Resultado de 23,05% das seções totalizadas até o momento para a presidência da República. Bolsonaro com 51,36% e Lula com 48,64%.
Resultado de 23,05% das seções totalizadas até o momento para a presidência da República. Bolsonaro com 51,36% e Lula com 48,64%.
Os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Lula da Fonte (PP) visitaram, nesta sexta-feira (30), as obras da nova unidade do Hospital de Amor em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O equipamento está em fase de implantação e será voltado ao atendimento oncológico, com serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso da população do interior a tratamentos especializados contra o câncer. A agenda contou com a presença do médico Henrique Prata, diretor-presidente do Hospital de Amor.
A instituição é referência nacional na prevenção e no tratamento do câncer, realizando cerca de 170 mil atendimentos por mês em mais de 27 unidades de prevenção e oito unidades de tratamento espalhadas pelo país. No início de janeiro, Eduardo da Fonte esteve na unidade de São Paulo acompanhado de diretores de hospitais oncológicos de Pernambuco para conhecer o modelo de gestão da instituição e discutir a adoção de práticas semelhantes no estado. “A chegada desse hospital representa um passo decisivo na interiorização da saúde”, afirmou Eduardo da Fonte.
A unidade de Garanhuns deverá ser inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estará em Pernambuco para participar do desfile do Galo da Madrugada, no Recife, seguindo posteriormente para o Agreste. A informação foi confirmada pela senadora Teresa Leitão (PT), que informou ainda que o hospital receberá o nome de Dona Lindú, em homenagem à mãe do presidente.
À CNN, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que irá escolher entre Ratinho Junior (PR), Ronaldo Caiado (GO) e Eduardo Leite (RS) para disputar a Presidência da República até o dia 15 de abril.
“O critério é político, avaliação vai feita ao longo desses 60 dias. Até 15 de abril deve estar escolhido esse nome. Os três estão muito bem preparados, são três governadores que durante oito anos governaram seus estados com aprovação extraordinária. O PSD não tem projeto de poder, tem um projeto de Brasil”, afirmou.
Segundo Kassab, “vale muito pesquisa, perspectiva, capacidade de agregar no segundo turno e desenvolvimento de pré-campanha” serão avaliadas para o partido fazer a escolha. As informações são da CNN.
Leia maisAo migrar para o PSD na última semana, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que Ratinho Jr e Eduardo Leite são “muito bem avaliados”.
“Aqui não tem interesse pessoal, aquele que for escolhido, o que sair daqui candidato terá apoio dos demais”, disse Caiado.
“Chapa pura”
Ao comentar a formação de alianças, Kassab voltou a criticar as coligações em disputas majoritárias e afirmou ver com naturalidade a composição de chapas formadas por um único partido.
“Estou entre aqueles que combate as coligações majoritárias. Eu espero que a gente acabe o mais rápido possível com essas coligações. Não tem sentido, só no Brasil tem um partido pra apoiar um candidato de outro partido. Eu vejo com naturalidade a chapa pura”, disse.
Sobre a escolha de um vice em uma possível aliança mais ampla, Kassab afirmou que a condução caberá ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele lidere a coalizão.
“Quando um partido integra uma aliança e essa aliança tem um governador, o governador é o líder dessa aliança. Portanto, num momento certo, Tarcísio vai chamar os partidos dessa aliança e vai liderar a composição dessa chapa. A questão da ocupação e definição dos cargos será conduzida por ele”, ressaltou.
Leia menos
João Alberto Martins Sobral – JC
O Bal Masqué do Clube Internacional do Recife nasceu em um tempo em que os clubes sociais eram protagonistas da vida cultural da cidade. Muito antes do o Carnaval ganhar as ruas na dimensão que tem hoje, eram os salões que concentravam os grandes encontros, e o Internacional figurava entre os espaços mais prestigiados da sociedade pernambucana.
Inspirado nos tradicionais bailes de máscaras europeus — especialmente os franceses e italianos —, o Bal Masqué foi criado para celebrar o Carnaval com elegância, fantasia e distinção. A proposta era clara: unir o espírito irreverente da folia ao rigor social da época, oferecendo uma noite em que o luxo convivia com o mistério das máscaras.
Leia maisA mais antiga prévia de Carnaval do Brasil começou em 1948, idealizada pelo então presidente do Internacional, João Pereira Borges, acatando sugestão do colunista social Altamiro Cunha, do Jornal do Commercio. Durante muitos anos, foi um grande sucesso: primeiro, uma semana antes do Carnaval; depois, com a criação do Baile Municipal, 15 dias antes.
Na fase áurea, exigia traje a rigor, e as mulheres tinham que usar vestidos longos. Era uma festa para estilistas famosos como Marcílio Campos, Ricardo de Castro e Jurandir, que criavam os modelos das colunáveis. A máscara era obrigatória, mas muita gente a usava apenas para entrar. Trazia muitos convidados do Sul, muitas vezes em avião fretado.
Recordo, por exemplo, de Jorginho Guinle e Marta Rocha. Nas mesas das primeiras filas do salão principal, estavam sempre autoridades como o governador do Estado, o prefeito do Recife, o comandante militar do Nordeste e o presidente da Assembleia Legislativa.
A festa, considerada a prévia de carnaval mais famosa do país, ganhava sempre matérias de várias páginas nas revistas mais importantes do país, “”O Cruzeiro”, “Manchete”, “Fatos & Fotos.”. Era transmitida ao vivo pela TV Jornal, TV Rádio Clube, TV Manchete e TV Universitária.
A festa criou um concurso de fantasias que era coordenado por Arnaldo Montel. O concurso tinha a participação dos mais famosos concorrentes do Municipal do Rio de Janeiro, como Clóvis Bornay, Evandro Castro Lima e Wilza Carla. Em um deles, o pernambucano Almir da Paixão ganhou de Jesus Henrique com a fantasia “Morte e Vida de um Caramujo”, usando muita palha.
O desfilante carioca ficou tão revoltado que não foi receber o prêmio de segundo lugar, um rebuliço total. Quem também brilhava com suas fantasias era Múcio Catão. A comissão julgadora reunia sempre nomes de prestígio, presidida pela primeira-dama do Estado. Tive a oportunidade, em alguns anos, de ser o apresentador do desfile.
No auge, uma multidão se formava em frente à portaria do clube para ver os convidados e as atrações chegarem, o chamado “sereno”. Na época, muita gente era sócia do clube o ano inteiro apenas para participar da prévia e do Carnaval do Internacional. Convites para não sócios eram em número muito limitado. As mesas se esgotavam muitos meses antes da festa. Apenas numa fase final o clube criou camarotes, mas em um espaço provisório, na parte de trás. Foi em um deles que conheci e entrevistei Chico Science. Acho que foi a primeira vez na vida que o astro do manguebeat apareceu de smoking.
A festa era sempre animada por duas orquestras locais, que se revezavam no palco: as de Nelson Ferreira, Guedes Peixoto, José Meneses e Fernando Borges. Em algumas edições, houve também a participação das orquestras de Waldir Calmon e Erlon Chaves, mas sempre ao lado de uma local.
Depois, a festa foi transferida para o Salão Nobre do clube, quando começou a perder o brilho, com algumas edições tendo poucas mesas ocupadas. Na época, houve uma confusão enorme quando uma transexual perdeu o desfile de fantasia e tirou a roupa no salão, exigindo a presença da segurança. Uma confusão enorme.
Diante do declínio da festa, houve um trabalho de Cadoca Pereira, então secretário de Turismo e criador do Recifolia, que levava multidões à Avenida Boa Viagem. Uma integração com os blocos que desfilavam deu nova cara à festa, inclusive com a eleição da Garota Recifolia. Passou a ser um evento dos jovens, eliminando de vez a exigência do traje a rigor.
Em outro esquema, a festa passou a ter um palco na área externa, com shows de artistas baianos — o primeiro foi de Claudia Leitte —, o que exigiu o aterramento da piscina do clube, com a promessa de ser restaurada depois, o que nunca aconteceu. Nos camarotes, em dois andares, um deles, por três anos, foi comandado por Eduardo Campos. Foi a última vez que o Bal Masqué teve a presença do governador do Estado.
Finalmente, o Bal Masqué foi terceirizado e acontece, convenhamos, sem em nada lembrar o charme do anterior. Ainda tem concurso de fantasias, que não desperta mais interesse, a não ser de alguns nomes conhecidos na comissão julgadora.
O público, em absolutamente nada, lembra o que ia ao Bal Masqué nos anos de ouro. Hoje, a edição que marca os 78 anos do Bal Masqué tem uma novidade: vai começar às 17h, justificando o tema “Entardecer no Bal Masqué”. Os homenageados serão Claudionor Germano e os Papangus de Bezerros. O show será com os cantores pernambucanos André Rio, Almir Rouche, Maestro Forró, Ed Carlos e Nonô Germano.
Leia menos
O presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, disse, há pouco, ao blog, que as tratativas para o ingresso do ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, na legenda ocorreram lá atrás, mas não avançaram. “Não tem mais negociações. Estamos abrindo outros canais para reforçar a nossa chapa, que já é bastante competitiva”, afirmou.
Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE) iniciaram, nesta sexta-feira (30), uma greve com paralisação total das atividades nos serviços do Complexo Hospitalar da universidade. A decisão foi tomada por unanimidade em assembleia do Diretório Acadêmico Josué de Castro, com a participação de mais de 100 alunos, como resposta aos cortes no fornecimento de alimentação estudantil no complexo.
De acordo com os estudantes, a UPE não dispõe de restaurante universitário, o que restringe o acesso à alimentação a opções consideradas caras e incompatíveis com a realidade socioeconômica de parte do corpo discente. Eles afirmam ainda que, apesar de cumprirem altas cargas horárias em estágios obrigatórios e não remunerados, os alunos não recebem alimentação no complexo hospitalar. A mobilização reivindica que o Governo do Estado volte a financiar o fornecimento de refeições a todos os estudantes que atuam nos serviços do Complexo Hospitalar da UPE.
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, suspendeu os efeitos de uma liminar que havia impedido o reajuste da tarifa do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). As informações são do Blog Cenário.
Segundo a decisão do desembargador, impedir o reajuste poderia levar à redução da frota, diminuição da oferta de ônibus e demissão de trabalhadores, afetando diretamente milhões de usuários.
A decisão atende a um pedido do Governo de Pernambuco, que alegou risco de grave prejuízo à ordem e à economia públicas caso o aumento fosse mantido suspenso.
Leia maisA liminar havia sido concedida pelo 5º Juizado Especial da Fazenda Pública, em ação proposta por um conselheiro representante dos estudantes no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).
Na ação original, o autor questionava a legalidade da 43ª Reunião Ordinária do CSTM, realizada em janeiro deste ano, que aprovou o reajuste tarifário. Entre os argumentos apresentados estavam supostos problemas na convocação da reunião, falhas na divulgação de documentos e irregularidades na composição do conselho.
Ao analisar o pedido de suspensão, o presidente do TJPE destacou que essa medida tem caráter excepcional e só pode ser concedida quando há demonstração de risco grave à ordem, à segurança ou à economia públicas.
No caso concreto, o Estado comprovou que a manutenção da liminar poderia gerar um impacto anual superior a R$ 41 milhões em subsídios adicionais ao sistema de transporte, além de comprometer a continuidade do serviço.
O magistrado ressaltou ainda que, em análise preliminar, deve prevalecer a presunção de legalidade dos atos administrativos, especialmente quando resultam de deliberação de órgão colegiado legalmente constituído.
O presidente do TJPE também observou que eventuais questionamentos formais sobre a reunião do CSTM devem ser analisados de forma aprofundada no processo principal, e não em decisão liminar.
Com isso, foi determinada a suspensão dos efeitos da decisão do juízo de primeiro grau, restabelecendo a validade da deliberação do CSTM que autorizou o reajuste tarifário, até nova manifestação do Tribunal no julgamento de eventual recurso.
Leia menos
O ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, atualmente sem partido, deve ingressar no Podemos para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. As tratativas estão bem avançadas, segundo fontes ligadas a direção do Podemos.
Segundo essas mesmas fontes, a deputada estadual Socorro Pimentel, esposa do ex-prefeito e ainda filiada ao União Brasil, aguarda a janela partidária em abril para decidir por qual partido disputaria um mandato para Câmara dos Deputados. Há chances de acompanhar o marido na travessia para o Podemos.
Por Anthony Santana – Blog da Folha
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá ser o primeiro chefe do Executivo federal a participar de o maior bloco carnavalesco do mundo de acordo com o Guinness Book: o Galo da Madrugada. Durante a passagem, o gestor ainda deve inaugurar um hospital especializado em prevenção e tratamento oncológico, no Agreste. Em ano de eleição, a visita do líder petista poderá ser um teste de estratégia para a composição do palanque em dos mais importantes colégios eleitorais do Nordeste.
O cenário do estado se desenha para uma possível disputa entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos. O posicionamento do presidente Lula é visto como estratégico no estado. No partido do chefe do Palácio do Planalto, há lideranças que defendem tanto o apoio a Raquel Lyra quanto a João Campos.
Leia maisA participação de Lula, contudo, atende a um convite feito por João Campos, que falou à imprensa em entrevista coletiva, ainda durante o lançamento da programação do Carnaval do Recife, sobre ter chamado o presidente pessoalmente para participar da tradicional festa pernambucana.
Caso participe do Galo da Madrugada, Lula terá que dividir a atenção entre o gestor recifense, aliado de primeira hora, e a governadora Raquel Lyra, com a qual mantém boa relação e parcerias administrativas, como a de reestruturação do Metrô do Recife, que vai garantir um investimento federal de R$ 300 milhões nos próximos seis meses.
Além do Carnaval, Lula terá um compromisso administrativo no estado. De acordo com informação da senadora Teresa Leitão (PT), ele irá a Garanhuns, no Agreste, para inaugurar o Hospital de Amor, referência em prevenção e tratamento oncológico, que homenageia a mãe do presidente, sendo chamado de Dona Lindú.
A construção da unidade é uma parceria entre a Prefeitura de Garanhuns (administrada pelo correligionário de João Campos, Sivaldo Albino) e o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Correligionários
Ao falar sobre a passagem do presidente pelo estado no período momesco, a senadora Teresa Leitão (PT) chamou a atenção para a importância que Lula, que é pernambucano, dá às manifestações culturais. “Ele vem para o Carnaval de Pernambuco nessa condição, como um bom pernambucano que ele é”, enfatizou a parlamentar.
Já o senador Humberto Costa (PT) avaliou que a presença do mandatário na folia de Momo poderá resultar em ganhos políticos não somente para o presidente, mas também para os correligionários de Lula no estado. “Isso sem dúvida terá uma repercussão política não somente para ele próprio, seu governo, mas também para nós que, aqui em Pernambuco, estamos sempre empunhando as bandeiras do governo, do partido, que é o PT”, estimou.
De acordo com o presidente do PT-PE, Carlos Veras, após a confirmação da participação do presidente, o foco agora é cuidar da logística da viagem. “Ele quer vir no dia de Zé Pereira, no sábado. Estamos conversando com a equipe dele, vendo a questão logística. Tudo direitinho”, explicou.
Análise
Para a cientista político Priscila Lapa, a vinda de Lula tem potencial para beneficiar os dois candidatos, que poderão “pegar carona” na popularidade do presidente. Ela ressalta que João Campos tem a vantagem de ter um alinhamento histórico com o petista, enquanto Raquel Lyra, apesar de manter relação importante com o presidente, tem como desafio uma base eleitoral dividida entre apoiadores de Lula e de outros espectros políticos.
“O Carnaval tem muito mais aspectos socioemocionais, culturais do que propriamente de uma política mais racional. A vinda do presidente e esse trânsito dele pelo estado pode beneficiar ambos. João pela linha de ser um aliado de primeira hora e Raquel para demonstrar que ela tem prestígio, que o presidente escolheu Pernambuco como um reduto de Carnaval dentro desse alinhamento”, destacou Priscila.
O posicionamento do presidente na festa pode indicar para qual
lado deve ir o apoio do PT, de acordo com o cientista político Isaac Luna. Ele ressalta que se Lula aparecer apenas ao lado de Campos poderá ter reflexo negativo na busca pela ampliação do apoio à sua reeleição.
“O sonho da campanha de Lula era ter um palanque duplo em Pernambuco. Com João e Raquel duelando internamente, mas os dois pedindo voto para Lula. Contudo, se essa for uma visita que esteja vinculada à imagem de João, isso tornará essa meta bastante delicada”, avaliou.
Leia menos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando uma ampla gama de opções militares para utilizar contra o Irã e enfraquecer o regime Khamenei, mas ainda não tomou uma decisão, revelou o jornal norte-americano “The New York Times”.
Segundo o jornal, o conjunto atual de opções inclui bombardeios e até a possibilidade de forças americanas realizarem operações especiais encobertas em locais dentro do Irã.
Nos últimos dias, Trump também vem ponderando se uma mudança de regime seria uma opção viável, afirmou a reportagem. As informações são do g1.
Leia maisEntre as opções de ataque militar à disposição de Trump também estão bombardeios a instalações nucleares do Irã —assim como fizeram em junho de 2025— e contra instalações militares e simbólicas do regime iraniano, como o quartel-general da milícia iraniana que seria responsável pelas mortes de manifestantes nas ruas do país.
Segundo o “New York Times”, entre as opções mais arriscadas estaria o envio secreto de comandos para destruir ou danificar gravemente partes do programa nuclear iraniano que ainda não foram atingidas no bombardeio dos EUA no ano passado. A reportagem afirmou que o Exército dos EUA tem treinamento para missões desse tipo, de alto grau de especialização, para entrar em países e atingir alvos de alto valor —como as instalações nucleares do Irã, por exemplo.
Oficiais do governo dos EUA afirmaram à agência de notícias Reuters que outra das opções consideradas por Washington seria realizar ataques direcionados às forças de segurança e líderes do Irã para inspirar novos protestos nas ruas do país e “criar condições para uma mudança de regime”.
Trump ainda não escolheu entre as opções apresentadas pelo Pentágono e, por isso, não autorizou ação militar contra Irã, afirmaram oficiais do governo dos EUA ao jornal. As opções que estão sendo consideradas vão além das que ele tinha na mesa na primeira quinzena de janeiro, quando os EUA ficaram à beira de atacar o regime iraniano, porém Trump foi convencido a desistir da ação após uma ligação de mediadores e após Teerã ter desistido de realizar execuções de manifestantes.
Trump ameaça Irã com ‘navios grandes e poderosos’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira (29) que pretende conversar com o Irã e afirmou esperar não ter que usar “navios grandes e poderosos” contra o país.
As tensões entre Estados Unidos e Irã voltaram a crescer nesta semana, depois que Trump voltou a dizer que pode autorizar um ataque caso o regime iraniano não negocie um acordo nuclear.
Falando a jornalistas, o presidente afirmou que já conversou anteriormente com autoridades iranianas sobre um possível acordo. Disse ainda que deixou claro que o Irã não pode ter uma arma nuclear e que deveria parar de matar manifestantes que protestam contra o governo.
Mais cedo, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que a Defesa norte-americana está pronta para “entregar” ao Irã o que Trump determinar. Ele citou como exemplo a operação contra a Venezuela, que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro.
Atualmente, os Estados Unidos mantêm o porta-aviões USS Abraham Lincoln no Oriente Médio, com capacidade para transportar até 90 aeronaves, entre caças e helicópteros. Trump afirmou que mais força militar está a caminho da região para monitorar o Irã “bem de perto”.
Na quarta-feira (28), Trump escreveu em uma rede social que o grupo de ataque do USS Abraham Lincoln está pronto para agir “com velocidade e violência, se necessário”.
O Irã diz estar disposto ao diálogo, mas reforça que não abrirá mão do direito de se defender. Em nota divulgada na quarta-feira, a missão iraniana junto à ONU afirmou que o país responderá “como nunca antes” caso seja atacado.
O chanceler iraniano Abbas Araghchi negou a existência de negociações em curso com os Estados Unidos e afirmou que o Irã não aceitará dialogar sob ameaças militares.
Leia menos
Merendeiras que atuam em escolas da rede estadual anunciaram paralisação das atividades a partir da próxima semana, em Arcoverde, no Sertão do Estado, em protesto contra atrasos no pagamento de salários e benefícios. O anúncio foi feito durante reunião realizada na quadra da Escola Supletiva do município, onde as trabalhadoras relataram falta de respostas da empresa terceirizada responsável pelos contratos e ausência de previsão para a regularização dos valores.
Segundo as profissionais, a paralisação foi definida após tentativas de negociação com a empresa, que, de acordo com o relato, atribuiu os atrasos à falta de repasses do Governo do Estado. “Promessa a gente já teve demais. As merendeiras só vão voltar a trabalhar quando estiver tudo em dia, salário e benefícios”, afirmou Elma, merendeira do município de Ibimirim. Ela acrescentou que há divergência de informações sobre os pagamentos e que a categoria busca esclarecimentos formais sobre a origem do problema.
As trabalhadoras informaram ainda que pretendem acionar o sindicato da categoria e buscar providências administrativas e judiciais para garantir o recebimento dos valores em atraso. Caso não haja solução, a paralisação poderá se estender para outras cidades a partir dos próximos dias. “A gente precisa saber onde está a falha nesse caminho, porque sem resposta nenhuma, nenhuma merendeira do Estado vai trabalhar enquanto não receber”, disse a representante do grupo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao hospital nesta sexta-feira, em Brasília, para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, na manhã de quinta-feira (29), exames pré-operatórios para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, que acontecerá amanhã (30). Hoje à tarde, o presidente segue rotina de despacho na Granja do Torto”, diz nota, divulgada pelo governo. As informações são do jornal O GLOBO.
Lula já havia passado por uma cirurgia de catarata em outubro de 2020. Na época, o petista interrompeu a sua atuação como cabo eleitoral da disputa municipal que estava em andamento.
O presidente voltou ao Brasil na noite de quarta-feira depois de viagem ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, entregou, na terça-feira (27), o parque esportivo do distrito de Camela. A solenidade contou com a presença da deputada estadual e primeira-dama do município, Simone Santana, além de moradores, lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais.
O equipamento reúne uma Academia de Saúde, com aparelhos voltados à prática de atividades físicas, e uma praça destinada ao convívio social da comunidade. De acordo com a gestão municipal, a iniciativa integra a política de ampliação de espaços públicos nos distritos, com foco em lazer e promoção da saúde. Durante a cerimônia, Carlos Santana afirmou: “Entregamos um complexo esportivo e um espaço de convivência pensado para atender diferentes faixas etárias e incentivar hábitos saudáveis”.
A Academia de Saúde recebeu o nome de Selemias Tirbutino, profissional de educação física natural de Camela, falecido em setembro do ano passado. O parque está localizado ao lado do Gramadão do distrito, que conta com grama sintética e iluminação em LED. Segundo a prefeitura, já foram entregues quatro gramadões no município, em Vila do Estaleiro, Nossa Senhora do Ó, Camela e Serrambi, ampliando áreas destinadas à prática esportiva.
