A trajetória consolidada da Afya, maior hub de educação e soluções para prática médica do Brasil, inicia um novo capítulo: a possibilidade de expansão em Pernambuco, com a abertura de curso de Medicina no município de Catende, por meio do Programa Mais Médicos 3. O Ministério da Educação divulgou, na última sexta-feira (31/01), a relação das mantenedoras admitidas na primeira etapa do processo, com a classificação da Afya para a região, que ocorreu por meio da mantenedora Sociedade Educacional e Cultural Sergipe Del Rey Ltda.
No Estado, a Afya já conta com a Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão, que possui nota 5 (máxima) no conceito do MEC no curso de Medicina. A instituição, em seus sete anos, já formou três turmas do Mais Médicos, totalizando 163 novos médicos graduados. Atualmente a unidade apoia a saúde de cinco municípios com 333 alunos atuando em internato em unidades de saúde nas cidades de Jaboatão, Recife, Paudalho, Paulista e Olinda.
Leia maisCom a terceira edição do Programa, o Governo Federal prioriza a interiorização e a ampliação do acesso à saúde, possibilitando mais 5,7 mil vagas de Medicina. “A Afya tem um compromisso sólido com a expansão do ensino médico em regiões que mais precisam de profissionais qualificados. A classificação para a segunda etapa do Mais Médicos 3 reforça nosso propósito de levar formação de excelência para o interior do Brasil, fortalecendo a rede de saúde local e promovendo impacto direto na qualidade do atendimento à população. A chegada de um curso de Medicina representa não apenas uma nova oportunidade educacional, mas também econômico e um avanço para toda a estrutura de saúde da região”, avalia Luiz Cláudio Pereira, diretor acadêmico de graduação da Afya.
O município de Catende, com cerca de 32 mil habitantes, integra a regional de Palmares. Nesta primeira etapa, o Ministério da Educação avaliou a análise documental e a capacidade econômico-financeira das mantenedoras. A próxima fase, com resultado previsto para o dia 28 de março, analisará o mérito das propostas e a experiência regulatória das mantenedoras. O desfecho do processo está previsto para o dia 30 de maio.
Leia menos