











Perdi a noção do tempo que viajo de avião, não só de carreira. Já voei de Sênica (bimotor), Xingu, Bandeirantes e muito de helicóptero também. Foi num helicóptero, acompanhando uma visita a uma obra com o então governador Joaquim Francisco, de quem fui secretário de Imprensa, que por pouco não perdi a vida.
O piloto não havia visto um fio de alta tensão e fez um procedimento emergencial depois de um grito do governador. Na manobra, meu estômago embrulhou. Vindo do Chile, enfrentei um temporal passando pela Cordilheira dos Andes com tamanhas turbulências que as aeromoças, servindo o jantar, viram as bandejas serem jogadas longe e por pouco não se feriram.
Leia maisEm outra oportunidade, num monomotor que levava o então governador Marco Maciel, uma vaca surgiu de repente na pista de pouso, o piloto arremessou com uma habilidade louvável. Num outro voo, indo para o Rio, o piloto fez uma manobra radical para desviar de pássaros no Santos Dumont.
Hoje passei por mais um perrengue. Vindo de Brasília com destino ao Recife pela Latam, o piloto teve que suspender o pouso já na cabeceira da pista porque chovia torrencialmente. Aliás, caia um dilúvio no Recife.
Depois da manobra, 40 minutos sobrevoando o Recife na esperança da chuva dar uma trégua. E nada! O engraçado é que o comandante não nos informou nada. Após 20 minutos, comunicou que iria tentar pousar em João Pessoa. Mas, como o Recife, a capital paraibana também havia virado um mar.
Foi quando o comandante resolveu comunicar que iria pousar em Natal, para alívio de todos nós, passageiros, com os nervos à flor da pele. Por mais de 40 minutos, o uso do toalete foi proibido. Uma senhora, entretanto, aparentando uns 60 anos, levantou-se e correu em direção ao toalete, gritando para a tripulação que estava apertada e não iria fazer xixi na roupa.
Quando o tempo melhorou na chegada a Natal, a tripulação permitiu usar o toalete e se formou logo uma grande fila. A tortura não acabou. No pouso, os passageiros foram proibidos de desembarcar em Natal, sob a alegação de que a aeronave seria reabastecida e uma nova tentativa de pouso iria ser tentada.
Eu só consegui deixar a aeronave porque não havia despachado mala e informei que iria pegar um táxi por conta própria até o Recife. Fui escoltado pelo pessoal de terra até a saída do aeroporto. Confesso que não soube do desfecho final: se o avião voltou ao Recife e conseguiu pousar.
Que dia, meu Deus!
Leia menos
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), e a governadora Raquel Lyra (PSD) realizaram vistoria conjunta na obra do Canal do Fragoso, na tarde desta sexta-feira (1⁰). Com o objetivo de garantir melhor escoamento das águas pluviais, foi realizada uma abertura emergencial em um dos trechos do serviço.
“A governadora Raquel Lyra acabou de sair daqui, junto com a gente, em um dos trechos da obra do Canal do Fragoso que a gente viu a necessidade de fazer uma abertura para minimizar esses danos causados”, comentou Mirella.
As gestoras reforçaram que a obra está em andamento. “Seguimos aqui, ouvindo a população e trabalhando juntos para definir ações que realmente façam a diferença na vida dos moradores”, afirmou Mirella.
A prefeita de Olinda afirmou que as equipes seguirão de prontidão 24h. “Vamos continuar trabalhando dia e noite para superarmos os desafios juntos. Em situação de emergência, acione a Defesa Civil pelo 0800.081.0060 ou no 9.9266.5307 (WhatsApp)”, completou.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, lamentou a morte de mãe e filho no Passarinho, após fortes chuvas. “Recebo com profunda tristeza a notícia de que uma mãe e seu filho perderam a vida após um deslizamento em Passarinho. Me solidarizo com os familiares e me uno à dor de todos neste momento tão difícil”, declarou.
Nesta sexta-feira (1º), uma ocorrência de deslizamento de barreira deixou uma mulher de 20 anos e um bebê mortos na localidade.
Ainda de acordo com a gestora municipal, todas as pessoas que vivem em áreas de risco devem buscar local seguro, seja em um abrigo da Prefeitura de Olinda ou na casa de familiares e amigos. “Preservar vidas é a nossa prioridade”, afirmou Mirella Almeida. As informações são da Folha de Pernambuco.
Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor Neno o Magnífico, um dos vocalistas mais duradouros e marcantes da banda Magníficos, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!
A governadora Raquel Lyra (PSD) se manifestou, há pouco, nas redes sociais, sobre as mortes provocadas pelas fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife, na noite desta sexta-feira (1º). A publicação ocorreu cerca de uma hora após o blog noticiar que ela ainda não havia se solidarizado com as vítimas. No texto, Raquel lamentou as mortes de mães e crianças em Dois Unidos, no Recife, e em Passarinho, em Olinda, prestou condolências às famílias e afirmou que o governo segue mobilizado, com equipes atuando em resgates e na assistência à população afetada.
Estreia nos cinemas, em junho, o filme “963 dias — A história de um presidente que recolocou o Brasil nos trilhos”, que narra a trajetória política do ex-presidente Michel Temer (MDB) durante os 963 dias em que comandou o Planalto. A primeira exibição do filme, que tem 1 hora e 40 minutos de duração, será em 14 de junho, em São Paulo. Com informações da Revista Veja.
Com direção de Bruno Barreto e produção executiva de Elsinho Mouco, principal marqueteiro de Temer durante seu mandato presidencial (2016-2018) e em momentos posteriores, o filme também conta com a consultoria de Elio Gaspari, colunista da Folha de S.Paulo e do jornal O Globo.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo em 2023, Barreto avaliou que o ex-chefe do Executivo “foi ótimo no cargo”, e que ele não será “contra nem a favor”: “não faço arte militante”, disse Barreto.
O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe daqui a pouco o cantor Neno o Magnífico, um dos vocalistas mais duradouros e marcantes da banda Magníficos, grupo que ajudou a consolidar o forró eletrônico romântico no Brasil a partir dos anos 1990.
Com mais de duas décadas de carreira, Neno construiu sua trajetória dentro de uma das formações mais populares do gênero, integrando o trio vocal que marcou a fase de maior sucesso da banda. Após seguir carreira solo, mantém o repertório que o consagrou, com canções que atravessam gerações do forró romântico.
O programa desta semana gira em torno do novo DVD do artista, gravado recentemente em Monteiro, na Paraíba, com participação da própria banda Magníficos e de outros nomes do forró. O projeto reúne os grandes sucessos que marcaram sua trajetória e celebra sua história na música nordestina.
O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
A governadora Raquel Lyra (PSD) ainda não se solidarizou com uma mãe e um filho de seis anos que perderam suas vidas depois de um deslizamento em Dois Unidos, no Recife, após fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana, nesta sexta-feira. Segundo relatos de moradores, o Corpo de Bombeiros não teria chegado ao local em tempo hábil, sendo o socorro feito pelos próprios moradores da comunidade.
Em casos assim, o protocolo exige que a Defesa Civil isole o local, que o Corpo de Bombeiros faça o resgate e que o Samu realize o socorro. A brigada de socorro do Samu estava o postos no momento de retirada da família, mas mãe e filho não resistiram aos ferimentos a caminho do hospital. O prefeito do Recife, Victor Marques, e o ex-prefeito João Campos se solidarizam com a família e alertaram para a importância de proteger e salvar vidas, pedindo às famílias em área de risco que busquem um dos abrigos da Prefeitura do Recife.
O desmoronamento foi registrado na Segunda Travessa da Vertente do Lério. As vítimas foram identificadas como Jaqueline Soares da Silva, de 24 ano e Riquelmy, de 6 anos. O pai, José Rodrigues da Silva, de 30 anos, e a irmã da vítima, uma bebê de seis meses, ficaram feridos.
A partir de hoje, Carpina e a Mata Norte do Estado passam a acompanhar ao vivo, às 18h, pela rádio Sucesso FM 104,9, o Frente a Frente, programa político que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Folha FM 96,7, no Recife.
A Sucesso FM 104,9, de grande alcance e repercussão em Carpina e vários municípios da Mata, está agora sob controle de um novo empresarial, liderado pelo empreendedor Fábio Henrique Isaías de Macedo, a quem agradeço pela parceria.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (1º), para celebrar o Dia do Trabalhador, apresentando um balanço das ações de seu governo.
Lula destacou, entre as medidas, a isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil mensais, além da redução do tributo para faixas salariais de até R$ 7.350. O petista também citou a redução do desemprego e da inflação. As informações são do g1.
Leia mais“Temos a menor inflação acumulada em quatro anos da história do Brasil, a menor taxa de desemprego, e o rendimento médio dos trabalhadores é o maior da história do Brasil”, disse Lula na postagem.
Lula também declarou que o governo tem compromisso com a valorização real do salário mínimo e a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas, medida que tem sido adotada anualmente em sua gestão como forma de injetar recursos na economia.
O presidente destacou ainda a aprovação da ampliação da licença-paternidade, que visa a uma maior participação masculina nos cuidados com recém-nascidos. A ampliação será feita de forma gradual. Conforme lei sancionada por Lula, a licença passará dos atuais cinco dias para:
No setor de energia e assistência, o petista mencionou a isenção da conta de luz para famílias de baixa renda e o programa que garante botijão de gás de cozinha para a população vulnerável.
Renegociação de dívidas e uso do FGTS
Em pronunciamento em cadeia aberta de rádio e TV ontem (30), Lula afirmou que o governo federal lançará medidas para reduzir o nível de endividamento das famílias. No pronunciamento alusivo ao Dia do Trabalhador, o petista anunciou:
O ato dos trabalhadores no Recife, previsto para ocorrer durante a manhã desta sexta-feira (1º), foi adiado por causa das fortes chuvas que atingem a capital pernambucana neste feriado e pelo estado de alerta emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). A manifestação, que seria realizada às 9h, no Largo da Paz, em Afogados, agora ocorre no próximo domingo (3), na mesma hora e local.
O adiamento do ato foi divulgado em publicação conjunta no instagram realizada pelo Partido Comunista Brasileiro (PCBR-PE), pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e por outras unidades sindicais. “Por conta das fortes chuvas e do estado de alerta notificado pela Apac, o ato previsto para hoje foi adiado”, diz a publicação. As informações são da Folha de Pernambuco.
Leia mais
Ato do Dia do Trabalhador
O ato do Dia do Trabalhador ocorre neste feriado em 18 capitais e em diversas cidades espalhadas pelo Brasil. A principal pauta defendida pelas centrais sindicais é o fim da escala 6×1.
Atualmente, várias propostas pela redução da jornada de trabalho estão em tramitação no Congresso Nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive, enviou para a Casa Legislativa um projeto de lei (PL) com urgência constitucional para acabar com a escala 6×1 e reduzir a jornada de 44 para 40 horas semanais.
No Recife, centrais sindicais realizaram, ontem (30), um ato no Parque 13 de Maio, área central do Recife, reunindo representantes de diversas categorias em defesa de mudanças nas condições de trabalho. Além do fim da escala 6×1 e da redução da jornada de trabalho, a manifestação também reinvindicou a igualdade salarial entre homens e mulheres.
Leia menos