Aos 72 anos, idosa chega de ambulância e maca para votar em Porto Velho

Com 72 anos de idade, Diana Maria Costa Fortini chegou de ambulância em uma maca para votar na Escola Estadual José Otino de Freitas, em Porto Velho (RO) neste domingo. Mesmo que seu voto não seja mais obrigatório, Diana fez questão de exercer seu papel como cidadã.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RO), o transporte é gratuito para pessoas com deficiência ou dificuldade de acessibilidade no dia da eleição. No vídeo, publicado pelo portal Kikiki Salvador, Diana é levada até a urna.

A família da idosa disse que essa é a segunda vez que Diana tenta votar e, neste ano, o desejo se tornou possível graças ao departamento de acessibilidade do TRE-RO, de acordo com o portal do G1. De ambulância e acamada, Diana aparece no vídeo sendo levada até a sala de sua seção de votação, na Escola Estadual José Otino.

O transporte, no domingo de eleição, é gratuito para pessoas com deficiência ou dificuldade de acessibilidade, segundo o TRE-RO.

Do Jornal O Globo.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Em um movimento que reforça o compromisso com a inclusão e o bem-estar social, a cidade de Angelim se prepara para receber um dos projetos mais aguardados pela comunidade: a Casa Azul. A iniciativa, voltada para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi tema de uma recente reunião entre o prefeito de Angelim, Caique o Galeguinho, e o deputado federal Waldemar Oliveira.

O encontro teve como foco principal o alinhamento de estratégias para acelerar a liberação de recursos e garantir a rápida execução do projeto. O prefeito expressou seu entusiasmo com a colaboração. “O deputado Waldemar Oliveira tem sido um grande parceiro de Angelim. Desde o início, ele demonstrou total sensibilidade e apoio à causa do autismo. A Casa Azul não é apenas um prédio, é a concretização de um sonho para muitas famílias que, até então, não tinham um suporte especializado tão acessível”, afirmou.

Na ocasião, Waldemar destacou a importância de investir em políticas públicas que atendam às necessidades mais urgentes da população. “É uma honra poder contribuir com um projeto tão nobre e transformador. A Casa Azul vai oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento dessas crianças e, principalmente, vai dar um alívio e uma esperança para os pais e cuidadores. Nosso papel é, justamente, usar o mandato para buscar soluções e recursos que melhorem a qualidade de vida das pessoas. O prefeito Caique o Galeguinho está de parabéns pela iniciativa. Angelim está à frente na busca por inclusão e dignidade”, disse o deputado.