Os municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy irão sediar, entre os dias 18 e 21 de abril, mais uma etapa do projeto Cariri Cangaço, o mais conceituado encontro de escritores e pesquisadores de temas nordestinos. O Cangaço foi um importante fenômeno histórico-social que marcou a história do Nordeste, no final do século XIX e primeiras décadas do século XX. A abertura oficial acontece hoje, a partir das 18h, no cineteatro São José, em Afogados.
O Sertão do Pajeú foi o local escolhido para sediar o evento não apenas por ter sido o berço de nascimento de Virgulino Ferreira, o “Lampião”, principal personagem do cangaço, mas também por ser a região de personagens importantes como Antônio Silvino, Adolfo Meia-noite e o tenente João Bezerra, policial que comandou a volante que matou Lampião e quase todo o seu bando.
Leia maisEm reconhecimento à importância que a região tem para a história do cangaço, o projeto Cariri Cangaço irá realizar uma extensa programação, com lançamento de livros, palestras, debates, visitas técnicas, entregas de comendas e apresentações culturais. O Cariri Cangaço é um projeto que reúne historiadores, estudiosos e pesquisadores com o objetivo de divulgar, estudar, pesquisar e debater esse importante período de nossa história.
Coordenador do evento em Afogados da Ingazeira, o historiador e secretário de Cultura da cidade, Augusto Martins, destaca a importância do encontro. “Será um evento muito importante, que contará com o apoio da Prefeitura de Afogados. Afogados da Ingazeira é uma importante referência para a história do cangaço no Nordeste. Somos a terra que viu nascer Antônio Silvino e o tenente João Bezerra. Reuniremos aqui, no mês de abril, alguns dos maiores estudiosos do cangaço em uma programação que vai conter com debates, palestras, visitas técnicas, feiras de livros, dentre outras. A programação também envolverá cidades como Iguaracy, Ingazeira e Carnaíba, que também estiveram na rota do cangaço,” destacou Augusto.
Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, a chegada do empreendimento ao Alto Pajeú significa o reconhecimento de todo o Brasil à força da memória, história e tradição de Afogados da Ingazeira, como também de toda região, uma vez que será em consórcio com as cidades de Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy. Mais informações na página @cariricangaco do Instagram.
Leia menos
















