A prestigiada noite de autógrafos na Alepe II

Ladeado por minha família. Minha esposa, Nayla Valença, minhas enteadas, Maria Beatriz e Maria Heloísa, e meus filhos, Magno Filho e João Pedro.
O deputado estadual Diogo Moraes (PSB).
O deputado estadual Eriberto Filho (PSB) e o vereador do Recife Eriberto Rafael (PP).
O presidente da Compesa, Alex Campos.
O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL).
O presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB).

Veja outras postagens

Por Romero Sales Filho*

Caro Magno,

Quero parabenizá-lo pelo belíssimo trabalho em ‘Os Leões do Norte’. Sua obra é um resgate histórico indispensável para Pernambuco e uma contribuição valiosa para quem deseja compreender a trajetória dos líderes que marcaram o nosso Estado.

Fico muito feliz em ver que meu filho, de apenas 10 anos, já está lendo e descobrindo a história do nosso povo através das suas páginas. Isso mostra a força do seu trabalho e o impacto que ele gera nas novas gerações.

Obrigado pela dedicação, pelo compromisso com a memória política e pela generosidade de entregar ao nosso povo uma obra tão necessária.

Um grande abraço!

*Deputado estadual pelo UB

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O município de Salgueiro foi uma das quatro cidades selecionadas pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, para a implementação de uma política completa de coleta seletiva.

Entre os vários municípios que se candidataram e participaram ativamente do processo, Salgueiro entrou na lista dos contemplados e receberá apoio do Governo de Pernambuco para o reaproveitamento de resíduos sólidos. O auxílio virá por meio do fornecimento de estrutura, assessoria técnica e formação socioprofissional para os catadores

O Recicla+ Pernambuco é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Instituto Recicleiros, que levará aos municípios Unidades de Processamento de Materiais Recicláveis, com todo suporte necessário. Isso representa preservação do meio ambiente e geração de renda para os envolvidos nas atividades de reciclagem.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Estadão

Um funcionário que se feriu com gravidade em uma explosão na subestação de energia do Ministério da Igualdade Racial, em Brasília, morreu nesta sexta-feira, 28, após três dias internado. A morte do trabalhador terceirizado Raimundo Nonato do Nascimento Chaves foi confirmada em nota pelo ministério.

Segundo o comunicado, ele trabalhava na manutenção da subestação de energia, ao lado do Bloco C, quando o equipamento explodiu. Chaves sofreu queimaduras em diversas partes do corpo e foi socorrido em estado grave. Outras seis pessoas ficaram feridas. “Nosso profundo sentimento de solidariedade a amigos e familiares de Raimundo neste momento de dor”, lamentou o ministério.

Caruaru - Super Refis

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, hoje, da abertura do 1° Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos, realizado no auditório da Secretaria de Educação. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Vereadores (ANV), reúne representantes de vários estados e marca a criação de uma nova associação voltada ao fortalecimento do legislativo municipal.

Em seu discurso, Rodrigo defendeu o aumento da presença feminina nos espaços de poder. Ele lembrou que, em Caruaru, metade do primeiro escalão é composto por mulheres e cerca de 75% do quadro da Prefeitura é feminino. “As mulheres precisam estar presentes, de fato, no Legislativo, no Judiciário, no Executivo e em todos os poderes. Aqui, fazemos esse compromisso valer na prática”, disse.

Rodrigo mencionou ainda a importância de discutir regras do sistema proporcional e temas ligados à representatividade. “Só com debate franco conseguimos melhorar o sistema e valorizar ainda mais o trabalho dos vereadores e vereadoras”, pontuou. Ao final, desejou um bom evento aos participantes. “Que seja um grande congresso, com medidas assertivas e resultados melhores para a população. Que a democracia sempre vença”, concluiu.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A ONG Amigos no Sertão, projeto social que reúne muita gente movida pela solidariedade e o amor ao próximo, está a caminho de Salgueiro para a realização do 11º Natal Solidário Amigos no Sertão.

Na passagem por Arcoverde, encontrei o grupo no posto Cruzeiro. O casal Ana e Barroso, ela sertaneja de Belém do São Francisco, deu mais informações sobre a ação solidária e também da ONG.

Guiados pela corrente do bem, os voluntários, todos vestidos com a camisa do movimento, seguem para a comunidade quilombola e indígena de Conceição das Crioulas, Zona Rural de Salgueiro. Quem quiser ajudar a entidade, pode fazer a sua doação pelo PIX: 33.483.168/0001-54. Mais informações na página: https://www.instagram.com/amigosnosertao/

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Inácio Feitosa*

Ao escrever ‘Crianças Invisíveis: quando a inclusão bate à porta da prefeitura – autismo, TDAH e o direito à educação nas redes municipais do Brasil’, obra que lançarei em breve pela Editora IGEDUC, compreendi com clareza que a legislação brasileira avança mais rápido do que a capacidade dos municípios de executá-la.

O Decreto nº 12.686/2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva, confirma essa distância. Ele amplia direitos, reorganiza instrumentos e redefine diretrizes, mas não cria as condições necessárias para que o município consiga implementá-lo no ritmo e na complexidade exigidos.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ontem, referentes aos números consolidados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de outubro, revelam que Salgueiro registrou saldo positivo na geração de empregos pelo 4° mês consecutivo.

O levamento mostra que Salgueiro criou 45 novas vagas de trabalho com carteira assinada no 10° mês de 2025, resultado da diferença entre 236 admissões e 191 desligamentos. O município soma atualmente um estoque 7.298 carteiras assinadas.

Desde julho, a cidade-polo do Sertão Central contabiliza resultados positivos no mercado de trabalho, após saldo negativo em junho. O setor de serviços é o que mais tem gerado empregos formais, seguido por construção e indústria.  Os números animam os comerciantes, já que, quanto mais pessoas empregadas, maior o poder de compra da população, fazendo a economia girar. A expectativa para o fim de ano, com as festividades que serão anunciadas em breve pelo prefeito, é de boas vendas no comércio.

Ipojuca - Acerte as contas

A prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação (Podemos), deu total apoio para o município ser incluído na agenda de lançamentos do livro na próxima semana. A manhã de autógrafos, antecedida por uma palestra minha sobre o legado dos 22 governadores biografados, será no Teatro Camarotti, às 10 horas, com a participação da gestora, secretários, estudantes e o ex-prefeito Marcelo Gouveia (Podemos), presidente da Amupe, a Associação Municipalista de Pernambuco.

‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoverá, no município do Brejo da Madre de Deus, um novo Mutirão de Atendimento ao Eleitor nos dias 04, 05 e 06 de dezembro. A ação tem como principal objetivo ampliar o número de cidadãos com biometria cadastrada, garantindo maior segurança e agilidade no processo eleitoral.

Durante o mutirão, o cartório eleitoral e os postos de atendimento do município funcionarão em horário especial. Na quinta-feira (04/12), o atendimento será realizado das 8h às 16h. Já na sexta-feira (05/12), o expediente seguirá também das 8h às 16h. No sábado (06/12), o público poderá ser atendido novamente das 8h às 16h. O TRE-PE reforça a importância da participação dos eleitores, especialmente daqueles que ainda não realizaram o cadastro biométrico, etapa essencial para o pleno exercício da cidadania nas próximas eleições.

Pela primeira vez em 200 anos, uma advogada sertaneja integra a lista tríplice destinada ao cargo de desembargador eleitoral efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER-PE). Trata-se da advogada Hérica de Kássia Nunes de Brito, atual presidente da OAB Subseccional de São José do Egito, que teve sua inscrição homologada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e passou a figurar entre os três nomes oficialmente encaminhados aos desembargadores do Tribunal Pleno.

A publicação ocorreu no Diário da Justiça de Pernambuco do dia 25 de novembro de 2025, conforme determina o Edital nº 08/2025. O documento foi encaminhado a todos os desembargadores e desembargadoras, que agora analisam o processo dentro do prazo legal de impugnação.

Hérica reforça que o momento é conduzido com “serenidade, responsabilidade e profundo amor à terra que represento”. Destaca ainda que o fato de figurar na lista tríplice representa “um avanço para a interiorização das instituições e para a valorização da advocacia do Sertão”.

Ex-prefeito de Petrolina, presidente do União Brasil em Pernambuco e pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho tem um novo desafio: participar do Iron Man, a prova mais difícil do triatlo. Uma competição de resistência que une natação, ciclismo e corrida e será disputada no domingo (30), em Aracaju.

O empenho nos treinamentos rendeu a Miguel o apelido de “Galeguinho de Ferro” nas redes sociais. Hoje, às 18h30, ele fará uma live no Instagram reunindo convidados especiais: Ana Augusta, campeã mundial de Iron Man; Abelardo Conceição, professor de triatlo; e a fisioterapeuta esportiva Larissa Pantoja.

Durante a live, Miguel vai conversar sobre a rotina de preparação, cuidados com lesões, alimentação e a disciplina para conciliar a prática de esportes com uma agenda agitada, que engloba as atividades políticas e a presidência da Fundação Nilo Coelho. “É fundamental equilibrar os horários e manter os treinamentos. Toda prática esportiva requer perseverança e esse é o aprendizado que levo para a política e as outras áreas em que atuo”, afirmou. O Iron Man percorre 1,9 km de natação, 89,9 km de ciclismo e 21 km de corrida.

O relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Weverton Rocha (PDT-MA), vai pedir votos a favor da aprovação do indicado.

De acordo com o calendário divulgado pelo Senado, o parecer que ele vai redigir sobre a indicação deve ser apresentado na próxima quarta-feira (3). “Vou trabalhar para ser favorável”, disse Rocha à TV Globo.