Alepe homenageia 100 profissionais de eventos de Pernambuco em solenidade especial

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará, no próximo dia 17 de junho, às 18h, uma solenidade em homenagem a 100 profissionais que atuam no setor de eventos em diversas áreas e segmentos do estado. A cerimônia acontecerá no Auditório Senador Sérgio Guerra, reunindo representantes de diferentes atividades que contribuem para a realização de eventos em Pernambuco.

A iniciativa é coordenada pelo produtor de eventos Saulo Galdino, idealizador da Lei Estadual nº 16.802, que instituiu o Dia Estadual dos Profissionais de Eventos. A solenidade contará com a participação do deputado estadual Joel da Harpa, autor da legislação.

Em Arcoverde, Sextou no Sabor do Campo, restaurante na zona rural, sob a batuta do meu amigo Kelsen Ferreira, ex-secretário de Agricultura da Prefeitura. Aqui, toda sexta, tem almoço regional, com carne de bode, peixada, carne de sol e tripa, e a sonoridade do sanfoneiro Giovani do Acordeon, que não só toca como canta os maiores sucessos de Luiz Gonzaga. Se você nunca veio a um Sextou aqui no Sabor do Campo, faça sua reserva no (87) 9.9163-2113.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

A Câmara Municipal de Bezerros realiza, amanhã, às 19h, uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Bezerrense a três personalidades que, segundo o Poder Legislativo, contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do município em diferentes áreas de atuação.

A honraria é considerada uma das mais importantes concedidas pela Câmara Municipal e reconhece cidadãos que, mesmo não sendo naturais de Bezerros, construíram uma trajetória de serviços, dedicação e contribuições em favor da cidade e de sua população. As informações são do blog Bezerros Hoje.

Petrolina - São João 2026

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Depois do acordo com a União Europeia, o Senado ainda tem dois acordos comerciais do Mercosul para analisar, com Singapura e com a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), outro bloco europeu que une Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Como no caso da União Europeia, são acordos de livre comércio, que eliminam tarifas e alavancam mercados.

No fundo, o governo brasileiro sabe que esse é que é o problema do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele reage fortemente ao cada vez maior amadurecimento de um processo que, no início, os EUA ajudaram a gestar após a Segunda Guerra Mundial: o multilateralismo. O problema é que esse processo reduziu a dependência dos EUA.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Durante três dias, a UNEB de Juazeiro se transformará em um grande palco para a produção artística e cultural do Vale do São Francisco. Nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2026, o Departamento de Ciências Humanas (DCH III) realiza o X Salão de Artes Universitário Regional, evento gratuito e aberto ao público que celebra a diversidade das artes e promove o encontro entre universidade, artistas e comunidade.

Em sua décima edição, o Salão traz uma programação intensa com apresentações musicais, espetáculos teatrais, performances literárias, exposições de artes visuais, mostras competitivas, oficinas formativas e atrações especiais que prometem movimentar a cena cultural da região.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Que alegria reencontrar meu amigo Batista Lima, há pouco, na lojinha de conveniência do posto Cruzeiro, em Arcoverde. É um dos melhores cantores do Nordeste. Também compositor e produtor musical. Me contou, com entusiasmo, que está apresentando o projeto audiovisual “Forró do Seu Ciço”, obra que nasceu, segundo ele, da alegria do Sertão, carregada de verdade, emoção e muito amor pela cultura nordestina.

“Cada detalhe foi pensado com carinho, da escolha da Bodega de Veio em Serra Negra (Bezerros – PE) aos acordes de xote, forró e baião que deram alma a esse trabalho tão especial”, disse Batista. O audiovisual, segundo ele, também carrega a emoção dos seus 50 anos de vida, celebrando a sua história através da música e das raízes que sempre fizeram parte da sua caminhada. O repertório traz a força de composições de sua própria autoria, como “Porque não vê”, “Loucura de amor”, “E tome amor” e “Toma conta de mim”, que se entrelaçam perfeitamente aos clássicos imortais de verdadeiras lendas da nossa cultura.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Por Mauro Ferreira Lima*

Apesar de tantos obstáculos, o Recife Antigo constitui um espaço urbano por si só diferenciado. Desde o período Jarbas, uma iniciativa exitosa começou ali a acontecer. Muitos empreendimentos comerciais para lá se dirigiram e tiveram sucesso. Com o fim desse período e a ascensão do PT, tudo regrediu.

O desmonte foi geral. O bairro sem público cativo permanentemente, não conseguiu sobreviver apenas com o mundo empresarial diurno vinculado ao Porto Digital. Foram dez anos de estagnação e quebradeira geral do comércio gastronômico e de lazer.

Palmares - Casa Azul

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, será uma das principais lideranças políticas do interior pernambucano presentes, hoje, em Paudalho, durante o lançamento das pré-candidaturas de Marcelo Gouveia a deputado federal e de Gustavo Gouveia à reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Estará acompanhado de vereadores e lideranças políticas.

O evento, que também deverá contar com a participação da governadora Raquel Lyra, é apontado como uma das primeiras grandes demonstrações de força política do grupo Gouveia com foco nas eleições de 2026, reunindo prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, lideranças partidárias e apoiadores de diversas regiões do Estado.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Numa demonstração de força na Região Metropolitana, o pré-candidato a governador João Campos (PSB) cumpriu agenda, ontem, acompanhado de um grupo de vereadores de Jaboatão dos Guararapes, o segundo maior colégio eleitoral do estado.

Os parlamentares, que eram da base da governadora Raquel Lyra (PSD) e agora migram para o palanque da Frente Popular, acompanharam o ex-prefeito do Recife em uma visita ao Mercado das Mangueiras, em Prazeres, um dos principais pontos de comércio popular da região. Aos gritos de “É João governador”, o pré-candidato percorreu todo o espaço e foi recebido com entusiasmo por frequentadores e comerciantes.

A Câmara Municipal de Bezerros entregará, amanhã, às 19h, o Título de Cidadã Bezerrense à deputada estadual Simone Santana. A homenagem será realizada em sessão solene, por iniciativa dos vereadores Emanuel Messias e Nathan de Demir.

A ação reconhece os serviços prestados pela parlamentar ao município. Ao longo de seu mandato, Simone destinou emendas parlamentares para áreas como infraestrutura, mobilidade e cuidado animal, além de recursos para a aquisição de uma ambulância.

Segundo Simone, receber o Título de Cidadã Bezerrense reafirma sua ligação com a cidade. “Bezerros tem uma identidade muito forte e uma população que sempre me acolheu com carinho. Receber esse título é uma alegria imensa. Reforça meu compromisso e minha vontade de continuar ajudando a construir novas conquistas”, afirmou.

Araripina é, mais uma vez, o município com melhor desempenho social de todo o Sertão do Araripe Pernambucano. O IPS Brasil 2026, o índice mais completo sobre a realidade socioambiental dos 5.570 municípios do país, confirmou que a cidade alcançou 59,41 pontos, ocupando a 38ª posição entre os 185 municípios de Pernambuco e mantendo a liderança regional pelo segundo ano consecutivo sob o comando da gestão Evilásio Mateus e Bringel Filho.

Para o prefeito Evilásio Mateus, o resultado é o reflexo direto de um compromisso assumido desde o primeiro dia de mandato: governar para as pessoas. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Cada política pública que a nossa gestão implementa tem um objetivo claro: melhorar a vida de quem vive em Araripina, chegar até quem mais precisa e construir uma cidade mais justa e igualitária para todos”, declarou o prefeito. Para ele, liderar o Araripe pelo segundo ano seguido não é apenas uma conquista institucional, mas a prova de que Araripina avança com propósito e responsabilidade.

Por José Vítor*

A leitura de ‘Os Leões do Norte’, de Magno Martins, proporciona muito mais do que o conhecimento sobre a trajetória dos ex-governadores de Pernambuco. A obra revela uma característica marcante da história política pernambucana: a constante conexão entre os acontecimentos do Estado e os grandes momentos da vida nacional.

Ao percorrer as páginas do livro, percebe-se que Pernambuco nunca ocupou uma posição secundária na história do Brasil. Seus líderes, em diferentes épocas, participaram ativamente dos debates e decisões que moldaram os rumos do país. Essa influência, muitas vezes pouco percebida pelas novas gerações, é resgatada por Magno Martins ao apresentar episódios que demonstram a bravura, a honra e a altivez de diversas personalidades da política pernambucana.

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe, hoje, o cantor, compositor e poeta Maciel Melo, um dos principais representantes da música nordestina contemporânea. Natural de Iguaracy, no Sertão pernambucano, o artista construiu uma trajetória ligada à cultura popular nordestina, reunindo em suas composições temas como o sertão, o amor, a religiosidade e o cotidiano do povo nordestino.

O programa destaca seu mais recente trabalho, que traz canções como ‘Antes de Forrar a Mesa’, composta em parceria com Dorgival Dantas, ‘Vida Severina’, com César Amaral, ‘Nem Veludo e Nem Cetim’, com Zé da Flauta, e ‘A Rosa e o Girassol’, de sua autoria. Em clima de São João, Maciel fala sobre as novas músicas e os caminhos de uma carreira marcada pela valorização da cultura nordestina.

Por Magno Martins – para a Folha de Pernambuco

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), reafirmou o seu apoio à pré-candidatura do senador Humberto Costa (PT) à reeleição em 2026, mesmo diante do fato de o petista integrar o campo de oposição à governadora Raquel Lyra (PSD), candidata de Pinheiro ao Governo. Em entrevista à Folha de Pernambuco, o gestor caruaruense afirmou que a decisão já está consolidada e comunicada à governadora. “Eu já anunciei que estamos fechados com Humberto Costa. O outro senador a gente está esperando a definição da governadora Raquel Lyra”, declarou.

Ao ser questionado se já havia informado sua posição à chefe do Executivo estadual, Rodrigo foi categórico. “Já, já. Isso já foi publicado. Isso eu já falei desde o ano passado”, respondeu. A declaração reforça a estratégia política do prefeito de separar a aliança administrativa com o Governo do Estado das articulações para a disputa ao Senado.

Faltam somente 8 dias para o ‘1º Forró do Magno’, em Arcoverde, marcado para o próximo dia 13, em comemoração aos 20 anos deste blog. A festa será o primeiro evento comemorativo fora da capital, a fim de valorizar o grande público de leitores espalhados pelo Estado e ouvintes do Frente a Frente, programa que ancoro das 6 às 7 da noite, líder em audiência no seu horário, com 48 emissoras espalhadas em quatro Estados nordestinos – Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.

Entre as atrações já confirmadas para abrilhantar o evento, estão o cantor e compositor Silvério Pessoa e a Orquestra Super Oara. Também vai cantar em homenagem ao blog Paulinho Leite, artista arcovedense que foi personagem do programa Sextou recentemente. Será no salão de eventos Persone, com capacidade para 600 pessoas.

As duas maiores facções criminosas do Brasil passam a ser oficialmente consideradas organizações terroristas pelos Estados Unidos a partir de hoje. As informações são do portal Metrópoles.

A medida, adotada pelo governo de Donald Trump, coloca o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) na mesma arquitetura jurídica utilizada por Washington para combater grupos terroristas internacionais, cartéis de drogas e organizações armadas transnacionais.

O anúncio representa um dos movimentos mais significativos da política de segurança norte-americana para a América Latina nos últimos anos e marca uma mudança de paradigma na forma como os Estados Unidos enxergam o crime organizado na região.

A partir desta sexta, PCC e CV passam a integrar oficialmente a lista de Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs, na sigla em inglês), classificação considerada uma das mais severas da legislação norte-americana.

Dois problemas graves em obras e licitações do Governo

As recentes decisões do Tribunal de Contas de Pernambuco revelam um padrão preocupante na condução de grandes contratos públicos do Governo do Estado. Em dois casos distintos, mas com características semelhantes, a Corte identificou falhas relevantes que colocam sob questionamento a qualidade do planejamento, da fiscalização e da gestão de recursos bilionários.

O primeiro caso envolve a licitação de aproximadamente R$ 767 milhões do programa estadual de recuperação de rodovias, o “PE na Estrada”, que inclui intervenções em mais de 1.500 quilômetros de estradas. Ao analisar o certame, a equipe técnica do TCE apontou uma série de irregularidades que vão desde exigências consideradas restritivas à competitividade até divergências entre documentos oficiais, inconsistências orçamentárias e falhas na justificativa para adoção de procedimentos excepcionais na licitação.