O ato dos trabalhadores no Recife, previsto para ocorrer durante a manhã desta sexta-feira (1º), foi adiado por causa das fortes chuvas que atingem a capital pernambucana neste feriado e pelo estado de alerta emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). A manifestação, que seria realizada às 9h, no Largo da Paz, em Afogados, agora ocorre no próximo domingo (3), na mesma hora e local.
O adiamento do ato foi divulgado em publicação conjunta no instagram realizada pelo Partido Comunista Brasileiro (PCBR-PE), pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e por outras unidades sindicais. “Por conta das fortes chuvas e do estado de alerta notificado pela Apac, o ato previsto para hoje foi adiado”, diz a publicação. As informações são da Folha de Pernambuco.
Leia mais
Ato do Dia do Trabalhador
O ato do Dia do Trabalhador ocorre neste feriado em 18 capitais e em diversas cidades espalhadas pelo Brasil. A principal pauta defendida pelas centrais sindicais é o fim da escala 6×1.
Atualmente, várias propostas pela redução da jornada de trabalho estão em tramitação no Congresso Nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive, enviou para a Casa Legislativa um projeto de lei (PL) com urgência constitucional para acabar com a escala 6×1 e reduzir a jornada de 44 para 40 horas semanais.
No Recife, centrais sindicais realizaram, ontem (30), um ato no Parque 13 de Maio, área central do Recife, reunindo representantes de diversas categorias em defesa de mudanças nas condições de trabalho. Além do fim da escala 6×1 e da redução da jornada de trabalho, a manifestação também reinvindicou a igualdade salarial entre homens e mulheres.
Leia menos
Dois idosos estão desaparecidos após um deslizamento de barreira no bairro de Passarinho, em Olinda, na manhã desta sexta-feira (1º), enquanto um adolescente foi resgatado após ficar com as pernas presas sob escombros em Águas Compridas. Os casos ocorrem em meio às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife.
No bairro de Passarinho, uma criança também foi retirada com vida pelo Corpo de Bombeiros, mas os dois idosos permanecem soterrados. Já em Águas Compridas, o adolescente foi socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde após o resgate. Equipes da Defesa Civil de Olinda também foram acionadas. As informações são do Diário de Pernambuco.
Além dessas ocorrências, um deslizamento de maior gravidade foi registrado no Alto da Bondade, onde uma barreira cedeu e provocou o desabamento de uma casa. Há informações extraoficiais de que uma mãe e um bebê estão desaparecidos e são procurados pelas equipes de resgate no local.
Nas últimas 12 horas, mais de 100 milímetros de chuva foram registrados em 21 municípios de Pernambuco, incluindo cidades da Região Metropolitana do Recife, da Zona da Mata Norte e do Agreste. De acordo com o monitoramento em tempo real da Agência Pernambucana de Águas e Clima, entre a madrugada desta sexta-feira (1º) e às 13h, os acumulados ultrapassaram os 170 milímetros em municípios como Paulista e Olinda.
O presidente Lula (PT) anunciou, nesta sexta-feira (1º), o envio de apoio federal imediato a Pernambuco devido às fortes chuvas. O anúncio ocorreu após conversas com o ex-prefeito e pré-candidato a governador do estado, João Campos (PSB), e o pré-candidato a senador Humberto Costa (PT). “Determinei imediatamente o pronto apoio federal às autoridades locais”, afirma o presidente.
De acordo com Lula, a ajuda inclui o deslocamento de técnicos da Defesa Civil Nacional para reconhecimento de situação de emergência e a mobilização da Força Nacional do SUS para o atendimento às vítimas. As informações são do Diário de Pernambuco.
Leia maisConversei hoje pela manhã por telefone com o ex-prefeito João Campos e o senador Humberto Costa sobre as fortes chuvas que caem no Grande Recife e em outras regiões de Pernambuco. Determinei imediatamente o pronto apoio federal às autoridades locais. O ministro da Integração…
— Lula (@LulaOficial) May 1, 2026
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o aviso meteorológico para o estado. O comunicado estabelece estado de alerta extremo devido às chuvas na Mata Norte e Região Metropolitana do Recife. A capital decretou Alerta Máximo.
Alerta Máximo
A previsão meteorológica indica que as chuvas devem continuar com intensidade nas próximas horas, aumentando o risco de deslizamentos e inundações.
Como medida preventiva, o Recife abriu oito abrigos emergenciais em diversas localidades (como Cajueiro, Curado e Ibura), oferecendo cerca de 400 vagas com alimentação, kits de higiene e suporte psicossocial. A gestão municipal reforça que moradores de áreas de risco devem procurar locais seguros imediatamente.
Governo de Pernambuco
Em reunião com a Apac, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), declarou que as próximas horas serão de muita chuva no estado. “E essas chuvas estão caminhando para o interior”, disse a governadora. “Estamos acionando as prefeituras para que cada um possa cumprir seu papel”.
Rios
O Rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, atingiu a cota de inundação. Segundo o aviso hidrológico, emitido às 11h28, as cidades de São Lourenço da Mata, Recife e Camaragibe estão sendo afetadas pelo extravasamento do rio.
Mais cedo, o Rio Siriji, em Vicência, na Mata Norte de Pernambuco, também atingiu a cota de inundação. Além disso, os rios Capibaribe Mirim, em Timbaúba, também na Mata Norte, Tapacurá, em Vitória do Santo Antão, Duas Unas, em Jaboatão, e Tracunhanhém, em Nazaré da Mata, atingiram a cota de alerta.
Leia menos
O Rio Capibaribe atingiu a cota de alerta no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, e acende o risco de inundação também no Recife, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
O aumento do nível do rio, segundo o órgão, pode impactar ainda Camaragibe. As cidades devem permanecer em estado de atenção diante da possibilidade de transbordamentos. O alerta hidrológico foi emitido na manhã desta sexta-feira (1º), em meio à intensificação das chuvas provocadas pela Zona de Convergência Intertropical, que atua sobre o Estado de Pernambuco. As informações são do Jornal do Commercio.
No início da manhã, a Apac já havia colocado em estado de alerta regiões como a Mata Norte e a Região Metropolitana do Recife, com previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes ao longo do dia e também amanhã (2).
A continuidade das precipitações mantém a tendência de elevação dos níveis dos rios, o que aumenta o risco de alagamentos e possíveis inundações em áreas ribeirinhas. A Apac e a Defesa Civil orientam que moradores de áreas de risco fiquem atentos às atualizações e sigam as recomendações dos órgãos oficiais.
Meu voo de Brasília para Recife teve seu pouso cancelado, após 40 minutos sobrevoando a região. O piloto ainda tentou descer em João Pessoa, mas também não conseguiu e o avião precisou pousar, finalmente, em Natal. Com o transtorno das fortes chuvas desta sexta-feira (1º), o Aeroporto Internacional de Recife não conseguiu receber pousos durante o período.
O Recife entrou em estágio de alerta às 10h desta sexta-feira por conta da continuidade das fortes chuvas na capital. O aviso foi emitido pelo Centro de Operações do Recife (COP), e é uma atualização mais grave do estado de atenção emitido mais cedo, às 8h.
Nas últimas 12 horas, segundo o Painel de Monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a capital registrou um volume de 111,3 mm. Os dados foram acessados às 10h24.
O pré-candidato ao governo de Pernambuco João Campos (PSB) se colocou à disposição dos prefeitos para ajudar as cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata do estado, atingidas por fortes chuvas nesta sexta-feira (1º).
Em publicação nas redes sociais, o ex-prefeito do Recife afirmou estar acompanhando a situação dos municípios dessas regiões e disse que pode auxiliar nas articulações com o governo federal. Nesta sexta, Campos cumpre agenda na Corrida de Jericos, em Panelas, Agreste do estado. As informações são do Blog da Folha.
Leia mais“Acompanhando a situação dos municípios impactados pelas fortes chuvas na Região Metropolitana e na Zona da Mata. Entrei em contato com prefeitos dessas regiões e me coloquei à disposição para ajudar em caso de necessidade de articulação junto ao governo federal”, escreveu João Campos.
O Recife entrou em estágio de alerta às 10h desta sexta-feira por conta da continuidade das fortes chuvas na capital. O aviso foi emitido pelo Centro de Operações do Recife (COP), e é uma atualização mais grave do estado de atenção emitido mais cedo, às 8h.
Nas últimas 12 horas, segundo o Painel de Monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a capital registrou um volume de 111,3 mm. Os dados foram acessados às 10h24.
Além do Recife, toda a Região Metropolitana , Mata Norte e Mata Sul também está em alerta vermelho de chuvas válido até amanhã (2). A agência emitiu, ainda, um aviso de possibilidade de inundação do rio Capibaribe Mirim, que corta a cidade, por conta das intensas precipitações.
Leia menos
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), cancelou sua ida ao Festival Nacional dos Jericos, no município de Panelas, no Agreste do estado, nesta sexta-feira (1º), para poder monitorar as chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR), a Zona da Mata e o próprio Agreste diretamente da sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Mais cedo, a Apac renovou para vermelho o alerta de chuvas moderada a forte para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Mata Norte. O aviso é válido para hoje e amanhã (2). Para a Mata Sul e Agreste, o aviso segue amarelo, com pancadas de intensidade moderada e pontualmente forte. As informações são do Blog da Folha.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva foi muito alto em alguns pontos do estado. O município onde mais choveu foi Goiana, na Zona da Mata Norte, que registrou acumulado de 169,4 mm. A lista segue com Condaddo (128,2 mm), Igarassu (125,55 mm), Paulista (125,38 mm) e Abreu e Lima (123,8 mm). Os dados são do Painel de Monitoramento da Apac, e foram acessados às 8h12.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima renovou para vermelho o alerta de chuvas moderada a forte para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Mata Norte. O aviso é válido para hoje (1º) e amanhã (2). As informações são da Folha de Pernambuco.
Para a Mata Sul e Agreste, o aviso segue amarelo, com pancadas de intensidade moderada e pontualmente forte. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva foi muito alto em alguns pontos do estado. O município onde mais choveu foi Goiana, na Zona da Mata Norte, que registrou acumulado de 169,4 mm. A lista segue com Condaddo (128,2 mm), Igarassu (125,55 mm), Paulista (125,38 mm) e Abreu e Lima (123,8 mm). Os dados são do Painel de Monitoramento da APac, e foram acessados às 8h12.
Confira abaixo recomendações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em caso de fortes chuvas:
Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
Observe alteração nas encostas.
Permaneça em local abrigado.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O PT de Pernambuco vai veicular, neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, inserções em rádio e TV com foco em ações do governo Lula. As peças são protagonizadas por integrantes pelo deputado federal e presidente do PT Carlos Veras junto com o senador Humberto Costa, e citam medidas como geração de empregos, o combate à fome, a ampliação do acesso à educação e políticas como a gratuidade de energia e gás para famílias de baixa renda.
O vídeo ressalta a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores, além da defesa do fim da escala 6×1, sem redução salarial, como medida para melhorar a qualidade de vida da classe trabalhadora.
Em outra peça, a senadora Teresa Leitão aborda políticas voltadas às mulheres e destaca programas como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. As inserções terminam com o slogan “PT do lado do povo de Pernambuco”.
Pernambuco terá uma nova leva de “laranjinhas”. Ontem (30), o Governo do Estado realizou a cerimônia de formatura de novos 2.157 policiais militares, na Arena de Pernambuco. Os policiais que vão reforçar a segurança pública do estado começaram a turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP), em setembro do ano passado.
A formatura na Arena de Pernambuco contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, representantes do setor político e segurança pública, além dos familiares dos novos policiais militares. As informações são da Folha de Pernambuco.
Leia maisDe acordo com a gestora estadual, os novos soldados são reflexo do programa Juntos Pela Segurança. “Pegamos a segurança pública desarrumada no nosso estado, mas tomamos a liderança e tivemos decisão política de fazer diferente”, iniciou Raquel Lyra.
“A segunda turma do curso de formação de praças somando mais 2.100 que serão entregues ao estado para cuidar da segurança das pessoas. Esse é um esforço que o Governo do Estado vem fazendo. Chegamos a nomeação de mais de 6.900 policiais militares, civis, bombeiros militares e policiais penais. Outros que estão em formação e, até dezembro deste ano, mais de 8.200 policiais nomeados durante a nossa gestão”, completou a governadora.
A previsão é que os novos policiais militares sejam lançados nas ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os formados começam a ser convocados para se apresentar em seus respectivos batalhões e, a partir do dia 11 de maio, já estarão ocupando os espaços escolhidos pela inteligência da Polícia Militar de Pernambuco.
A governadora Raquel Lyra considera que os novos policiais militares estão aptos para cuidar da sociedade pernambucana. “Eu não tenho dúvida nenhuma que estamos formando os melhores soldados da nossa história porque eles estão sendo formados pela melhor tropa que a gente. Esperem deles aquilo que a gente trabalhou para formá-los. Todos eles lutaram muito e tiveram a dedicação nestes sete meses. Foram treinados do ponto de vista tático, estratégico, operacional, mas também com formação humana para servir ao povo de Pernambuco”, pontuou.
Número 1 da formação
Um dos principais momentos da cerimônia de formatura foi a homenagem a soldado Carina Cléures, número 1 do curso de formação.

Natural de Petrolina, no Sertão do estado, a policial militar com maior nota recebeu da governadora Raquel Lyra a Medalha Tiradentes de Bronze pelo feito alcançado.
“Gratificante estar aqui com a minha família presenciando tudo isso. Foi muito ralado e suado, mas valeu a pena cada esforço e dedicação. Agradeço a Deus e todos que me apoiaram”, afirmou a soldado que deve ficar dois meses de estágio na Região Metropolitana do Recife (RMR) e depois servirá em Petrolina.
“Eu não sabia que tinha esse potencial para chegar, porém quando falaram que era uma oportunidade para voltar para casa eu tentei. Tentar é possível, pedi a Deus que me desse força e saúde para continuar tentando e foi possível. Estou aqui como a 01 do concurso”, finalizou.
Leia menos
Blog da Natuza Nery – do g1
Nos bastidores de Brasília, a articulação envolvendo a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a discussão sobre a dosimetria das penas do 8 de Janeiro mostra um enredo de alianças, interesses convergentes e rearranjos de poder. Embora não apareça formalmente no centro da operação, Alexandre de Moraes surge como personagem decisivo no movimento conduzido por Davi Alcolumbre.
Há algumas conclusões no combo Messias-dosimetria orquestrado por Davi Alcolumbre:
1. Alcolumbre e Moraes — uma relação antiga de confiança: Davi Alcolumbre é o mais próximo senador do ministro do STF. Os dois, além de Rodrigo Pacheco, são amigos de longa data. Jantam juntos em Brasília e se frequentam com intimidade.
Leia mais2. A revisão das penas exigia anuência do relator: O presidente do Senado jamais promoveria um alívio nas penas dos condenados do 8 de janeiro sem consultar o relator do caso. Jamais. Evitar a redução das penas era ponto de honra do relator do caso até pouco tempo atrás. Aprová-la seria enfraquecê-lo.
3. O caso Master alterou o equilíbrio político: O ato só foi possível graças ao caso do Banco Master. O escândalo fez o vento da política virar. Moraes viu sua vulnerabilidade crescer quando seu antagonista André Mendonça foi alçado à condição de relator do caso. Levar Messias ao STF era, dentro desse contexto, uma possibilidade de fortalecer aquele que gostaria de esclarecer as circunstâncias do contrato da esposa do ministro. Mendonça era um dos padrinhos de Messias no STF, e foi para casa dele que Messias foi após se encontrar com Lula na noite da derrota para juntar os cacos e contabilizar as traições.
4. A resistência ao nome de Jorge Messias já existia: É bem verdade que Alexandre considerou um equívoco a indicação de Lula antes mesmo de o Master eclodir. E já dizia lá atrás que Messias iria perder. Preferia ver Pacheco, seu outro amigo, engrossando as fileiras de aliados na corte.
5. A negociação: barrar Messias em troca de concessões: Mas quando o Master surgiu atropelando tudo, esse objetivo ficou ainda mas premente. Era hora de barrar. Mas, para barrar, era preciso que a redução das penas passasse em troca de duas coisas: o enterro da CPI do Master e a dosimetria.
6. Um recuo de Moraes: Foi assim que o chamado “herói da resistência” ao golpe abençoou um revés a si mesmo.
7. Isolamento de André Mendonça: Sem Messias, o ministro André Mendonça segue em parcial isolamento e em clara minoria.
8. Alianças improváveis em Brasília: O episódio mostrou um mundo invertido em Brasília, no qual antigos aliados — governo e Alexandre— transformaram-se em rivais. E tradicionais antagonistas — André Mendonça e um ministro de Lula (Messias), além de Alexandre de Moraes e Flávio Bolsonaro, por intermédio de Alcolumbre — transformaram-se em aliados de ocasião.
9. A traição como moeda política: O artigo mais frequente da política — a traição — desfilou sem inibição por esses dias: Messias foi traído por gente até então próxima ao próprio governo. Mendonça foi traído por amigos da bancada evangélica que lhe prometeram votos a favor de Messias minutos antes da votação, mas entregaram a cabeça do candidato da mesma fileira religiosa, mostrando que o voto evangélico se rendeu aos interesses do stablishment.
10. Votos motivados por interesses diversos: No arsenal de votos contrários ao governo, teve de tudo, porém. Teve desafeto de Messias, teve gente incomodada com Lula por diferentes razões.
11. A percepção de fraqueza de Lula: Mas esse strike contra Lula só foi possível graças à convicção do centrão e de parte do STF de que Lula está politicamente morto, em viés de derrota nas eleições.
12. O fator imprevisível da política: Mas como a política não é escrita em linha reta, se o presidente da República se recuperar e sair de outubro vitorioso, tudo pode mudar de novo.
Leia menos