Polo Automotivo de Goiana bate recorde de exportação e governo amplia incentivos ao setor

O Polo Automotivo de Goiana atingiu um recorde de exportação em 2024, com mais de 230 mil veículos produzidos e 37 mil unidades exportadas pelo Porto de Suape, representando um crescimento de 35% em relação ao ano anterior. O aumento da produção foi impulsionado pelos incentivos fiscais concedidos pelo Governo de Pernambuco, fortalecendo a presença da Stellantis, que respondeu por 77% das movimentações de automóveis no terminal portuário, consolidado como o maior hub automotivo do Norte e Nordeste.

Diante dos resultados positivos, o governo estadual trabalha para ampliar ainda mais a produção do polo, buscando atrair novos fornecedores da Stellantis e fortalecer a cadeia produtiva da indústria automobilística. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou que, em 2025, novos investimentos chegarão para impulsionar o setor. “Fizemos um trabalho estratégico para entender as necessidades do polo e já anunciamos a chegada do Grupo Trambusti. Outras empresas também deverão se instalar na região, gerando mais desenvolvimento”, afirmou.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico segue promovendo o polo junto a investidores interessados em fornecer componentes para a montadora. De acordo com o secretário-executivo de Atração de Investimentos, Maurício Laranjeira, a meta é aumentar a presença de empresas no polo para fortalecer a produção local e gerar empregos. “Estamos apresentando os diferenciais de Pernambuco para atrair novos fornecedores da Stellantis, expandindo o setor e garantindo crescimento sustentável”, ressaltou.

Além da produção recorde, o Porto de Suape segue como peça-chave para a logística do setor, facilitando o escoamento dos veículos fabricados em Goiana para outras regiões do Brasil e mercados internacionais. O diretor-presidente do complexo portuário, Márcio Guiot, destacou a infraestrutura do terminal como um diferencial estratégico. “Nosso porto tem localização privilegiada e estrutura adequada para atender a demanda crescente da Stellantis, impulsionando a economia do Nordeste”, concluiu.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

Gravada inteiramente na Caatinga, a série “Drags Justiceiras” mistura ação, aventura e humor ácido. A trama acompanha três drags que cruzam o Sertão a bordo do Drag Truck (um imponente ônibus Mercedes amarelo manga, de 1980) enfrentando criminosos e preconceitos com salto alto, ironia e coragem. Filmada em locações de Petrolina e comunidades rurais da região, “Drags Justiceiras” aposta numa estética cinematográfica que valoriza os contrastes da Caatinga transformando o bioma em personagem vivo dentro da trama.

Sob a direção do cineasta Wllyssys Wolfgang, premiado no Festival de Triunfo e dono de uma trajetória marcada pela inovação estética, a produção mobilizou mais de cem profissionais, entre elenco, equipe técnica e figurantes, a maioria do próprio Sertão do São Francisco. “Drags Justiceiras é sobre ocupar o sertão com outras imagens. Um sertão inventivo, queer, cinematográfico e muito mais próximo do que somos hoje”, afirma Wolfgang.

Protagonizada por Devi Cruz (Latypha Egytoh), Jadir Souza (Bekka Boom), Hertz Felix (Divinna Luxxy) e Fernanda Luz (Crisão), a série acompanha o grupo em meio a estradas empoeiradas, shows, romances e tiroteios. As personagens enfrentam vilões que simbolizam opressões sociais ainda presentes no país, numa trama que usa o humor e o deboche como armas contra o preconceito. Mais do que uma aventura, a série propõe uma nova forma de olhar o sertão — não como um lugar de carência, mas de invenção e diversidade.

A produção da WW Filmes, em parceria com a Caroá Produções, tem incentivo do Funcultura Audiovisual/Fundarpe e apoio da Prefeitura de Petrolina. Com passagens por plataformas como Globoplay, Looke, Prime Video, Apple+ e Claro TV, a produtora reafirma seu papel no fortalecimento do audiovisual pernambucano.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

A cidade de Toritama viveu um domingo marcado por esporte e solidariedade com a realização da 1ª edição do Run Rosa, que reuniu quase duas mil pessoas e se consagrou como a maior corrida já realizada no município. O evento, promovido pela Prefeitura, se transformou em uma grande mobilização pela prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, reunindo ações de saúde, conscientização e lazer.

Com percursos de 3 e 6 quilômetros, a concentração aconteceu em frente ao Parque Biblioteca Maria dos Anjos. Mais de 1.500 medalhas foram distribuídas, e os vencedores subiram ao pódio nas duas categorias. O prefeito Sérgio Colin celebrou o sucesso da iniciativa e destacou o engajamento popular. “Ver quase 2.000 pessoas correndo pelas ruas da nossa cidade é a maior prova de que Toritama abraçou a causa da saúde e da prevenção”, afirmou. A estrutura do evento também contou com sorteios, área de recuperação, serviços de fisioterapia, vacinação e testagens rápidas.