











A sessão do Conselho Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizada ontem, entrou para a história da instituição. Por aclamação dos desembargadores presentes, foram homologados os três nomes que compõem a lista tríplice destinada ao preenchimento da vaga de desembargador(a) eleitoral efetivo(a) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
O momento foi marcado por um simbolismo especial: pela primeira vez, em mais de 200 anos de história do TJPE, uma lista tríplice do TRE conta com a presença de mulheres advogadas oriundas do interior do Estado, refletindo, na prática, os avanços preconizados pelo Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Uma das integrantes da lista, a advogada Hérica de Kássia Nunes de Brito, presidente da OAB Subseccional de São José do Egito, destacou a dimensão do momento. “Recebo essa confirmação com serenidade, profundo respeito às instituições e elevado senso de responsabilidade. Trata-se de um marco que transcende trajetórias individuais. É um passo importante para a advocacia do interior, para as mulheres e para todos aqueles que acreditam em um Judiciário cada vez mais plural, representativo e conectado com a realidade do Estado”, afirmou.
Por Rinaldo Remígio*
Após oito anos desde que deixei a presidência da FACAPE, vivi, na manhã de hoje, um daqueles momentos que nos reconciliam com a vida pública e com o verdadeiro sentido do serviço ao bem comum. Tive a alegria de visitar a nova sede da Câmara de Vereadores de Petrolina e, mais do que isso, de apresentá-la ao meu irmão Reginaldo Remígio – também professor, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, nos idos dos anos 1980.
Foi uma visita carregada de simbolismo. Ao adentrarmos o plenário, todos os vereadores presentes nos cumprimentaram de forma respeitosa, chamando-nos pelo nome. Esse gesto simples, mas profundamente humano, carrega um valor imensurável. Em tempos em que muitos servidores públicos, ao se afastarem da vida institucional, acabam sendo esquecidos, sentir-se lembrado, acolhido e reconhecido é algo que toca o coração. Nunca fui vaidoso por cargos que ocupei, mas confesso: senti-me verdadeiramente feliz.
Leia maisDo líder do governo, Dr. Diogo Hofman, ao líder da oposição, professor Gilmar Santos, o que se viu foi cordialidade, maturidade política e respeito institucional. Melhor ainda: acompanhamos atentamente a leitura, discussão e aprovação de indicações e requerimentos, tudo transcorrendo com serenidade, sem intervenções desnecessárias, demonstrando compromisso, organização e foco nos interesses da população de Petrolina.
Ali, de perto, foi possível perceber que o Legislativo Municipal está atento às demandas do povo e consciente do seu papel como porta-voz legítimo da sociedade. É assim que deve ser: o cidadão sugere, acompanha, cobra e respeita aqueles que, eleitos pelo voto, levam sua voz aos debates e às decisões.
As instalações da nova Câmara impressionam. Modernas, funcionais e acolhedoras, refletem o cuidado com o patrimônio público e o respeito à atividade parlamentar. O plenário é belíssimo, o sistema de som impecável, os gabinetes amplos e bem estruturados. Trata-se, sem dúvida, de um espaço à altura da grandeza de Petrolina.
Justa e necessária é a homenagem ao ex-vereador Aero Cruz, pelo grande empreendimento da reconstrução da sede, e ao vereador Osório Siqueira, que concluiu a obra e colocou em pleno funcionamento todas as instalações. O resultado está à vista: um prédio que dignifica o Legislativo, valoriza a cidade e orgulha seus cidadãos.
A nova Câmara de Vereadores de Petrolina não é apenas um prédio moderno. É, hoje, um verdadeiro cartão postal da cidade e, sobretudo, um símbolo de que a política, quando exercida com respeito, diálogo e compromisso público, ainda vale a pena. Vale – e muito – a visita.
*Professor universitário aposentado, ex-presidente da FACAPE e memorialista!
Leia menos
A saúde pública de Araripina vive um novo momento e já apresenta resultados concretos reconhecidos nacionalmente. Segundo dados do Centro de Liderança Pública (CLP), em 2025 o município alcançou posições históricas, consolidando-se como referência em organização, acesso e qualidade nos serviços de saúde.
No ranking divulgado pelo CLP, Araripina aparece em 1º lugar na sua regional, ocupando a liderança absoluta entre os municípios da região do Araripe. No cenário estadual, o município alcançou a 6ª posição em Pernambuco, além de figurar como o 28º município com melhor qualidade de saúde de todo o Nordeste.
Leia maisOs números refletem um conjunto de ações estruturantes realizadas ao longo do último ano. Entre os destaques está a criação do programa Saúde em Movimento, que levou a Carreta da Saúde a diversos pontos do município, garantindo mais de 6.200 consultas com especialistas, exames e procedimentos, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.
Outro avanço significativo foi a reestruturação e ampliação do Centro de Especialidades Médicas e Não Médicas, que passou a funcionar com consultas pré-agendadas, encerrando a prática de filas e da disputa por fichas. Na pediatria, o município dobrou o número de profissionais e de atendimentos, chegando a 320 consultas mensais, fortalecendo o cuidado com a primeira infância.
A gestão também promoveu melhorias no setor de citopatologia. Com a contratação de três profissionais, o tempo de entrega dos exames, que antes podia chegar a seis meses, foi reduzido para até 30 dias. Além disso, o teste do pezinho foi descentralizado para todos os distritos, a frota de atendimento foi reforçada com seis novas ambulâncias e Araripina inaugurou o primeiro Centro de Referência em Saúde da Mulher do Araripe.
Para o prefeito Evilásio Mateus, os resultados confirmam que o trabalho realizado tem foco direto nas pessoas. “Essas conquistas mostram que estamos no caminho certo. Investimos em organização, estrutura e, principalmente, em cuidado com as pessoas. Ver Araripina em 1º lugar na região do Araripe e entre as melhores de Pernambuco é a prova de que quando a gestão trabalha com responsabilidade, a saúde avança e a vida das pessoas melhora”, destacou.
Com avanços alcançados em menos de um ano, Araripina se destaca hoje entre os municípios com melhor desempenho em saúde pública, ocupando o 1º lugar na regional e a 6ª colocação no estado de Pernambuco, comprovando que quando a saúde avança, a qualidade de vida da população avança junto.
Leia menos
O prefeito de Barreiros, Carlos Artur Soares de Avelar (PP), conhecido como Carlinhos da Pedreira, sofreu um acidente de ultraleve na manhã de hoje. O caso aconteceu oito dias após ele ter feito um pouso forçado na praia do Cupe, em Ipojuca, no Grande Recife, em 8 de dezembro. As informações são do portal G1.
A informação sobre o acidente foi confirmada por um amigo de Carlinhos da Pedreira que acompanhou a situação e preferiu não se identificar. Segundo ele, o prefeito estava sobrevoando o Engenho Herval, propriedade dele às margens do Rio Una, quando o ultraleve apresentou uma falha, mas não se sabe a causa do problema ocorrido.
Leia maisDe acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o ferido foi transportado em um helicóptero da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). Segundo o amigo ouvido pelo g1, o prefeito estava consciente quando foi socorrido.
O prefeito foi levado para a emergência do Hospital Português, localizado no bairro do Paissandu, na área central do Recife. A assessoria da unidade de saúde informou que não estava autorizada a divulgar informações sobre o estado de saúde de Carlinhos da Pedreira.
Esse acidente aconteceu menos de uma semana após o prefeito sobrevoar Barreiros de ultraleve. Na ocasião, em 10 de dezembro, dois dias após o pouso forçado na areia da praia, Carlinhos da Pedreira explicou que decidiu voar em outra aeronave para “deixar o medo para trás”. Ele também contou que voa de ultraleve desde 1991 e fez vários treinamentos para lidar com situações emergenciais.
Leia menos
O espaço ‘Tô em Casa’ sedia, na próxima sexta-feira, o pré-natal ‘Maluco Beleza’ com Marcos Santana. O evento reúne música e celebração em uma noite especial dedicada à obra de Raul Seixas. A festa começa a partir das 20h, na Rua Marquês de Abrantes, 479, no bairro de Campo Grande, no Recife, com couvert no valor de R$ 25,00.
No palco, o cantor e compositor Marcos Santana apresenta o tributo Toca Raul, interpretando clássicos que marcaram gerações e celebram os 80 anos que Raul Seixas completaria em 2025. Com reservas limitadas já à venda, o repertório inclui sucessos como ‘Metamorfose Ambulante’, ‘Aluga-se’, ‘Meu Amigo Pedro’, ‘Medo da Chuva’, ‘Gita’, ‘Ouro de Tolo’ e ‘Carimbador Maluco’, entre outras canções que eternizaram Raul na história da música brasileira. Ingressos podem ser adquiridos pelo telefone (81) 9.9356-5974.
A Paraíba entrou para a história do trânsito brasileiro ao emitir, ontem, a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do país dentro do novo modelo do programa CNH do Brasil, lançado recentemente pelo Ministério dos Transportes. O procedimento inovador dispensa, em determinadas etapas, a obrigatoriedade de autoescola e prioriza a digitalização, a redução de custos e a agilidade no processo. Enquanto a Paraíba avança na modernização do sistema de habilitação, Pernambuco segue em sentido oposto.
A primeira habilitação na Paraíba foi concedida à usuária Andreza Lima dos Santos, que iniciou todo o processo por meio do aplicativo oficial do programa e integrou o projeto piloto do Detran da Paraíba (Detran-PB). A entrega do documento ocorreu na sede do órgão, em Mangabeira, com a presença do superintendente Isaías Gualberto, da diretora de Operações Roberta Neiva e de gestores envolvidos na implantação do novo sistema. As informações são do portal ‘A Folha das Cidades’.
Leia maisNatural de Serraria e residente em João Pessoa, Andreza relatou que a mudança foi decisiva para sair da informalidade. Segundo ela, os altos custos e a falta de tempo sempre foram obstáculos para obter a CNH pelo modelo tradicional. Com o novo procedimento, todo o processo ocorreu de forma mais simples, rápida e acessível.
A jornada seguiu todas as etapas previstas na legislação: curso teórico pelo aplicativo CNH do Brasil, abertura do Renach, exames médico e psicológico, prova teórica, emissão da Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), aulas práticas com instrutor autônomo e, por fim, aprovação no exame prático e emissão da CNH.
Já em Pernambuco, o Detran-PE informou que, pelo menos por enquanto, não adotará as novas regras de formação de condutores, alegando impacto operacional causado pela Resolução nº 1.020 do Contran e pela Medida Provisória nº 1.327/2025.
Em nota, o órgão pernambucano pediu compreensão da população e explicou que as mudanças exigem adaptações estruturais e operacionais antes de serem implementadas no estado. A quem estará servindo o Detran de Pernambuco: aos pernambucanos que precisam tirar sua habilitação ou a outros interesses?
O contraste entre os dois estados evidencia diferentes ritmos na adoção de políticas públicas voltadas à modernização do trânsito e à ampliação do acesso à habilitação no Brasil. Pernambuco mais uma vez fica para trás.
Leia menos
O deputado estadual Adalto Santos (PP) declarou apoio à candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) ao Senado e destacou a atuação do parlamentar no Congresso Nacional, especialmente o seu histórico de compromisso com a saúde pública de Pernambuco.
Segundo Adalto, o Senado exige um político com experiência, capacidade de articulação e sensibilidade para pautas que impactam diretamente a vida da população. “Eduardo da Fonte tem uma atuação firme e reconhecida na defesa da saúde pública. Seu trabalho garantiu recursos para hospitais, apoio a unidades de atendimento, fortalecimento do SUS e melhorias reais na assistência à população. Ele é a voz de Pernambuco que o Senado precisa”, afirmou o deputado estadual.
Mais de R$ 4,6 milhões de reais serão injetados na economia de Serra Talhada após o anúncio, feito ontem, pela prefeita Márcia Conrado, do pagamento do 13º salário dos servidores municipais. Até hoje, todos os servidores aposentados, pensionistas, efetivos e cargos comissionados da Prefeitura de Serra Talhada irão receber o vencimento.
“Com responsabilidade, planejamento e respeito a quem constrói Serra Talhada todos os dias, estamos garantindo o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados, pensionistas e servidores da ativa, cumprindo o compromisso da gestão com quem contribui diariamente para o funcionamento do município”, afirmou a prefeita Márcia Conrado.
A medida integra o cronograma financeiro da administração municipal para o encerramento do exercício, que assegura o cumprimento das obrigações legais e a regularidade dos repasses aos servidores da Prefeitura de Serra Talhada.
No podcast Direto de Brasília de hoje, uma parceria deste blog com a Folha de Pernambuco, a temática da instituição de uma prova para o médico requerer seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), antes de ingressar na profissão, da mesma forma como se dá com advogado na OAB, entra em pauta. O nosso convidado é o médico e deputado Allan Garcês (PP-MA).
Ele é coautor do Projeto de Lei (PL) 785/2024, que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina como requisito obrigatório para o exercício da profissão no Brasil. Allan Quadros Garcês é médico, professor da Universidade Federal do Maranhão e deputado federal, filiado ao Progressistas (PP). Assumiu o seu primeiro mandato com a ida de André Fufuca para o Ministério do Esporte em 13 de setembro de 2023.
Leia maisO ‘Direto de Brasília’ vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, e também em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem ainda o programa a Gazeta News (Grupo Collor) em Alagoas; a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras na Paraíba; a Mais-TV, sob o comando do jornalista Heron Cid; e ainda a Rede ANC, no Ceará, com mais de 50 emissoras, além TV LW, de Arcoverde.
Entram como parceiros na mídia institucional o Grupo Ferreira, de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú e o grupo Grau Técnico.
Leia menos
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco decidiu, em julgamento realizado, há pouco, pela cassação do prefeito de Custódia, Manoel Messias (PSD), e a vice-prefeita Anne Lira (MDB). Eles foram condenados por abuso de poder econômico e político.
A ação teve sentença proferida em abril deste ano pela juíza eleitoral Vivian Maia Canen, que apontou a existência de elementos suficientes para caracterizar abuso de poder durante o período pré-eleitoral e eleitoral de 2024. “Os investigados, direta ou indiretamente, beneficiaram candidatos ou foram beneficiados por condutas que configuram abuso de poder econômico e político, em especial no período pré-eleitoral e eleitoral, a partir de junho de 2024”, registrou a magistrada na decisão.
Os políticos recorreram e, agora, a cassação foi mantida em segunda instância. A relatora do caso foi a desembargadora Roberta Viana Jardim.
Na noite da última quinta-feira, o empresário Fernando Mendonça, presidente da Associação de Empresários do Brasil (AEBR), comandou uma animada confraternização entre os seus associados e convidados. O evento, realizado no restaurante Solar do Douro, no empresarial JCPM, contou com a participação de diversas autoridades e políticos, como o deputado federal Eriberto Medeiros (PSB e os deputados estaduais Coronel Feitosa (PL) e Eriberto Filho (PSB).

Na ocasião, a associação recebeu um ‘Voto de Aplauso’ pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A noite também foi marcada por homenagens emocionantes e os shows contagiantes das bandas Carta de Baralho e Agravo de Instrumento.
Leia mais
Para além do momento festivo, a AEBR reforçou durante o encontro o papel que vem exercendo desde a sua criação, em 2 de agosto de 2017, como uma associação sem fins lucrativos voltada à defesa dos interesses dos empregadores. Sem vinculação ou influência político-partidária, a entidade tem como missão proteger os direitos dos empresários, independentemente do porte ou do segmento de atuação, consolidando-se como um espaço de diálogo, representatividade e fortalecimento da iniciativa privada.

Ao longo de sua trajetória, a associação acumula conquistas consideradas relevantes para o setor produtivo pernambucano. Entre elas, destaca-se a mobilização que resultou na abertura do comércio durante o período de lockdown, por meio de uma passeata pacífica que reuniu cerca de dois mil empresários e culminou em negociações bem-sucedidas com o governo do Estado. A AEBR também atuou na regularização de dívidas de aproximadamente 40 CNPJs junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, além de contribuir para a prorrogação do REFIS, em articulação com a bancada pernambucana.

A entidade também mantém atuação firme em pautas estruturantes para o desenvolvimento econômico, como o enfrentamento da desigualdade tributária que impacta diretamente os atacadistas pernambucanos e a defesa da revitalização do centro do Recife, aliada ao reforço da segurança pública na região. Segundo a AEBR, essas agendas são fundamentais para a geração de empregos, a atração de investimentos e a retomada do dinamismo econômico da capital e do estado como um todo.
Leia menos
A corridinha diária de 8 km, hoje, foi no calçadão de Boa Viagem, no Recife, flertando o mar.
