas, as disputas internas e as mensagens contraditórias, a confiança tende a se deteriorar.

Se na ficção a personagem Raquel era lembrada por manipular os acontecimentos em benefício próprio, na política pernambucana cresce a percepção, entre parte dos atores políticos, de que o atual processo sucessório tem sido conduzido de forma confusa, gerando insegurança, alimentando conflitos internos e deixando uma base aliada cada vez mais desconfortável.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, classificou, hoje, como “inaceitáveis” e “ofensivas ao povo brasileiro” declarações recentes do Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. Ele também afirmou que Rubio ataca de “forma grosseira e arrogante” um chefe de Estado de um “país amigo”, no caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O chanceler deu as declarações, no Itamaraty, horas depois de os Estados Unidos confirmarem a aplicação de novas tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. Vieira se referiu a afirmações de Rubio que, na madrugada desta quinta, disse que as políticas econômicas do governo de Lula são “ruins para os americanos e ruins para os brasileiros”. Rubio também acusou o petista de não negociar de boa-fé com os Estados Unidos.

Palmares - 147 anos

Após a divulgação da sentença da Justiça Federal que a condenou a ressarcir R$ 764 mil aos cofres públicos por suposto desvio de finalidade na aplicação de recursos do antigo Fundef, a ex-prefeita de Brejão, Elisabeth Barros de Santana, divulgou uma nota pública na qual contesta a decisão. No documento, ela afirma que a sentença não reconheceu apropriação de dinheiro público, corrupção, fraude ou enriquecimento ilícito, sustenta que as obras questionadas foram efetivamente executadas e informa que já apresentou recurso contra a condenação. Confira abaixo a nota na íntegra:

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O ex-ministro do Turismo e da Cultura e pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, Gilson Machado, participou de uma missa, na manhã de hoje, na Igreja da Terceira Ordem do Carmo, antes de seguir para o interior de Pernambuco, onde cumpre agenda da caravana do filme do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Machado retornou, na noite de ontem, de uma missão nos Estados Unidos em defesa dos produtores do Vale do São Francisco. A caravana teve início na terça-feira, em Garanhuns, passou por Águas Belas na quarta-feira e segue hoje para Pesqueira. Amanhã, a programação será em Arcoverde, encerrando no sábado, em Bom Conselho.

Além da participação na caravana, Gilson Machado aproveita a viagem para cumprir compromissos de pré-campanha no Agreste e no Sertão. Ele está acompanhado do filho, o vereador do Recife e pré-candidato a deputado estadual Gilson Machado Filho.

Camaragibe - A prefeitura mudou

Quase dois anos após as eleições municipais de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) ainda não concluiu o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que pede a cassação dos mandatos do prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai, e da vice-prefeita, Fernanda Torres. O processo já foi julgado em primeira instância, com decisão favorável ao pedido do Ministério Público Eleitoral, mas segue pendente de análise pelo Tribunal.

Na sentença de primeiro grau, a Justiça Eleitoral reconheceu a ocorrência dos ilícitos apontados na ação e determinou a cassação dos mandatos, além da aplicação das sanções previstas na legislação eleitoral. Posteriormente, a Procuradoria Regional Eleitoral emitiu parecer pela manutenção integral da decisão. O recurso, contudo, ainda aguarda julgamento definitivo pelo TRE-PE.

O ator, cantor e compositor Jackson Antunes, uma das estrelas do filme ‘Contra o Impossível’, que conta a história de superação do empresário Antônio de Souza, confirmou a sua presença na 56ª edição da Missa do Vaqueiro, em Serrita, no próximo dia 26. Jackson já esteve no Sertão pernambucano antes, quando veio conhecer de perto a trajetória de Antônio, antes de filmar o longa-metragem. Confira o convite que o artista fez em suas redes sociais.

O juiz Felipe Mota Pimentel, da 23ª Vara Federal em Garanhuns, condenou a ex-prefeita do município de Brejão, Beta Cadengue, a devolver R$ 764.012,37 aos cofres públicos do município por uso irregular das verbas do Precatório do antigo FUNDEF.

Segundo a sentença da Justiça Federal, o vultuoso recurso é referente a verba do Precatório do antigo FUNDEF, empregada irregularmente na construção de três quadras poliesportivas na zona rural do município, demonstrando um flagrante desvio de finalidade na execução das verbas, visto que, deveriam ter sido direcionadas ao desenvolvimento da educação básica do Município de Brejão.

Blog da Folha

Após definir os nomes do presidente estadual do União Brasil (UB), Miguel Coelho, e do deputado federal Túlio Gadêlha (PSD) como pré-candidatos ao Senado Federal, a governadora Raquel Lyra (PSD) participou de agenda na cidade de Vicência, Mata Norte de Pernambuco, ao lado dos aliados.

O evento marcou o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito do município, Guiga Nunes (Podemos), à Câmara dos Deputados, reunindo prefeitos, vereadores e líderes políticos da região. No evento, Miguel Coelho reforçou a corrida pelo Senado e elogiou a gestão da aliada.