João Campos e Lula Cabral afinam parceria visando 2026
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
Os prefeitos do Recife, João Campos (PSB), e do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (Solidariedade), almoçaram juntos, ontem (19), na capital. O encontro, segundo Cabral, faz parte de uma rotina que há entre os dois. A cada 15 dias, João e Lula tentam alinhar as agendas para estarem juntos e conversarem sobre a política.
Na pauta de ontem, uma programação conjunta que devem fazer nos próximos 15 dias por cidades da Região Metropolitana (RMR) e da Zona da Mata Sul. Pretendem tirar um final de semana para circularem pelo Cabo e Ipojuca (RMR), Rio Formoso, Sirinhaém, Barreiros e Tamandaré, as últimas na Mata Sul.
Leia maisLula Cabral quer levar João Campos para visitar o local onde planeja construir uma sede do Compaz (Centro Comunitário da Paz), no Cabo. A obra é inspirada nas outras unidades do Compaz que existem no Recife e são vitrines das administrações do PSB.
A proximidade entre os dois gestores indica o papel de Lula Cabral na campanha de João Campos ao Governo do Estado, em 2026, contra a atual chefe do Poder Executivo, Raquel Lyra (PSD): o prefeito do Cabo será um dos articuladores do projeto de João na RMR.
Para executar a missão, enfatizou Lula Cabral, ele não necessita de nome oficial, como coordenador, por exemplo. “Não preciso de título de nada para ajudar na campanha de João. Sou um soldado. Acredito muito no futuro dele na política, porque ele tem uma grande visão, além do DNA de Miguel Arraes e Eduardo Campos”, destacou o prefeito do Cabo.
Lula ainda avaliou a movimentação de João Campos, neste momento, como natural. “Ele está se aproximando dos prefeitos, assim como a governadora tem feito. Está fazendo o papel dele”, comentou.
Por falar em João – Sobrou até para o prefeito do Recife a aprovação da PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados. Ocorre que o irmão do gestor é o deputado federal Pedro Campos (PSB), que votou favorável à PEC e recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais. João Campos também foi bastante cobrado, porque acumula a função de presidente nacional do PSB. Os seguidores não deram trégua ao prefeito e inundaram as postagens dele pedindo posicionamento sobre a questão.

Por falar em Lula Cabral – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho comemorou, ontem (19), o crescimento da unidade da Aché Laboratórios Farmacêuticos, no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo. A empresa vai passar por uma ampliação de R$ 267 milhões, com previsão de 3 mil empregos diretos e indiretos. “A construção e operação da nova unidade terá um impacto significativo na economia local. As obras civis, montagem e operação do empreendimento gerarão empregos e renda imediatos, dinamizando a economia local, impulsionando setores como o de fornecedores, transporte, alimentação e comércio”, destacou Cabral.
Protesto contra blindagem e anistia 1 – O Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco estará presente, neste domingo (21), nos atos convocados contra a PEC da Blindagem e a anistia aos golpistas. A mobilização nacional, acontece também em diversas cidades do Estado e busca colocar o povo na rua em defesa da democracia e das pautas que realmente importam para o Brasil. No Recife, a concentração será a partir das 14h, na Rua da Aurora (em frente ao Ginásio Pernambucano).
Protesto contra blindagem e anistia 2 – Em Caruaru, no Agreste, a manifestação está marcada para as 9h, em frente ao Grande Hotel. Já em Petrolina, no Sertão, o ato será realizado às 16h, na Praça da Catedral. Para o PT, o Congresso tem agilizado a aprovação medidas que buscam perdoar golpistas, enquanto a população exige prioridade para a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco salários mínimos e taxação dos super-ricos, o fim da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho e a defesa da soberania nacional.

Presidente do PT de PE – O deputado federal e presidente do PT Pernambuco, Carlos Veras, destacou que é fundamental que a população ocupe as ruas neste momento. “O nosso compromisso é com o povo trabalhador, com a soberania nacional e com as pautas que podem melhorar de fato a vida da maioria. Por isso, somos contra a anistia para golpistas e convocamos toda a militância a se somar a esses atos de luta neste domingo”, afirmou.
CURTAS
NEM HADDAD NEM PADILHA NA ONU – Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Saúde, Alexandre Padilha, decidiram não viajar com o presidente Lula (PT) para Nova York, nos Estados Unidos (EUA), onde haverá a Assembleia Geral da ONU, na próxima semana. O chefe do Executivo embarca neste domingo (21), pela manhã.
AGENDA INTERNA E RESTRIÇÃO – Haddad decidiu priorizar à “agenda doméstica”, como projetos da pauta econômica em tramitação no Congresso, a exemplo do que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais. Já Padilha não gostou das restrições impostas pelos EUA. O país, sob Donald Trump, concedeu visto diplomático ao ministro, mas limitando sua circulação a poucos quarteirões de Nova York.
JAMILDO CELEBRA CARREIRA DIGITAL – Para celebrar os 20 anos de jornalismo digital, o jornalista Jamildo Melo promoverá um jantar para amigos e leitores, no dia 6 de outubro, a partir das 18h, no Mirante do Paço, no Paço Alfândega, no Recife Antigo. Será no formato de adesão com parte da renda revertida para instituições de caridade. Estarão autoridades, políticos, gestores, empresários e profissionais liberais, além de jornalistas e amigos de jornada.
Perguntar não ofende: João Campos já está convocando os prefeitos para coordenarem sua campanha?
Leia menos