O recado de João Campos a Lula sobre a reforma ministerial

Por Ricardo Chapola
Da Revista Veja

Além de tratar das mudanças feitas na Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, o prefeito do Recife, João Campos, aproveitou uma reunião com Lula na semana passada para reforçar um apelo ao presidente. A poucos meses de assumir o comando nacional do PSB, ele quer que o seu partido seja poupado na reforma ministerial prevista para acontecer até o início de março.

O prefeito quer evitar que o PSB perca espaço na Esplanada, uma preocupação que está relacionada a algumas trocas que já afetaram a legenda no início do governo Lula 3. Considerado um dos pilares da frente ampla montada pelo PT para vencer Jair Bolsonaro em 2022, o partido tinha três ministérios: Desenvolvimento, Justiça e Portos. Oito meses após o início do mandato, Lula promoveu mudanças para atrair o apoio do Centrão no Congresso.

Para isso, tirou  Márcio França (PSB-SP) do comando de Portos — remanejado para o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa, uma troca vista por muitos socialistas como uma espécie de rebaixamento. O partido sofreu outro revés quando o então ministro da Justiça, Flávio Dino, foi indicado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro de 2023. A pasta, antes sob a chefia do PSB, hoje é controlada por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo e aliado de Lula.

O que Campos pediu?

Na reunião com Lula, o prefeito do Recife manifestou o desejo da legenda em manter o controle sobre os ministérios que já detém. Para sustentar o pedido, ele lembrou que o PSB é um dos mais fiéis  aliados do governo e costuma entregar mais votos  no Legislativo em relação a outras legendas.  Outra solicitação foi a manutenção de Alckmin na vaga de vice-presidente, caso Lula, de fato, dispute a reeleição em 2026.

O encontro entre Lula e João Campos tinha como objetivo principal discutir mudanças na equipe de comunicação do Planalto.  Dois assessores do prefeito, especialistas em redes sociais, foram “emprestados”  para tentar melhorar a imagem do governo e do presidente — abalada depois da anúncio de medidas que alteraram regras de fiscalização das operações com o Pix. Bem avaliado, Campos aproveitou para dar o recado.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025

O presidente da Câmara, deputado federal Hugo Motta (Republicanos), anunciou a criação, ainda esta semana, de um grupo de trabalho com parlamentares e especialistas externos para, em até 30 dias, apresentar um projeto de lei voltado à proteção da infância. Em discurso no plenário, ele também convocou uma comissão geral para a próxima quarta-feira, a fim de promover um debate amplo sobre o tema. “Proteger a infância não é um favor: é um dever”, disse, ao mencionar vídeo que expôs a “adultização” de crianças.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Daqui a pouco, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo, participa do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’.

A entrevista vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem o programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado, além LW TV, de Arcoverde.