Álvaro Porto afirma que desempenhos de João e Raquel serão vitrine para eleição de 2026

Por Anthony Santana
Do Blog da Folha

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), ressaltou que o trabalho de João Campos (PSB) como prefeito do Recife dará a visibilidade para uma possível candidatura do socialista ao Governo do Estado.

A declaração foi dada no programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, na manhã desta segunda-feira (9). O parlamentar também destacou que a governadora tem a oportunidade de tirar do papel as promessas de campanha e usar as entregas como vitrine para a reeleição.

“O trabalho do prefeito João Campos aqui no Recife vai ser uma vitrine para todo o Estado de Pernambuco, numa provável campanha para governador. E ela (Raquel Lyra) tem um ano para fazer as entregas que prometeu na campanha. A população ganha porque cada um que vai querer mostrar mais trabalho”, afirmou o político.

Álvaro Porto garantiu que o Legislativo Estadual vai continuar atuando na cobrança de obras e proposição de melhorias, para que o Governo do Estado faça os investimentos necessários e beneficie diretamente à população, fazendo bom uso do recurso existente em caixa.

“Como a governadora mesma disse, dinheiro tem em caixa, mas essas obras e ações precisam chegar para a população. O Governo não é uma instituição financeira, o que chega de recurso tem que ir logo para a população. A Assembleia está no seu papel de fiscalizar, cobrar. A partir do momento que tem as cobranças, o Governo tem que mostrar serviço para Pernambuco”, enfatizou Porto.

Veja outras postagens

Petrolina - Destino

O ex-secretário Newton César, que integrou a gestão de Joaquim Francisco no governo de Pernambuco e de Totonho Valadares em Afogados da Ingazeira, está desaparecido desde a manhã desta quarta-feira (3), no Recife. De acordo com familiares, ele foi visto pela última vez por volta das 11h30, em uma oficina de carros no bairro da Madalena, dirigindo um Creta branco de placa SOQ5B09. A última localização do veículo foi registrada às 15h30, seguindo no sentido de Abreu e Lima. Segundo a família, Newton não utiliza celular, e informações podem ser repassadas aos filhos Clarissa (81 99954-9808) e Marcelo (81 99103-2700).

Toritama - Tem ritmo na saúde

A Prefeitura de Olinda empossou, nesta quarta-feira (3), 72 novos professores que passam a integrar a rede municipal de ensino. Com a nomeação, o município ultrapassa a marca de 900 docentes convocados, sendo quase 700 apenas em 2025, na gestão da prefeita Mirella Almeida. Os profissionais chegam em um momento de avanço na educação local: em 2024, Olinda superou as médias estadual e nacional de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental, com 62,29% dos alunos alfabetizados, contra 60,8% em Pernambuco e 59,2% no Brasil, segundo o Ministério da Educação.

Na mesma data, a gestão municipal entregou a pavimentação da Travessa Sarapião, no bairro do Amaro Branco. A solenidade contou com a presença da prefeita Mirella Almeida, do vice-prefeito Chiquinho, do assessor especial da Casa Civil do Estado e ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio, além da secretária de Obras, Cláudia Peregrino, do vereador Jesuíno Araújo e de Robson Gomes, assessor do deputado federal Túlio Gadelha.

Durante a inauguração, a prefeita destacou os desafios enfrentados pela cidade e a continuidade das obras. “A gente vai estar andando em cada canto da cidade, nos becos, vielas e avenidas principais, para fazer mais e melhor. Passamos por uma quadra chuvosa histórica, mas seguimos com fé, vontade de trabalhar e resiliência para avançar”, afirmou. Já o professor Lupércio lembrou que o termo de serviço da pavimentação foi assinado em sua gestão e ressaltou a importância das entregas nos primeiros meses de governo de Mirella Almeida.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

A Prefeitura de Ipubi autorizou a contratação, por inexigibilidade de licitação, de serviços jurídicos especializados para atuar em ação contra a União Federal. O objetivo é viabilizar a restituição do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) decorrente de pagamentos a qualquer título realizados pelo município. A decisão foi publicada no Jornal do Commercio desta quarta-feira (3).

O contrato, firmado com a sociedade de advocacia Moreno Azevedo Sociedade Individual de Advocacia, está estimado em R$ 300 mil, com vigência entre 29 de agosto de 2025 e 29 de agosto de 2026. A contratação foi fundamentada no artigo 74, inciso III, alíneas “c” e “e” da Lei Federal nº 14.133/21, que trata da dispensa de licitação em casos de inviabilidade de competição.

De acordo com o extrato, as despesas serão custeadas com recursos próprios do município. O despacho de autorização foi assinado pelo prefeito João Marcos Siqueira Torres, que determinou a formalização do processo junto ao setor de licitações da Prefeitura.