Álvaro Porto promete conciliar atividades eleitorais com compromissos legislativos

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) encerrou nesta quinta-feira (1º) o período de recesso parlamentar. A primeira reunião plenária do segundo semestre de 2024 foi marcada por destaque das ações legislativas do início deste ano e homenagem ao aniversário de dez anos da morte do escritor Ariano Suassuna.

Em pronunciamento, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, enfatizou o compromisso do Legislativo em trabalhar, nos próximos meses, para conciliar os compromissos da Alepe com as atividades eleitorais das campanhas municipais. Anunciou ainda a continuidade da tramitação dos projetos de lei enviados pelo Poder Executivo, no período extraordinário.

Veja outras postagens

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), acertou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a mudança do seu domicílio eleitoral para São Paulo e deve disputar o Senado em uma chapa que teria o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), concorrendo ao governo do estado. Em paralelo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), afirmou que também pode concorrer ao cargo — a eleição terá duas vagas para a Casa — e que está “disposta” a participar de uma construção eleitoral no estado que a “recolocou na cena política”.

Lula e Tebet conversaram sobre o cenário eleitoral durante viagem ao Panamá nesta semana para participar do Fórum Econômico Internacional do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). A ministra tem até 4 de abril para transferir o seu título eleitoral do Mato Grosso do Sul, seu estado de origem e por onde já foi senadora, para São Paulo. Ainda não está definido se Tebet mudará de partido. A ministra recebeu convite para trocar o MDB pelo PSB. As informações são do jornal O Globo.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Do Metrópoles

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, apresentou uma proposta de lei de anistia geral e afirmou, ontem (30), que pretende conceder o perdão a presos políticos no país. A medida foi anunciada durante a abertura das atividades do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).

Segundo a vice de Nicolás Maduro, que assumiu o poder após a captura do líder chavista pelos Estados Unidos, no início do mês, o indulto deve cobrir o período de “violência política” de 1999 a 2026.

A Prefeitura de Belém do São Francisco se manifestou após a publicação de matéria neste blog que criticou a demora na nomeação do secretário de Educação e associou o vácuo administrativo à perda do acesso ao VAR (Valor Aluno Resultado).

Em nota, a gestão municipal negou responsabilidade pelo prejuízo e afirmou que a exclusão do repasse do VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados) nos exercícios de 2025 e 2026 decorre de indicadores educacionais apurados em 2024, ainda na gestão anterior, com base nos resultados do Saeb e em critérios técnicos definidos pelo Ministério da Educação.

Veja nota na íntegra:

Caruaru - IPTU 2026

Filiada ao PSD de Gilberto Kassab, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, procurou o Palácio do Planalto para reclamar do que considera como “perseguição política”.

Na quarta-feira (28), a governadora viajou a Brasília para se reunir com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), considerado por ela como um aliado no governo Lula. As informações são do portal Metrópoles.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) anunciou, na noite de ontem (30), que realizará uma consulta pública para a concessão do Metrô do Recife.

A informação foi divulgada durante discurso da gestora estadual, momentos antes da assinatura de ordem de serviço da contratação das obras de dragagem do canal de acesso do Porto do Recife.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

No início, os políticos frequentavam oráculos. O mais famoso deles era o de Delfos, o centro espiritual mais importante da Grécia, erguido na encosta do monte Parnaso. Heráclito conta que Creso, o rei dos lídios, consultou o oráculo e recebeu como resposta que, se atravessasse o rio Hális, um grande império desmoronaria.

Ele entendeu que o império era o de Ciro, o rei persa. Não pensou duas vezes: atravessou o rio com seu exército e atacou. Ciro derrotou Creso, o fez prisioneiro e seu servo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Acabou o tempo de subjugar mulheres

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Em mais um desgaste público para o Governo Raquel Lyra (PSD), um membro de sua equipe foi desligado após a imprensa descobrir que ele havia enviado e-mails com mensagens racistas e misóginas em um grupo virtual de faculdade. O agora ex-presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal de Pernambuco (EPTI) Yuri Coriolano entregou o cargo, ontem (30), depois que o portal Vero Notícias expôs os conteúdos dele.

Em um dos e-mails, ao debater sobre aborto, Coriolano disse: “Mas que porra. Que porra de direito de mulher decidir. Direito de decidir ela tem de copular com ou sem camisinha. Não de matar um outro indivíduo. Já tou ficando puto com esse assunto, vou me abster de tecer maiores comentários”, escreveu. Em outro e-mail, declarou: “preto é a praga da humanidade”.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Central de Inquéritos de Caruaru, já estava investigando a família da governadora Raquel Lyra (PSD) por sonegação de impostos na empresa de ônibus intermunicipais do grupo. Este blog recebeu cópia da denúncia oferecida pelo MPPE em novembro de 2025 contra os parentes da gestora.

No documento, o MPPE alega que a sonegação acarretou “grave dano à coletividade, em razão do vultuoso valor sonegado aos cofres públicos”. Segundo a denúncia, no período de março de 2015 a maio do mesmo ano, portanto, em duas oportunidades, “os denunciados dolosamente fraudaram a fiscalização tributária”. O imposto citado é o ICMS.

O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) encerrou mais uma semana de intensas agendas pelo interior de Pernambuco, com destaque para Serra Talhada, onde esteve ao lado da prefeita Márcia Conrado (PT) acompanhando a entrega de obras e equipamentos que fortalecem a infraestrutura e os serviços públicos do município.

Na cidade, o parlamentar entregou a última máquina do maior programa de maquinário da história local, uma retroescavadeira destinada ao distrito de Santa Rita, que se soma a 6 retroescavadeiras, 2 escavadeiras hidráulicas, 2 motoniveladoras e 3 caçambas adquiridas com recursos de emendas de sua autoria.

Folha de São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi acusado de abusar sexualmente de uma menor de idade, mostram arquivos do caso Jeffrey Epstein divulgados pelo DOJ (Departamento de Justiça), hoje. Segundo a denúncia, uma adolescente de 13 ou 14 anos teria sido forçada a praticar sexo oral no republicano décadas atrás no estado de Nova Jersey. Ele não se manifestou.

Ainda de acordo com a denúncia, a vítima teria mordido o pênis do presidente e relatado o caso para outras pessoas. Nas anotações do Departamento de Justiça é sublinhado que um funcionário teria conversado com a denunciante, que se identificou como amiga da suposta vítima. “A pauta foi encaminhada ao escritório de Washington para a realização da entrevista”, diz o documento.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), afirmou, hoje, que vai deixar o cargo até 30 de março para disputar as eleições. Tebet disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que quer que ela concorra a uma vaga ao Senado Federal. As informações são do portal G1.

Em 2022, Tebet concorreu à Presidência pelo MDB. Após ser derrotada, ela anunciou apoio a Lula no segundo turno, o que foi considerado um dos fatores para a vitória do presidente. A emedebista ficou em terceiro lugar na votação do primeiro, com 4,9 milhões de votos (4,16%).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, hoje, uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Em nota, o Palácio do Planalto informou que o procedimento ocorreu sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar.

Lula permanecerá na Granja do Torto, uma das residências da Presidência da República, em Brasília, e deve retornar às atividades de rotina na segunda-feira (2). A cirurgia foi realizada em uma clínica particular da capital federal. Segundo a nota, o presidente segue com o acompanhamento habitual pelas equipes lideradas pelo médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.