Reeleição de Lula não está garantida, indicam pesquisas
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
O presidente Lula (PT) afirmou, ontem (23), que, enquanto estiver vivo, “os cidadãos que ajudaram a destruir esse país não voltarão a governar”. A declaração foi dada em Maceió (AL), em cerimônia do Minha Casa, Minha Vida. Lula não citou o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas enfatizou que “essas pessoas” negaram a compra das vacinas contra a covid e prometeram “emprego, casa e comida e não deram”.
Embora lidere as intenções de voto na maioria das pesquisas, um levantamento divulgado pela Futura/Apex, na última quinta-feira (22), indicou que talvez Lula tenha um caminho mais difícil do que imagina, neste momento, na busca pelo quarto mandato como presidente. O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece como vencedor em um possível segundo turno.
Leia maisDe acordo com a pesquisa Futura/Apex, enquanto Flávio tem 48,1% das intenções de voto, o chefe do Executivo tem 41,9% — uma diferença de 6,2 pontos percentuais. O estudo também sugeriu que, no segundo turno, o presidente perderia em cenários contra Tarcísio de Freitas (RP-SP), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (UB-GO).
O petista só venceria Romeu Zema (Novo-MG) e Eduardo Leite (PSD-RS). A pesquisa ouviu 2.000 brasileiros de 15 a 19 de janeiro deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais e para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
Os números da Futura/Apex destoam de pesquisas como a Quaest, que, no primeiro levantamento do ano eleitoral, divulgado no último dia 14, apontou que, no segundo turno, Lula venceria todos os adversários, embora com margens diferentes. A disputa contra Tarcísio seria a mais apertada: cinco pontos de diferença (44% a 39%). Em dezembro, eram 10 pontos (45% a 35%). Em relação a Flávio Bolsonaro, segundo a Quaest, a vantagem de Lula é de sete pontos (45% a 38%). Em dezembro, era de dez pontos (46% a 36%).
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de janeiro, com poucos dias de diferença da realização da pesquisa Futura/Apex. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa Futura/Apex aponta derrota de Lula, enquanto a Quaest indica uma leve queda do favoritismo do presidente, com a diminuição das distâncias em um eventual segundo turno. São sinais de que, mesmo estando na dianteira e com a direita ainda indefinida sobre qual nome vai unir todos os projetos, a corrida presidencial não pode ser considerada resolvida em favor de Lula.
Urnas – No mesmo discurso em Maceió, o presidente Lula mencionou as urnas eletrônicas e disse não existir “nada mais honesto” no Brasil, em uma referência às críticas de Bolsonaro e de aliados. “Se a urna eletrônica permitisse roubar, o Lulinha não seria presidente da República desse país. A elite brasileira já teria roubado há muito tempo”, declarou. O chefe do Executivo participou da entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida no Residencial Pedro Teixeira Duarte 1 e 2, em Maceió (AL). A cerimônia celebrou 2 milhões de moradias contratadas pelo programa desde 2023, batendo a meta estabelecida com um ano de antecedência, segundo o governo. As informações são do portal Poder360.

Por falar em Lula – O presidente Lula anunciou que concederá isenção de algumas categorias de vistos de curta duração a cidadãos chineses, em reciprocidade à medida de isenção adotada pela China desde 2025. Lula informou a decisão ao presidente da China, Xi Jinping, em conversa por telefone, na noite da última quinta-feira (22). Em nota divulgada ontem (23), o Palácio do Planalto explicou que a isenção ocorre no contexto da ampliação da cooperação em áreas da “fronteira do conhecimento”. As informações são da Agência Brasil.
Boas notícias para Ipojuca – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (RP), anunciou, ontem (23), um pacote de investimentos em infraestrutura e pavimentação para o município de Ipojuca. Ao lado do prefeito Carlos Santana (RP) e da deputada estadual Simone Santana (PSB), o ministro detalhou ações para preparar o entorno do Porto de Suape para novos aportes, como o novo terminal de contêineres de R$ 1,6 bilhão da APM Terminals. Na reunião, também foi anunciado o investimento em 38 mil metros quadrados de vias contempladas.
Apoio a Dueire – O prefeito de Ibimirim (Sertão), Welliton Siqueira (PSDB), formalizou apoio à reeleição do senador Fernando Dueire (MDB), destacando o trabalho e o empenho do parlamentar em favor do município e de toda a região. A decisão reforça a parceria construída ao longo do mandato. “Fernando Dueire é um senador trabalhador, que olha para Ibimirim, que conhece nossas necessidades e que tem compromisso verdadeiro com a cidade e com o povo. Além disso, é um homem honesto, correto, que faz política com seriedade e respeito aos municípios”, afirmou Welliton Siqueira.

Causa animal – O deputado estadual Romero Albuquerque (UB) criticou, nas redes sociais, a decisão da governadora Raquel Lyra (PSD) de promover uma vaquejada na Arena Pernambuco. A final do Campeonato Nacional de Vaquejada está marcada para novembro de 2026. “O Governo de Pernambuco, que não investe nada na causa animal, que criou uma secretaria que levou anos para fazer quase nada, ou melhor, nada, que abandonou cachorro dentro de presídio que está desativado, que não investe na única delegacia que investiga todos os crimes de maus-tratos contra animais em Pernambuco, agora decidiu fazer história. A Arena de Pernambuco vai virar palco de circuito de vaquejada”, disparou.
CURTAS
Mais uma baixa no PL 1 – O deputado estadual Renato Antunes confirmou sua saída do PL para se filiar ao Partido Novo durante a janela partidária, com previsão para 12 de março. Segundo o parlamentar, a decisão foi construída ao longo de meses e fortalece o campo da direita em Pernambuco.
Mais uma baixa no PL 2 – Renato reafirmou apoio à pré-candidatura de Anderson Ferreira ao Senado e disse que a mudança de sigla foi muito bem construída com André Ferreira e com o próprio Anderson, líderes do PL. Antunes agradeceu a acolhida do Novo, na pessoa do presidente estadual Técio Teles.
Alepe Cuida – Em dois dias de ação, o programa Alepe Cuida realizou, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana, 3.923 atendimentos em diversas especialidades médicas e serviços de cidadania. Os moradores tiveram acesso a consultas de dermatologia, clínica geral, ginecologia, otorrino, urologia e odontologia.
Perguntar não ofende: Lula vai conseguir manter a vantagem nas intenções de voto até outubro?
Leia menos



















