Blog da Renata Gondim
Um fato inusitado foi testemunhado pelos funcionários do Instituto de Pesquisas Agronômicas – o IPA –, na manhã de hoje, quando o órgão passou a ter dois presidentes para dividir uma única sala. Acontece que, apesar de a nomeação do presidente escolhido pela governadora Raquel Lyra (PSDB) – Joaquim Neto – ter sido publicada no Diário Oficial do último sábado (4), nada consta sobre a exoneração do até então presidente, José Bartolomeu Monteiro de Lima. Resultado: os dois apareceram hoje para dar expediente.
Muito burburinho tomou conta dos corredores do órgão, não apenas pela presidência dupla, mas porque, como José Bartolomeu não havia sido exonerado pela “canetada” do dia 2 de janeiro que afastou mais de 2.400 cargos comissionados, desde então ele promovia uma verdadeira “dança das cadeiras” no Instituto, mexendo até mesmo em servidores efetivos. Com a nomeação de Joaquim Neto retroativa a primeiro de janeiro, o entendimento é que os “desmandos” seriam automaticamente anulados.
Leia maisOutra pergunta que paira no ar é, com a data de fechamento da folha de pagamento de pessoal prestes a fechar, qual presidente teria direito a receber o salário de janeiro, de R$ 11.329,00? O que trabalhou até hoje, ou o que chegou para trabalhar (mesmo com retroativo ao dia 1)? Aposto que a governadora resolve fácil com uma exoneração retroativa. Os funcionários “chateados” com Bartolomeu vão agradecer.
Leia menos