O deputado estadual Antonio Coelho (UB) repudiou, nesta terça-feira (8), as invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Petrolina, especialmente na Fazenda CopaFruit, no projeto de irrigação Nilo Coelho. Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o parlamentar classificou a ação como arbitrária e prejudicial ao desenvolvimento econômico do município, destacando os riscos à segurança jurídica, à geração de empregos e à atração de investimentos para a região.
Antonio Coelho enfatizou que a propriedade privada é um direito fundamental assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal, e que desapropriações devem ser conduzidas pelo Estado, com justa e prévia indenização, nunca por ações unilaterais de grupos organizados. “A ação do MST é uma agressão ao Estado Democrático de Direito e uma tentativa de usurpar competências exclusivas do Estado brasileiro”, afirmou.
Ao final de sua fala, o deputado apelou à governadora Raquel Lyra para que adote medidas urgentes e mobilize as forças de segurança do Estado a fim de garantir a reintegração de posse. Segundo ele, a omissão do governo em um caso como esse seria “catastrófica” para a economia local. “A segurança pública é dever do Estado, conforme a Constituição, e deve ser exercida para preservar a ordem e os direitos de todos”, concluiu.