A videoconferência entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada nesta segunda-feira (6), foi viabilizada pelo vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, durante suas duas últimas conversas com representantes do Departamento de Negócios e Comércio dos Estados Unidos.
Segundo Uribe, a reunião foi mantida sob sigilo até sua confirmação e contou com a participação de importantes nomes do governo brasileiro, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim. As informações são da CNN.
Leia maisA videoconferência representa o primeiro contato formal entre os dois líderes nesta gestão, indo além do breve encontro de 48 segundos que tiveram durante a Assembleia Geral da ONU em setembro. “A expectativa é que este seja um início de uma aproximação, sem discussões aprofundadas sobre negociações específicas”, afirma o âncora da CNN.
Há perspectivas de um possível encontro presencial entre Lula e Trump na Malásia, durante a cúpula dos países do sudeste asiático, prevista para os dias 26 e 27 de outubro.
Leia menos