Alberes Lopes defende papel estratégico das Escolas do Legislativo em congresso regional

O fortalecimento das Escolas do Legislativo como ferramentas essenciais para a qualificação de servidores e a promoção da cidadania foi o foco da palestra do superintendente da Elepe, Alberes Lopes, durante o 6º Congresso Regional de Gestores Públicos, iniciado hoje, em João Pessoa (PB). O evento reúne lideranças políticas e especialistas de diversas áreas para discutir os desafios e soluções da gestão pública municipal.

Em sua palestra, Alberes Lopes abordou o tema “Escola do Legislativo: uma ferramenta essencial para as Câmaras Municipais”, destacando o papel estratégico dessas instituições na qualificação de servidores e na promoção de uma gestão mais transparente e participativa.

“As Escolas do Legislativo têm se consolidado como verdadeiros instrumentos de formação cidadã. Elas não apenas capacitam servidores legislativos, mas também abrem as portas do Parlamento para a sociedade, estimulando práticas de participação, transparência e fortalecimento da democracia nos municípios.”, afirmou o superintendente. O congresso segue até o domingo (27), reunindo nomes do cenário político e jurídico em torno de temas como fiscalização, comunicação, modernização legislativa e fortalecimento da democracia.

Veja outras postagens

Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

O advogado Walber Agra, professor de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, é o convidado de hoje do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília. Autor do processo que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele vai analisar o julgamento em andamento no Supremo Tribunal Federal e seus desdobramentos.

Livre-docente pela USP e doutor em Direito, Agra é referência nacional em Direito Constitucional e Eleitoral. É autor de diversos livros na área jurídica, entre eles obras de destaque sobre Direito Constitucional e Direito Eleitoral, utilizados em cursos e referências acadêmicas em todo o país. Além da atuação acadêmica, participa de entidades jurídicas e contribui para o debate público em temas centrais da democracia. Em junho de 2025, elaborou parecer jurídico a convite do ex-presidente Evo Morales e relatou ter sido declarado “persona non grata” na Bolívia após questionar decisões do Tribunal Constitucional Plurinacional.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Olinda - Refis Quitou Zerou

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) esteve no município de Aliança, na Mata Norte, para participar da entrega da área que abrigará o futuro distrito industrial da cidade. O terreno tem mais de 70 mil metros quadrados e deverá ser preparado para atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar a economia local e regional.

Durante a solenidade, o senador destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma entrega que representa muito mais do que uma área física. É um projeto que nasce com foco no futuro, com potencial real de transformar vidas”, afirmou Dueire, ao lado do prefeito Pedro Freitas. O parlamentar ressaltou ainda seu posicionamento em defesa dos municípios: “Sou municipalista por convicção. Acredito que o desenvolvimento começa nas cidades. E ações como essa, que unem responsabilidade e visão estratégica, precisam do nosso apoio”.

O evento também reuniu lideranças políticas estaduais e federais. Estiveram presentes o senador Humberto Costa (PT), o deputado federal Lula da Fonte (PP) e o deputado estadual Antônio Moraes (PP).