











Do Blog da Folha
Nesta segunda-feira (27), durante reunião com a APM Terminals na sede do Grupo Maersk, em Copenhague, a governadora Raquel Lyra (PSD) antecipou a segunda fase do terminal de contêineres que a companhia está implementando no Complexo Industrial Portuário de Suape. Com R$ 2 bilhões em investimentos, o proto terá o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina.
“São R$ 2,2 bilhões que estão sendo investidos nessa primeira fase. E de olho no futuro, já está em planejamento a segunda fase. Foi solicitada uma nova área para a expansão do terminal em Suape e com certeza iremos garantir que os investimentos continuem acontecendo em Pernambuco”, afirmou Raquel Lyra.
Leia maisCom a antecipação, a segunda fase das obras, que estava prevista para iniciar somente em 2034, deverá ser feita ainda em 2027. Na fase de obras, cerca de 2 mil empregos diretos e 4 mil indiretos estão sendo gerados. Além disso, para a operação do maquinário, a previsão é de 250 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos.
A previsão de início das operações do terminal é para o segundo semestre de 2026. “Foi solicitada uma nova área em Suape para ampliar o terminal, o que significa mais investimentos e a geração de ainda mais empregos. Sem dúvida, será um grande ganho logístico para Pernambuco”, comentou o presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto.
“Nós acreditamos muito no nosso projeto no Porto de Suape e, na nossa visão, podemos expandir o ramal em um futuro curto. Poderemos fazer um terminal super tecnológico que vai ajudar bastante as empresas em Pernambuco”, afirmou o diretor-superintendente da APM Terminals, Daniel Rose.
Leia menos
Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
No próximo dia 6, completará um mês que foi instaurado dentro da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE) um processo de sindicância para investigar irregularidades em viagens internacionais de servidores do órgão.
A ATI é vinculada à Secretaria de Administração (SAD), cuja titular, Ana Maraíza de Sousa, tem uma viagem para a Estônia, em maio de 2024, sob investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MPPE).
Leia maisHá a suspeita de que as despesas de passagens e hospedagem tenham sido bancadas por uma empresa contratada pelo Estado, sem licitação, após a viagem de Maraíza, segundo denúncias em análise pelos órgãos de controle.
Duas comitivas viajaram, uma em maio de 2024 e outra maio de 2025, para a Estônia, na Europa. Os órgãos investigam se o custeio dos grupos foi da iniciativa privada, ferindo o decreto Nº 46.854, de 7 de dezembro de 2018, que dispõe sobre o Código de Conduta da Alta Administração do Poder Executivo Estadual.
As denúncias enviadas ao TCE e ao MPPE apontam que, ao todo, foram seis viajantes, sendo quatro da SAD, incluindo Ana Maraíza, e dois da ATI, sendo eles o ex-presidente da Agência, Allan Araújo, e o atual diretor de Transformação Digital, Rafael Soares.
Sindicância parada
Prestes a completar um mês, o processo de sindicância dentro da ATI não obteve resultado algum. Além disso, dois dos três servidores designados para compor a Comissão processante pediram para sair dessa comissão e ainda não foram substituídos.
Informações internas obtidas por este blog dão conta de que a sindicância estava na iminência de ser arquivada. Porém, a partir da veiculação das matérias deste blog, publicadas com exclusividade, a apuração interna se tornou irreversível.
O processo de sindicância, conforme mostra o anexo desta matéria, foi instaurado para investigar: “tentativa de uso indevido do Contrato nº 031/2024 para custeio de viagem internacional, apuração de irregularidades relativas ao Contrato nº 022/2024 (alocação indevida fora do objeto contratual), bem como investigação sobre a retaliação funcional”.
Servidores concursados denunciaram aos órgãos de controle sofrer perseguição e assédio moral por não compactuarem com os desvios de finalidade dos contratos acima mencionados. O espaço está aberto neste blog caso a SAD e a ATI queiram se manifestar.

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), vistoriou as obras de alargamento do Canal do Fragoso, na tarde desta segunda-feira (27) junto com o governador em exercício, desembargador Ricardo Paes Barreto. O serviço está sendo realizado com o objetivo de ampliar as ações de macrodrenagem no município, combatendo alagamentos nos bairros de Jardim Fragoso, Jardim Atlântico, Rio Doce e Casa Caiada.
Mirella e Barreto acompanharam as ações que acontecem em Rio Doce, nas imediações da Ponte do Janga, e nas proximidades do trecho onde também está sendo construído o Parque do Fragoso. Também acompanharam a vistoria o ex-prefeito de Olinda e assessor especial de Relações Institucionais de Pernambuco, Professor Lupércio (PSD), os secretários estaduais Túlio Vilaça e Simone Benevides e o vereador Jesuíno (PSD).
Leia maisA gestora destacou o objetivo de combater alagamentos com a realização do serviço. “A gente está acompanhando aqui de pertinho os trechos que estão acontecendo obras. São obras impactantes, obras de grande vulto, para que a gente consiga minimizar e sanar qualquer risco nos próximos invernos para toda a população”, comentou Mirella.
“Uma população que historicamente sofre com falta de ação pública neste local, mas de um ano pra cá essa chave virou. O governo federal, o governo estadual, junto com o município, e hoje a gente consegue ver a obra avançar cada vez mais e poder fazer muito em breve essa entrega para a população de Olinda”, afirmou a gestora.
O governador em exercício falou da relevância da execução da obra. “Um investimento grande. São mais ou menos 5 km de canais que, historicamente, estavam estagnados, e hoje a gente já vê a obra quase que completada, mudando completamente a feição dessa região. É uma obra estruturante a toda essa região.
Ricardo Paes Barreto também comentou a contribuição que a atividade judiciária traz para ele durante o período em que atua como governador em exercício. “A gente chega perto do povo, das pessoas, e isso nos dá mais sentimento, porque julgar também é sentimento, buscar uma solução mais adequada. E graças a Deus, a gente tem conseguido mudar para melhor o funcionamento do nosso judiciário”, argumentou.
Leia menos
Gravada inteiramente na Caatinga, a série “Drags Justiceiras” mistura ação, aventura e humor ácido. A trama acompanha três drags que cruzam o Sertão a bordo do Drag Truck (um imponente ônibus Mercedes amarelo manga, de 1980) enfrentando criminosos e preconceitos com salto alto, ironia e coragem. Filmada em locações de Petrolina e comunidades rurais da região, “Drags Justiceiras” aposta numa estética cinematográfica que valoriza os contrastes da Caatinga transformando o bioma em personagem vivo dentro da trama.
Sob a direção do cineasta Wllyssys Wolfgang, premiado no Festival de Triunfo e dono de uma trajetória marcada pela inovação estética, a produção mobilizou mais de cem profissionais, entre elenco, equipe técnica e figurantes, a maioria do próprio Sertão do São Francisco. “Drags Justiceiras é sobre ocupar o sertão com outras imagens. Um sertão inventivo, queer, cinematográfico e muito mais próximo do que somos hoje”, afirma Wolfgang.
Protagonizada por Devi Cruz (Latypha Egytoh), Jadir Souza (Bekka Boom), Hertz Felix (Divinna Luxxy) e Fernanda Luz (Crisão), a série acompanha o grupo em meio a estradas empoeiradas, shows, romances e tiroteios. As personagens enfrentam vilões que simbolizam opressões sociais ainda presentes no país, numa trama que usa o humor e o deboche como armas contra o preconceito. Mais do que uma aventura, a série propõe uma nova forma de olhar o sertão — não como um lugar de carência, mas de invenção e diversidade.
A produção da WW Filmes, em parceria com a Caroá Produções, tem incentivo do Funcultura Audiovisual/Fundarpe e apoio da Prefeitura de Petrolina. Com passagens por plataformas como Globoplay, Looke, Prime Video, Apple+ e Claro TV, a produtora reafirma seu papel no fortalecimento do audiovisual pernambucano.
A defesa do ex-presidente Fernando Collor afirmou nesta segunda-feira (27) ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que o desligamento temporário de sua tornozeleira eletrônica foi um “incidente involuntário” provocado por erro de orientação sobre a bateria do equipamento.
Segundo os advogados, o desligamento se deu no dia seguinte à instalação da tornozeleira, quando Collor ainda se adaptava às restrições da prisão domiciliar. Eles alegam ainda que não houve violação da área de inclusão, ou seja, que o ex-presidente ficou em casa durante todo o período. As informações são da CNN Brasil.
Leia maisDe acordo com a manifestação entregue a Moraes, Collor foi informado na noite de 1º de maio, quando foi instalada a tornozeleira, que a bateria estava completamente carregada e que não seria necessário conectá-la à tomada até 72 horas.
Também teria sido dito ao ex-presidente que o equipamento emitiria sinais luminosos e sonoros quando a bateria estivesse fraca, o que, segundo os advogados, não ocorreu.
A defesa alega que o desligamento foi percebido por volta das 21h20 de 3 de maio, quando a assessoria de Collor foi informada pelo Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas de que a bateria havia se esgotado às 20h53. De acordo com os advogados, o ex-presidente conectou o aparelho à fonte de energia imediatamente, restabelecendo o sinal às 21h23.
“Não há qualquer razão plausível para se cogitar que o peticionante, beneficiado com a prisão domiciliar humanitária, descumpriria intencionalmente as medidas cautelares já no primeiro dia. O caso, com todo o respeito, não passou de um incidente involuntário, decorrente de informações truncadas repassadas ao monitorado”, afirmou a defesa.
Collor cumpre prisão domiciliar desde maio, após ser condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa, em processo ligado à Operação Lava Jato. Entre as condições impostas, está o monitoramento eletrônico por meio da tornozeleira.
Em meados de outubro, Moraes tomou ciência de um relatório enviado pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas afirmando que a tornozeleira de Collor ficou sem bateria e desligada por mais de 36 horas, entre os dias 2 e 3 de maio.
O ministro deu 5 dias para que a defesa explicasse a situação. Moraes alertou que o descumprimento das medidas cautelares impostas pode resultar na decretação de prisão preventiva de Collor.
O ex-presidente foi condenado em 2023 pelo STF por envolvimento em um esquema de corrupção na BR Distribuidora. Mesmo após a condenação, ele conseguiu adiar o cumprimento da pena por meio de recursos, todos negados pelo Supremo.
No primeiro semestre de 2025, o STF determinou o trânsito em julgado do caso e o início da execução da pena. Primeiro em regime fechado, depois conseguiu prisão domiciliar em razão de condições de saúde.
Leia menos
Por Estadão Conteúdo
A empresa de um sócio do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, recebeu R$ 12 milhões da execução de contratos de publicidade de duas estatais do governo Lula nos últimos dois anos, a Caixa Econômica Federal e a Embratur.
Procurado, o ministro disse que não interferiu em favor das contratações e que se afastou da gestão de suas empresas após assumir o cargo público. Os pagamentos foram feitos para a produtora Macaco Gordo, que pertence ao empresário Francisco Kertész, sócio de Sidônio em uma outra empresa: a M4 Comunicação e Propaganda — que depois mudou de nome para Nordx.
Leia maisA M4 foi aberta no ano de 2022 para trabalhar na campanha eleitoral de Lula e, atualmente, sob o nome de Nordx, presta serviços para o diretório nacional do PT. Questionado, o empresário disse que a produtora foi escolhida em processos de concorrência por “adequação técnica” e pela oferta de menor preço.
Chico Kertész, como é conhecido, atualmente é sócio-administrador da agência Nordx. Sidônio ainda integra o quadro societário. Por ser ministro, porém, ele não pode mais ser sócio-administrador da empresa, função que também exercia quando a agência foi aberta.
A relação comercial entre Chico e Sidônio é anterior a essa empresa. A produtora Macaco Gordo presta serviços há diversos anos para a agência de publicidade de Sidônio, a Leiaute na execução dos contratos de publicidade do governo petista da Bahia, mas não trabalhava para o governo federal.
Com a vitória de Lula na disputa à Presidência da República, Sidônio passou a ser consultado em assuntos vinculados à imagem do governo. Em maio de 2024, por exemplo, quando o governo lançou campanha “Fé no Brasil”, Sidônio recebeu crédito de idealizador. Em janeiro deste ano, foi nomeado para a Secom da Presidência da República.
Chico também passou a frequentar eventos políticos em Brasília. Em 2025, com Sidônio já no posto de ministro, o dono da Macaco Gordo fez 13 visitas ao Palácio do Planalto entre janeiro e junho. Todas para se encontrar com Sidônio. Ao Estadão, Chico disse que os encontros foram “de cunho pessoal, sem que jamais tenha sido tratado das atividades da Macaco Gordo”.
Ele também é dono de uma rádio em Salvador, que tem uma linha de cobertura elogiosa a Lula e é ancorada por seu pai, o ex-prefeito de Salvador Mário Kertész.
No caso da Caixa, os pagamentos se intensificaram em 2025, após Sidônio ter se tornado ministro. A produtora do seu sócio foi a que recebeu os maiores valores para executar as peças publicitárias da estatal neste ano, em um total de R$ 4,3 milhões. Procurada, a Caixa diz que as contratações seguiram as normas legais (leia mais abaixo).
Os pagamentos das estatais ao sócio de Sidônio ocorrem de forma indireta. Assim como outros órgãos públicos, a Caixa e a Embratur mantêm contratos com agências responsáveis por criar campanhas publicitárias sob demanda, que foram contratadas por meio de licitação.
Quando esses serviços são executados, as agências subcontratam produtoras de vídeo, mas sem um processo licitatório formal. A partir de 2024, a Macaco Gordo foi contratada para produzir oito campanhas – seis delas do banco estatal e duas da empresa de turismo. Os dados foram obtidos pelo Estadão por meio da Lei de Acesso à Informação.
O órgão público não transfere o dinheiro diretamente para a produtora. Os valores são pagos às agências de publicidade, que ficam com o lucro correspondente e repassam parte dos recursos para as produtoras. Por isso, essas produtoras não aparecem nos portais do governo federal como empresas contratadas.
Não existe exigência de licitação para contratar essas produtoras. A agência de publicidade, porém, precisa fazer uma cotação de preços no mercado com no mínimo três diferentes propostas para justificar a contratação da mais barata. Esse procedimento não precisa seguir os parâmetros de transparência e publicidade definidos pela Lei das Licitações, já que a contratação não é feita diretamente pelo poder público. Mas, ao final da produção da campanha publicitária, o órgão público precisa dar sua aprovação ao processo.
Mesmo assim, nem sempre a regra dos orçamentos é cumprida. Os documentos obtidos pelo Estadão mostram que o maior pagamento recebido pela Macaco Gordo, para realizar uma campanha sobre renegociação de dívidas atrasadas para a Caixa, no valor de R$ 2,3 milhões, teve um aditamento com a dispensa na pesquisa de preços. A contratação foi em 2025.
A agência Calia, responsável pela campanha, fez uma cotação para produzir filmes publicitários de 30 segundos. A Macaco Gordo arrematou o serviço com uma proposta de R$ 1,6 milhão. Em seguida, a agência complementou o serviço contratado da Macaco Gordo e pediu a produção de outros filmes, que acrescentaram R$ 687 mil ao custo do contrato. Como justificativa, a Calia apresentou um documento dizendo que não iria realizar a cotação de preços porque se tratava apenas de um complemento.
Essa campanha, batizada de “Tudo em Dia Caixa”, incluiu a contratação do ator Paulo Vieira. Seu cachê foi pago à parte pela Caixa, mas os dados fornecidos pelo banco ao Estadão não incluíram esses valores.
“A produção de 01 FILME WEB REDUÇÃO DE 15′’ referente a CAMPANHA CICLO CRÉDITO 2025 – ADIMPLÊNCIA – FASE 1 dispensa concorrência por se tratar de um serviço adicional ao anterior aprovado, conforme estratégia aprovada pelo cliente/agência”, diz um dos documentos. Questionada, a Calia negou irregularidades e afirmou que “o aditamento foi feito em razão de acréscimo quantitativo de objeto e período inicialmente contratado”.

Pela Embratur, a Macaco Gordo produziu uma campanha sobre afroturismo em 2024, concebida pela agência Calia, e filmada em pontos turísticos de Salvador. A produtora recebeu R$ 1,9 milhão pelo trabalho. A produtora também executou uma segunda campanha da Embratur em 2024 pela mesma agência, com o tema “projeto realidade virtual Sebrae”, por mais R$ 1,9 milhão.
A Calia ainda contratou a Macaco Gordo para uma campanha da Caixa sobre renegociação de dívidas atrasadas, em 2025, pagando R$ 2,3 milhões à produtora.
A agência Propeg executou mais duas campanhas com a Macaco Gordo pela Caixa neste ano: uma para a Lotofácil da Independência, com valor de R$ 1,5 milhão, e outra sobre o programa Minha Casa Minha Vida, de R$ 516 mil.
Em 2024, a Caixa registrou despesas de R$ 38 milhões com as produtoras responsáveis por suas campanhas publicitárias. Desse total, a Macaco Gordo faturou R$ 3,6 milhões. Neste ano, até o mês de setembro, a Caixa fez pagamentos de R$ 21 milhões às produtoras. A Macaco Gordo foi a que mais faturou: R$ 4,3 milhões, cerca de 20% do total.
As agências Binder e Calia afirmaram que a escolha da produtora foi feita em conformidade com a legislação, após cotação de preços no mercado. A Propeg não se manifestou.
Ministro afirma que ‘jamais’ indicou produtora de aliado
Questionado por meio da Secom, o ministro Sidônio Palmeira afirmou que “jamais” indicou a contratação da Macaco Gordo para campanhas publicitárias. O ministro, porém, não respondeu sobre as visitas do seu sócio, Chico Kertész, ao Palácio do Planalto.
“A escolha de qualquer fornecedor terceirizado, pelas agências licitadas, ocorre sem intervenção da Secom. O regramento em vigor obriga que as agências obtenham cotações de pelo menos três empresas capazes de prestar aquele serviço, de modo que a ofertante do menor preço o execute. No processo de aprovação das campanhas, compete à secretaria aprovar a linha conceitual e a alocação dos recursos nos diferentes veículos, à luz dos normativos de mídia técnica consolidados na legislação e nos acórdãos do Tribunal de Contas da União”, afirmou.
Na nota, a Secom ainda afirma que “jamais indicou ou endossou a escolha, pelas agências que prestam serviço à Embratur, à Caixa ou a qualquer outro órgão federal, de qualquer um dos fornecedores que tenham sido escolhidos”.
“Antes de assumir o cargo que hoje ocupa, o ministro Sidônio Palmeira afastou-se das funções de gestão e de administração das empresas em que já atuou, em absoluto respeito à legislação vigente e aos princípios éticos da alta administração federal. Desse modo, é descabido, infundado e mentiroso insinuar que tenha havido qualquer ingerência do ministro em favor de empresas ou indivíduos durante qualquer decisão de que ele tenha participado no âmbito do governo federal”.
Dono da Macaco Gordo diz que produtora foi escolhida por menor preço
O empresário Chico Kertész afirmou que sua produtora tem mais de 15 anos no mercado e foi escolhida por apresentar qualificação técnica e menores preços.
“A Macaco Gordo é uma produtora audiovisual que tem 15 anos de história e um portfólio com projetos realizados para mais de uma centena de clientes, como Natura, Britania, Perdigão, Multishow, Rede Globo, Rede Record, SBT e Ivete Sangalo, entre outros no mundo privado. Já no setor público, já prestamos serviços para as prefeituras de Salvador e do Rio de Janeiro e para os governos estaduais do Maranhão, do Pará e da Bahia. No caso dos projetos realizados para o governo federal, a produtora foi contratada por agências de publicidade que, conforme previsão contratual, devem terceirizar parte dos serviços pelos quais são responsáveis. Essa contratação decorre de concorrência interna, em que apresentamos orçamento e plano de trabalho, avaliados em razão da adequação técnica e da oferta do menor preço”, afirmou, em nota enviada ao Estadão.
O empresário também afirmou que disputou as cotações de preços “a convite das agências publicitárias”. “Em todos esses casos, ingressamos no processo de concorrência a convite das agências publicitárias, sem contato com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República ou com qualquer outro órgão da administração. Não houve, em nenhuma hipótese, engajamento de nenhum membro da Secom na apresentação, avaliação ou execução desses projetos junto às agências”, afirmou.
Caixa diz que seguiu critério de menor preço
A Caixa afirmou, em nota, que as contratações de serviços de produção publicitária realizadas pelas agências no âmbito dos contratos seguem os critérios estabelecidos pela legislação e pelas normas internas da estatal. Disse ainda que a escolha da Macaco Gordo foi aprovada pelo banco e se deu por critério de menor preço, mediante processo de cotação no qual foram coletados pelo menos três orçamentos no mercado. “Desde janeiro de 2023, a Caixa trabalhou com 41 produtoras de vídeo’.
“A Caixa esclarece que as contratações de serviços de produção publicitária realizadas pelas agências Propeg, Calia e Binder, no âmbito dos contratos vigentes com o banco, seguem os critérios estabelecidos pela legislação e pelas normas internas da instituição. A escolha da produtora Macaco Gordo para a produção de filmes publicitários ocorreu por meio de processo de cotação conduzido pelas agências de publicidade licitadas, conforme previsto contratualmente. A produtora foi selecionada por apresentar a proposta de menor preço entre, no mínimo, três orçamentos coletados no mercado. Desde janeiro de 2023, a Caixa trabalhou com 41 produtoras de vídeo. A Caixa aprovou os orçamentos apresentados pelas agências e autorizou a produção das campanhas por representarem a proposta de menor custo, em conformidade com os ritos legais e contratuais vigentes”, diz a nota.
Embratur defende legalidade de concorrências
A Embratur afirmou, em nota, que realiza chamada pública e sessões públicas para a escolha das produtoras que executam as campanhas, com a entrega de proposta em envelope lacrado. Disse ainda que não houve interferência de Sidônio. “O processo de seleção da produtora é realizado pela agência de publicidade à frente da campanha”, disse.
Agências defendem regularidade da contratação
A agência Binder afirmou que a escolha da Macaco Gordo ocorreu “após processo de cotação de valores de mercado e por ter apresentado o menor valor dentre todas as propostas recebidas”. A agência Calia também disse que a escolha da produtora ocorreu após processos pelo critério de menor preço. A Propeg não se manifestou.
Leia menos
Do Diário de Pernambuco
O boletim semanal de balneabilidade da Companhia Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH) apontou que, dentre as praias que passaram por amostragem, nenhuma dos municípios de Paulista e Olinda conseguiram atingir a classificação de próprias para o banho.
Segundo o CPRH, em Paulista, foram feitas amostragens em três praias: Praia de Maria Farinha, em frente ao Cabanga Iate Clube, Praia do Janga, em frente à Rua Cláudio S. Bastos n.º 190 (Cond. Roberto Barbosa) e Praia do Janga, em frente à Rua Betânia.
Leia maisA vizinha Olinda teve quatro praias analisadas: Praia de Rio Doce, em frente à Rua Paulo N. Queiroz, próximo à foz do Rio Doce, Praia de Bairro Novo, em frente à Av. Ministro Marcos Freire n.º 2039 (Quartel da PE), Praia do Carmo, em frente à Praça João Pessoa, por trás dos Correios, e Praia dos Milagres, em frente à Praça dos Milagres.
Nenhuma das sete praias dos dois municípios da Região Metropolitana do Recife passaram nos critérios adotados pelo CPRH. O boletim é válido até a quinta-feira (30).
Saiba como é feita a classificação de balneabilidade:
A amostragem é feita semanalmente, em local com 1 metro de profundidade, o mais utilizado para recreação. A coleta foi realizada no último dia 20 (segunda-feira).
Conforme a CPRH, a classificação das praias é baseada no que estabelece a Resolução Comana n.º 274/00, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade.
O critério de enquadramento baseia-se nas concentrações de coliformes termotolerantes em um conjunto de amostras de cinco semanas consecutivas ou em cinco amostragens com intervalo mínimo de 24 horas entre elas.
Águas salinas destinadas à recreação de contato primário podem ser classificadas nas categorias Própria (quando 80% ou mais das amostras obtidas apresentar no máximo 1.000 coliformes termotolerantes por 100mL de amostra) e Imprópria (quando não for atendido o critério para águas próprias ou apresentar mais de 2.500 coliformes termotolerantes na última amostragem).
Saiba como estão classificadas as 27 praias do litoral pernambucano:
IMPRÓPRIA
Praia de Jaguaribe, em frente à Rua Santina de Barros. Itamaracá
Praia do Capitão (Mangue Seco), acesso pela PE-014 Igarassu
Praia de Maria Farinha, em frente ao Cabanga Iate Clube. Paulista
Praia do Janga, em frente à Rua Cláudio S. Bastos Nº 190 (Cond. Roberto Barbosa). Paulista
Praia do Janga, em frente à Rua Betânia. Paulista
Praia de Rio Doce, em frente à Rua Paulo N. Queiroz, próximo à foz do Rio Doce. Olinda
Praia de Bairro Novo, em frente à Av. Ministro Marcos Freire Nº 2039 (Quartel da PE) Olinda
Praia do Carmo, em frente à Praça João Pessoa, por trás dos CORREIOS. Olinda
Praia dos Milagres, em frente à Praça dos Milagres. Olinda
Praia do Pina, em frente à Rua Com. Morais com Eng. Antônio de Góes (Cassino Americano). Recife
Praia de Barra de Jangadas, em frente ao Nº 10800 (antiga Marina dos Mares). Jaboatão dos Guararapes
Praia de Suape, praia de Suape, 6. Cabo de Sto Agostinho
Praia de Gaibú, em frente à Avenida Laura Cavalcanti (Centro de Turismo). Cabo de Santo Agostinho
Praia de Ponta de Serrambi, no Pontal – Quadra 01-01, Lote 01-01. Ipojuca
PRÓPRIA
Praia de Pilar, em frente à Igreja do Pilar. Itamaracá
Praia do Forte, em frente ao Forte Orange. Itamaracá
Praia de Boa Viagem, em frente à Avenida Boa Viagem Nº 2840 – Posto 8 (Padaria Boa Viagem). Recife
Praia de Boa Viagem, em frente à Avenida Boa Viagem Nº 6958 – Posto 15. Recife
Praia de Piedade, em frente à Avenida Beira Mar Nº 606 (Hospital da Aeronáutica) Jaboatão dos Guararapes
Praia de Candeias, em frente à Av. Bernardo V. de Melo Nº 5422 (Conj. Residencial Candeias II). Jaboatão dos Guararapes
Praia de Candeias, em frente à Av. Bernardo V. de Melo Nº 6476 – Restaurante Candelária. Jaboatão dos Guararapes
Praia de Enseada dos Corais, em frente ao Canal do Boto Cabo de Sto Agostinho
Praia de Porto de Galinhas, em frente à R. Esperança, Escola Manuel L. C. Uchoa. Ipojuca
Praia dos Carneiros, em frente ao Condomínio Pontal dos Carneiros. Tamandaré
Praia de Tamandaré, em frente ao Hotel Marinas de Tamandaré. Tamandaré
Praia de Tamandaré, em frente à Rua Nilo Gouveia Filho, em frente à estátua. Tamandaré
Praia de São José da C. Grande, em frente a R. da Matriz esquina c/ R. João Francisco Melo. São José da C. Grande
Leia menos
A Direção da Escola Técnica Estadual ETE Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia, emitiu hoje nota de esclarecimento em resposta à nota de repúdio levantada por alunos nas redes sociais. No comunicado, a gestão afirma que não houve maus-tratos a animais, esclarece que os pedidos feitos visavam garantir a segurança e o bem-estar de todos e reforça que a merenda escolar está sendo fornecida regularmente, seguindo as normas da Secretaria de Educação de Pernambuco.
Confira na íntegra:
Leia maisNota de Esclarecimento – Direção da Escola Técnica Estadual ETE Arlindo Ferreira dos Santos
A Direção da Escola Técnica Estadual ETE Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia/PE, compromissada com a transparência, vem a público esclarecer e refutar as alegações contidas na nota de repúdio recentemente divulgada nas redes sociais.
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que a Direção da Escola jamais compactuaria com a violência ou maus-tratos a animais. A acusação de maus-tratos é absolutamente infundada. O que ocorreu foi um pedido legítimo e fundamentado, no âmbito de uma gestão preocupada com o bem-estar dos alunos.
Diante disso, a Direção da Escola, com o intuito de garantir a integridade física e mental de todos os envolvidos, pediu que os responsáveis transferissem os animais para um local adequado.
Para tanto, a Direção, em um gesto de boa-fé, ofereceu-se para doar os alimentos necessários para os animais, desde que fossem albergados no local apropriado, situado nas proximidades da escola, no Parque de Exposição de Sertânia, que possui instalações específicas para este fim. A legislação e as orientações sanitárias indicam que não é adequado manter animais em estabelecimentos educacionais, uma vez que isso pode comprometer a segurança e a saúde de todos.
No que diz respeito à merenda escolar, a Direção reafirma que está cumprindo rigorosamente com os termos acordados com a Secretaria de Educação do Estado, garantindo a distribuição de alimentos adequados e suficientes para atender as necessidades da comunidade escolar. Não houve qualquer falha no fornecimento de merenda, e todas as refeições estão sendo oferecidas de acordo com as exigências legais e sanitárias.
A Direção da Escola Técnica Estadual ETE Arlindo Ferreira dos Santos, além de sempre prezar pela boa convivência e transparência, também está comprometida em garantir a continuidade dos projetos estudantis, respeitando os direitos e interesses de todos os alunos e colaboradores da instituição. Em um momento de dificuldades e mal-entendidos, a gestão reafirma seu compromisso com o diálogo aberto, visando esclarecer quaisquer informações equivocadas e esclarecer qualquer dúvida que tenha surgido.
A escola permanece à disposição para esclarecimentos e para a construção de um ambiente ainda mais harmonioso e comprometido com o bem-estar de todos.
Direção da Escola Técnica Estadual ETE Arlindo Ferreira dos Santos
Sertânia, Pernambuco
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), celebrou a aliança entre o Novo e o PSD durante o ato de filiação do vice-governador, Mateus Simões, à legenda comandada por Gilberto Kassab. O evento, realizado nesta segunda-feira (27), simbolizou a aproximação entre as duas siglas, que devem caminhar juntas nas eleições do próximo ano.
Zema afirmou que a parceria tem boas perspectivas e que a união política deve se manter sólida. “Ano que vem, Mateus, você pode contar comigo que estaremos juntos, e eu conto com todos vocês. Essa turma precisa sair unida e trazer mais pessoas para o nosso time. Quero dizer ao Kassab que esse casamento tem tudo para dar certo”, declarou o governador durante a cerimônia. As informações são do Correio Braziliense.
Leia maisA movimentação ocorre em meio ao fortalecimento dos planos de Zema para disputar a Presidência da República em 2026. O chefe do Executivo mineiro já anunciou sua pré-candidatura e vem articulando alianças regionais e nacionais, enquanto Simões se prepara para disputar a sucessão no governo de Minas.
Em suas redes sociais, o vice-governador comentou a mudança de legenda e destacou a importância da nova fase política. “A gente está reunindo um volume de gente em torno da discussão do ano que vem que vai fazer a diferença para Minas. Isso me anima para que a gente possa começar a construir a sucessão do governador de uma forma muito bacana”, afirmou.
Durante o evento, Kassab também destacou o papel de Zema no cenário político e reforçou a aposta do PSD na parceria. “Zema, você agora é nosso líder, quem dará a voz de comando. Estaremos ao seu lado. Quero ter um candidato a presidente da República como Romeu Zema”, disse o dirigente partidário.
Ao final da cerimônia, Kassab dirigiu-se a Simões e deixou clara a intenção de vê-lo na disputa pelo governo mineiro. “Nosso projeto é te eleger governador de Minas Gerais”, enfatizou, selando o novo alinhamento político que deve marcar a corrida eleitoral no estado.
Leia menos
A cidade de Toritama viveu um domingo marcado por esporte e solidariedade com a realização da 1ª edição do Run Rosa, que reuniu quase duas mil pessoas e se consagrou como a maior corrida já realizada no município. O evento, promovido pela Prefeitura, se transformou em uma grande mobilização pela prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, reunindo ações de saúde, conscientização e lazer.
Com percursos de 3 e 6 quilômetros, a concentração aconteceu em frente ao Parque Biblioteca Maria dos Anjos. Mais de 1.500 medalhas foram distribuídas, e os vencedores subiram ao pódio nas duas categorias. O prefeito Sérgio Colin celebrou o sucesso da iniciativa e destacou o engajamento popular. “Ver quase 2.000 pessoas correndo pelas ruas da nossa cidade é a maior prova de que Toritama abraçou a causa da saúde e da prevenção”, afirmou. A estrutura do evento também contou com sorteios, área de recuperação, serviços de fisioterapia, vacinação e testagens rápidas.
Por AFP
O partido ultraliberal do presidente Javier Milei teve uma vitória contundente nas eleições legislativas ontem (27) na Argentina, com mais de 40% dos votos, segundo dados do Ministério do Interior.
O resultado traz alívio ao governo, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, condicionar seu apoio financeiro à Argentina ao desempenho eleitoral.
Leia maisSegundo os resultados parciais, o A Liberdade Avança (LLA) venceu o peronismo (centro-esquerda), que obteve 31,64% em nível nacional, após a apuração de mais de 90% dos votos. Em terceiro lugar ficou o Províncias Unidas, bloco que busca romper a polarização, que obteve 7,1% dos votos.
Com este resultado provisório, o governismo amplia sua bancada e se aproxima do um terço necessário nas duas câmaras para blindar seus vetos, mas precisará se aliar a outras forças para avançar em reformas estruturais.
“Milei, querido, o povo está contigo”, cantavam centenas de apoiadores do presidente em frente ao bunker do LLA em Buenos Aires. “Estou muito animado. Não esperava um número tão alto”, disse à AFP o consultor de marketing Facundo Campos, 38. “Gritei como se fosse o gol do último mundial.”
Leia menos
O senador Fernando Dueire (MDB-PE) cumpre, entre hoje e quarta-feira, uma série de visitas a cidades dos agrestes Meridional e Setentrional de Pernambuco. O roteiro inclui Angelim, Lagoa do Ouro, Saloá, Águas Belas, Itaíba, Buíque, Tacaimbó e Taquaritinga do Norte. Durante a agenda, o senador se reúne com prefeitos e lideranças locais, além de acompanhar obras em andamento e participar da entrega de equipamentos que reforçam a infraestrutura e os serviços públicos municipais.
As visitas integram o trabalho permanente de aproximação do senador com os gestores e comunidades, reafirmando seu perfil municipalista e o compromisso de atuar de forma próxima às cidades pernambucanas. “O mandato não se faz apenas em Brasília. É nas cidades, conversando com os prefeitos e com a população, que a gente entende de perto as necessidades e transforma demandas em ações concretas”, destacou Dueire.
O senador tem direcionado esforços para destravar recursos, garantir obras estruturantes e apoiar iniciativas que melhorem a qualidade de vida dos municípios pernambucanos. “Cada visita é uma oportunidade de acompanhar resultados e renovar o compromisso de seguir ajudando Pernambuco a crescer por inteiro, do Sertão ao Litoral”, completou.
