Jaboatão vai conquistar você

18/01


2022

Jaboatão cadastra crianças a partir dos 11 anos para vacinação

Foto: Leandro de Santana

Jaboatão dos Guararapes abriu, hoje, o cadastramento para vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir dos 11 anos. O agendamento deve ser feito prioritariamente pelo aplicativo De Olho na Consulta ou no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. A aplicação das doses pediátricas ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, nos pontos montados no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; na UniFG, em Piedade; e no Espaço Cidadania Ativa, no bairro do Socorro.

Além disso, o município incluiu outras comorbidades - além das doenças neurológicas crônicas, autismo e Síndrome de Down - para a imunização contra o novo coronavírus para o grupo prioritário de cinco a 11 anos, tais como: cardiopatias; doenças respiratórias graves, gastrointestinais, hematológicas e renais; e câncer, incluindo leucemia. A previsão é de que a vacinação desses novos grupos tenha início amanhã (19).

“Continuamos avançando no combate à pandemia para garantir que as famílias se sintam mais seguras. Por isso, incluímos nova faixa etária e ampliamos a imunização para crianças com outros tipos de comorbidades. É fundamental ter a consciência da importância de proteger nossas crianças e de que só com a vacina temos condições de enfrentar a Covid-19”, explicou o prefeito Anderson Ferreira (PL).

Jaboatão dos Guararapes iniciou a imunização de crianças de cinco a 11 anos com comorbidades na última sexta-feira (15).  É importante destacar que, além de documentação oficial com foto e comprovante de residência, é preciso apresentar laudo comprobatório no ato da vacinação de crianças com comorbidades, cujo modelo encontra-se disponível na plataforma do De Olho na Consulta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Jan 2022

18/01


2022

Ipojuca: presidente da Câmara acusa prefeita de atrapalhar sessão

Nota Oficial

A respeito da publicação intitulada "Presidente da Câmara de Ipojuca se exalta em sessão", segue alguns esclarecimentos acerca da matéria. 

- A fala não foi dirigida à população ipojucana e sim a algumas pessoas vinculadas à gestão Municipal que estavam tumultuando a sessão desta terça-feira, 18 de janeiro. 

 - Eles foram convocados um dia antes por integrantes da Prefeitura para atrapalhar o trabalho da Câmara, que havia convocado a titular da pasta da Saúde para prestar contas do orçamento gasto em 2021 na área da saúde. 

- O que houve, na verdade, foi uma articulação da Prefeitura do Ipojuca para atrapalhar a sessão de prestação de contas. 

 - A fala foi direcionada há esse pequeno grupo de pessoas que foram tumultuar a sessão, ofender e intimidar os vereadores que estavam realizando o trabalho a qual são incumbidos, o de fiscalizar o poder executivo. 

- Posteriormente à sessão, o presidente da Câmara de Ipojuca recebeu a informação, do serviço de inteligência da 42ª Delegacia de Polícia de que realmente estariam presentes na Câmara pessoas "monitoradas" pela Polícia, oriundas da comunidade das Salinas em Porto de Galinhas.

Atenciosamente, 
Deoclécio Lira
Presidente da Câmara de Ipojuca


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

18/01


2022

Deputado vai pedir CPI do Caso Beatriz

Após o Governo ter apontado Marcelo da Silva como assassino da menina Beatriz Angélica e o suspeito ter negado a autoria do crime através de uma carta divulgada pelo seu advogado, o deputado estadual Romero Albuquerque (PP) decidiu que o episódio exige participação mais efetiva do legislativo estadual. Ele anunciou que pedirá uma CPI para investigar o que, de fato, aconteceu em Petrolina naquela noite, há seis anos.

“Temos, em primeiro lugar, uma mãe e um pai que têm o direito de saber a verdade, toda a verdade. Temos a Polícia Civil, que precisa dar esclarecimentos a essa família e a toda sociedade. Se este homem, agora, diz que não é o autor do crime, mas a Secretaria de Defesa Social garantiu que, após seis anos, identificou o DNA do suspeito na arma do crime, alguém está faltando com a verdade”, disparou. "E a instituição não pode ser ridicularizada publicamente por um criminoso", completou. 

O pedido será apresentado na volta das atividades da Assembleia Legislativa de Pernambuco e poderá levar a fundo as discussões sobre o caso, que levou seis anos para ter seu mistério desvendado. A resolução repentina foi alvo de críticas e até dúvidas da sociedade pernambucana. “Um assassinato brutal é sempre assunto de interesse público, ainda mais quando a vítima era uma criança. Confiamos na nossa Polícia, mas está claro que faltam respostas”, Romero concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Dezembro 2021

18/01


2022

Blog tem acesso à carta do suspeito de matar Beatriz

O Blog teve acesso, há pouco, à carta escrita por Marcelo da Silva, principal suspeito de assassinar a garota Beatriz Mota, 7 anos, em dezembro de 2015. O documento foi apresentado na noite de hoje por um de seus advogados em entrevista exclusiva ao programa Cidade Alerta PE, da TV Guararapes. Confira a carta acima!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/01


2022

Museu do Homem do Nordeste integra formação voltada à acessibilidade

Espaço de aprendizado, conexão e criação, o museu é responsável por fomentar cultura, educação e arte, além de ser um ambiente que deve ser desfrutado por todos. Com o intuito de se tornar ainda mais inclusivo, o Museu do Homem do Nordeste, equipamento vinculado à Fundação Joaquim Nabuco, participará do curso “Formação de Audiodescritores para Museus: construindo acesso para pessoas com deficiência visual”. 

A capacitação será oferecida pela 'Com Acessibilidade Comunicacional' e realizada com incentivo do Edital Sérgio Valença Pezão de Formação Técnica – LAB, promovido pela Secretaria de Cultura/Fundação de Cultura Cidade do Recife por meio da Lei Aldir Blanc.

Ao longo do curso, técnicos do Muhne serão formados em audiodescrição, com o objetivo de que o conhecimento possa ser aplicado para tornar os ambientes do Museu do Homem do Nordeste ainda mais acessíveis. As aulas serão realizadas de 22 de janeiro a 22 de março de forma híbrida, com carga horária de 60h, ministrado por especialistas na área. A formação vai, ainda, tornar alguns ambientes do museu mais acessíveis para receber o público, dialogando com o processo de implantação do Muhne.

“As exposições com o recurso da audiodescrição que aconteceram na cidade até agora foram de caráter temporário. O legado desse projeto é entregar audiodescrição gravada para um ambiente da exposição de longa duração, colaborando para que as pessoas com deficiência visual possam visitar os museus da cidade de forma mais acessível” explica Liliana Tavares, produtora executiva e coordenadora pedagógica do projeto.

Outros espaços

Outros quatro museus do Recife foram escolhidos para participar da capacitação: Museu Cais do Sertão, Museu da Cidade do Recife, Paço do Frevo e Museu do Estado de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde janeiro 2022

18/01


2022

Weintraub mandou recado a Bolsonaro de que sabe demais

Por Tales Faria*

Não me pareceu gratuita a afirmação do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, em entrevista a uma rádio, de que o presidente Jair Bolsonaro soube, antes que os fatos viessem a público, que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz eram alvo de investigação da Polícia Federal.

Como se sabe, o vazamento de investigação da Polícia Federal é crime, mesmo que tenha sido para um presidente da República. Maior ainda se a família do presidente estiver envolvida.

O Weintraub está batendo cabeça com o filho Zero Três do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O ex-ministro quer o apoio do bolsonarismo para sair candidato ao governo de São Paulo, mas Eduardo disse que seguirá a determinação do pai, que é fazer do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o candidato.

Aí aparece essa entrevista na rádio em que, sutilmente, Weintraub mostra saber das entranhas do governo. E num caso que deu dor de cabeça para o presidente. Bem antes dessa declaração do Weintraub, o vazamento foi citado pelo Paulo Marinho. Trata-se do suplente do senador Flavio Bolsonaro, que atuou ativamente na campanha presidencial de Bolsonaro e depois rompeu com o governo.

Marinho apontou o vazamento em uma entrevista para Mônica Bergamo. Segundo ele, foi um delegado da Polícia Federal quem vazou para a família, ainda durante a campanha eleitoral, os detalhes sobre a investigação,

A declaração também foi interpretada como um recado do ex-aliado de que sabia das entranhas do bolsonarismo.

Teve também a fatídica reunião do dia 22 de abril de 2020 que resultou na demissão do então ministro da Justiça, Sergio Moro. Nela, o presidente reclamou de que não estava recebendo informações da Polícia Federal e, por isso, tinha que montar sua equipe particular de informações.

Moro foi demitido logo depois e o presidente, pelo jeito, anda melhor informado após indicar gente da sua confiança total para o comando da PF e para ministro da Justiça. Mas Bolsonaro nega que tenha havido o tal vazamento, ou que esteja ocorrendo hoje.

Bem, se Bolsonaro não for reeleito, tudo isso acabará sendo investigado no próximo governo. Desconfio de que este seja o grande temor do presidente.

*Chefe da sucursal do UOL em Brasília


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Vai valentão, mostra arminha para o Weintraub!


Serra Talhada 2021

18/01


2022

Garanhuns inicia vacinação infantil contra a Covid

Foto: Thomas Ravelly

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou ontem a vacinação contra a Covid-19 do público infantil, mais especificamente para as crianças com doenças neurológicas crônicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo. Com o intuito de garantir a aplicação das doses, o Governo Municipal instalou, na área interna do Parque Euclides Dourado, o Centro Pediátrico de Vacinação de Garanhuns.

O prefeito Sivaldo Albino (PSB), ao lado da secretária de Saúde Catarina Tenório, acompanhou a aplicação das vacinas, que foi iniciada na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Garanhuns. No local, Marcos Guilherme, de 06 anos, foi a primeira criança a ser vacinada. “Este é um avanço muito importante no combate à pandemia. Montamos a estrutura necessária para a vacinação, e agora contamos com os pais e responsáveis para realizar o cadastro e imunizar as crianças do município”, ressalta o prefeito Sivaldo Albino.

Em seguida, foi realizada a inauguração do Centro Pediátrico de Vacinação de Garanhuns, com a aplicação das doses iniciais para crianças que pertencem a famílias da Associação Autismo em Foco. A estrutura estará disponível de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h; e poderá receber aproximadamente 300 crianças por dia.

Entre sorrisos e muita esperança, o local contou com animação da equipe de apoiadores da Secretaria de Saúde, além de brincadeiras com palhaço e entrega de certificados de coragem para os vacinados. Também acompanharam o momento o secretário-executivo de Saúde, Paulo Mendonça; e a coordenadora do PNI da V Gerência Regional de Saúde, Doraci dos Santos; e a secretária de Cultura, Sandra Albino. 

Além do secretário geral da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), Cayo Albino; o presidente do Conselho de Saúde, John Pontes; a presidente do Conselho Tutelar, Adriana Bezerra; e a representante da Associação Autismo em Foco, Renata Amorim.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC - Férias de Janeiro

18/01


2022

Suspeito escreve carta dizendo que não matou Beatriz

O detento Marcelo da Silva, apontado pela Polícia Civil de Pernambuco como o responsável pela morte da garota Beatriz Angélica Mota, escreveu uma carta dizendo que não cometeu o assassinato. Um de seus advogados apresentou o documento com exclusividade no programa Cidade Alerta PE, da TV Guararapes, na noite de hoje.

Beatriz Angélica, 7 anos, foi morta a facadas em 10 de dezembro de 2015 dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, no Sertão pernambucano. Desde então, o caso segue sem solução. Os pais da menina, Lúcia Mota e Sandro Romilton, pedem a federalização das investigações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes novembro 2021

18/01


2022

Toritama oficializa interesse em aderir ao Reurb

O prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), enviou uma ofício ao Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape) com o objetivo em aderir ao programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). A cidade se junta aos municípios de Vertentes, João Alfredo e Altinho.

O programa é mais uma ação do Núcleo Intermunicipal de Saneamento Básico, Engenharia e Meio Ambiente (Niesma) e consiste na implementação de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, de forma bem clara significa tornar legal a posse do imóvel ocupado.

Os municípios consorciados que tiverem interesse em aderir ao programa, deverão encaminhar ofício ao Coniape.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

18/01


2022

Moro diz que rejeição alta é fruto de “mentiras”

Pré-candidato do Podemos à Presidência da República, o ex-juiz Sergio Moro falou sobre os altos índices de rejeição que as pesquisas eleitorais têm apontado. Em entrevista à Jovem Pan News, hoje, ele creditou os números negativos a "mentiras" sobre sua atuação dentro da operação Lava Jato.

Moro também disse que não vê essa rejeição nas ruas. “Acho natural essa rejeição, mas pesquisas têm apontado que tem caído. Quando saio na rua não tenho visto a rejeição que as pesquisas estão apontando, pelo contrário”, emendou.

Ainda de acordo com o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, o Brasil não terá um segundo turno entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PL). Sergio Moro chegou a falar em "escolha trágica" e "suicídio político".

"O Brasil não vai correr esse risco, não vamos ser submetidos a essas escolhas trágicas. […] Nem quero pensar em mais quatro anos de Bolsonaro ou Lula, seria tão trágico. No mínimo, perdemos quatro anos, mas há risco de comprometer o nosso futuro de maneira significativa. São governos que estão comprometidos com modelos de corrupção. Mas temos tempo, vocês não estão fadados a cometer suicídio político", comentou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Ele próprio é uma MENTIRA!



18/01


2022

Petrolina: Miguel anuncia nova escola em tempo integral

Foto: Deivid Menezes

O prefeito Miguel Coelho anunciou, hoje, um investimento de R$ 8,5 milhões para a educação básica de Petrolina. Com os recursos será construída uma nova escola em tempo integral no bairro Antônio Cassimiro. Além disso, o investimento vai garantir a reforma da Escola Ricardina Ferreira, no núcleo irrigado N-11.

A unidade escolar em tempo integral será erguida do zero com uma ampla estrutura para atender as crianças do Antônio Cassimiro. A estrutura de ensino contará com 15 salas de aula climatizadas, quadra coberta, pátio para lazer, refeitório, auditório e biblioteca. Um destaque da escola serão os laboratórios de ciências e informática. A unidade ainda foi projetada para dar mais acessibilidade com piso tátil e banheiros adaptados. 

Miguel Coelho ainda assinou a ordem serviço para a reforma e ampliação da escola do N-11. A intervenção vai permitir a construção de um pátio coberto, duas novas salas de aula, banheiros adaptados, espaço para professores, expansão da área de recreação, além de pintura e manutenção geral. “São duas obras de grande importância. A nova escola em tempo integral faz parte de um compromisso nosso de ter 15 unidades nesse modelo em Petrolina. A escola do N-11 será quase uma nova construção. Portanto, são investimentos que vão melhorar o ensino no interior e num bairro importante de Petrolina”, detalha.

As duas obras devem começar já nesta semana. O prazo de entrega tanto da nova escola integral quanto da reforma é de 8 a 12 meses.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/01


2022

Presidente da Câmara de Ipojuca se exalta em sessão

Logo no inicio da reunião da Câmara dos Vereadores do Ipojuca, o presidente do Legislativo municipal, Deoclécio Lira (PSD), disse que não iria ficar refém das manifestações de pessoas que estavam no plenário porque ali tinha "alguns bandidos”. Ele afirmou que só continuaria a sessão quando a plenária fosse esvaziada.

A fala se deu antes mesmo da secretária de Saúde do Ipojuca, Manucia Medeiros, rebater um video que ele havia exibido, criticando a gestão da prefeita Célia Sales.“É assim que ele trata a população? Chamando de bandido? Ele tem que dizer quem é bandido aqui”, disse indignada, Jéssica Patrícia moradora da Usina Salgado.

A sessão foi suspensa. O vereador Flávio do Cartório (PSD) questionou a medida. “Por que ele não esvaziou a plateia na semana passada, quando estavam professores críticos da gestão?”, disse.

A secretária Manúcia Medeiros foi convidada para mostrar a execução orçamentária de 2021, mas não havia conseguiu iniciar a apresentação. Às 13h, foi formalizado o encerramento da sessão, que será retomada daqui a 15 dias.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/01


2022

Vereador vai ao MP cobrar nomeação de concursados no Recife

O vereador e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife Tadeu Calheiros (Pode), ingressou com uma representação junto ao Ministério Público contra a Prefeitura do Recife pedindo a instauração de um inquérito civil para apurar a falta de nomeação de profissionais de saúde aprovados em concurso público do município. O parlamentar afirma que há uma vacância de anos na rede e esse processo seletivo conta com uma lista com mais de 11 mil candidatos aptos a serem convocados.

O concurso público citado na ação foi lançado em dezembro de 2019, pela Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas e a Secretaria de Saúde do Município do Recife, e é destinado ao provimento de 695 vagas para 77 cargos efetivos de nível médio, técnico e superior. O processo seletivo foi realizado integralmente e a homologação ocorreu ao longo de 2020.

O Ministério Público tem 30 dias para se posicionar sobre a representação. "Após quase dois anos, a PCR nem sequer convocou a quantidade de profissionais designados para cada uma das áreas de atuação. Na contramão desse cenário, a gestão do prefeito João Campos segue abrindo seleções temporárias e tapando buracos", afirma Calheiros. 

“Sabemos que há, no Recife, um déficit histórico de profissionais de saúde de diversas especialidades e a pandemia da Covid-19, juntamente com o surto de H3N2, serviram de lupa para expor o problema. Na contramão desse cenário, é cada vez maior o número de contratações temporárias e seleções simplificadas. O que não dá segurança para os trabalhadores e muitas vezes gera descontinuidade dos serviços. É o ‘jeitinho’ de fazer as coisas e postergar soluções”, enfatiza.

Sobre a priorização de processos temporários, já há jurisprudência firme no Supremo Tribunal Federal, que ressalta que, em se tratando de atividades permanentes ou previsíveis, estas devem ser exercidas pelos servidores efetivos. Da mesma forma, havendo necessidade de contratação de pessoal, é preciso dar preferência à nomeação de candidatos aprovados em concurso público. 

Calheiros explica que o intuito da ação, além de apurar a morosidade na convocação dos aprovados, é instruir uma posterior ação civil pública com o objetivo de convocar os aprovados no certame de 2019 - em especial aqueles classificados dentro das vagas do edital. “Já recebemos diversos pedidos em relação a essa demanda dos aprovados, que é justa e necessária. Estivemos reunidos com dezenas desses profissionais que aguardam a convocação e vamos levar para frente essa luta, tanto na CMR como nas ruas”, pontua o vereador.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha