A luta entre a preservação do patrimônio e os gestores

Por Ricardo Andrade*

Em todos os lugares se preserva o antigo, em consonância com a edificação do moderno, se ressignifica os espaços de pertencimento e identidade, os chamados “lugares de memória”. 

Recomeçar do zero é o que propõe a atual gestão da cidade do Paulista, na tentativa de total descaracterização do Cine-teatro Paulo Freire, diante da possibilidade da demolição de sua fachada. É como se os seus 80 anos, completados agora no mês de maio, fossem jogados no lixo, apagados da memória dos paulistenses, dos artistas, atores/atrizes, músicos/musicistas, poetas/poetisas.

Veja outras postagens

Da Agência Brasil

Pelo menos 10,7% dos agentes penitenciários brasileiros tiveram diagnósticos de depressão, aponta pesquisa realizada com 22,7 mil profissionais da área entre 2022 e 2024 em todo o país.

Outros dados relacionados à saúde mental divulgados nesta semana pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostram, por exemplo, que 20,6% afirmaram ter transtorno de ansiedade, além de haver 4,2% com relatos de transtorno de pânico.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Do jornal O Globo

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reunirá com o departamento jurídico da Casa, amanhã (14), para analisar a decisão em que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anula a decisão da Casa preservando o mandato da deputada Carla Zambelli e determina a cassação, como a Corte já havia ordenado anteriormente. A tendência, segundo aliados de Motta, é que possa ser declarada a cassação e a posse do suplente da parlamentar, Adilson Barroso.

O ato da Câmara deve ser publicado na segunda-feira. Moraes deu 48 horas para que a decisão seja cumprida. Ontem, a ordem foi referendada por unanimidade pela Primeira Turma do STF. Ainda que não haja caminho jurídico diferente de cumprir a determinação do Supremo, aliados de Motta veem a reunião com a equipe jurídica como necessária para dar uma resposta política ao caso. Em plenário, não houve votos suficientes para cassar a parlamentar. De acordo com a colunista Malu Gaspar, do Globo, Motta havia prometido a ministros da Corte que Zambelli seria cassada.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Leonardo Sakamoto
Do UOL

O bolsonarismo poderia se juntar ao campo democrático na luta por um ensino básico melhor e mais atraente. Talvez assim, eles não teriam faltado às aulas de inglês e saberiam o que significam as expressões “America First” e “Make America Great Again”, usadas por Donald Trump para expressar a natureza de sua política. Mas como não fizeram isso, estamos vendo um rosário de lamentações de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Como não gosto de acender vela a quem defendia trair o próprio país para salvar o pescoço de um condenado por tentativa de golpe, falo dos milagres sem citar os santos. Há deputado da extrema direita que postou estar decepcionado com Trump porque, ao final, ele só queria negociar (Ah, vá! Jura?). Outro senador que reclamou que o norte-americano preferiu reduzir a inflação da comida nos EUA com a redução das tarifas aos nossos produtos — ignorando que ele é, veja só, presidente do povo dos EUA. Outro parlamentar basicamente disse que Trump se tornava cúmplice dos crimes cometidos no Brasil.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Do Jornal do Commercio

Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco promovem o ato “Sem Anistia para Golpistas” no Recife e nas cidades de Caruaru e Petrolina, amanhã (14). Na capital pernambucana, a mobilização está marcada para 14h, na Rua da Aurora. Já em Caruaru, o ato acontece às 8h, na Praça do Grande Hotel. Em Petrolina, a manifestação está marcada para 15h, na Praça 21 de Setembro.

O ato integra a “Jornada Nacional em Defesa da Democracia”, em resposta aos acontecimentos da última semana no Congresso Nacional, com a aprovação da chamada “Lei da Dosimetria” que, entre seus desdobramentos, pode reduzir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros condenados pela tentativa de golpe de Estado de 8 janeiro de 2023.

A direção estadual do PT se integrou à convocação das centrais sindicais e de diversas organizações populares, chamando a militância para participar ativamente dos atos em todas as regiões de Pernambuco.

“Não podemos aceitar anistia para quem tentou destruir o país. Por isso, convocamos toda a militância, os movimentos sociais e o povo pernambucano a ocupar as ruas neste domingo. É hora de defender a democracia, o Brasil e o povo brasileiro”, afirmou Carlos Veras, deputado federal e presidente do PT-PE.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, inaugurou na tarde de ontem (12) a nova Unidade de Saúde da Família (USF 19 – Zé Pojuca), ampliando a oferta de serviços básicos de saúde para a população de Nossa Senhora do Ó. A entrega do equipamento representa mais um avanço na política de expansão e descentralização da atenção primária da gestão municipal, já que, antes, os moradores eram atendidos por apenas uma equipe e fora do próprio território.

Com a nova unidade, a população passa a contar com atendimento dentro da comunidade e com duas equipes completas, garantindo mais agilidade, humanização e proximidade no cuidado. Cada equipe será responsável por cerca de 2,8 mil pessoas, totalizando aproximadamente 5,6 mil moradores cobertos pela Estratégia Saúde da Família.

Instalada na Rua Projetada 01, Lote 04, no Loteamento Zé Pojuca, a USF 19 contará com duas equipes da Estratégia Saúde da Família, duas equipes de saúde bucal e o suporte de uma equipe multiprofissional. O quadro inclui médicos, enfermeiras, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários, além do apoio de psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico e ponto de apoio para os agentes de combate às endemias.

Durante a inauguração, o prefeito destacou a recuperação da rede municipal de saúde. “Encontramos a saúde de Ipojuca na UTI e tivemos a responsabilidade de resgatá-la. Hoje, entregamos um equipamento moderno, com equipes completas, garantindo atendimento digno e mais qualidade de vida para a população de Zé Pojuca e região”, afirmou. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, oferecendo serviços médicos e odontológicos, vacinação, pré-natal, exames preventivos, dispensação de medicamentos e visitas domiciliares, beneficiando cerca de cinco mil moradores e ampliando a cobertura para outras áreas do entorno.

Palmares - Natal Encantado 2025

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli indeferiu, em decisão liminar, o pedido feito pela defesa do ex-controlador do Banco Master Daniel Vorcaro para anular as quebras de sigilos bancário, fiscal e telemático do banqueiro e da empresa Moriah Asset Empreendimentos e Participações Ltda, aprovadas pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Ao mesmo tempo, o magistrado determinou que os documentos e arquivos decorrentes dessas quebras fiquem “acautelados” na Presidência do Senado Federal até o julgamento do mérito, impedindo, na prática, o acesso dos parlamentares ao conteúdo.

Na decisão, Toffoli confirmou a validade das quebras de sigilo, tanto as determinadas pela CPMI quanto aquelas autorizadas pelo juízo criminal de origem, no âmbito do processo que tramita na 10ª Vara Federal de Brasília. O ministro, no entanto, optou por adotar uma medida cautelar para evitar o compartilhamento imediato das informações com a comissão, até que seja analisado se há conexão direta entre a investigação parlamentar sobre fraudes em empréstimos consignados do INSS e o caso envolvendo o Banco Master e o BRB, que corre sob sigilo no STF e tem Toffoli como relator. As informações são do Correio Braziliense.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início, na última quarta-feira, ao XIX Seminário de Experiências Exitosas da Rede Municipal de Ensino. O evento, encerrado ontem e realizado no Centro de Formação de Professores Elmo Freitas, reuniu mais de mil profissionais da educação — entre professores, gestores, supervisores e equipes técnicas — com o objetivo de valorizar e difundir práticas pedagógicas inovadoras e promover a formação continuada dos docentes.

A cerimônia de abertura ocorreu na quadra esportiva da Escola Municipal Padre Antônio Melo de Costa e contou com a presença do prefeito Lula Cabral, que fez o anúncio oficial do novo kit escolar, que será entregue a todos os estudantes da rede municipal no início do próximo ano letivo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, ontem (12), que as plataformas digitais precisam ser responsabilizadas pela publicação de conteúdos que incentivem a violência contra a mulher. Para ele, é “inaceitável” que as redes “continuem a fingir que não têm responsabilidade” pelos conteúdos criminosos. O comentário foi mais um de uma série de discursos de Lula contra a brutalidade de gênero, motivada por casos recentes de agressão e tentativa de feminicídio. Além disso, foi às vésperas de uma reunião que está organizado para tratar do tema, na semana que vem, com a participação de representantes dos demais Poderes.

“As redes digitais precisam ser responsabilizadas pela publicação sistemática de discurso de ódio e incentivo à violência contra as mulheres. A liberdade de expressão não pode ser confundida com cumplicidade na prática de crimes hediondos”, cobrou Lula, no encerramento da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos (ConDH). “É inaceitável que as plataformas digitais continuem a fingir que não têm qualquer responsabilidade pelo conteúdo criminoso publicado em suas redes. É intolerável que publicações de incentivo a feminicídio, a estupros, a agressões e a demais formas de violência contra as mulheres continuem a circular impunemente, sem qualquer moderação”, acrescentou. As informações são do Correio Braziliense.

Por João Batista Rodrigues*

São Paulo, maior cidade do país, regulamentou, por intermédio de lei sancionada em 10 de dezembro, o serviço de motos por aplicativo, que não se confunde com o serviço de mototáxi. Este último caracteriza-se como serviço de transporte público individual de passageiros, enquanto o outro diz respeito a uma atividade privada, realizada por motociclistas cadastrados em aplicativos de transporte, como Uber e 99.

De acordo com a regulamentação paulista, são diversas e necessárias as exigências para motociclistas, motos e empresas (aplicativos) que exploram o serviço de moto por aplicativo, entre as quais: carteira de habilitação nas categorias “A” ou “B” há, no mínimo, dois anos; exame toxicológico válido por três meses; e cadastro prévio na Prefeitura (para os motociclistas).

A retirada do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), da lista de sancionados pela Lei Magnitsky ganhou amplo destaque na imprensa internacional ontem (12) como um sinal entre Washington e Brasília. A decisão do governo Donald Trump, publicada pelo Tesouro americano, também retirou das sanções a esposa do ministro, Viviane Barci de Moraes, e o Lex Instituto, empresa da família, e foi lida por veículos estrangeiros como parte de um movimento mais amplo de desescalada após meses de tensão diplomática.

O Financial Times classificou o gesto como “o mais recente movimento de Washington para reconstruir pontes com o Brasil”. O jornal britânico lembrou que Moraes foi o magistrado que supervisionou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe, e destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “rejeitou a pressão” dos EUA para interferir no processo, defendendo a independência do Judiciário. As informações são do jornal O Globo.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu na noite de ontem (12) a servidora Mariângela Fialek, ex-assessora de Arthur Lira (PP-AL), alvo de operação da Polícia Federal (PF) sobre o direcionamento de emendas parlamentares.

A funcionária, hoje lotada na liderança PP, foi apontada pela investigação como a pessoa que centralizava o direcionamento de emendas do antigo orçamento secreto. As informações são do jornal O Globo.

No podcast Direto de Brasilia, da próxima terça-feira, uma parceria deste blog com a Folha de Pernambuco, a temática da instituição de uma prova para médico requerer seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), antes de ingressar na profissão, da mesma forma como se dá com advogado na OAB, entra em pauta. O nosso convidado é o médico e deputado Allan Garcês (PP-MA).

Ele é coautor do Projeto de Lei (PL) 785/2024, que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina como requisito obrigatório para o exercício da profissão no Brasil. O objetivo do projeto, também conhecido como “OAB da Medicina” pela semelhança com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, é garantir que os recém-formados tenham o nível de conhecimento e a formação necessária para atuar com segurança e responsabilidade, padronizando a qualidade do atendimento médico no país.