A versão do Jurídico de Raquel Lyra

Acordo entre Caruaru e Governo Federal foi legal e não trouxe prejuízos

É inverídica a informação publicada neste blog sobre suposto prejuízo em acordo judicial firmado entre a Prefeitura de Caruaru e a Advocacia Geral da União (AGU).

É falso referir-se a crime de improbidade administrativa por um acordo feito à luz da lei, com a própria Advocacia Geral da União (AGU), com homologação da Justiça Federal em Pernambuco.

Veja outras postagens

Em nota, o ex-deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), considerado o decano da Câmara dos Deputados, afirmou que vai se envolver diretamente nas eleições deste ano, apoiando candidatos a deputado estadual da Frente Popular em diferentes regiões de Pernambuco.

No comunicado, Patriota declara apoio à pré-candidatura de Josimara Cavalcanti e a outros nomes da Frente Popular. Em Petrolina, o apoio é destinado ao deputado estadual Rodrigo Farias; em Araripina, à deputada Roberta Arraes. A nota também menciona apoios a candidatos da Frente Popular em Salgueiro e Afogados da Ingazeira.

Em Itapetim, o ex-parlamentar afirmou apoiar Romerinho Jatobá, enquanto em Sertânia declarou apoio a Diogo Moraes. Ao justificar as escolhas, Patriota destaca os “excelentes trabalhos prestados” pelos parlamentares na Assembleia Legislativa de Pernambuco e afirma que, após mais de 40 anos de atuação política, não poderia “ficar distante destes importantes apoios”.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Na minha Arcoverde, dei uma passadinha na loja de conveniência do posto Cruzeiro para renovar o estoque do meu livro Os Leões do Norte. A gerente Célia Caetano, na foto ao meu lado, informou que todos os livros do restaurante do posto também foram vendidos. Que bom! Aliás, aqui e no posto Cruzeiro de Itacaimbó são os pontos mais recordistas de demanda da obra.

O crescimento nas vendas ocorre em meio ao aumento do interesse por obras voltadas à história pernambucana, especialmente após o anúncio da governadora Raquel Lyra sobre a criação de uma disciplina obrigatória de História de Pernambuco na rede estadual de ensino. O livro reúne 22 minibiografias de ex-governadores do Estado e vem sendo procurado como material de consulta por leitores e educadores.

Aos que me perguntam onde encontrar Os Leões do Norte: além da Livraria Leitura do Shopping Caruaru, o livro está disponível em qualquer unidade da Rede Imperatriz, nas livrarias Jaqueira (Praça da Jaqueira e Paço Alfândega) e na Leitura do Riomar, no Recife. No interior, também pode ser adquirido nos postos Cruzeiro de Tacaimbó e Arcoverde, na livraria do Shopping Serra, em Serra Talhada, e na Gráfica Zap, em Afogados da Ingazeira.

Quem preferir comprar pela internet pode adquirir diretamente no site da Editora Eu Escrevo, pelo link: https://www.euescrevoeditora.com/os-le%C3%B5es-do-norte.

Ipojuca - No Zap

Do jornal O Globo

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), tem indicado a aliados que não deseja disputar cargos eletivos por São Paulo, estado que governou por quatro mandatos, se for descartado da chapa de reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na quinta-feira, o petista admitiu pela primeira vez que pode trocar seu companheiro de chapa para ter um palanque mais forte no maior colégio eleitoral do país. No partido do vice, a manutenção no posto é considerada estratégica, e a posição será levada ao Palácio do Planalto em reunião marcada para a semana que vem entre o presidente nacional da sigla, João Campos, e Lula.

O entorno de Alckmin vê uma pressão de um núcleo do PT para que ele dispute alguma vaga majoritária em São Paulo. Esse grupo pontua que o vice-presidente não está disposto a encarar o desafio. Quem conversou com ele nos últimos dias argumenta que é mais fácil o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ser convencido a disputar o Palácio dos Bandeirantes, embora tenha dito reiteradas vezes que não deseja concorrer, do que Alckmin ser persuadido a abrir mão da vice-presidência.

Caruaru - IPTU 2026

Arcoverde, a 250 km do Recife, terá, enfim, um candidato a deputado estadual da terra como alternativa aos eleitores que torcem o nariz aos candidatos invasores, sem identidade com o município. Trata-se do farmacêutico Olavo Bandeira, filho do saudoso médico Rui Bandeira, muitíssimo conceituado, querido e com relevantes serviços prestados à região.

Filiado ao PSDB, fará dobradinha e com o candidato a deputado federal Gabriel Porto, filho do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto. Olavo tem forte inserção na sua categoria.

Com uma carreira consolidada no serviço público e na representação de classe, Olavo chega à pré-disputa estadual com forte ligação com o Sertão do Moxotó e reconhecimento em diferentes áreas. Atualmente, ele ocupa os cargos de Conselheiro Federal de Farmácia de Pernambuco e Presidente da Associação Farmacêutica do Estado de Pernambuco, representando a categoria em nível estadual e nacional.

Ao longo de sua trajetória, também acumulou experiências relevantes na gestão pública e no esporte. Já atuou como Diretor de Esportes de Arcoverde, Diretor da UPA de Vitória de Santo Antão, Diretor do Laboratório Municipal da Prefeitura de Buíque e Presidente do Flamengo de Arcoverde, funções que reforçam seu perfil técnico e administrativo.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Em meio às movimentações recentes do cenário político de Manari, o ex-candidato a prefeito em 2012, 2016 e 2020 e ex-candidato a vice-prefeito em 2024, Cícero do Sindicato, reafirmou o posicionamento da oposição no município. Segundo ele, o grupo que historicamente apoiou o ex-deputado estadual Rodrigo Novaes mantém o apoio ao pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques, filho do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, aliança construída com base na confiança e em ações concretas, como o apoio na área da saúde que viabilizou cirurgias eletivas e de média complexidade para mais de 100 famílias carentes de Manari.

Cícero também criticou o rompimento unilateral de compromissos por parte de um ex-candidato a prefeito anteriormente apoiado pelo grupo e afirmou que a decisão não representa a oposição organizada. “Meu apoio a Bruno Marques não é circunstancial, é fruto de compromisso, de palavra dada e de um projeto construído com diálogo e respeito. Em política, acordo não é algo descartável; é um pacto de confiança com as pessoas e com o futuro do município”, afirmou, destacando ainda que Bruno “sempre esteve presente” e ressaltando seu apoio a Carlos Costa, pré-candidato a deputado federal.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O presidente Donald Trump disse hoje que não vai se desculpar por ter publicado um vídeo em suas redes sociais que mostrava o ex-presidente Barack Obama e sua esposa Michelle como macacos. As informações são do portal UOL.

“Só vi a primeira parte, que falava sobre fraude eleitoral… e não o vi completo”, disse Trump a jornalistas. A bordo do Air Force One, o republicano acrescentou que “passou” o vídeo para sua equipe para que fosse publicado e que eles também não o assistiram por completo: “Geralmente elas [da equipe] olham tudo, mas acho que alguém não olhou”, declarou.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

A letra era de quem havia praticado caligrafia, uma especialidade daqueles tempos. Ter uma letra bonita era a certeza de uma boa comunicação. Não havia as modernidades do nosso tempo, nem acesso fácil às máquinas de escrever que, naquele ano de 1923, no Brasil, ainda eram novidade.

Foi com clareza e habilidade de raciocínio que Evaristo de Moraes (1871-1939) protocolou junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), em 4 de janeiro, um habeas corpus em favor do ex-presidente marechal Hermes da Fonseca.

Época de movimentação cultural e atração de turistas para Pernambuco, o carnaval 2026 deve impulsionar a movimentação de R$ 10,79 bilhões em fevereiro considerando, exclusivamente, a circulação de mercadorias. O levantamento feito pelo Hub de Dados do Comércio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) também revela uma retração de 1,3% em relação ao mesmo período de 2025, resultado do cenário mais restritivo ao consumo das famílias.

Segundo o estudo, a projeção de arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em fevereiro de 2026 é de cerca de R$ 2,2 bilhões, com dados deflacionados, de acordo com os preços de dezembro de 2025. As informações são do Diário de Pernambuco.

Por Ayrton Niño
Da Folha de Pernambuco

O festival Pernambuco Meu País deu início a um final de semana de festa no Terminal Marítimo do Porto do Recife, na área central da cidade, ontem (6). A abertura foi embalada por bandas icônicas do Movimento Manguebeat até o piseiro de João Gomes. Até amanhã (8), dezenas de artistas renomados passarão pelo palco, como Alcione, Priscila Senna, Raphaela Santos, Belo e Glória Groove.

O ritmo de Alessandra Leão e Buhr abriu os trabalhos. A parceria montou um setlist com músicas autorais e outras mais populares do público, mas sempre sob um arranjo típico do maracatu pernambucano e outras referências locais.

Um dia após divulgar a programação do Carnaval 2026, ampliada com a criação de mais um polo, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, anunciou a primeira atração da festa em 2027: a realização do primeiro Baile Municipal do município. O evento será organizado pela primeira-dama, Rosângela Cabral, em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo.

“Vai ser mais uma forma de valorizar todos que fazem cultura na cidade. Temos o compromisso de fazer a cada ano uma festa melhor para os moradores e, também, para os turistas. Quem mora em Camaragibe não precisa mais ir brincar o carnaval em Recife ou Olinda, porque o que tem lá, nós estamos trazendo pra cá e aqui ainda temos coisas melhores: nossa cultura popular. Bois, ursos, maracatus, o nosso Bloco Amante das Flores tantas vezes campeão em outras cidades”, destacou Diego.

A novidade foi revelada durante o Concurso das Realezas, realizado no Teatro Bianor Mendonça Monteiro, que ficou lotado. Ao som da Orquestra 100% Camará, foram conhecidas as novas majestades da folia em quatro categorias. Na categoria adulto, Riso Gomes e Deyse Gomes receberam os títulos. Emocionada, a nova rainha afirmou: “Isso aqui é por e para ela, mas, sobretudo para vocês”. Já Riso prometeu um reinado participativo: “Vou estar com cada folião. Em cada bloco, em cada polo fazendo jus a essa coroa”.

Também foram coroados o Rei e a Rainha da Pessoa Idosa, Adilson Serafim, 62, o Japinha, e Sandra Lima, 56, além do Príncipe e da Princesa Infanto-juvenil, Thiago Miguel e Júlia Carvalho. O concurso ainda premiou Alex Carvalho e Adriely Carla como melhores passistas, com uma premiação total de R$ 23 mil, e prestou homenagens ao Mestre Maureliano e a Dona Céa. Para a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rosa Santana, o concurso preserva as tradições locais: “Os candidatos são eleitos, também, pelo que sabem sobre os costumes, origens e herança cultural da cidade. E, nas novas gerações, fortalece o pertencimento e o amor ao carnaval representado pela cultura popular”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com ampla vantagem todos os cenários da primeira pesquisa Datafolha/CBN de 2026 sobre a disputa presidencial em Pernambuco, divulgada ontem (6). O levantamento mostra que o petista venceria tanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quanto o senador Flávio Bolsonaro (PL), com folga, incluindo simulações de segundo turno.

O estudo ouviu 1.022 eleitores entre os dias 2 e 4 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. As informações são do Blog da Folha.

Polícia Civil admite ausência de investigação formal contra funcionários de João Campos

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

A suspeita de que houve monitoramento indevido pela Polícia Civil de Pernambuco contra funcionários da Prefeitura do Recife foi reforçada nesta semana, uma vez que a própria polícia confirmou de maneira formal a inexistência de qualquer procedimento investigativo que desse lastro à chamada “Nova Missão”, que investigava aliados do prefeito João Campos (PSB).

Em ofício encaminhado ao escritório Lacerda e Trindade Advogados Associados, a corporação admite que não houve registro de boletim de ocorrência, instauração de Verificação Preliminar de Informação (VPI), designação formal de delegado ou agente, tampouco abertura de processo administrativo ou criminal relacionado ao caso. O documento foi assinado pelo delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Felipe Monteiro Costa.