Nesta quinta-feira (8), 251 unidades residenciais foram entregues no bairro do Recife, alterando para sempre a vivência da localidade e promovendo uma ativação na área que antes não existia. Os Silos 215 e 240 do Moinho Recife Business & Life já viraram referência no modelo retrofit do país por transformar silos industriais centenários, que armazenavam trigos, em moradia, preservando a história local.
O residencial da iniciativa privada tornou-se tornou viável graças às leis de incentivo estimulado pela Prefeitura do Recife, que isentam parcial ou totalmente tributos como IPTU, ITBI, ISS e ainda garante um adicional construtivo para construir em outra área da cidade. Através do Programa Recentro, novos empreendimentos imobiliários deverão aportar na região nos próximos anos.
Leia mais
De acordo com a chefe do Gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça, este não é um exemplo isolado. “O Novotel e o Centro de Convenções já mudaram a lógica do local, revitalizando a área portuária, promovendo o turismo e a geração de emprego.
Em fevereiro está prevista a entrega do Motto by Hilton, no coração do bairro do Recife, na rua da Guia, que vai aquecer o comércio local, e atrair ainda mais turistas para o nosso Centro Histórico.
E ainda teremos o Distrito Guararapes, onde haverá habitação de interesse social e recuperação de espaços públicos. Todos eles, é preciso que se diga, foram beneficiados com a Lei do Recentro que foi criada para promover, de fato, esta revitalização”, explicou a gestora.
Para Diego Villar, CEO da Moura Dubeux, essa conversão representa mais do que a entrega de novos empreendimentos: é a materialização de um novo olhar para o centro histórico.
“Os silos têm uma força simbólica muito grande. Eles contam a história do Recife industrial, e transformá-los em moradias é dar um novo capítulo a essa trajetória. É uma obra que ressignifica o bairro e abre caminho para que mais pessoas voltem a viver no coração da cidade”, afirma.
Ao longo do ano de 2025, a Prefeitura do Recife promoveu um evento chamado “Conexão Recentro: um centro de oportunidades”, que apresentou, a empresários e investidores linhas de financiamento para construção de complexos multiusos na linha retorfit em parceria com o Banco do Nordeste, Sudene e Caixa Econômica Federal.
Outra conquista para a cidade foi o lançamento do “Centro do Recife na Rota do Futuro”, um plano estratégico de curto, médio e longo prazo para a área central da cidade com o objetivo de criar ações que promovam a reabilitação do Centro do Recife com a atração de investimentos para a região.
Sobre infraestrutura, destaque para a reforma do Pátio Central do Mercado da Boa Vista. Também foi construída a Praça da Infância no Parque Treze de Maio, a maior até hoje construída no Recife, com área aproximada de 3.700 m² e dividida em cinco áreas temáticas. Também foi requalificada a Praça da Alegria, na Boa Vista, e articulação com a Coral para mutirão de pintura nas casas localizadas no entorno da Praça.
Mais de 2 milhões de pessoas foram atraídas para os grandes eventos do Centro, entre eles o Carnaval, o São João e o Natal da avenida Rio Branco, O Recentro ainda realizou, em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer e outros órgãos cinco edições do Viva o Centro em importantes pontos comerciais Centro como a Rua da Imperatriz, Duque de Caxias e Praça Dom Vital, atraindo mais de 50 mil pessoas.
Leia menos















