Paralisação de rodoviários deixa paradas e terminais lotados no Grande Recife

Do G1/PE

Passageiros enfrentam transtornos para conseguir usar o transporte público no Grande Recife, na manhã de hoje. Motoristas de ônibus fazem uma paralisação por causa do atraso nos salários de janeiro, que deveriam ter sido pagos na segunda-feira (20).  

Terminais e paradas ficaram lotados de passageiros, que foram surpreendidos pela paralisação. Enquanto muitos continuavam à espera dos ônibus, outros optaram por usar aplicativos de transporte para conseguir voltar para casa ou chegar ao trabalho ou para outros compromissos.

Um dos pontos que ficaram lotados de passageiros foi o Terminal Integrado da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. “Minha patroa mandou esperar liberarem os ônibus, porque eles fizeram isso e não avisaram. Teve reajuste da passagem e estão fazendo isso com a gente”, disse uma usuária, que aguardava um ônibus do terminal para o bairro de Casa Forte.

Salários atrasados

Os salários de janeiro ainda não foram pagos porque houve um “atraso do repasse dos subsídios pelo governo do estado”, que deveria ter ocorrido na segunda (20), segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus (Urbana-PE).

O sindicato também informou que, como o governo confirmou que o crédito referente ao subsídio fica disponível nesta quarta (22), “as empresas operadoras realizarão o pagamento da antecipação salarial até o meio-dia”.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

O Instituto França de Pesquisa admitiu, por meio de nota oficial, ter identificado uma distorção pontual nos cruzamentos por faixa etária de sua pesquisa de intenção de voto em Pernambuco. O comunicado foi divulgado após o blog publicar uma análise que apontava dados conflitantes no levantamento.

A matéria, baseada em avaliação de especialistas em estatística e opinião pública, revelou que, embora Raquel Lyra aparecesse com 29,37% das intenções de voto, atrás do prefeito João Campos (43,18%), havia discrepâncias evidentes nos cruzamentos por faixa etária e escolaridade — especialmente nos resultados dos pré-candidatos Eduardo Moura e Ivan Moraes, que destoavam significativamente do total geral apresentado.

Em nota, o Instituto afirmou que a inconsistência foi detectada por sua equipe técnica e que os dados foram prontamente revisados, validados e corrigidos, assegurando a conformidade com seus padrões metodológicos. “Os cruzamentos publicados antes da atualização não correspondem aos dados oficiais e devem ser considerados inválidos para fins de análise ou reprodução”, destacou o comunicado. Os resultados corrigidos já estão disponíveis para consulta e divulgação.

Ainda, o Instituto França destacou ter acertado os resultados das eleições de 2024 em Recife e Caruaru, todas as pesquisas de segundo turno e a disputa presidencial de 2022.

Veja nota de esclarecimento na íntegra:

Olinda - Refis últimos dias 2025

Devido ao lamentável ocorrido do desabamento de residências no bairro de Ouro Preto, na manhã deste domingo (19), a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, decretou luto oficial por três dias no município. Desde o momento em que tomou conhecimento do fato, a gestora determinou que várias secretarias da Prefeitura atuassem de forma integrada para garantir o suporte necessário ao caso.

A operação contou com a participação das equipes de Defesa Civil, Segurança, Saúde, Desenvolvimento Social, Proteção Animal e Gestão Urbana. Já a governadora em exercício, Priscila Krause, acionou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual e as Polícias Civil e Militar para auxiliar em todas as ações de resgate e suporte.

“Com o fim dos trabalhos de resgate, quero expressar minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do desabamento ocorrido na manhã de hoje, em Ouro Preto. Que Deus conforte a todos neste momento tão difícil. Olinda está de luto oficial por três dias”, comentou Mirella.