Aprovados no concurso público para professor do Jaboatão tomam posse amanhã

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes empossará, amanhã, 604 aprovados no concurso público para professor I e II. A posse será realizada às 08h30, na Escola Municipal José Rodovalho, localizada na rua José Maia Bezerra, s/n, Piedade. Os profissionais iniciarão as atividades pedagógicas no início do ano letivo de 2024, nas 149 unidades de ensino do município. O concurso com 627 vagas foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em julho do ano passado. Os 23 professores restantes serão nomeados e empossados à medida em que forem realizadas novas matrículas e unidades de ensino em reforma forem entregues.

O concurso tem validade de dois anos, a partir da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período. A relação completa dos aprovados no concurso público pode ser acessada no Diário Oficial do Município, disponível no site www.jaboatao.pe.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura do Jaboatão. O prefeito Mano Medeiros enfatizou a importância da contratação de professores para reforçar o ensino-aprendizagem no município. “Iniciar o ano letivo com esses novos professores é um avanço significativo para os estudantes da nossa rede municipal. A gestão municipal não tem medido esforços para melhorar a qualidade da educação, infraestrutura das unidades e qualificação das equipes pedagógicas”, falou o prefeito.

Veja outras postagens

A candidatura do ex-vereador Ivan Moraes será defendida pelo Psol nas conversas com a Rede Sustentabilidade, que lançou Alfredo Gomes na disputa pelo Governo de Pernambuco, nesta quarta-feira (18). No entanto, o próprio Ivan se diz disposto a dialogar para tentar um consenso pela boa relação com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Rede também apresentou o ex-deputado Paulo Rubem Santiago como postulante ao Senado, enquanto o Psol já tem a vereadora Jô Cavalcanti na disputa. As informações são do Blog Dantas Barreto.

“A gente espera que haja um consenso, uma composição, mas que a Rede e o deputado Túlio Gadêlha me apoiem para governador. Agora, eles têm o direito de lançar um pré-candidato. O reitor Alfredo tem feito um belo trabalho na UFPE e Paulo Rubem é uma referência histórica para todo mundo que caminha no campo progressista. Tenho certeza que, em muito breve, chegaremos a um acordo programático, a partir do que já se vem construindo. Gosto do diálogo e conto muito com o apoio de todos eles, além do deputado Túlio Gadêlha, à nossa candidatura”, disse Ivan Moraes ao Blog Dantas Barreto.

O presidente da Federação Rede-Psol em Pernambuco, Jerônimo Galvão, observou que os partidos têm autonomia para apresentar pré-candidaturas e que esse assunto será tratado através do Consenso Progressivo, que é o instrumento interno dos dois partidos. “Enquanto Psol, vamos defender o nome de Ivan Moraes. Caso não haja consenso, a decisão será no voto e o Psol tem a maioria”, antecipou o dirigente. “Nosso trabalho é para que todos permaneçam juntos, mas vai depender do processo de negociação”, acrescentou Galvão.

Apesar de Alfredo Gomes ter dito que haverá nova rodada de conversa entre os pré-candidatos e dirigentes da Rede e do Psol, na próxima segunda-feira, Jerônimo Galvão contou que ainda não houve contato nesse sentido.

Do UOL

Políticos bolsonaristas e da direita comemoraram a queda da Acadêmicos de Niterói, que homenageou Lula na Sapucaí. A escola volta para o grupo de acesso.

Flávio Bolsonaro (PL-RJ) citou fantasia de “família em conserva”. O pré-candidato à Presidência disse que “quem ataca a família, não merece aplauso”. A crítica é uma referência a uma das alas formada por integrantes vestidos de lata. O rótulo exibia a imagem de um casal hétero com duas crianças, que seriam os filhos, e a frase “família em conserva”.

Ipojuca - No Zap

Se Raquel Lyra (PSD) apostava no Carnaval para reverter a baixa popularidade no Recife, esses dias de folia não trouxeram boas notícias para sua pré-campanha à reeleição. As iniciativas de seu governo foram tão pífias na capital pernambucana que, em vários momentos, nem a governadora pareceu botar muita fé naquilo que suas equipes prepararam para os foliões.

Por várias noites, o palco do Festival Pernambuco Meu País, montado no Recife Antigo por iniciativa do Governo de Pernambuco, foi flagrado com baixa adesão do público, enquanto, a poucos metros dali, o Marco Zero fervilhava. O polo municipal teve recorde de público, sacramentando o sucesso de mais uma condução da festa pela Prefeitura do Recife, comandada por João Campos (PSB), líder nas pesquisas e potencial adversário de Raquel nas eleições deste ano.

Caruaru - IPTU 2026

Por Renato Riella
Do Blog do Riella

A título de comparação, para quem adora (ou detesta) Janja, passo informação do ChatGPT sobre a mulher de Flávio Bolsonaro.

  • Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro é dentista de formação. Atua na área de saúde, com especialização em ortodontia e ortopedia facial — incluindo atendimento tanto para adultos quanto para crianças.
  • Ela e Flávio Bolsonaro estão juntos desde 2010 e têm duas filhas. O casal celebra datas importantes nas redes sociais, mostrando momentos da família e declarações de afeto, como quando completaram 10 anos de casamento.
  • Fernanda aparece eventualmente nas redes sociais compartilhando registros pessoais, incluindo eventos da família e viagens. Em janeiro de 2026, por exemplo, ela e o marido publicaram registros de uma viagem com batismo simbólico no Rio Jordão (Israel).
Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Acadêmicos de Niterói, que homenageou a trajetória do presidente Lula em desfile na Sapucaí, ficou em último lugar na apuração do carnaval do RJ e foi rebaixada do Grupo Especial. A escola retorna, assim, para a Série Ouro.

No enredo deste ano, a agremiação levou para a Avenida o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Na apuração desta quarta-feira (18), a escola perdeu pontos em praticamente todos os quesitos. Apenas na categoria samba-enredo ganhou nota 10. Com informações do jornal O Globo e do blog Dantas Barreto.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Enredo da Viradouro, mestre Ciça ficou emocionado ao comemorar a vitória da escola de Niterói. “Esse é o carnaval do sambista. Ganhou o samba, ganhou o sambista”, disse o homenageado em vida.

Aos prantos, ele completou: “Fizemos um samba fantástico e só tenho a agradecer, porque conseguimos emocionar a todos com essa homenagem. Estou feliz e vamos festejar na quadra até amanhã de manhã”.

A Vermelha e Branca de Niterói chegou ao seu 4º título com o enredo “Pra cima, Ciça!”, em que exaltou, em vida, Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, de 69 anos, comandante da bateria. As informações são do portal g1.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Carnaval do Recife de 2026 bateu recorde de público e reuniu mais de 3,7 milhões de pessoas nos seis dias de festas. O evento também alcançou um número expressivo na economia, com movimentação de R$ 2,8 bilhões, incluindo a geração de 60 mil empregos temporários.

Os números foram revelados em coletiva de imprensa no Museu do Paço do Fervo, no Bairro do Recife, na manhã desta quarta-feira (18). “O Carnaval deste ano superou a nossa expectativa. A gente bateu recorde de público — 3,7 milhões de pessoas passaram pelos mais de 50 polos em todos os dias de festa. A gente também conseguiu aumentar o número de turistas. Tivemos 16% a mais de voos e 49% a mais de turistas internacionais”, comentou o prefeito do Recife, João Campos (PSB). As informações são da Folha de Pernambuco.

Da CNN Brasil

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), deixou a relatoria do caso envolvendo o Banco Master, mas poderá voltar a analisar o processo caso o julgamento seja remetido para a Segunda Turma da Corte, da qual é membro. A apuração é do analista de Política da CNN Matheus Teixeira.

Toffoli deixou a relatoria do caso após uma reunião a portas fechadas com os demais ministros. A decisão ocorreu em meio a uma série de suspeitas levantadas contra o ministro, que culminaram em um relatório de mais de 200 páginas elaborado pela PF (Polícia Federal) e entregue ao presidente do Supremo, Edson Fachin.

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, filiado à Rede Sustentabilidade, oficializa nesta quarta-feira (18) sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco. Ele deve ser o nome do campo político liderado pelo deputado federal Túlio Gadêlha, grupo que também projeta o ex-deputado Paulo Rubem Santiago como pré-candidato ao Senado. A entrada de Alfredo Gomes na disputa é apresentada como uma alternativa ao cenário de polarização entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife João Campos (PSB).

Apesar do lançamento, o nome do reitor ainda não foi testado nos levantamentos eleitorais. Além disso, o projeto político precisará dialogar com o PSOL, que integra a mesma federação e já colocou o ex-vereador Ivan Moraes como pré-candidato ao Palácio do Campo das Princesas. A tendência é que o plano de governo de Alfredo Gomes seja estruturado a partir da educação como eixo central do desenvolvimento, com propostas voltadas à interiorização de oportunidades, à inclusão social, à justiça social e ao enfrentamento das desigualdades regionais e econômicas do estado. As informações são do Leia Já.

Entre estandartes coloridos e fantasias irreverentes, um bloco de rua no Carnaval pernambucano de 2026 decidiu trocar o frevo pelo debate público. Um desfile apresentou alegorias críticas à governadora Raquel Lyra (PSD) e trouxe como tema central a crise envolvendo a empresa de ônibus intermunicipais Logo Caruaruense, pertencente ao ex-governador João Lyra Neto, pai da gestora. Além disso, o aumento da tarifa de ônibus para R$ 4,50, aprovado com o aval do Governo de Pernambuco, também foi alvo de cobranças por parte das pessoas.

Os brincantes carregavam placas em formato de ônibus, com destaque para a tarifa R$ 4,50, enquanto estandartes faziam trocadilhos com mobilidade, fiscalização e transparência. Em tom de sátira, a cobrança mesclou estética carnavalesca com protesto político, prática tradicional do carnaval de rua pernambucano, historicamente marcado por crítica social.

O escândalo da Logo Caruaruense foi revelado em janeiro deste ano após o portal Metrópoles informar que a empresa do pai da governadora estava operando sem Certificado de Registro Cadastral (CRC) válido desde janeiro de 2023, sem vistorias obrigatórias e sem pagar as taxas estaduais no mesmo período. Além disso, a frota possuía ônibus com idade acima do limite legal e com inspeções vencidas. O episódio gerou repercussão política, incluindo pedido de impeachment protocolado na Assembleia Legislativa.

Após a divulgação das denúncias, a empresa comunicou a devolução das linhas e encerrou definitivamente as atividades em janeiro de 2026, com promessa de pagamento dos direitos trabalhistas aos funcionários. Contudo, até o momento não há informações se os débitos foram quitados.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), anunciou nesta quarta-feira (18) que encaminhou uma representação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, que publicou um vídeo na noite de domingo entregando adesivos com a mensagem: “O Nordeste está com Flávio Bolsonaro 2026”. O material também tinha uma imagem do candidato à Presidência pelo PL beijando o pai, Jair.

Em resposta, a ação protocolada por Lindbergh acusa o ex-ministro da prática de propaganda eleitoral antecipada e pede a concessão de liminar para retirada imediata de conteúdo divulgado nas redes sociais. Além disso, o documento solicita o estabelecimento de uma multa para caso de descumprimento e exige o envio do caso ao Ministério Público Eleitoral para apuração de eventual abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. As informações são do jornal O Globo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o reajuste para servidores do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU), mas vetou trechos da medida que estabelecem benefícios adicionais, os chamados “penduricalhos”. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18).

Segundo o Palácio do Planalto, Lula vetou os dispositivos que previam reajustes escalonados até 2029 porque a fixação de aumentos para períodos posteriores ao término do atual mandato contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal, que veda a criação de despesa obrigatória nos últimos dois quadrimestres do mandato que não possa ser cumprida integralmente dentro dele. Portanto, a decisão do presidente prevê o aumento para 2026, mas veta aumentos para os exercícios de 2027, 2028 e 2029. As informações são do Correio Braziliense.