O Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), em Limoeiro, está concluindo a instalação de um novo aparelho de raio-X digital adquirido por meio de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil destinada pelo deputado estadual Henrique Filho (PP). O equipamento entrará em funcionamento durante as obras de reforma, ampliação e modernização da unidade. Nesta semana, o parlamentar visitou o hospital e acompanhou a instalação ao lado do diretor-geral, o médico Jaciel Soares.
Segundo Jaciel Soares, o novo equipamento é totalmente informatizado e permitirá ampliar a capacidade de atendimento da unidade. “É um equipamento totalmente moderno, computadorizado, que proporciona imagens de melhor qualidade e amplia nossa capacidade de atendimento. A emenda do deputado Henrique Filho foi fundamental para que esse investimento se tornasse realidade e para que a população passe a contar com um serviço mais eficiente”, afirmou. O deputado também destacou que o investimento busca fortalecer a estrutura da saúde pública e melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Referência para o Agreste Setentrional e a Mata Norte, o Hospital Regional José Fernandes Salsa realiza mais de seis mil atendimentos por mês e passa por obras de reforma, ampliação e modernização. De acordo com o Governo de Pernambuco, a intervenção prevê investimentos próximos de R$ 30 milhões. O hospital também recebeu, em 2021, cerca de R$ 400 mil em emendas parlamentares destinadas por Henrique Filho para a aquisição de equipamentos e mobiliário para a unidade.
Depois de gastar milhões com a instalação e adesivação de tapumes de obras, a gestão da governadora Raquel Lyra (PSD) começa, quase que literalmente, a “rasgar” dinheiro público. Nesta sexta-feira (26), funcionários a serviço do Governo de Pernambuco foram vistos raspando a estrutura metálica que cerca o Memorial Arcoverde, em Olinda. O objetivo é inviabilizar a leitura da marca da atual gestão por conta da proximidade do período eleitoral, que impõe restrições à publicidade governamental.
A partir de 4 de julho, os sites e as redes sociais da administração estadual terão que ficar fora do ar ou só veicular informações de interesse público que não resultem em promoção da gestão, como campanhas de saúde. Além disso, todas as aparições do logotipo do Governo Raquel Lyra em placas, veículos e prédios públicos terão que ser encobertas ou substituídas pelo brasão do Estado em sua forma original e neutra, sem estilizações que permitam identificar o governo de Raquel.
Leia maisÉ nesse ponto que milhões em recursos públicos serão jogados fora. Para encobrir as marcas atuais do governo, Raquel vai ter que gastar mais com adesivos ou simplesmente mandar rasgar os materiais gráficos que já foram impressos. Mesmo tendo conhecimento do prazo apertado, o governo colocou na rua, em fevereiro deste ano, uma licitação de R$ 6,8 milhões para a instalação de estruturas metálicas no entorno de canteiros de obras. O edital previa que, do valor total, R$ 2,1 milhões seriam destinados à adesivação dos tapumes. Todo esse material adquirido com dinheiro público terá que ser danificado nos próximos dias por conta da legislação eleitoral.
Leia menos
O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe hoje o cantor, compositor e engenheiro agrônomo Leninho de Bodocó, um dos nomes mais representativos do forró pé de serra produzido na Chapada do Araripe. Nascido no Crato, no Ceará, e radicado desde a infância em Bodocó, no Sertão de Pernambuco, o artista transformou a paisagem, a cultura e o cotidiano sertanejos em matéria-prima de sua obra.
Autor de dezenas de canções gravadas por artistas como Alcymar Monteiro, Flávio Leandro, Waldonys, Nádia Maia, Joquinha Gonzaga, Fábio Carneirinho e Maria Lafaiete, Leninho também é parceiro de compositores como Chico Bezerra, Flávio Leandro, Maciel Melo, Zé Maria Marques e Josildo Sá. Entre suas composições mais conhecidas estão Tempo, Acalme a Pressa, Fonte do Sertão, Do Exu a Liverpool e Pedra do Claranã.
Leia maisNo programa, Leninho relembra a repercussão de Acalme a Pressa, composta com Josildo Sá durante a pandemia e posteriormente gravada por Alcymar Monteiro, fala sobre o hino do centenário de Bodocó, escrito em parceria com Flávio Leandro, e conta histórias por trás de canções que homenageiam o sertão, sua família e a cultura nordestina. O artista também destaca o romantismo como uma das marcas de suas composições.
O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
Leia menos
O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), realizou, nesta sexta-feira (26), uma caminhada pelo centro de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Durante a agenda, ele percorreu o comércio da Avenida Siqueira Campos, conversou com comerciantes e moradores, visitou o Mercado Público de Paratibe e participou de um almoço com lideranças políticas do município.
Durante a visita, João Campos afirmou que pretende manter atenção às demandas da cidade e da Região Metropolitana. “O dia hoje foi de caminhar em Paulista, no Mercado de Paratibe, no comércio da Siqueira Campos, de conversar com as pessoas e reafirmar o nosso compromisso de cuidar de Pernambuco, de Paulista, da Região Metropolitana. Conheço bem essa realidade. Governei o Recife por cinco anos, fui o deputado mais votado de Paulista e aqui vocês têm o meu compromisso de que vão ter um governador de verdade, que trabalha e sabe tirar do papel aquilo que é importante”, declarou.
A agenda contou com a participação do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), da pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT), dos deputados estaduais Júnior Matuto (Republicanos), ex-prefeito de Paulista, Mário Ricardo (Podemos), ex-prefeito de Igarassu, e Francismar Pontes (PSB), além de vereadores e outras lideranças que apoiam a Frente Popular.
A estética do sorriso vai muito além da simples aparência, pois ela está profundamente ligada à autoestima e às relações sociais. Cuidar da saúde bucal não é apenas uma questão de vaidade, mas um aspecto crucial do autocuidado que pode influenciar significativamente a vida cotidiana das pessoas.
Problemas bucais, como cáries e gengivite, podem gerar desconforto físico e emocional, levando ao isolamento social e à diminuição da confiança.
Especialistas demonstram que um sorriso saudável está diretamente associado a uma autoestima elevada. Quando as pessoas se sentem bem com a aparência de seus dentes, tendem a sorrir mais e a se sentirem mais confiantes em interações sociais.
Leia maisPor outro lado, problemas bucais podem levar a constrangimentos e inseguranças, fazendo com que indivíduos evitem situações sociais e se isolem. A percepção negativa de si mesmo pode afetar não apenas a vida social, mas também o desempenho profissional e acadêmico.
Muitas pessoas, ao enfrentarem situações de pressão, desenvolvem hábitos prejudiciais, como o bruxismo (ranger dos dentes) e a má higiene oral. Além disso, o estresse pode provocar alterações hormonais que afetam a saúde das gengivas, aumentando o risco de doenças periodontais.
A relação entre saúde mental e saúde bucal é, portanto, bidirecional: problemas bucais podem agravar a ansiedade, e, por sua vez, a ansiedade pode piorar a saúde bucal.
Para prevenir problemas bucais relacionados ao estresse, é fundamental adotar práticas de autocuidado. Isso inclui manter uma rotina de higiene dental rigorosa, com escovação adequada e uso do fio dental.
Além disso, técnicas de gerenciamento do estresse, como meditação e exercícios físicos, podem ser benéficas. Consultar um dentista regularmente é essencial para identificar e tratar precocemente quaisquer problemas bucais.
Cuidar da saúde bucal é uma forma de autocuidado que reflete o amor-próprio e a valorização pessoal. Um sorriso saudável não apenas melhora a estética, mas também promove bem-estar emocional e social.
Investir em tratamentos odontológicos, como clareamento e ortodontia, pode ser uma maneira eficaz de aumentar a autoestima e melhorar a qualidade de vida. Para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras, é importante saber que podem recorrer a clínicas-escola em uma faculdade de odontologia, que oferecem tratamentos a preços acessíveis ou até mesmo gratuitos.
O sorriso é uma ferramenta poderosa nas interações sociais. Ele comunica alegria, simpatia e abertura, facilitando conexões com os outros. Um sorriso saudável pode abrir portas em diversas situações, desde entrevistas de emprego até encontros sociais.
Quando as pessoas se sentem bem com seu sorriso, estão mais propensas a se envolver em atividades sociais, o que, por sua vez, contribui para uma vida mais plena e satisfatória.
Em resumo, a saúde bucal é um componente vital da autoestima e das relações sociais. Cuidar do sorriso vai além da estética; é uma forma de autocuidado que impacta diretamente a qualidade de vida. Investir na saúde bucal é, portanto, um passo importante para promover bem-estar emocional e fortalecer as conexões sociais.
Leia menos
BLOG DO FREDSON PAIVA
Em uma região onde a água representa sobrevivência, produção agrícola e desenvolvimento econômico, a regularização de poços artesianos junto à Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) tem sido alvo de duras críticas por parte de agricultores, criadores e proprietários rurais do Sertão do Araripe.
Segundo relatos de usuários do sistema, o processo para obtenção da outorga de uso da água subterrânea tornou-se excessivamente burocrático, caro e demorado. Pequenos produtores afirmam que precisam desembolsar entre R$ 7 mil e R$ 10 mil para reunir toda a documentação técnica exigida, contratar consultorias especializadas, realizar testes de vazão, levantamentos geológicos, mapas, coordenadas geográficas e demais estudos necessários para instruir o pedido.
Leia maisEntre os documentos e informações normalmente exigidos estão:
· Requerimento de outorga
· Documentos pessoais do proprietário
· Comprovante de posse ou propriedade do imóvel
· Cadastro Ambiental Rural (CAR), quando aplicável
· Coordenadas geográficas do poço
· Relatório técnico do poço
· Perfil construtivo
· Teste de bombeamento e vazão
· Análise da qualidade da água
· Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
· Planta ou croqui de localização
· Informações sobre finalidade de uso da água
· Volume pretendido de captação
· Dados do equipamento de bombeamento
· Relatório de limpeza e manutenção do poço elaborado por profissional habilitado com CREA
· Comprovação de manutenção periódica do sistema de captação
· Licença de Operação da CPRH, quando a água for destinada à comercialização por caminhões-pipa
· Estudos complementares eventualmente exigidos durante a análise
O que mais causa indignação, segundo produtores da região, é que, mesmo após reunir toda essa documentação e investir valores elevados para a realidade do sertanejo, o processo pode permanecer parado por mais de um ano aguardando análise.
A sensação relatada por muitos usuários é de completa insegurança. Depois de gastar milhares de reais, ninguém sabe ao certo quando o processo será concluído ou se a outorga será efetivamente concedida.
Em situações de comercialização de água por caminhões-pipa, os custos podem ser ainda maiores, uma vez que outras exigências ambientais e licenças complementares passam a integrar o processo.
A crítica recorrente é que o sistema parece ter sido estruturado sem considerar a realidade do pequeno produtor rural do semiárido pernambucano.
Produtores defendem que a APAC promova uma revisão dos procedimentos, reduza a burocracia, amplie a assistência técnica aos pequenos usuários e estabeleça prazos razoáveis para análise dos processos.
Leia menos
O Sebrae Pernambuco realiza, na próxima quarta-feira (1º), a edição especial Quartas de Sucesso: Conexão Afro, das 9h às 17h, na sede da instituição, no Recife. Gratuito, o evento reunirá palestras, painéis, mentorias, feira de negócios e atividades de networking voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo negro na Região Metropolitana do Recife e no Arquipélago de Fernando de Noronha. As inscrições podem ser feitas pela Loja Virtual do Sebrae/PE.
A programação será dividida em dois eixos temáticos — Identidade, posicionamento e protagonismo e Mercado, vendas e futuro dos negócios — e contará com a participação de especialistas, empreendedores, representantes de instituições públicas e parceiros estratégicos. Entre os destaques estão a Expo Afro, feira dedicada a produtos e serviços de empreendedores pretos e pardos, além de rodadas de negócios, mentorias individualizadas, apresentação de pitches e atividades voltadas ao acesso a crédito e ampliação de redes de relacionamento.
O Conexão Afro é o primeiro evento do projeto homônimo, criado pelo Sebrae/PE para incentivar o empreendedorismo negro na Região Metropolitana do Recife e em Fernando de Noronha. Segundo a gestora de Projetos do Sebrae/PE, Andréa Viana, a iniciativa busca fortalecer a atuação dos afroempreendedores por meio da integração entre territórios e da ampliação das oportunidades de negócios. “O projeto pretende incentivar e consolidar um ecossistema colaborativo de afroempreendedorismo na região. O desenvolvimento ocorre quando integramos territórios, valorizamos histórias, ampliamos redes de suporte e criamos oportunidades concretas para mais negócios liderados por pessoas negras crescerem de forma sustentável”, afirmou.
O pré-candidato ao Senado e presidente da Federação União Progressista (UP/PP), Eduardo da Fonte, visitou, hoje, o Hospital Regional de Palmares (HRP), na Mata Sul de Pernambuco. Durante a agenda, defendeu a interiorização da saúde como prioridade para reduzir a dependência da população em relação aos serviços da Região Metropolitana do Recife.
Principal unidade de saúde da Mata Sul, o HRP atende cerca de 22 municípios e funciona 24 horas por dia com serviços de urgência, emergência e ambulatório. O hospital conta com 173 leitos de média e alta complexidade, distribuídos entre Clínica Médica, Cirurgia, Traumato-Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e UTIs Adulto e Neonatal. A estrutura inclui ainda centro cirúrgico, centro obstétrico, agência transfusional, CME e 46 leitos de observação.
Leia maisApesar da estrutura, a Mata Sul possui apenas 0,6 leito hospitalar por mil habitantes, índice inferior à média estadual de 1,3 leito por mil habitantes. O déficit estimado é de aproximadamente 350 leitos, o que mantém a região dependente da capital para atendimentos de maior complexidade.
Ao lado de profissionais da unidade e de lideranças da região, Eduardo destacou que a saúde da Mata Sul precisa de novos investimentos para ampliar a capacidade de atendimento. O parlamentar anunciou que solicitará à governadora Raquel Lyra e ao ministro da Saúde a implantação de um Hemocentro e de uma Central de Regulação de Leitos, além da ampliação dos equipamentos hospitalares e da criação de um Centro de Diagnóstico para a região.
“Defender a interiorização da saúde é garantir que o cidadão tenha atendimento de qualidade perto de onde vive. A Mata Sul ainda depende muito do Recife, e precisamos mudar essa realidade com investimentos que fortaleçam a rede pública e ampliem a oferta de serviços especializados”, afirmou.
Leia menos
O escritório Gabriela Rollemberg e Pedreira Advocacia e sua fundadora, a advogada e cientista política Gabriela Rollemberg, foram selecionados entre os melhores do país na área de Direito Eleitoral pelo prestigiado ranking internacional Chambers and Partners.
A publicação, que mapeia os principais nomes do mercado jurídico global, classificou Gabriela Rollemberg na categoria máxima (Banda 1), destacando a atuação da advogada como uma das principais referências nacionais do setor. O escritório também foi condecorado na Banda 2, consolidando a forte presença no Judiciário e precisão técnica em questões estratégicas na capital federal.
Leia maisCom sólida atuação em Brasília, o escritório é reconhecido pela expertise nos Tribunais Superiores, especialmente no patrocínio de litígios complexos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), auxiliando regularmente candidatos em eleições para o Executivo e o Legislativo.
Segundo a avaliação do mercado e de analistas divulgada pela própria Chambers and Partners, Gabriela Rollemberg é considerada um “nome de peso” e uma “referência nacional” devido à sua vasta experiência em processos de alta sensibilidade política e jurídica.
“Esse reconhecimento internacional reflete o compromisso diário da nossa equipe com a excelência técnica e com a defesa rigorosa dos direitos dos nossos clientes nos Tribunais Superiores”, afirma Gabriela Rollemberg.
Sobre o escritório
O Gabriela Rollemberg e Pedreira Advocacia tem mais de 15 anos de atuação, sediado em Brasília. É especializado em Direito Eleitoral e partidário, direito público e consultoria parlamentar, reconhecido pela precisão do trabalho jurídico e atuação estratégica perante os Tribunais Superiores.
Leia menos
De passagem por Surubim, na noite de ontem, a governadora Raquel Lyra (PSD) parabenizou o prefeito, Cleber Chaparral (UB), pela festa junina do município, que bateu recorde de público e “travou a cidade”. Ontem, subiram ao palco Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land.
Segundo Raquel, “o Chapa botou pra torar”. O prefeito estava acompanhado da primeira-dama do município, ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal, Juliana de Chaparral (União Brasil). Hoje, o Parque Haras J. Galdino recebe os shows de Henrique & Juliano, Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa.
A contratação de 831 profissionais temporários para a rede estadual de Saúde de Pernambuco tem gerado dúvidas entre candidatos aprovados na seleção simplificada promovida pelo Governo do Estado. Embora o edital estabeleça que o processo seletivo terá validade de 24 meses, prorrogável por igual período, profissionais convocados afirmam que, no momento da assinatura dos contratos, foram informados de que todos os vínculos terão prazo máximo até 31 de março de 2027.
O edital, publicado em fevereiro deste ano, prevê que a seleção permanecerá válida por até quatro anos, a depender de prorrogação, e que os contratos temporários teriam duração de até 12 meses, também passíveis de prorrogação, nos termos da Lei Estadual nº 14.547/2011.
Leia maisEntretanto, a cláusula quinta dos contratos assinados pelos aprovados determina que a vigência do vínculo se encerrará, de forma improrrogável, em 31 de março de 2027, em cumprimento à decisão proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 0517141-7. A divergência entre a expectativa criada pelo edital e o prazo efetivamente previsto nos contratos levanta questionamentos sobre a transparência do processo seletivo.
Um dos candidatos ouvidos pela reportagem indaga por que a Administração Pública realizou uma seleção com validade de 24 meses, prorrogável por mais 24, se já havia conhecimento da limitação judicial que impediria a manutenção dos contratos além de março do próximo ano.
Além da insegurança jurídica para os profissionais, o caso reacende o debate sobre a política de contratação temporária adotada pelo Estado para suprir funções permanentes na rede pública de saúde. O leitor também questiona se existe planejamento para a realização de concurso público que assegure a reposição definitiva desses servidores e garanta maior estabilidade na prestação dos serviços.
Leia menos
Nem a garoa e o frio da noite de ontem foram capazes de diminuir o entusiasmo do público que lotou o Polo Multicultural do São João de Arcoverde. Em uma das apresentações mais aguardadas da edição 2026, o cantor João Gomes protagonizou um show marcante, levando milhares de fãs a cantar do início ao fim um repertório repleto de sucessos que o consolidaram como um dos maiores nomes da música brasileira da atualidade.
Natural de Serrita, no Sertão pernambucano, João Gomes transformou o Pátio de Eventos da Estação em um grande coro popular. A emoção tomou conta da plateia, que permaneceu firme mesmo sob a garoa, demonstrando a força do artista e o prestígio do São João de Arcoverde. A noite também contou com apresentações de Will e Nágylla Ferreira, completando a programação do Polo Multicultural.
Leia maisA festa continua nesta sexta-feira (26) mantendo o alto nível da programação. O palco principal recebe Ycaro Andrade, Harry Estigado e Nathanzinho Lima, um dos artistas que mais crescem no cenário nacional. Embalado por sucessos que dominam as plataformas digitais, Nathanzinho promete atrair mais uma grande multidão e manter o clima de animação na reta final dos festejos.
Ao longo de quase 16 dias de programação, o São João de Arcoverde reafirma sua posição entre os melhores eventos juninos do Nordeste. Além de reunir milhares de visitantes de Pernambuco e de diversos estados, a festa impulsiona a economia local, fortalecendo o comércio, a hotelaria, os bares, restaurantes, o transporte e diversos segmentos de serviços.
O prefeito Zeca Cavalcanti destacou o sucesso da edição 2026 e fez um convite para que moradores e turistas aproveitem os últimos dias da programação.
“Estamos vivendo um São João histórico, com grandes atrações, segurança, organização e uma forte movimentação econômica para a cidade. Nesta reta final, teremos mais três dias de muita festa no Polo Multicultural e demais polos no fim de semana, recebendo artistas que estão entre os mais queridos do público. Convidamos todos para continuarem celebrando conosco essa grande festa que valoriza nossa cultura e fortalece Arcoverde”, afirmou.
Com expectativa de mais uma grande presença de público nesta sexta-feira e nos últimos dias da programação, Arcoverde celebra uma edição histórica do seu São João, reconhecido como um dos mais seguros, organizados e tradicionais do Brasil.
Leia menos