FMO janeiro 2020

16/01


2008

Coluna de hoje na Folha

                  Os ventos sopram para Lyra

O vice-governador João Lyra Neto (PDT) talvez já não saiba de supetão quantas vezes assumiu o Governo. Com as férias oficiais de Eduardo, ele governa pelos próximos 10 dias. Longe, o governador não se estressa nem perde o sono, porque sabe que tem um aliado fiel e com envergadura para o cargo.

Aliás, como em política um dos exercícios prediletos é a especulação, não se surpreenda se Lyra vier a suceder Eduardo, em qualquer dos cenários avaliados. Raciocinando com a hipótese de o governador ser ungido à vice na chapa presidencial de 2010, ou mesmo candidato a presidente, como vez por outra Lula sinaliza como um balão de ensaio, Lyra assume o Governo num mandato tampão de nove meses e vira, naturalmente, candidato à reeleição.

Na hipótese mais real, Eduardo reeleito em 2010, tendo Lyra mais uma vez como vice, em 2014 o pedetista será candidato de forma natural a governador, porque Eduardo terá que se desincompatibilizar se tiver mesmo projeto mais audacioso no plano nacional.

Traduzindo: os ventos que sopram os coqueirais do Palácio do Campo das Princesas indicam que chegarão até Caruaru, berço de Lyra, o primeiro político da terra de Vitalino a alçar ao poder.

EXU - As investigações do assassinato do fazendeiro Dario Peixoto de Alencar, ocorrido na semana passada dentro da cadeia de Exu, não irão a lugar nenhum se continuar apenas sob a responsabilidade do delegado Romildo Jonas dos Santos, de Petrolina. É bom o Governo ficar atento. As características do crime apontam para uma execução por grupos com atuação fora de Exu, o que, por si só, já merece que o caso seja apurado por uma força tarefa da PF de Pernambuco e Ceará. Não se trata de um crime comum. 

Tiroteio em Jaboatão - Candidato do DEM a prefeito de Jaboatão, Joaquim Barreto baixou o nível da discussão política em entrevista, ontem, ao programa de Edvaldo Moraes, na Rádio Olinda. Sobre Pastor Collins, sugeriu tratar-se de um dependente de drogas. Quanto a André Campos, do PT, o acusou de comprar o diretório municipal do PT.

Briga antecipada no Pajeú - O que se comenta no Sertão: se Gonzaga Patriota (PSB) for eleito prefeito de Petrolina, o secretário de Agricultura, Ângelo Ferreira, deputado estadual licenciado, será candidato a federal. Deve, desde já, se preparar para enfrentar no Pajeú um candidato que sairá com o apoio da região: Evandro Valadares, prefeito de São José do Egito.

Vira casaca - De Terezinha Nunes na réplica a Dílson Peixoto sobre a polêmica do aumento das passagens: “Dílson sabe o real percentual, porque ele aprovou e defendeu todos eles, como membro da CMTU e representante de João Paulo. O problema é que ele não foi coerente. Defendeu a redução e depois aprovou o aumento, ou seja, virou a casaca”.

Grito tucano - Se há uma unanimidade no PSDB de Pernambuco é que ninguém gostou da entrevista que o senador Sérgio Guerra deu ao JC. Primeiro, porque foi entendida como uma agressão ao senador Jarbas Vasconcelos, quando disse que já havia liquidado a fatura da sua eleição de senador. Segundo, porque fez um discurso distante da realidade local.

Curtas

DESESPERO - A prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB) suspendeu praticamente todos os contratos temporários de prestação de serviços, na tentativa de assegurar os recursos necessários para a contrapartida do PAC.

GRANA - O vereador Valdemir Cintra, do PTB de Belo Jardim, garante que não tem poder invisível no Governo. Diz que conseguiu viabilizar dois eventos no município porque os recursos da Fundarpe foram descentralizados. 

A GRANDE FAMÍLIA - Em Sertânia, o grupo do secretário  Ângelo Ferreira não apoiará a reeleição do prefeito, o Professor Ivan. A candidata será Cleide Ferreira, que vem a ser a esposa do secretário. Tudo em família. 

"A terra e o céu vão acabar, mas tu viverás para sempre".(Hebreus-2-11)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio pinto junior

Pastor pra você Fernando, pra mim é dep. Collins.

Airton Correia da Silva

Terezinha Nunes tem toda razão, pois Dilson Peixoto votou a favor do aumento das passagens na era Jarbas e na administração de Eduardo Campos prometeu baixar o preço dessas passagfens e em vez de baixar aumentou.

Airton Correia da Silva

O pessoal já esqueceu que os sindicalistas da esquerda, lado do qual Eduardo Campos e Miguel Arraes são ligados, chamava Arraes de Pinochet de Pernambuco e hoje todos elogiam. Segurança e educação até agora não mudou nada.

carlos delamare ulisses sampaio

AGORA VERDADE SEJA DITA! EM PERNAMBUCO O ATUAL GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS, ESTÁ FAZENDO UM EXCELENTE TRABALHO! FRUTO DA LIGAÇÃO COM SEU FALECIDO E CONCEITUADO AVÔ MIGUEL ARRAES

Paulo Roberto Leite Muniz

Apesar de andar sumido, o ex-deputado Roberto Fontes, foi vice-governador de Joaquim Francisco e ao que me conste é de Caruaru, tendo assumido o governo por várias vezes. Portanto, o João Lyra, seria o segundo caruaruense.


Cabo de Santo Agostinho

16/01


2008

João Paulo contrata sambista para aula de samba no pé

Do site de Divane Carvalho

 A agenda de João Paulo está abrindo espaço para aulas de samba. Isso mesmo! O prefeito do Recife não quer fazer feio no desfile da Mangueira e decidiu aprender como se entra na cadência do samba com uma das integrantes da Escola Gigantes do Samba, da Bomba do Hemetério.

Na Prefeitura do Recife, o comentário é que, apesar de ser um exímio passista e adepto das danças de salão, João Paulo nunca encarou pra valer uma bateria de escola de samba. Ainda mais que, na Marquês de Sapucaí, ele precisará de muito fôlego e ritmo para não ''atravessar'' nos 800 metros do defile.

Como se pode observar, João Paulo está mesmo apaixonado pela Mangueira e por ela é capaz de muitos sacrifícios. Até trocar os passos do frevo pelo ziriguidum do samba. E haja coreografias...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

roberto lima

ridículo = digno de riso, merecedor de escárnio ou zombaria, por desviar-se de modo sensível do que se considera socialmente aceitável (Houasiss)

roberto lima

ele desconhece a medida do "ridículo"

Gilberto Carvalho Moura

"liturgia do cargo de prefeito" ? É vivendo e aprendendo. Pensava que essa tal liturgia para o prefeito fosse exclusividade do prefeito de Londres com aquelas roupas e perucas.

carlos delamare ulisses sampaio

quer realmente conhecer a forma petista de governar em recife? olhe agora com urgência este artigo de um blogista altamente conhecido lá na capital. o endereço é www.politicapernambucana.facilblog.com vejam o nivel dos comentários lá. impressionante

josé arnaldo amaral

A liturgia do cargo de prefeito da Capital está sendo jogada na lata de lixo por JP. Perde ele, e perdemos todos os pernambucanos. Recife merece respeito, até porque é filho de Olinda...


Prefeitura de Serra Talhada

16/01


2008

Ex-secretário responde acusações a Jarbas/Mendonça

 Escalado pelos ex-governadores Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Mendonça Filho (DEM), o ex-secretário de Agricultura Ricardo Rodrigues respondeu às críticas e acusações do atual comandante da pasta, Ângelo Ferreira, que apontou déficit na área, além de expor o risco de o Estado devolver quase R$ 15 milhões em recursos destinados ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Tomando conhecimento das acusações, Ricardo Rodrigues tentou desqualificar as declarações. “O pagamento dos carros-pipa, qualificado como ‘débito’ pelo atual secretário, não havia como ser feito pois se referiam ao mês de dezembro de 2006, portanto, só poderiam ser pagos entre os dias 10 e 15 do mês de janeiro de 2007”, disse.

O ex-secretário aproveitou para negar as acusações de perseguição política. “A Secretaria realizou em Sertânia suas atividades sempre em parceria com a sociedade organizada e com o Governo Municipal”, falou, lembrando uma série de benefícios para o município durante a gestão do rival. (Informações da Folha de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Sílvia Teresa Duarte

Dr. Ângelo fez com sucesso as exposições, bateu recorde na vacina de aftosa, equipando a secretaria com mais de 250 carros. Programa de sementes. E agora lançou um outro grande programa:aração de terras dos agricultores no sertão e agreste. Ricardo deve estar com inveja... Trabalho vence arrogância.

Sílvia Teresa Duarte

Dr. Ângelo Ferreira está recuperando a Agricultura em PE. IPA fortalecido e trabalhando, Adagro avançou muito. Ele está cuidando desde os funcionários, que tiveram um bom aumento, assim como do trabalho: construção de barragens e poços. Em convênios com Gov. Federal mais de 40 milhões. Parabéns!

Carmem Tenório

Este Ângelo Ferreira deveria ir procurar o que fazer, pois na sua gestão nao foi feito nada e outra ele fala em perseguição mais nunca vi , sua gestão ate hj so foi perseguição a começar pelo o Programa do Leite, que muitas associações foram descredenciadas so por politicagem.

Tajmahal Cruz

O inoperante secretário Angelo Ferreira quer usar de factóide para mascarar a treta que os seus apaniguados aprontaram lá em Sertânia. Basta ver o imobilismo que na sua gestão(?) que de tão medíocre já aparenta cansaço.Não disse a que veio...


Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

16/01


2008

Armando diz que PTB não pede a vice na chapa para a PCR

 No campo das suposições, o PTB vem sendo o partido mais citado entre os aliados da gestão do prefeito João Paulo (PT) para ser contemplado com a vaga de vice na chapa petista. Na contramão desses boatos, o presidente estadual do PTB e deputado federal, Armando Monteiro Neto, fez questão de desvincular qualquer ligação dos petebistas, ao menos por enquanto, com o cargo. “Acho que ninguém começa uma construção como essa discutindo o acessório. Estamos ainda cobrando do próprio PT a indicação da candidatura, como é que nós vamos agora tratar uma questão acessória como essa da vice? Essa discussão é inteiramente descabida, o PTB não postula e não se coloca nessa discussão”, assegurou, durante entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

O dirigente regional fez uma avaliação positiva do secretário de Planejamento e preferido do prefeito (que é reconhecidamente o coordenador do processo) para a disputa eleitoral, João da Costa, sem deixar de observar que é necessário para ele se desvincular da imagem do “padrinho”. “Ele (Costa) tem o que dizer, pode se apresentar para falar as suas idéias, propostas, planos. É fundamental que ele adquira uma identidade que o eleitor do Recife perceba que não está votando em João Paulo, ou seja, em um terceiro governo de João Paulo (PT). É preciso que o eleitor entenda que estará votando em um candidato que tem identidade própria, que terá a sua marca. Ele precisa agora demonstrar que é capaz de construir a sua própria unidade”, observou.Folha de Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/01


2008

Lobão afirma que seu filho assume sua vaga no Senado

 O senador Edison Lobão (PMDB-MA) descartou ontem a hipótese de o filho dele, o primeiro suplente Edison Lobão Filho (DEM-MA), o Edinho, não assumir seu mandato no Senado caso ele seja confirmado hoje como novo ministro de Minas e Energia.

No entanto, Lobão sinalizou que, no futuro, o filho poderá licenciar-se repassando a cadeira para Remi Ribeiro (PMDB-MA), segundo suplente da vaga. Isso agradaria à cúpula do PMDB e o governo que não quer correr riscos em votações futuras no Senado.

O senador negou ter conversado com a cúpula do PMDB sobre o seu substituto. Lobão, no entanto, fez elogios ao segundo suplente, Remi Ribeiro. Remi ocupa atualmente a presidência do diretório regional do PMDB do Maranhão.(Informações da Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Para onde vão os degetos?Para a fossa. É claro!


Banco de Alimentos

16/01


2008

Senador que substituiu Roriz pode perder o mandato

 O senador Gim Argello (PTB-DF) completa amanhã (17) seis meses de mandato, como suplente de Joaquim Roriz, que renunciou para não ser cassado. Mas a permanência dele no cargo até janeiro de 2015 ainda depende de um julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que analisará, a partir de fevereiro, um processo de propaganda eleitoral irregular que pode resultar na cassação do diploma de Gim e de seu suplente, Marcos de Almeida Castro.

O processo é referente à campanha para informar a população da troca de número telefônico da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Para anunciar que o atendimento passaria a ser feito pelo 115 (e não mais pelo 195), a Caesb colocou em seu site um desenho que lembrava uma urna eletrônica na qual ficavam em evidência os números 151, dispostos em diagonal. O 151 era o número da chapa de Roriz na disputa por uma vaga no Senado.   (Informações do Congresso em Foco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

16/01


2008

Diretora demitida sai "atirando" contra Tuma Júnior

 Em carta ao ministro da Justiça, Tarso Genro, e a superiores, a ex-diretora-geral do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) Maria Rosa Guimarães Lola disse que renunciou ao cargo no início da semana como conseqüência de politização imposta ao órgão pelo secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. Ela e a ex-diretora-adjunta Carolina Yume se dizem incompatibilizadas com o direcionamento político de Tuma Júnior.

Um dos principais e mais eficientes sistemas de rastreamento de dinheiro brasileiro em circulação irregular no exterior, a DRCI alimenta diversas investigações dentro e fora do Brasil, com dados sigilosos de movimentações financeiras consideradas suspeitas, incluindo de políticos e empresários. As renúncias de Maria Rosa e Carolina ocorreram depois que reportagem da revista Veja indicou a formação de dossiês por parte de Tuma Júnior, a quem é atribuída a frase que teria sido dita aos demissionários: “Eu quero saber de todos os casos que envolverem políticos, para poder cobrar a fatura depois”.O secretário nega a acusação. Ele garantiu ao governo que jamais proferiu tal fra se. “Entrego meu cargo se alguém provar que disse tal absurdo”, enfatizou.(Informações de O Estado de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

16/01


2008

Filho de Sarney pode ser indiciado pela Polícia Federal

 Considerado o braço financeiro e empresarial da família Sarney, o empresário Fernando Sarney pode ser indiciado por lavagem de dinheiro, crime tributário e contra a ordem financeira no inquérito sobre a movimentação de cerca de R$ 3,5 milhões em contas de suas empresas nos dias que antecederam o segundo turno da eleição de 2006, quando sua irmã Roseana Sarney foi derrotada na disputa pelo governo do Estado.

Desde 2006, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal o investigam por transações financeiras suspeitas, que apontam para a criação de uma factoring exclusiva para negócios da família Sarney. Para o Ministério Público, a factoring pode ter servido para movimentar recursos de caixa 2.(Informações de O Estado de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Sarney tem dois nomes: Um é José Ribamar Costa e o outro vc. já sabem. Quem possui mais de um nome, na minha terra, é ladrão de cavalo.

JANDILSON DE ALBUQUERQUE CORDEIRO

Essa familia Sarney é o CANCER DESSA NAÇÃO.



16/01


2008

Lula diz que Fidel está pronto para reassumir o poder

 Após conversa de quase duas horas e meia com Fidel Castro, o presidente Lula disse que "Fidel está pronto para assumir o papel político que tem em Cuba e na história do mundo globalizado e da humanidade".

"Está com a lucidez de sempre, como nos melhores momentos", garantiu Lula, comparando o líder de 81 anos a um "atleta" que está temporariamente afastado e deve treinar para voltar a competir. "Dividimos a conversa em duas partes. Ele falou duas horas e eu falei meia hora", contou Lula.

"A impressão que tenho é de que Fidel está muito bem de saúde, com uma lucidez como nos melhores momentos. Penso que em breve vai se recuperar fisicamente", afirmou o presidente brasileiro, ao fim da sua segunda visita oficial a Cuba como presidente.

Pouco antes de embarcar de volta para Brasília, Lula também agradeceu pela acolhida do presidente em exercício de Cuba, Raúl Castro. E aproveitou a oportunidade para convidá-lo a retribuir a visita, prometendo "um carnaval no Brasil".

Raúl Castro disse estar "muito satisfeito" com a visita, quando se despedia da delegação liderada por Lula, ao pé da escada do avião. "Os resultados foram magníficos. Mas não quero atrasar a sua viagem de volta nem repetir as suas palavras, com as quais estou inteiramente de acordo", disse. "Amamos o Brasil como nossos povos irmãos da América Latina e Caribe. O Brasil é nosso irmão mais velho", afirmou. (Informações da Folha Online)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/01


2008

Ministro mostra serviço ''''revolucionando'''' a Amazônia

 No comando de uma comitiva formada por 38 pessoas, o ministro das Ações de Longo Prazo, Roberto Mangabeira Unger, iniciou ontem uma viagem de quatro dias pela Amazônia apresentando um punhado de novas — e polêmicas — idéias para que o país ponha em prática o tão falado plano de desenvolvimento sustentável da floresta. Batizado por ele de ''Projeto Amazônia'', o conjunto de propostas tem como eixo principal um modelo econômico com espaço para atividades como a mineração e a produção industrial e, ao mesmo tempo, a preservação da mata nativa. Propôs também aquedutos para levar água da Amazônia para a Região Nordeste.

— Há duas idéias erradas para a Amazônia: a primeira é mantê-la como um parque para deleite da humanidade; a segunda, permitir sua exploração indiscriminada. Nem uma coisa nem outra — disse Mangabeira, que apresentou suas idéias de longo prazo para as autoridades do Pará, empresários e sociedade civil. Silva, trabalhava ontem normalmente em seu gabinete enquanto a comitiva de Mangabeira Unger informava, em Belém, que ela não acompanhava a visita à Amazônia por problemas de saúde. (Informações de O Globo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha