Aliados de Bolsonaro não cogitam novos atos de rua pós-indiciamento

Por Fábio Zanini
Da Folha de São Paulo

Aliados de Jair Bolsonaro não cogitam, por enquanto, novos atos de rua de apoio ao ex-presidente, após seu indiciamento pela Polícia Federal por tentativa de golpe.

Em fevereiro deste ano, uma manifestação reuniu milhares de pessoas na avenida Paulista, após operações da PF contra pessoas próximas ao ex-presidente. Em setembro, houve novo protesto no mesmo local.

Ambos foram organizados pelo pastor Silas Malafaia. O líder religioso disse ao Painel que só promoverá outros eventos do tipo se o ex-presidente quiser e que não conversou com ele ainda.

Para um aliado de Bolsonaro, no entanto, o momento é de cautela e de avaliar os efeitos políticos do indiciamento. Mas nada impede que haja novos atos no início de 2025.

Veja outras postagens

O Ministério dos Direitos Humanos afirmou, ontem, que a ministra Macaé Evaristo assinou na última sexta-feira (9) portarias que concedem anistia política a Ivo e André Herzog, filhos do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975 por agentes da ditadura militar. As portarias devem ser publicadas no Diário Oficial da União amanhã.

Em março de 2025, o próprio Herzog foi reconhecido como anistiado político, após 50 anos de sua morte. As informações são da CNN Brasil.

Uma professora foi assassinada a tiros na manhã deste domingo (11) no município de Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. A vítima fatal foi identificada como Rosane Alves. No mesmo ataque, outra mulher ficou ferida após ser atingida por um disparo na perna. As informações são do Blog do Elvis.

Segundo fontes da reportagem, as vítimas estavam dentro de casa quando foram surpreendidas pelos assassinos, que efetuaram vários disparos de arma de fogo e fugiram em seguida, tomando destino desconhecido. A mulher ferida era companheira de Rosane, morava com a professora e estava no local no momento do crime. Ela foi socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde não divulgada, por questões de segurança.

Até o momento, as motivações do crime são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o caso e realiza diligências para identificar os autores e esclarecer as circunstâncias do homicídio.

Em nota, o prefeito Welliton Siqueira lamentou o falecimento da professora e manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Rosane Alves.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A ex-candidata a vereadora do Recife pelo PL, Cabo Aênia, publicou hoje um vídeo rebatendo declarações do deputado estadual Joel da Harpa (PL), que negou o fechamento do Hospital da Polícia Militar, e acusou o governo de Pernambuco de inviabilizar a unidade ao exonerar o coronel Renato e não autorizar o pagamento de fornecedores, além de retirar recursos do orçamento da saúde da PM.

Caruaru - IPTU 2026

Por AFP

O filho do presidente venezuelano deposto Nicolás Maduro assegurou que seu pai está “bem” nos Estados Unidos, onde está preso e responde a um processo por narcotráfico, segundo um vídeo divulgado ontem por um dirigente de seu partido.

“Os advogados nos disseram que ele está forte. Disse para não ficarmos tristes, que ‘nós estamos bem, somos lutadores'”, disse Nicolás Maduro Guerra, conhecido como “Nicolasito”, ao citar seu pai.

“Um homem que não puderam vencer por nenhum meio e tiveram que usar uma força desproporcional, mas não o venceram. Ele é forte”, acrescentou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB) publicou, nas redes sociais, um relato sobre sua aproximação com o ex-governador Eduardo Campos e o papel de Miguel Arraes em um momento de crise interna do PSB no Distrito Federal.

No depoimento, Rollemberg conta que, à época presidente do partido no DF, procurou Eduardo Campos em meio a um processo de intervenção na legenda. “Eu conheci Eduardo Campos na porta do Carpe Diem. Tinha um processo de intervenção no PSB do Distrito Federal, eu era presidente. E o PSB tinha o Garotinho como candidato”, relatou. Segundo ele, Campos orientou que a questão fosse tratada diretamente com Miguel Arraes. “Ele falou assim: não adianta você pedir isso a mim, você tem que falar com o Miguel Arraes. Ele me deu o telefone, me deu o endereço do Miguel Arraes em Pernambuco. Vá, abra seu coração e conte tudo para o Miguel Arraes”, afirmou.

Rollemberg diz que viajou ao Recife no dia seguinte e expôs a situação ao então líder socialista, incluindo o rompimento com o candidato Anthony Garotinho e o apoio a Lula no fim da campanha. De acordo com o parlamentar, Arraes acolheu o diálogo e optou por não avançar com a intervenção no DF, diferentemente do que ocorreu em outros estados. O deputado conclui afirmando que, a partir daquele episódio, construiu uma amizade enorme com o Eduardo Campos e com o Miguel Arraes.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), celebrou hoje o casamento com a deputada federal Tabata Amaral (PSB) em publicação no Instagram. Em vídeo, João voltou a falar sobre a união e afirmou estar “muito feliz”, destacando que a cerimônia será um momento íntimo, reservado à família. “Chegou a hora de casar, tô muito feliz. Tô com o amor da minha vida e poder fazer esse casamento é um momento especial. Lógico, vai ser uma coisa muito particular, né? Enfim, pra família, uma coisa muito pequena”, disse.

Na postagem, o prefeito também comentou as expectativas para 2026 e incluiu o casamento entre os marcos do próximo ano. “Eu dizia, né, e reafirmo, que 2026 vai ser um grande ano. Então, que seja um ano de conquistas, de vitórias, e um ano de casamento”, afirmou, em tom descontraído, ao incentivar seguidores a também oficializarem suas uniões.

A cerimônia está marcada para o dia 21 de fevereiro, o primeiro sábado após o carnaval de 2026. O noivado do casal já havia sido anunciado em 29 de novembro, também pelas redes sociais. João Campos e Tabata Amaral têm a mesma idade, 32 anos, e estão juntos há sete anos.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) esteve ontem em Goiana ao lado do presidente da Câmara Municipal e ex-prefeito Eduardo Batista, quando o Avante oficializou a pré-candidatura de Batista a deputado estadual, em agenda que também contou com a presença do presidente estadual da legenda, Sebastião Oliveira, e marcou a consolidação da parceria política entre os dois para o ciclo eleitoral de 2026.

Por Estadão Conteúdo

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriu um processo contra o general Augusto Heleno, de forma preliminar. O procedimento antecede a possível instauração de um Processo de Apuração Ética (PAE).

Segundo informações do Ministério da Casa Civil, o processo ocorrerá de acordo com o decreto que institui o Sistema de Gestão Ética do Poder Executivo Federal. O decreto prevê dez dias para o investigado se manifestar.

Mudei a rota e fui, hoje, por mera curiosidade, correr meus 8 km diários no Recife Antigo. E encontrei um cenário deslumbrante, com ruas repletas de ciclistas, corredores e caminhantes. Me deparei até com pagodeiros, num barzinho, que pareciam ter varado a madrugada.

Passei sobre a Ponte Giratória, recentemente restaurada. Ficou sensacional! Depois, fui ao Marco Zero e encontrei muita gente. Parecia dia de festa. O Recife Antigo voltou a ser abraçado pelos recifenses e turistas pela manhã para prática de esportes.

Por Bernardo Mello Franco
Do jornal O Globo

A cada 15 anos, o Brasil esquece o que aconteceu nos últimos 15 anos. A frase foi cunhada por Ivan Lessa antes do surgimento da internet. Na era das redes sociais, há quem precise de apenas 15 minutos para perder a memória.

Na semana em que o 8 de janeiro completou três anos, parte da elite dirigente fez uma opção pela amnésia. Os presidentes da Câmara e do Senado ignoraram a data. A oposição só se manifestou para pedir impunidade aos golpistas. No Supremo, o ministro Edson Fachin marcou um ato com exposição e rodas de debate. Dos dez juízes em atividade na Corte, foi o único a comparecer.

Quem nunca se debruçou numa janela e instantaneamente teve leves pensamentos, uma reflexão meteórica sobre a vida, que atire a primeira pedra! A janela é um filtro para a alma, como definiu Mário Quintana, na sua genialidade prosaica.

Cronista refinado das montanhas mineiras, Paulo Mendes Campos ganhou o coração dos cariocas, no Rio das suas paixões, quando fez uma declaração de amor do alto de uma janela. “A janela é ponto de partida de amores impossíveis”, atestou, contemplando o Largo da Carioca da sua inseparável janela.

Preços dos carros usados acumulam alta de 80,5% desde a pandemia

Quem acompanhou o mercado de veículos nos últimos anos percebeu que os carros usados tiveram uma valorização expressiva, sobretudo a partir da pandemia de Covid-19. A leitura do IBV Auto, índice que acompanha os preços dos veículos leves usados no país, em comparação com os valores dos carros 0km medidos no IPC-Fipe, mostra que a alta dos usados foi a mais intensa desde 2020.

Desde janeiro daquele ano, os preços dos usados passaram a subir em ritmo mais acelerado do que os dos carros novos. Nesse período, que compreende até novembro de 2025, os 0km acumularam alta de 51,9%, enquanto os usados avançaram 80,5%. Na comparação entre os índices padronizados, é visível que desde o início do movimento de alta o usado encareceu mais do que o novo. “Essa diferença tão expressiva entre a alta dos usados e dos carros novos reflete uma mudança clara no comportamento do consumidor ao longo dos últimos anos”, afirma Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV.

“Com fortes reajustes dos 0km, especialmente durante a pandemia, o mercado de usados passou a concentrar uma demanda maior do que o habitual, o que ajuda a explicar por que os preços avançaram de forma tão acelerada”, ressalta ele. Esse movimento está diretamente ligado ao avanço dos preços dos carros novos, que se intensificou durante a pandemia e reduziu o acesso de parte dos consumidores aos 0k. Diante desse cenário, muitos optaram pelo mercado de usados como alternativa, aquecendo ainda mais o segmento de seminovos.