Seis dos meus oito irmãos participaram da minha festa em comemoração aos 18 anos do blog, dando assim um toque mais emocionante ao evento.








Seis dos meus oito irmãos participaram da minha festa em comemoração aos 18 anos do blog, dando assim um toque mais emocionante ao evento.








A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta de “Estado de Atenção’, hoje, para o Sertão do estado, que deverá ter pancadas de chuvas de intensidade de moderada a forte ao longo de todo o dia. Para o Agreste, a previsão é de intensidade moderada, pontualmente forte. A Apac havia publicado o primeiro alerta na quinta (20), com a possibilidade chuvas fortes ao longo da noite e madrugada da sexta.
Nas últimas seis horas, as plataformas de coleta de dados pluviométricos indicam que choveu em Cabrobó, no Sertão, mais de 40mm. Distante 42km, Terra Nova segue como segundo município com maior acúmulo de água: 11,22mm. Se consideradas as últimas 12h, as posições se invertem: Terra Nova (48mm) e Cabrobó (40,21mm). As informações são do Diário de Pernambuco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também renovou o seu alerta ‘Laranja’ nesta sexta-feira para chuvas no Sertão com intensidade forte, podendo chegar a acumular entre 30mm e 60mm, a hora, ou 100mm, o dia. Conforme o Inmet, 39 municípios sertanejos de Pernambuco estão inclusos no alerta.
O município de Orobó voltou a figurar entre os grandes destaques da educação pública de Pernambuco. Os vencedores do Prêmio Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) 2024 foram anunciados, na última segunda-feira, durante cerimônia realizada no Recife Expo Center e conduzida pela governadora Raquel Lyra (PSD). Orobó teve desempenho expressivo, conquistando 3º lugar na categoria Índice de Crescimento Educacional no 9º Ano – Anos Finais, além de figurar entre os 10 melhores resultados no Índice de Resultados de Aprendizagem do 5º Ano – Anos Iniciais.
O reconhecimento reafirma o compromisso da gestão municipal com a qualidade do ensino. “Este resultado é fruto de um compromisso coletivo com a educação pública de qualidade. Agradecemos ao prefeito Biu Abreu e à vice-prefeita Lia de Chaparral pela dedicação na garantia das políticas públicas educacionais. Este prêmio pertence aos professores, aos profissionais da educação e aos estudantes”, comemorou a secretária de Educação, Joseane Abreu, que recebeu a premiação das mãos da governadora.
Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e compositor Geraldo Maia ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!
O Globo
Documentos internos da área de supervisão do Banco Central (BC) citam indícios de que o Banco Master pode ter vendido ao BRB as mesmas carteiras de crédito duas vezes. A análise de equipe técnica do BC é feita a partir das carteiras que teriam sido adquiridas pelo Master da empresa Tirreno sem realizar qualquer pagamento e, logo em seguida, cedidas ao banco público, com pagamento imediato.
A Polícia Federal (PF) investiga suspeitas de irregularidades na venda pelo Master – cujo presidente, Daniel Vorcaro, foi preso na terça-feira – para a instituição financeira estatal controlada pelo governo do Distrito Federal. De acordo com a investigação, o BRB transferiu R$ 12,2 bilhões à instituição privada pelas carteiras. Entre julho de 2024 e outubro deste ano, o repasse chegou a R$ 16,7 bilhões devido a operações realizadas entre eles.
Leia maisSegundo o BC, os clientes das operações de cessão de 13, 16, 20 e 30 de janeiro de 2025 coincidem “em larga medida” com os clientes do próprio Master titulares das operações que haviam sido cedidas ao BRB entre julho e dezembro de 2024.
“Os clientes das operações originadas pela Tirreno e cedidas pelo Master ao BRB nesse período coincidem, em larga medida, com os clientes do próprio Master titulares de operações que haviam sido por ele cedidas ao BRB entre julho de 2024 e dezembro de 2024, o que é contraintuitivo, considerando que tais as operações teriam sido originadas pela Tirreno, empresa recentemente constituída (novembro de 2024)”, disse a área técnica do BC.
Os técnicos também destacaram que a cessão realizada em janeiro “evidenciou quantidade expressiva de operações em conjuntos distintos de apenas 12 valores contratados a cada dia. Foram 182 mil operações de crédito com 151 mil titulares.
O banco do Distrito Federal foi procurado a respeito das suspeitas do BC, mas não se manifestou. Em nota divulgada nesta terça-feira, o BRB disse que “sempre atuou em conformidade com as normas de compliance e transparência, prestando regularmente informações ao Ministério Público Federal e ao Banco Central do Brasil sobre todas as operações relacionadas ao Banco Master”.
O Master também foi procurado, mas não se manifestou. Nesta quinta-feira, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou pedido para soltar Vorcaro A defesa dele disse que recebeu decisão de manutenção da prisão preventiva com respeito, “ainda que acredite inexistirem motivos para isso”. “Continuará a pretender, à luz do devido processo legal e das garantias constitucionais, a soltura de Daniel Vorcaro”, completou.
Impacto sobre liquidez
Como mostrou O GLOBO, a supervisão do BC ainda apontou que o BRB teve que fazer “registros contábeis sem respaldo documental” para se enquadrar em regras do setor financeiro, após comprar carteiras de crédito do Master.
A área técnica do Banco Central apontou, em documentos internos, que o “elevado apetite por aquisições” gerou impactos operacionais na estatal. Houve desenquadramento, por exemplo, no início deste ano do índice de Basileia. Outros requisitos de capital vinham perto do limite mínimo, principalmente em decorrência da aquisição dos ativos do Master.
“Para não desenquadrar, o BRB realizou registros contábeis sem respaldo documental, baseando-se em contrato de venda da participação societária da BRB Financeira, celebrado apenas em março de 2025”, afirma o documento do BC.
Leia menos
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho lança, amanhã, o programa “Praia para Todos”, iniciativa das Secretarias de Assistência Social e de Esportes que tem como objetivo democratizar o acesso ao lazer, ao esporte e ao banho de mar para pessoas com deficiência (PCD) e mobilidade reduzida. A primeira edição acontece das 9h às 12h, na Praia de Enseada dos Corais (Manguinhos). O programa seguirá de forma quinzenal, aos sábados, sem necessidade de inscrição prévia.
A ação oferecerá banho de mar assistido com cadeiras anfíbias, garantindo segurança e autonomia aos participantes, além de atividades inclusivas como alongamento, dança, exercícios funcionais e práticas esportivas adaptadas, entre elas vôlei sentado e frescobol sentado. No lançamento, os participantes receberão kits com camisa UV, protetor solar e chapéu.
Leia maisA iniciativa reforça a importância de políticas públicas voltadas à inclusão social e ao direito ao lazer, previstos na Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A garantia de que pessoas com deficiência possam acessar o mar, praticar esportes e ocupar espaços de convivência tem sido amplamente defendida por especialistas como fator determinante para bem-estar, saúde física, autoestima e integração comunitária. Programas de banho assistido e atividades adaptadas têm se consolidado como referência em diversas cidades brasileiras, contribuindo para romper barreiras e promover cidadania.
O Cabo de Santo Agostinho, dono de um dos litorais mais belos e diversos de Pernambuco, com praias de águas cristalinas, piscinas naturais e rica formação rochosa, avança ao utilizar esse patrimônio natural como instrumento de inclusão. O município já vinha ampliando ações de acessibilidade e visibilidade para a população com deficiência, a exemplo da realização da Semana da Pessoa com Deficiência. Agora, com o “Praia para Todos”, fortalece uma política contínua de promoção da qualidade de vida e participação social.
O prefeito Lula Cabral destaca que o programa representa mais um passo no compromisso da gestão com a inclusão: “Nosso objetivo é garantir que todas as pessoas, independentemente de suas limitações, possam desfrutar da praia e viver plenamente esse contato com a natureza. A inclusão não pode ficar apenas no discurso; precisa chegar na prática, no cotidiano das famílias”, explicou.
Em Pernambuco, iniciativas semelhantes já são registradas no Recife, como o tradicional programa de banho assistido na Praia de Boa Viagem. A implementação do “Praia para Todos” no Cabo de Santo Agostinho amplia esse movimento no estado e fortalece uma rede de ações voltadas à acessibilidade no litoral.
Leia menos
Cantor e compositor, finalista do The Voice em 2021, o pernambucano Geraldo Maia é o convidado do Sextou de logo mais. Morando em um sítio em Taquaritinga do Norte, onde é diretor de Cultura do município, recentemente ele me recebeu em seu paraíso particular.
Geraldo Maia nasceu no Recife, estudou ciências sociais na UFPE e se apaixonou pela música popular brasileira, inicialmente, através de Maria Bethânia. Ele só veio lançar o primeiro álbum, Verd’Agua, em 1999. O disco mais recente foi Avia, de 2015. Em sua coleção, 11 CDs em 40 anos de carreira.
O Sextou vai ao ar daqui a pouco, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente acima em destaque ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.
O escritor Homero Fonseca irá lançar, no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 17 horas, na Praça de Casa Forte (3º jardim), o seu mais novo livro: Jaraguá – O herói inzoneiro.
Autor de 15 livros, entre os quais a biografia ‘Tarcísio Pereira – Todos os livros do mundo’, do infantil nacionalmente premiado ‘O Computador que queria ser gente’ e da narrativa longa ‘Roliúde’, adaptada e encenada em teatros pelo Brasil a fora, o pernambucano Homero Fonseca, que é jornalista, escritor e blogueiro, volta à ficção com seu segundo romance.
Leia maisO tom da obra é picaresco – o que lembra de certa maneira a pegada de Roliúde – mas com diferenças fundamentais: ao invés de transcorrido na primeira pessoa, o novo livro é narrado por um autor onisciente.
“O leitor comum, a quem é dedicado o texto, lerá deliciado – modéstia à parte –, enquanto os aficionados da Literatura encontrarão por toda parte citações a Homero, o autêntico; a Cervantes, Laurence Stern, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, Ludwig Scwennhagem e Cego Aderaldo, entre outros clássicos”, diz o autor.
Leia menos
A capital pernambucana está entre as cidades contempladas pelo Ministério da Saúde na implantação da nova Rede Nacional de Serviços Inteligentes e de Medicina de Alta Precisão do SUS. A iniciativa prevê a instalação de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) automatizadas que funcionarão de forma interligada em 13 estados nas cinco regiões do país, incluindo Pernambuco.
A unidade será instalada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Nogueira (Imip), em Recife, e contará com serviços totalmente digitais, monitoramento contínuo, integração entre equipamentos e sistemas de informação. A tecnologia auxiliará na previsão de agravos, apoiará decisões clínicas, otimizará avaliações e permitirá a troca de conhecimento entre especialistas em diferentes regiões. Também estarão conectadas a uma central de pesquisa e inovação.
Leia maisAs UTIs Inteligentes estarão conectadas a uma central nacional de pesquisa e inovação, que também integrará o futuro Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, primeiro hospital inteligente do Brasil. São 14 UTIs inteligentes distribuídas por treze estados nas cidades de Salvado, Fortaleza (CE), Teresina (PI), Belém (PA), Manaus (AM), Dourados (MS), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).
A primeira etapa da proposta para a construção do hospital inteligente prevê um investimento de R$ 1,7 bilhão, viabilizado por meio da cooperação com o Banco dos BRICS. O Ministério da Saúde já entregou a documentação final para análise do pedido de financiamento. Após a aprovação da instituição, a expectativa é que os primeiros serviços da rede entrem em operação em 2026.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância estratégica da nova estrutura digital para a modernização da saúde pública. “Hoje estamos entrando em uma nova era de inovação do SUS. A implantação dessa rede nacional de serviços inteligentes tem um papel enorme para a saúde brasileira, que vai permitir que a população tenha acesso ao que tem de melhor em tratamento médico. E, além disso, também vamos produzir conhecimentos, pesquisas e contribuir para que o sistema de saúde seja um destaque global”, frisou.
A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, voltado à expansão do atendimento especializado da rede pública. O uso de tecnologias como inteligência artificial e big data pode reduzir em até cinco vezes o tempo de espera por atendimento de emergência, além de tornar o diagnóstico e a assistência especializada mais rápidos e precisos.
Leia menos
O presidente da Frente Parlamentar Brasil–Estados Unidos, deputado federal Eduardo da Fonte (PP), celebrou a ordem do presidente Donald Trump que removeu mais 200 itens da lista de exceções do tarifaço. Segundo o deputado, a decisão é resultado do diálogo tanto do Governo Federal quanto da Câmara dos Deputados.
Ele relembrou a reunião que teve com o embaixador em exercício dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para tratar da exportação de açúcar, manga e uva produzidos no Nordeste. Com a medida, esses produtos, deixam de ser taxados de forma retroativa a partir de 13 de novembro, com exceção do açúcar, que continua com a taxa.
Leia mais“Essa decisão do presidente Trump é racional e inicia um processo de retomada da competitividade dos produtores agrícolas no mercado internacional”, afirmou.
Eduardo da Fonte acrescentou que as negociações vão continuar para incluir outros itens que ficaram de fora, como máquinas, pescados e mel. “A notícia é boa e dá um respiro aos empresários brasileiros, mas ainda precisamos trabalhar para retirar as taxas sobre outros produtos que ainda afetam a nossa indústria”, completou.
Leia menos
Metrópoles
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está com uma nova crise de soluço que já dura 23 horas, segundo interlocutores. Bolsonaro também tem apresentado quadro de vômito, seguido de broncoaspiração, que resulta em falta de ar e pode persistir de 15 segundos a 1 minuto.
Mais cedo, o vereador e filho Carlos Bolsonaro (PL-RJ) fez um desabafo sobre o estado de saúde do pai, dizendo que “jamais” o viu como está. “Está soluçando dormindo e fico com medo de refluxo nesse estado, o que pode de fato se tornar fatal caso bronco aspire o que vomitar. Se acordado, vomita constantemente; dormindo, fico com calafrios só de olhar”, declarou.
Leia maisAinda hoje, Bolsonaro foi visto e fotografado por Mateus Bonomi, da Reuters, ao abrir a porta para receber o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Na imagem, o ex-presidente aparece com discreto sorriso.
Com a persistência dos soluços e vômitos, a família avalia a possibilidade de levá-lo ao hospital. Bolsonaro cumpre prisão domiciliar determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e qualquer deslocamento deve ser avisado à Corte. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe, e há expectativa de que possa ser enviado para cumprir pena na prisão na próxima semana.
Bolsonaro foi internado pela última vez no dia 16 de setembro. Ele teve queda de pressão, crise de soluço e episódios de vômico. O ex-presidente sofreu uma facada em 2018 e, desde então, passou por procedimentos no intestino.
Leia menos
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que substitua o regime inicial fechado – determinado após a condenação por tentativa de golpe – por prisão domiciliar humanitária.
A condenação no caso do golpe ainda não foi transita em julgado (ou seja, ainda está na fase de recursos e não foi concluída). Mas a fase de recursos deve acabar nos próximos dias, e Moraes, relator do caso, já poderia ordenar a prisão de Bolsonaro na cadeia. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses.
Leia maisO pedido da defesa foi protocolado nesta sexta-feira (21). Os advogados afirmam que Bolsonaro tem “quadro clínico grave”, sofre de “múltiplas comorbidades” e que uma eventual transferência para o sistema prisional representaria “risco concreto à vida”. Defesa afirma que vai recorrer, mas pede medida “urgente”
O documento registra que o acórdão dos embargos de declaração foi publicado em 18 de novembro e que a defesa pretende apresentar embargos infringentes e outros recursos. Apesar disso, os advogados dizem que, diante da possibilidade de execução imediata da pena, é necessário garantir desde já a permanência de Bolsonaro em casa.
Leia menos
O Recife Antigo se prepara para pulsar com ainda mais intensidade, entre hoje e domingo, quando a primeira edição do Festival Recife Mundo Mix toma conta do bairro e transforma o coração cultural da capital em um grande palco de arte, sabores e inovação. Com acesso totalmente gratuito, o evento chega para firmar território no calendário oficial do estado, reunindo em três dias um recorte potente da produção cultural e da economia criativa pernambucana. “O Recife Mundo Mix nasce para inspirar, transformar e valorizar o que temos de mais nosso: a diversidade pernambucana”, reforça José Maria de Souza, presidente do Instituto Asa Branca.
O Recife Mundo Mix articula oito polos que conectam tradição, contemporaneidade e novas formas de empreender na cultura. Entre os destaques estão o Polo Conexões – Moinho Recife, dedicado ao empreendedorismo cultural; o Polo Sabores Pernambucanos, que apresenta uma plataforma gastronômica afetiva em homenagem a Otília Pereira sob a curadoria do chef Everton Teixeira; Polo Maré Cultural Feirarte, prestando homenagem à mestra Ana das Carrancas; o Polo Cais do Sertão, que recebe uma edição especial do projeto “Pernambuco, Tudo é Arte!” com 40 artistas como Diogum, Jeff Allan, Raoni Assis e Karina Agra; e o Empreenda Mais, celebrando a visão inovadora da engenheira e empreendedora Conceição Moura das Baterias Moura, que reúne mais de 60 marcas autorais em parceria com o Sebrae/PE, tornando-se um verdadeiro motor de futuro para criadores e pequenos negócios locais.
Leia maisUm dos mais característicos da proposta do Festival, o Polo Cais do Sertão, assume um dos papeis centrais do evento ao abrigar uma edição especial do projeto “Pernambuco, Tudo é Arte!”, sob curadoria da artista Sil Karla e de André Luís Santana. É ali que o festival materializa um verdadeiro manifesto visual, reunindo cerca de 40 artistas pernambucanos que transitam entre o tradicional e o contemporâneo.
A exposição “Atravessando Pontes” convida o público a mergulhar em linguagens que dialogam com identidade, território e inovação, com obras de nomes de Aldo Sales, Antonio Paes, BaRBa, Caio Lenda, Cajú, Camilo Dias, Carolina Noêmia, Catarina DeeJah, Cellestine Dardenne, Clélia Barqueta, Daruê, Diana Tenório, Diogo Alves, Diogum, Edy Gomes, Elielce Soares, Emerson Pontes, Francisco Mesquita, Getúlio Maurício, Giu Calife, Heleno Neves, Hilda Brandão, Ilton Duarte, Irajá Neto, Izidorio Cavalcanti, Jeff Allan, Karina Agra, Lid Mendes, Lua Barral , Lumiiau, Magdala Gomes, Mathenovê, Nathê Ferreira, Paulo do Amparo, Paz Brandão, Pedro Costa, Ranniere, Raoni Assis, Renato Valle, Ricardo Pessoa, Rodorigo, Rodrigo Ferrário, Rômulo Barros, Salamandra, Thays Eunice, Zed Melo, Zélito Passavante.
Com incentivo do Governo Federal através do Ministério da Cultura – MINC, o evento conta com apoio da Prefeitura do Recife, através do RECENTRO, da SETUR – Secretaria de Turismo, do PRODARTE, da Secretaria de Empreendedorismo e da EMPETUR, além de diversas instituições parceiras como a Fundação de Cultura Cidade do Recife e o Hub Plural. Essas organizações se uniram para transformar o Recife Mundo Mix 2025 em um território de manifestação do futuro da cultura no estado com a integração da arte, gastronomia, economia criativa e cidadania reunidas num só espaço.
Leia menos