Lula exonera 10 ministros para garantir votos

Dez ministros com mandato parlamentar foram exonerados nesta sexta-feira (31), um dia antes das eleições para a presidência da Câmara e do Senado.

São três senadores – Carlos Fávaro, que se afasta do Ministério da Agricultura; Wellington Dias, do Desenvolvimento Social; e Camilo Santana, da Educação.

E sete são deputados: Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; Juscelino Filho, das Comunicações; Luiz Marinho, do Trabalho; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário; André Fufuca, do Esporte; Sílvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos; e Celso Sabino, do Turismo.

Esses ministros – exonerados temporariamente – vão reforçar os votos na eleição da Câmara e do Senado neste sábado (1º). No Senado, ela acontece pela manhã e na Câmara, à tarde.

Davi Alcolumbre, do União Brasil, e Hugo Motta, do Republicanos, são os favoritos. Mas os parlamentares vão escolher ainda vices-presidentes, secretários e suplentes. Na segunda-feira, 16h, sessão do Congresso já está marcada para iniciar o ano legislativo.

Da Agência Brasil.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Chegou a hora de agradecer e dar uma satisfação: meu telefone não tem parado ao longo do dia com tantas manifestações carinhosas e emocionantes pela passagem do meu aniversário.

Impossível responder a todos. Com esta mensagem, reitero meus agradecimentos a todos que me cumprimentaram. Estou muito feliz.

Obrigado de coração!

A maioria dos brasileiros não quer nem a reeleição de Lula (PT) nem o retorno de Bolsonaro (PL) em 2026, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quinta-feira (21).

58% dos entrevistados rejeitam Lula, enquanto 39% apoiam sua candidatura. Para Bolsonaro, que está inelegível, a rejeição subiu para 65%, e apenas 26% ainda o veem como opção.

Em um cenário sem Bolsonaro, Michelle Bolsonaro (PL) lidera entre os eleitores de direita com 36%, enquanto Tarcísio de Freitas (PL) e Ratinho Júnior (PSD) registram 14% e 10%, respectivamente. Entre todos os eleitores, Michelle tem 16%.

O levantamento foi realizado entre 13 e 17 de agosto, em 120 municípios, com pessoas com 16 anos ou mais, margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.