Aliados de Lula criticam silêncio do governo sobre aniversário do golpe de 64

O governo Lula e as Forças Armadas decidiram não fazer menção ao golpe militar de 1964 no próximo dia 31 de março. A orientação é tratar a data como um dia comum, evitando manifestações oficiais. A decisão gerou críticas dentro do próprio PT, especialmente após o ex-presidente Jair Bolsonaro ter se tornado réu por tentativa de golpe. Para alguns aliados, o silêncio seria um erro político, visto que o partido sempre defendeu a memória dos anos de ditadura.

Desde 2023, o governo Lula aboliu a leitura da Ordem do Dia alusiva ao 31 de março, retomada por Bolsonaro em 2019. A prática já havia sido interrompida durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, nos anos 1990. A decisão de evitar qualquer referência à data tem como um de seus principais defensores o ministro da Defesa, José Múcio, que busca manter uma relação estável com as Forças Armadas após a crise gerada pelos atos de 8 de janeiro. As informações são da Agência Estado.

Mesmo sem manifestações do governo, integrantes do PT e de movimentos sociais organizaram atos para lembrar as violações da ditadura. No domingo (31), haverá um protesto na Avenida Paulista, em São Paulo, e na segunda-feira (1º), um evento na PUC-SP, que durante o regime militar foi alvo de repressão. O encontro também terá como foco a oposição à anistia dos envolvidos na invasão das sedes dos Três Poderes.

O Ministério dos Direitos Humanos afirmou, em nota, que mantém seu compromisso com a defesa da democracia e da memória histórica. A ministra Macaé Evaristo participará, no dia 31, de uma reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas sem agenda específica sobre a data.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025

O Núcleo de Prevenção à Cegueira do Araripe, recém-inaugurado em Ouricuri, começou a atender a população oferecendo cirurgias oftalmológicas gratuitas, graças a uma emenda de R$ 2 milhões do deputado federal Augusto Coutinho. O vereador Jaécio (União), de Trindade, visitou o centro e destacou a importância da iniciativa para pacientes que não teriam condições de arcar com o custo dos procedimentos ou de se deslocar até Recife.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância

Agentes da Polícia Ambiental e da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) suspenderam neste sábado (16) a derrubada de árvores na Rua 20 de Janeiro, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e aplicaram multa de cerca de R$ 500 mil contra a gestão do prefeito João Campos. A ação ocorreu após denúncias de moradores e envolveu a retirada de vegetação em área destinada à construção dos habitacionais Vila Aeronáutica I e II, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, na antiga Vila dos Sargentos.

Segundo a Polícia Ambiental, a obra possui autorização da Prefeitura, mas não apresentou a licença ambiental emitida pela CPRH, documento necessário para validar a legalidade do corte. Diante da irregularidade, os fiscais suspenderam imediatamente a derrubada das árvores. Com informações do Portal de Prefeitura.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), explicou que o Estado apoia a construção de moradias populares, mas que é necessário cumprir a legislação ambiental. “Em um dos terrenos, a Prefeitura tem a licença e a documentação; nos demais, não. Os equipamentos que estão aqui estavam fazendo uma obra sem a correta licença. Por isso, os equipamentos estão apreendidos”, afirmou. Coelho acrescentou que apenas o lote com licença pode ter intervenções, mas sem o maquinário que estava sendo usado irregularmente, e que a CPRH já lavrou o auto, cabendo à Prefeitura se defender.

Toritama - Tem ritmo

Do Diário de Pernambuco

Um trecho da rodovia PE-004, em Itambé, na Zona da Mata Norte, cedeu neste sábado (16). Imagens postadas em redes sociais mostram uma cratera em parte da pista.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), o trecho sofreu erosão devido ao acúmulo de chuvas neste período do ano. Além disso, as tubulações responsáveis pela drenagem se romperam, ocasionando o problema.

Em nota, o DER-PE informou que o serviço será executado de forma emergencial, por meio de contratação específica, com previsão de início das intervenções em até 10 dias. O local recebeu reforço na sinalização e permanece monitorado.

Uma equipe será enviada ao trecho ainda neste sábado (16) para avaliação técnica. O DER-PE também afirmou que não houve registro de acidentes ou vítimas em razão da erosão do asfalto. Segundo o órgão, é possível trafegar pelo trecho nos dois sentidos, mas os motoristas devem redobrar a atenção e a cautela. Interdições e desvios serão realizados apenas durante a execução da obra emergencial.

Palmares - Forró Mares

Na agenda de lançamentos de “Os Leões do Norte”, na próxima semana, no Sertão do Pajeú, tenho dois compromissos nas emissoras da região: na quarta-feira, noite de autógrafos em Afogados da Ingazeira, minha terra natal, participo do Debate das Dez, ancorado por Nill Júnior, na Rádio Pajeú. E no dia seguinte, a partir das 18 horas, apresento o Frente a Frente, meu programa diário na Rede Nordeste de Rádio, ao vivo dos estúdios da Rádio Cultura 94,7 FM, em São José do Egito.

O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), aproveitou a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Pernambuco para reforçar demandas do Sertão de Itaparica. Ao lado do prefeito do Recife, João Campos, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do senador Humberto Costa, ele destacou a importância da articulação política para garantir avanços na região e afirmou que o diálogo com o Governo Federal fortalece parcerias em prol do povo sertanejo.