Por Vanuccio Pimentel
Finalizadas as festas juninas de Caruaru, é importante analisar o que se passou de politicamente relevante. Em primeiro lugar, o evento foi uma plataforma importante para o prefeito Rodrigo Pinheiro, e naturalmente seria, como nos anos anteriores, um momento de visibilidade ampliada para o gestor.
No entanto, a festa deste ano contou com algumas surpresas. Tivemos referências dos cantores ao vivo no palco principal ao prefeito Rodrigo Pinheiro, houve cantor que puxou até um coro de “já ganhou, já ganhou”. Em outra situação, o prefeito subiu no palco para dançar e cantar com os artistas.
Leia maisO mais inesperado foi a transmissão ao vivo de quase tudo isso pelo canal oficial da Prefeitura de Caruaru, a PrefTV. Desde janeiro, com a outorga feita pela EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) de um canal na TV aberta para a Prefeitura de Caruaru que a PrefTV passou a funcionar pela internet.
A partir daí, este canal oficial da Prefeitura, que deveria estar submetido aos limites constitucionais e ser um canal de comunicação educativa e informativa, passou a ser uma máquina de propaganda do prefeito Rodrigo Pinheiro. Foram inúmeras referências, entrevistas e conteúdos, além de citações e elogios diretos feitos pelos apresentadores, que transformaram o canal em um veículo de informações sobre o prefeito e sua gestão.
Ao longo da festa de São João o prefeito foi reverenciado como um grande gestor, “um pai”, como disse a apresentadora em uma transmissão. Os eventos oficiais, como o balanço do São João, se transformaram em eventos de promoção pessoal transmitidos pelo canal público de comunicação da cidade.
Aparentemente, o Ministério Público não viu a banda passar. O que resta saber agora é se a oposição também dormiu no ponto, o que pode perfeitamente ter acontecido, ou se prepara alguma frente de questionamento ao que se passou. Resta aguardar.
*Professor Adjunto II – ASCES-UNITA e doutor em Ciência Política (UFPE)
Leia menos