Acompanhe, ao vivo, minha entrevista ao jornalista Zé Silva, no programa Alerta Pernambuco, da TV Ativa do Araripe, sobre o lançamento do meu livro ‘Os Leões do Norte’, logo mais, às 19h, na Câmara dos Vereadores de Araripina.
Acompanhe, ao vivo, minha entrevista ao jornalista Zé Silva, no programa Alerta Pernambuco, da TV Ativa do Araripe, sobre o lançamento do meu livro ‘Os Leões do Norte’, logo mais, às 19h, na Câmara dos Vereadores de Araripina.
O Cidadania Petrolina realizou, na noite da última quinta-feira (27), seu Congresso Municipal no plenarinho da Câmara de Vereadores, Casa Plínio Amorim, marcando um passo importante na reorganização e fortalecimento do partido no município. Conduzido pelo presidente da Comissão Executiva Provisória, Nildo Gomes, e pelo secretário Hélio Martins, o encontro definiu a nova diretoria para o quadriênio 2026–2029 e alinhou as discussões municipais às diretrizes do XXI Congresso Nacional do Cidadania. Durante o evento, Nildo Gomes destacou o caráter histórico do momento e reforçou o compromisso do partido com a participação popular, transparência e defesa dos direitos fundamentais.
A votação ocorreu de forma direta e aberta, com a chapa única sendo eleita e empossada ainda na noite do congresso. A nova executiva municipal terá José Nildo Gomes de Carvalho como presidente, acompanhada de vice-presidentes Egon Rafael Barbosa da Silva, José Nilton dos Santos e Thaysy Sayomara França e Silva, além do secretário-geral José Hélio Martins de Sousa e da tesoureira Maria Perpétua de Amorim. Também foram constituídos o Conselho Fiscal e a Comissão de Ética, garantindo supervisão e compromisso com os ideais estatutários do partido. Nildo Gomes anunciou ainda a indicação de 14 delegados de direito para o Congresso Estadual e a busca por participação de Petrolina no Congresso Nacional do partido.
Da Folha de Pernambuco
Vizinhos da mulher que morreu com os quatro filhos ontem (29) em um incêndio relataram que a vítima já havia sofrido ameaças do marido e pai das crianças. O homem, que foi preso em flagrante, é o principal suspeito de ter ateado fogo na casa. O crime aconteceu na comunidade Icauã, uma ocupação social localizada no bairro da Caxangá, Zona Oeste do Recife.
De acordo com uma vizinha que não quis se identificar, o homem costumava violentar a esposa com frequência. “Ele sempre batia e ameaçava ela, falava por aí que um dia iria matar [a esposa]. Eles já estavam separados, porque ninguém aguenta ficar com um homem que bate em você o tempo inteiro”, explicou.
Leia maisSegundo relatam os moradores, ele teria voltado para casa, após a separação do casal, com a intenção de se vingar da esposa.
Edjan Manuel da Silva, também vizinho da família, disse que o suspeito costumava trancar a esposa e os filhos para passar madrugadas fora de casa, bebendo nos bares da região.
“Ele sempre estava bêbado. Ontem também não foi diferente, estava muito bêbado. Primeiro, ele bateu muito nela e depois amarrou todo mundo para conseguir colocar fogo na casa sem que ninguém pudesse fugir”, contou.
Até o momento, o nome e idade das vítimas e do agressor ainda não foram divulgados. Em nota, a Polícia Militar informou que no momento da prisão o homem estava sendo linchado pelos moradores. Ele foi apreendido e encaminhado para uma unidade hospitalar.
A ocorrência foi registrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde seguem as investigações. A perícia no local será realizada pela Polícia Científica de Pernambuco nos próximos dias.
Leia menos
A defesa do general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República, informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o militar foi diagnosticado com a doença de Alzheimer no início deste ano — e não em 2018.
A resposta foi apresentada após o ministro Alexandre de Moraes cobrar laudos médicos que atestem a doença antes de decidir se vai acatar a solicitação de transferência do general do Comando Militar do Planalto para prisão domiciliar. As informações são da CNN Brasil.
Leia maisAugusto Heleno foi condenado, em setembro, a 21 anos de prisão em regime inicialmente fechado por participação no plano de golpe de Estado de 2022. O general começou a cumprir a pena na terça-feira (25), assim que o processo foi concluído no STF.
O advogado Matheus Milanez sustenta que Heleno tem idade avançada – o general tem 78 anos – e doença de Alzheimer, um transtorno neurodegenerativo progressivo, e, por isso, deve cumprir a pena em casa. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou a favor da concessão de domiciliar para o general na sexta-feira (28).
A defesa de Heleno explicou a Moraes neste sábado (29) que o general foi diagnosticado com Alzheimer no início deste ano, e não em 2018. O advogado acredita ter havido equívoco da perícia no Exército durante a realização do exame de corpo de delito.
“Em nenhum momento esta defesa técnica afirmou que o Requerente [Augusto Heleno] possuía a doença de Alzheimer desde o ano de 2018. O único local que esta informação aparece é no laudo de corpo delito realizado quando do cumprimento do mandado de prisão do Requerente”, sustenta.
O Exército informou ao STF, após o exame, que o general convive com a doença de Alzheimer desde 2018. A defesa diz que o ex-ministro, na verdade, possui acompanhamento médico e psiquiátrico desde 2018, mas que a doença foi diagnosticada somente no início deste ano.
“O que, provavelmente, deve ter sido um equívoco por parte do perito ao indagar ao Requerente sobre seu estado de saúde, considerando que apresenta diagnóstico de Alzheimer e não tem condições de explanar sobre marcos temporais”, afirma.
Moraes cobrou ontem que a defesa apresente em até cinco dias o exame inicial que teria identificado ou registrado sintomas do diagnóstico de demência mista em 2018.
O ministro determinou ainda o envio de todos os relatórios, exames, avaliações médicas, neuropsicológicas e psiquiátricas produzidos desde 2018, inclusive prontuários, laudos evolutivos, prescrições e documentos correlatos que comprovem o alegado.
Por fim, ordenou a apresentação de documentos comprobatórios da realização de consultas e os médicos que acompanharam a evolução da demência mista durante todo esse período.
A defesa reiterou na resposta ao ministro que em nenhum momento alegou que o general teria sido diagnosticado com a doença de Alzheimer em 2018. “Assim sendo, não há exames a colacionar referentes a tal doença entre os anos de 2018 e 2023, eis que os exames específicos foram realizados em 2024 e o diagnóstico foi fechado somente em janeiro de 2025”, afirma.
Ao exigir o envio dos documentos, Moraes afirmou que o período de convívio com a doença relatado pela perícia coincide com o período em que Heleno comandou o GSI. O ministro indagou se, à época, o general comunicou o diagnóstico ao serviço de saúde da Presidência da República ou a algum outro órgão do governo federal.
“Conforme esclarecido, o réu não estava diagnosticado com a doença de Alzheimer nos anos de 2019 a 2022, sendo diagnosticado somente em janeiro de 2025, nos termos da vasta documentação anexada. De modo que não tinha o que informar à Presidência da República, ao Ministério ou mesmo a qualquer outro órgão”, rebateu a defesa.
O advogado afirma que não informou sobre a doença durante a tramitação da ação penal, como destacou Moraes em seu despacho, porque “havia expectativa de uma justa absolvição em razão dos elementos nos autos” e porque considerava que “a doença não era relevante para o exame dos fatos anteriores à sua manifestação clínica”
“O quadro médico foi, inclusive, o motivo de o Requerente [Heleno] ter optado por responder apenas às perguntas de seu advogado durante o interrogatório, pois ele já não tinha segurança quanto a fatos e cronologias”, diz a defesa.
Por fim, o advogado de Heleno menciona o parecer favorável da PGR (Procuradoria-Geral da República) e reitera a Alexandre de Moraes o pedido para que seja determinada a concessão de prisão domiciliar em caráter humanitário com urgência ao general.
Leia menos
A Câmara Municipal de Olinda vai entregar, na próxima quinta-feira (4), o Título de Cidadão de Olinda ao jornalista e radialista Ciro Bezerra, apresentador do TV Jornal Meio-Dia e comunicador da Rádio Jornal. A homenagem foi proposta pelo vereador Saulo Holanda, autor do decreto legislativo nº 02/2025, e acontecerá às 17h, no plenário da Casa. O reconhecimento destaca a contribuição de Ciro Bezerra para a comunicação pernambucana e sua relação com o município.
Uma multidão de torcedores do Flamengo tomou as ruas do centro do Rio de Janeiro na manhã deste domingo (30) para celebrar a conquista da Copa Libertadores 2025. O Rubro-Negro venceu o Palmeiras em Lima, no Peru, por 1 a 0, garantindo seu quarto título na competição continental.
O avião com a delegação pousou Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, por volta das 10h da manhã deste sábado (30). De lá, os jogadores seguiram para o trio elétrico. As informações são da CNN Brasil.
O desfile vai seguir um percurso de 850 metros no centro da cidade. As Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos foram interditadas e, antes mesmo da chegada dos jogadores, se transformaram em um mar vermelho e preto, com torcedores ocupando todos os espaços possíveis para recepcionar os jogadores campeões.
Nação, o Jorginho ta entregue🥹#quetorcidaéessa pic.twitter.com/09WDJgftIT
— FL4MENGO (@Flamengo) November 30, 2025
Famílias inteiras, incluindo crianças, se posicionaram estrategicamente, alguns até mesmo em cima de bancas de jornal e árvores, aguardando a chegada do elenco. A organização espera 500 mil pessoas ao todo na comemoração.
A notícia que repercute em Afogados da Ingazeira neste domingo é o esvaziamento da Barragem de Zé Mariano, iniciado pela empresa Charlles Loteamento, que adquiriu a área para implantação de um empreendimento imobiliário. As informações são do blog do Nill Júnior.
Com a redução do volume de água, alguns trechos, como o acesso à Serra Vermelha, começaram a apresentar pontos de interdição. A Defesa Civil municipal foi acionada e orienta motoristas a não tentar a travessia. Segundo apurou o blog do Nill Júnior, o proprietário decidiu suspender os trabalhos até segunda-feira.
Leia mais
Confira nota da prefeitura na íntegra:
Nota da Prefeitura de Afogados da Ingazeira
“A barragem dos Marianos está localizada em área urbana, conforme o novo Plano Diretor, e pertence a um empreendimento privado.
Fomos informados do descomissionamento programado e acionamos imediatamente a Defesa Civil municipal para acompanhar o processo e fornecer orientação técnica, além de comunicar o Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança da população que vive a jusante da barragem.
Quanto ao licenciamento ambiental do empreendimento, iremos comunicar a CPRH, órgão responsável pela fiscalização, bem como o Ministério Público, e solicitar ao proprietário a apresentação da documentação de licenciamento.”
Leia menos
Da CNN Brasil*
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, apresentou neste domingo (30) um pedido de perdão presidencial no caso em que é julgado por acusações de corrupção.
No pedido formal de indulto, Netanyahu argumenta ao presidente de Israel, Isaac Herzog, que os processos criminais estão prejudicando a capacidade do premiê de governar e que um perdão presidencial serviria aos interesses da sociedade israelense.
Leia maisNetanyahu nega as acusações de suborno, fraude e quebra de confiança. Os seus advogados disseram, em uma carta ao gabinete do presidente, que o primeiro-ministro ainda acredita que o processo judicial resultaria em uma absolvição total.
“Meus advogados enviaram hoje um pedido de perdão ao presidente do país. Espero que qualquer pessoa que deseje o bem do país apoie esta medida”, disse Netanyahu em uma breve declaração em vídeo divulgada por seu partido político, o Likud.
O líder da oposição israelense, Yair Lapid, exigiu que Netanyahu se declare culpado, expresse arrependimento e se retire imediatamente da vida política se quiser perdão presidencial.
No início de novembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta para o presidente de Israel, Isaac Herzog, pedindo que ele considere a concessão de um indulto a Netanyahu.
“Embora eu respeite absolutamente a independência do sistema judiciário israelense e suas exigências, acredito que este ‘caso’ contra Bibi, que lutou ao meu lado por muito tempo, inclusive contra o Irã, um adversário muito difícil de Israel, é uma perseguição política e injustificada”, diz a carta.
Netanyahu foi indiciado em três processos em 2019, um dos quais inclui o recebimento de quase 700 mil shekels (aproximadamente R$ 1,1 milhão) em presentes de empresários, incluindo champanhe e charutos.
O presidente de Israel desempenha um papel amplamente cerimonial, mas ele tem autoridade para perdoar criminosos condenados se houver circunstâncias incomuns.
No entanto, não houve nenhuma decisão no longo julgamento de Netanyahu, que começou em 2020 e foi interrompido com frequência durante dois anos de guerra e agitação no Oriente Médio. Ele se declarou inocente e negou qualquer irregularidade.
*Com informações da Reuters
Leia menos
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou o IGM-PREV 2024, classificando o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Camaragibe (CamaragibePrev) com nota 75, na faixa B — melhor pontuação alcançada — e 8ª posição entre 148 cidades de Pernambuco. Este resultado coloca Camaragibe em um seleto grupo de apenas 17 municípios (11% do total avaliado) que atingiram este patamar de qualidade em gestão previdenciária.
Na prática, isso significa que o CamaragibePrev está entre as gestões mais bem organizadas e responsáveis do estado. “Esse resultado é um reconhecimento e, de certa forma, valida uma iniciativa pioneira da Secretaria de Administração: a estruturação e criação da Autarquia Municipal do Fundo de Previdência. A transição para uma autarquia permitiu maior autonomia, profissionalismo e rigor técnico. Agora é continuar aprimorando o sistema, buscando sempre mais segurança, equilíbrio e clareza para todos que dependem da previdência municipal.” avalia o prefeito Diego Cabral.
Leia maisO secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Logísticas, Paulo Freitas também comemorou a avaliação. ”Sair da média estadual (classificada como C) e figurar entre as melhores gestões de Pernambuco confirma que as boas práticas implementadas nos últimos anos garantem não apenas o cumprimento da lei, mas a tranquilidade e a segurança dos direitos dos servidores municipais”, disse Paulo.
Para a presidente do CamaragibePrev, Daniele Silva a presença do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Camaragibe entre os melhores resultados do ranking representa um marco extremamente relevante, tanto do ponto de vista fiscal quanto social e institucional. “Essa conquista reforça a estabilidade e segurança para o futuro dos servidores, demonstra responsabilidade fiscal, evidencia excelência na gestão pública e fortalece a credibilidade das instituições da cidade”, explicou Daniele.
O IGM-PREV avalia a qualidade da gestão da previdência dos servidores municipais, e é um retrato de como cada cidade protege o futuro dos seus servidores, garantindo aposentadorias e pensões com segurança. A avaliação do TCE levou em conta cinco eixos essenciais nos quais Camaragibe se destacou: meta atuarial (saúde financeira a longo prazo), caráter contributivo, transparência e gestão, investimentos e compensação previdenciária.
Leia menos
A partir de amanhã (1), a tradicional Rede Pernambuco de Rádios ganhará mais uma emissora integrante: a Rádio Gravatá FM (92,3). No ar desde janeiro de 1990, a Rádio Gravatá FM carrega mais de 35 anos de história, sendo a voz da cidade e do Agreste pernambucano. Nascida para informar, entreter e valorizar a cultura local, a emissora se tornou referência em música, jornalismo e interatividade, sempre presente no dia a dia de milhares de pessoas.
A Gravatá FM segue transmitindo o programa ‘Cidade em Foco’, consolidado como sendo o ponto de encontro de todos que gostam dos bastidores e das principais notícias da política estadual e nacional. Comandado pelo jornalista e blogueiro Alberes Xavier, e com a participação de vários comentaristas e jornalistas, o programa tem o slogan ‘Rádiojornalismo sério e com a cara do povo’.
Por Claudemir Gomes*
“O Sport unido jamais será vencido!”. A frase sempre funcionou como um mantra nas comemorações das memoráveis conquistas do Sport Club do Recife. Repetida diversas vezes no vestiário, em restaurantes, no salão da sede monumental, enfim, onde houvesse uma festa, o “lema” da unidade era levantado como sendo responsável por aquele momento de glória.
É comum se ouvir, da boca do povo, o adágio popular: “Dois bicudos não se beijam”. Há controvérsia. Na Ilha do Retiro, em respeito ao lema do clube — Pelo Sport, tudo! — é possível trocar tapas por beijos. Ciente de tal realidade, a tribo leonina vive a expectativa dos primeiros dias do mês de dezembro, onde tudo pode acontecer na busca por dias melhores para o clube leonino.
Leia maisPressionado pelos resultados de sua desastrosa gestão, o presidente executivo, Yuri Romão, publicou uma carta na qual expressa sua intenção de renúncia. Em seguida o Conselho Deliberativo apresentou detalhes do calendário eleitoral. A partir desta segunda-feira (1), até a próxima sexta-feira (5), podem ser feitos os registros de chapas na Secretaria da Presidência, na Ilha do Retiro.
Três nomes circulam nas redes sociais como prováveis candidatos: O ex-presidente, Severino Otávio, que tem o apoio de lideranças tradicionais do clube; Paulo Bivar, filho do ex-presidente, Milton Bivar e Matheus Souto Maior, líder do movimento oposicionista, Leões Pela Mudança.
Quem conhece os bastidores da Ilha do Retiro sabe que, em momentos de intensa turbulência como este, mudanças de cenários podem ocorrer a qualquer momento. Portanto, de segunda a sexta-feira é prudente manter a possibilidade do surgimento de novidades a qualquer hora.
A era digital enterrou o radinho de pilha para dar espaço ao YouTube. Todos os dias surgem inúmeros formadores de opiniões com canais e verdades próprias. Um festival de besteirol, mas para o qual existem demandas. Não se pode ir contra a realidade da nova ordem. E neste cenário onde são poucos os profissionais que falam com embasamento, surgem diversas narrativas com o objetivo de “apimentar” uma disputa eleitoral que ainda não se sabe se irá ocorrer, pois a maioria ainda acredita que “O Sport unido jamais será vencido!”.
O desafio é unir a liderança A, que não se bica com a liderança B. Dizem que, na terça-feira, haverá um novo encontro entre dois nomes de peso para quebrar as arestas existentes e se chegar a um consenso.
Enquanto isso, a rede de boatos está formada. Nos inúmeros canais do YouTube, onde o assunto dominante é a eleição do Sport, as fake news surgem em profusão, fato que pode aprofundar a desunião que determinou o fracasso do momento.
Um amigo do Alceu Valença ligou pra mim cantarolando: “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”. Liberou uma gargalhada e concluiu: “Nos próximos cinco dias tudo pode acontecer”.
Vamos aguardar. “Pelo Sport, tudo!”.
*Jornalista
Leia menos
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou o resultado do IGM-PREV 2024, indicador que mede a qualidade da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos municípios. O levantamento avaliou 148 regimes previdenciários e apontou um cenário de alerta em diversas administrações. Sertânia aparece entre os piores desempenhos, com nota D, classificando-se na faixa de risco elevada para a sustentabilidade do fundo.
O IGM-PREV utiliza cinco eixos temáticos que analisam desde o funcionamento básico do regime previdenciário até sua capacidade de manter equilíbrio financeiro no longo prazo. As notas variam de A a E. As informações são do blog do Nill Júnior.
Leia maisEm Sertânia, o resultado de 2024 — referente à gestão do ex-prefeito Ângelo Ferreira — caiu para 50 pontos, situando o município na penúltima faixa de classificação. Segundo o TCE, a pontuação indica fragilidades na condução administrativa e financeira do RPPS, com impacto direto na segurança previdenciária dos servidores. Enquanto Sertânia figura na parte inferior do ranking, municípios como Custódia, Ibimirim e Quixaba obtiveram algumas das melhores avaliações da região.
A gestão do RPPS local tem sido alvo de apontamentos do TCE. Em março de 2025, o Tribunal homologou um Auto de Infração contra o ex-prefeito por sonegação de informações relacionadas a 12 indícios de irregularidades identificados em auditorias anteriores. O processo resultou em multa de R$ 10.668,01. Em decisão de 2017, o ex-gestor já havia sido penalizado pelo órgão com multa de R$ 7.590,00 devido ao atraso no envio de informações contábeis obrigatórias. Os dois episódios constam em decisões oficiais do TCE.
Os dados reunidos pelo órgão de controle apontam que o município enfrenta déficits previdenciários e passivos acumulados ao longo dos últimos anos. Segundo o Tribunal, o desempenho atual compromete a sustentabilidade do RPPS, elevando riscos futuros relacionados ao pagamento de benefícios e ao equilíbrio atuarial.
O relatório completo do IGM-PREV 2024 está disponível no portal do Tribunal de Contas.
Leia menos
Por Heron Cid
Do site MaisPB
Um homem morreu na manhã deste domingo (30) após ser atacado por uma leoa do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa. A vítima invadiu a jaula do animal.
A direção do parque não explicou como o homem conseguiu entrar na jaula. A Prefeitura de João Pessoa, por meio de nota, explicou que “de maneira rápida e surpreendente” o homem escalou uma parede de mais de 6 metros, as grades de segurança, acessou uma das árvores e invadiu o recinto da leoa. A Polícia Militar e o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) foram acionados e estão no local. De acordo com a TV Cabo Branco, ele tinha transtornos mentais.
A Prefeitura se solidarizou com a família da vítima e informou que o parque foi interditado imediatamente para os procedimentos de segurança e o início das investigações para apurar o caso. No momento em que o homem entrou na jaula, o parque estava aberto e recebia visitantes.
“Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo. A Semam já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes”, diz a gestão em nota.
